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Distritos Múltiplos "L" - Brasil

Distrito LD-1

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Distritos Múltiplos "L"

Diretoria Internacional

Distrito LD-1

Assessoria de Protocolo

Assessoria de Protocolo e Orientação aos Clubes

Assessora

CaL Marelice da A. C. Kalinoski
Lions Clube Clevelândia

 marikalinoski@msn.com

Conheça o

PROTOCOLO LEONÍSTICO

 


 

Orientações básicas sobre como proceder em eventos leonísticos, com os papeis a serem desempenhados pelos principais dirigentes e participante.

Aprenda como deixar uma reunião de Lions Clubes atrativa, certa e leve.

Saiba tudo sobre Bandeiras e Estandarte, Mesa, Tribuna, uso do PIN, e nossa Marca LIONS.

A ordem de uma reunião ou assembleia está mostrada em seguida.

PRESIDENTE

É o líder executivo do clube. O sucesso de sua gestão e o de seu clube dependem de sua atuação. Presidirá todas as reuniões da diretoria e assembleias, mesmo quando estejam presentes quaisquer Dirigentes Leonísticos, de qualquer nível.

Convocará todas as reuniões ordinárias e extraordinárias da diretoria do clube; nomeará as comissões permanentes e especiais do seu clube e cooperará com o presidente de cada uma delas para assegurar seu bom funcionamento e apresentação regular de relatórios.

Providenciará para que as eleições sejam devidamente convocadas, avisadas e realizadas.

Cooperará também com o Comitê Assessor do Governador do Distrito, sendo membro ativo do mesmo na divisão a que pertença o seu clube.

REUNIÕES DE DIRETORIA

  • Nas Reuniões de Diretoria, não há determinação protocolar para a abertura da sessão, mas, nada impede que você adote idêntica forma que a da Assembleia Geral. Fica até mais uniforme e padronizada [Veja aqui uma proposta].

     

  • Todos os elementos da Diretoria têm a obrigação de comparecer, colaborar e participar das decisões apresentadas.

     

  • O roteiro e a pauta de assuntos da reunião é a grande chave do sucesso da mesma. O Presidente deve prepará-la com o Secretário, de forma a atender a todos os assuntos pendentes no Clube. Somente após estar esgotado esse roteiro é que serão abordados os novos assuntos. Os itens iniciais a constarem sempre serão:
    • Assuntos de Secretaria;
    • Assuntos de Tesouraria;
    • Assuntos da Diretoria de Associados e
    • Assuntos do Diretor Social;
    • Demais itens definidos um a um.

     

  • Toda matéria deverá ser amplamente discutida e esclarecida as eventuais dúvidas, antes de ser posta em votação. O Presidente deverá dar oportunidade a todos para expressarem a sua opinião. Terminada a votação, o Presidente deverá declarar o resultado da mesma, de forma clara, a fim de facilitar ao Secretário a redação da ata.

     

  • O tempo máximo aconselhável para uma Reunião de Diretoria é de duas horas. Findo esse prazo, não tendo sido solucionada a matéria constante da pauta dos trabalhos, deverão os remanescentes ser inscritos, automaticamente, para a reunião seguinte.

 

  • O Presidente do clube jamais deve deixar a presidência da sessão, mesmo para atender a um telefonema, sem, antes, convocar o seu substituto legal para assumir o posto.

     

  • As Reuniões de Diretoria classificam-se em ordinárias e extraordinárias.

     

  • As Reuniões Ordinárias deverão realizar-se pelo menos uma vez por mês e as Reuniões Extraordinárias, quando convocadas pelo presidente ou a requerimento expresso e fundamentado de, no mínimo, cinco associados ativos e em pleno gozo de seus direitos, tudo conforme previsto em estatuto.

     

  • As reunião ordinárias da Diretoria devem preferencialmente serem realizadas em datas prefixadas e aprovadas na primeira reunião do Ano Leonístico e mesmo assim deve ser convocada com antecedência pelo Presidente por e-mail, telefone ou pelo site do clube.

     

  • A presença dos membros da diretoria é obrigatória e perderá o mandato o diretor que faltar sem justificativa a critério da diretoria, ou conforme constar no estatuto do clube, a quatro reuniões consecutivas ou a seis alternadas no Ano Leonístico.

    QUORUM

  • As Reuniões de Diretoria serão instaladas com mais da metade de seus componentes: Presidente, Past-Presidente Imediato, Vice-Presidentes, Secretário, Tesoureiro, Diretor de Associados, Diretor Social, Diretor Animador, Diretores Vogais e Diretores das Comissões de Trabalho, sendo que as decisões serão tomadas pela maioria dos presentes, salvo disposição em contrário ou conforme estabele o estatuto do clube. Alguns clubes têm sua Diretoria Executiva com uma menor quantidade de diretores para facilitar a administração do clube perante a legislação brasileira.

     

  • As reuniões da Diretoria devem ser aberta aos demais associados do clube mas deverá ser atendido o disposto em estatuto a questão de votação de assuntos tratados.

     

  • A reunião é presidida pelo Presidente do Clube e, em suas faltas ou impedimentos, pelos Vice-Presidentes na ordem decrescente.
  • Nas Reuniões de Diretoria são normalmente apresentados e aprovados os programas e propostas elaboradas pelas diversas comissões, são aprovadas as admissões e exclusões de associados e são tratados e discutidos todos os assuntos de interesse do clube.
  • Existem assuntos que devem ser levados pela diretoria para serem decididos pela Assembleia Geral e dai a votação será por todos os associados.
  • Na AGO realizada em seguida à reunião de diretoria, deve ser comunicado a todos os associados do clube as decisões tomadas pela diretoria.
  • O Secretário deverá lavrar as atas das Reuniões da Diretoria, bem como manter um registro de presença às mesmas. A ata deve ser distribuída aos associados por e-mail, ou outro meio, lida, discutida e aprovada ou não na próxima reunião.

     

  • O Presidente deve encerrar sempre a sessão com um agradecimento cordial e amigo a todos os presentes pela colaboração prestada.
 

ASSEMBLEIAS

Durante uma Assembleia Geral Ordinária podem surgir propostas de toda ordem. O Presidente deverá encaminhar qualquer proposta, preliminarmente, à respectiva Comissão, cujo parecer será objeto de deliberação da Diretoria antes de ser tratado em uma próxima assembleia.

O Presidente deve iniciar a Assembleia pontualmente! Boas reuniões, pontuais no início e no término, com programas bem preparados, elevam o índice de frequência. Há um fato interessante de notar: “os Leões chegam tarde porque as assembleias começam tarde e as assembleias começam tarde porque os Leões chegam tarde”.

Se o Presidente e a sua diretoria, decidirem manter pontualidade, divulgando a sua decisão por escrito e você passar a iniciar as assembleias na hora marcada, logo cessará o problema dos atrasos.

O tempo máximo aconselhável para uma Assembleia Geral é de 90 minutos, findo o qual, normalmente os presentes perdem o interesse pela reunião.

Nas Assembleias Festivas, o programa deve ser minuciosamente estudado. Claro que sua duração poderá ultrapassar aquele tempo recomendado, desde que haja adequada motivação, de forma a agradar plenamente a grande maioria dos presentes.

Não há necessidade de um grande número de Assembleias Festivas durante o ano. Entretanto, as que forem realizadas devem ser bem programadas, a fim de que o interesse da frequência seja sempre renovado.

As reuniões festivas hão de ser mais sociais do que regimentais, abolindo-se os expedientes de Secretaria, Tesouraria e Diretor Animador, que possam torná-las maçantes para os companheiros, domadoras e convidados.

ESTANDARTE, BANDEIRAS e HINOS

“E o estandarte do clube e as bandeiras onde ficam”?

O Estandarte do clube deve, de preferência, ficar atrás da mesa da presidência, bem no centro, numa altura que ele fique totalmente visível.

A Tribuna ou Púlpito, quando for necessário em um evento, dependendo da sala, sempre que possivel deve ficar ao lado direito da plateia que o observa. Deve ser o local para o qual as pessoas às quais lhe forem dada a palavra devem se dirigir para fazer sua fala. Nesse local deve ser previamente disponibilizado microfone e iluminação condizente para auxiliar o palestrante caso precise fazer alguma leitura.

As Bandeiras devem estar ao lado esquerdo da plateia. A disposição das bandeiras deve seguir rigorosamente a formação descrita aqui.

Em todas as apresentações no território nacional a Bandeira do Brasil ocupará o LUGAR DE HONRA considerado “à direita do centro”, à direita de uma pessoa colocada junto aos pavilhões e voltada para o público que a observa, portanto à esquerda da plateia.

DISPOSIÇÃO DAS BANDEIRAS:

Colocaremos aqui o que mais gera dúvidas nas solenidades, a colocação das bandeiras, e vamos adotar a premissa que o observador a partir do que segue, está na plateia que as apreciam:

Montagem de duas bandeiras:

BRASIL(1) - LIONS(2)

Montagem de três bandeiras:

ESTADO(2) - BRASIL(1) - LIONS(3)

Montagem de quatro bandeiras:

MUNICÍPIO(3) - BRASIL(1) - ESTADO(2) - LIONS(4)

Montagem de cinco bandeiras:

MUNICÍPIO(4) - ESTADO (2) - BRASIL(1) - ESTADO(3) - LIONS(5)

 

banderias estados

Se houver outros países visitantes (um ou mais), os mesmos como um bloco devem ficar na posição à direita da bandeira Nacional visto pela platéia:

 

Exemplo com outros países, 1 Municipio e Lions:

MUNICÍPIO (3) BRASIL (1) Bloco de países (2) LIONS (4)

O observador estará na plateia, visualizando as bandeiras e a mesa.

Sobre os Hinos:

Nas reuniões solenes usa-se também, cantar ou tocar o Hino Nacional, em vez do Hino à Bandeira. Neste caso não há a necessidade de se cantar o Hino à Bandeira.

Nas reuniões em que são recebidas autoridades de outros países, pode ser tocado o Hino Nacional do país dessas autoridades o que, entretanto, não é obrigatório. Torna-se obrigatório, porém, quando se recebe a visita oficial do Presidente Internacional.

Depois que todos estejam acomodados, você nomeará o Mestre de Cerimônias, ao qual caberá a execução do programa da reunião.

Comentários:

bullet

O cargo de Mestre de Cerimônia só pode ser exercido por CL e/ou CaL.

bullet

O CL/CaL deve ser previamente avisado que ocupará este cargo.

bullet

O Mestre de Cerimônia, deve toda vez que usar da palavra, ficar de pé.

bullet

O Mestre de Cerimônia não deve tocar no medalhão. O presidente coloca e retira o medalhão do pescoço do Mestre de Cerimônia.

bullet

Há clubes que adotam a atuação do Mestre de Cerimônias apenas em reuniões especiais. Somos de parecer que o Mestre de Cerimônia deve atuar em todas as reuniões, mesmo nas mais íntimas adotando-se um sistema de rodízio entre os companheiros, permitindo assim, a todos ou a uma grande parte, de se familiarizarem com essa função.

bullet

A atuação do Mestre de Cerimônia terminará antes dos períodos da Jaula Aberta ou da Palavra Livre.

bullet

O sino e o martelo (símbolo da Presidência) deverão permanecer com você, a fim de que os use sempre que necessário.

bullet

Durante a execução do programa pelo Mestre de Cerimônia, você fará as “honras da casa” à principal personalidade presente à reunião, e que estará, na forma protocolar, à sua direita. Se houver um Orador Convidado, conferencista ou palestrante, seu lugar, é obrigatoriamente, à direita do Presidente do Clube, mesmo estando presente o Governador do Distrito ou outro alto Dirigente Leonístico.

ORGANIZAÇÃO DA ASSEMBLÉIA

Horário – O desrespeito ao horário tornou-se instituição nacional especialmente nas reuniões Leonísticas, que possuem o nefasto e indesejado atraso no horário, embora aceito por alguns e praticado por muitos.

Além de ser desrespeitoso, representa uma desconsideração e uma falta de educação, especialmente para aqueles que cumprindo o horário são preteridos ou marginalizados, tal prática tem contribuído e muito para o não ingresso de novos associados, e a saída de associados ou a decisão de um companheiro jamais voltar aquele clube.

O respeito ao horário é um princípio elementar de educação e interesse e depende de cada um.

Recepção de Convidados – É indispensável, e deve ser feita não apenas pela comissão designada, como também por todos e qualquer integrante do Clube. O convidado/visitante é do Clube e como tal, todos os integrantes desse clube são anfitriões.

Disposição das Mesas – Além da mesa diretora, que deve observar o que já foi dito, as demais mesas de uma assembleia poderão ter diversas disposições: em linha reta com duas ou mais filas (tipo garfo), isoladas (mesas redondas, ou quadradas), em círculos, etc. Mesa bem arrumada sempre causa boa impressão.

Marcação de Lugares – O hábito antigo de oferecer-se o melhor lugar da casa ao visitante ainda deve existir. Como considerar uma assembleia de companheirismo e congraçamento com a formação de grupinhos e o isolamento de convidados e visitantes?

O Traje: O hábito não faz o monge, mas pode definir uma pessoa. Naturalmente que, quando não há especificação quanto ao traje, cabe a cada um vestir-se de acordo com o evento, principalmente, quando há convidados ilustres. O chamado estilo despojado merece ser analisado.

Conversação Durante a Assembleia – A reunião tem uma agenda a ser cumprida, toda ela merecedora de atenção e interesse; afinal, aquela reunião está havendo por causa do clube. Não se pode chamar de assembleia festiva onde predomina o barulho, a desatenção e sobretudo a conversação, quando alguém está usando da palavra; é um desrespeito a quem fala e ao próprio clube, especialmente, quando se trata de visitante.

Entrega de Flores/Brindes/Presentes – É necessário a designação prévia de quem é quem, isto é, quem entrega e quem recebe. As pessoas "entregadoras" devem ser escolhidas previamente e saberem a quem deverão entregar o que deverá ser feito pessoalmente e afetuosamente, pois se trata naquele momento de representante do clube.

Não entregar nada por cima das mesas ou cadeiras e muito menos a "entregadora" ficar procurando a quem entregar o presente ou ainda, entregar à distancia.

A manifestação deve ser afetuosa e alegre e não ser entendida como obrigação.

ORGANIZAÇÃO DA MESA DIRETORA:

Disposição – A disposição da mesa diretora deve ser feita de tal maneira que esta ofereça condições de ampla visão ao salão e aos participantes da reunião.

Número de Lugares – Preferencialmente, não se deve utilizar muitos lugares na mesa diretora devido às dificuldades protocolares e de espaço, que poderão ocorrer. Se possível, sempre compor a mesa com quantidade impar de participantes.

Utilize a "Mesa de Extensão" para colocar demais dirigentes que devem ser nominados de acordo com a precedência protocolar.

Presidência – A mesa diretora é sempre presidida pela maior autoridade promotora do evento (exemplo: Reuniões do clube = Presidente do Clube; Comitê Assessor = Presidente de Divisão, etc.), que ocupará o lugar ao centro da mesa, para quantidade impar de participantes ou a posição à esquerda do centro para o observador na plateia, no caso de quantidade par de participantes. Essa é a posição "1" da mesa.

Composição – A mesa diretora será constituída pelos mais altos dignitários presentes, de acordo com a precedência protocolar.

Posição - A posição da mesa deve ser na frente e ao centro da plateia que a observa.

"O observador estará na plateia, visualizando as bandeiras, a mesa e o púlpito".

A ocupação dos lugares é feita alternadamente, cabendo o lugar:

  • 1 ao Presidente;

  • 2 ao convidado ou orador ou palestrante oficial;

  • 3 ao maior cargo presente conforme a ordem da precedência protocolar;

  • 4 ao seguinte se houver;

  • 5 ao seguinte se houver;

  • 6 pelo Secretário do clube;

  • 7 pelo Tesoureiro do clube.

se forem 7 lugares ou ímpares:

Mesa Diretora

lado esquerdo

1

lado direito

6

4

2

3

5

7

Secretário

maior4

orador

Presidente

maior3

maior5

Tesoureiro

Lado da Plateia

 


ou se forem 8 lugares ou pares:

Mesa Diretora

7 5 3 1 2 4 6 8
Secr. mairo5 maior3 Pres Orador maior4 maior6 Tes.

Lado da Plateia

 

Dirigentes Leonísticos – A colocação deverá obedecer à precedência protocolar oficial de Lions Clubs Internacional.

Em nível de Distrito a ordem de precedência é:

  • Governador,
  • Vice-Governador, 1 e 2
  • Past-Governador Imediato,
  • Secretário do Distrito,
  • Tesoureiro do Distrito,
  • Presidente de Região,
  • Presidente de Divisão,
  • Assessor Distrital e
  • Assistente Distrital.

No geral a ordem de precedência leonística segue:

Os Leões devem ser apresentados na seguinte ordem:
1-Presidente Internacional
2-Ex-Presidente Internacional Imediato
3-1°Vice-Presidente Internacional
4-2°Vice-Presidente Internacional
5-Diretores Internacionais / Assessores Nomeados
6-Ex-Presidentes Internacionais
7-Ex-diretores Internacionais
8-Presidentes do Conselho de Governadores
9-Governadores de Distrito
10-Diretor Executivo da Associação
11-Secretário da Associação
12-Tesoureiro da Associação
13-Ex-Presidente do Conselho de Governadores Imediato
14-1°Vice-Presidente do Conselho de Governadores
15 -2°Vice-Presidente do Conselho de Governadores
16-Ex-Governador de Distrito Imediato
17-1°Vice-Governador de Distrito
18-2°Vice-Governador de Distrito
19-Ex-Governadores de Distrito
20-Secretário de Distrito Múltiplo
21-Tesoureiro Distrital
22-Assessores de Distrito Múltiplo
23-Secretário Distrital
24-Tesoureiro Distrital
25-Presidente de Clube
26-Presidente de Divisão
27-Assessores Distritais
28-Presidente de Clube
29-Ex-Presidente de Clube Imediato
30-Secretario de Clube
31-Tesoureiro de Clube
32-Ex- Presidente de Clube
33-Secretários/Tesoureiros/Executivos Pagos-DM
34-Secretários/Tesoureiros/Executivos Pagos-Clubes

Localização dos Acompanhantes ou Cônjuges(*) (não dirigentes) – Quando os Cônjuges ou Acompanhantes do Dirigente ou Autoridade que estiver escalado(a) para participar da mesa, em eventos especiais ou não, deverão sentar-se juntos à esquerda do seu cônjuge quando este estiver à direita da mesa; consequentemente sentar-se-ão à sua esquerda, no caso inverso.

Cada casal ocupará a mesma sequência como se fossem uma só pessoa, mostrada acima, ficando o cabeça do casal o mais próximo possível do presidente da mesa e o acompanhante ao seu lado, um pouco mais afastado do presidente.

Se forem sete casais (impares)

Mesa Diretora

lado esquerdo

 

casal 1 Pr.

lado direito

casal 6

casal 4

casal 2

casal 3

casal 5

casal 7

Secr

cj. S

cj4

maior4

Cj.

orador

Pres.

Cj.

maior3

cj3

maior5

cj5

cj.T

Tes.

Lado da Plateia

O observador estará na plateia, visualizando as bandeiras e a mesa.

Caso o presidente da mesa não tenha seu próprio acompanhante ou cônjuge, ele ficará na posição central da mesa e todos os demais casais se distribuirão a partir daí, igual ao já descrito.

Mesa Diretora

lado esquerdo

 

1 Pr.

lado direito

casal 6

casal 4

casal 2

casal 3

casal 5

casal 7

Secr

cj. S

cj4

maior4

Cj.

orador

Presidente

maior3

cj3

maior5

cj5

cj.T

Tes.

Lado da Plateia

O observador estará na plateia, visualizando as bandeiras e a mesa.

Nessa situação, caso um ou mais participantes da mesa estejam sem acompanhantes, tudo se passará como se cada um estivesse ocupando duas posições, distribuindo os demais de forma que o Presidente fique sempre na posição "1", ao centro da mesa (caso impar) ou na posição à esquerda do centro (caso par).

Caso o Cônjuge ou Acompanhente também seja dirigente ou autoridade, vale a mesma regra para o ocupante do cargo de maior precedência da unidade familiar do casal que irá para a mesa. Exemplo: se o casal for composto por um PDG e uma PCC, o dirigente de maior precedência é o PCC que deve ser chamada antes do PDG e deve ocupar a posição na mesa mais próxima possível do presidente, mantida a ordem de precedência dos demais componentes da mesa.

Procedimentos desaconselhados:

  1. Após a composição da mesa diretora não deve haver jeitinho para aumentar os lugares a fim de atender os retardatários; esses deverão ser colocados nos lugares vazios existentes na assembleia e serem anunciados posteriormente, possivelmente utilizando o conceito de "Mesa de Extensão".
  2. Espetáculo deprimente em uma assembleia é a dança de mesas e cadeiras, resultante da imprevisão feita ou pior, da falta de comunicação de comparecimento por parte de companheiros, hábito já enraizado e que necessita ser corrigido. De qualquer maneira, deve ser impedida essa dança, especialmente, na mesa diretora.
  3. O atraso às reuniões representa um dos maiores entraves à organização de um protocolo correto. Curiosamente o retardatário sente-se melindrado quando não faz parte da mesa.
  4. Sempre como cortesia, em uma mesa mista com ambos os gêneros, nunca se deve deixar uma dirigente ou acompanhante feminina ocupando a ponta da mesa sozinha e somente nesse caso o cavalheiro ao lado pode trocar de lugar com ela, oferecendo-lhe sua posição.

Siglas para Associados (as)

LA LB LD LC Inglês  

CL

CL

Lion

Companheiro Leão

CaL

CaL

Lion

Companheira Leão

CCLL

CCLL

Lions

Companheiros Leão

CasL

CasL

Lions

Companheiras Leão

DM

Dom

Spouse

Domadora

DDMM

 

Spouses

Domadoras

AA Spouse Acompanhante Adulto e/ou Cônjuge

CLEO

CLEO

CLEO

Companheiro (a) LEO

CCLEO

CCLEO

CCLEO

Companheiros (as) LEOs

MJF

CMJ

MJF

Companheiro Melvin Jones

PMJF

CMJP

PMJF

Companheiro Melvin Jones Progressivo

DG

GD

DG

District Governor = Governador (a) de Distrito

DGE

EGD

DGE

Governador (a) de Distrito Eleito (a)

PDG

EGD

PDG

Past District Governor = Ex-Governador

IPDG

EGDI

IPDG

Past-Governador (a) Imediato de Distrito

1VDG

1VG

1VDG

1º Vice-Governador (a) de Distrito

2VDG

2VG

2VDG

2º Vice-Governador (a) de Distrito

VDGE

VGE

VDGE

Vice-Governador (a) eleito (a) (1 ou 2)

CC

PC

CC

Council Chairperson = Presidente do CG

CCE

PCE

CCE

Presidente Eleito (a) do CG

1VCC

1VPC

1VCC

1º Vice-Presidente do CG

2VCC

2VPC

2VCC

2º Vice-Presidente do CG

VCCE

VPCE

VCCE

Vice-Presidente do CG Eleito (a) (1 ou 2)

IPCC

EPCI

IPCC

Past-Presidente Imediato (a) CG

PCC

EPC

PCC

Past-Presidente do CG

ID

ID

ID

International Director = Diretor Internacional

PID

EDI

PID

Past-Diretor Internacional

IP

PII

IP

International Presidente = Presidente Internacional

IPIP

EPII

IPIP

Past-Presidente Internacional Imediato

PIP

EPI

PIP

Past-Presidente Internacional

1VIP

1VPI

1VIP

1º Vice-Presidente Internacional

2VIP 2VPI 2VIP 2º Vice-Presidente Internaciona

3VIP

3VPI

3VIP

3º Vice-Presidente Internacional

ABERTURA

Nas Assembleias Gerais, o Presidente abrirá a sessão com as seguintes palavras regimentais (Art. 15 do Regulamento para os Lions Clubes aprovado pelo plenário da XXI Convenção Nacional, a 93 saber): “Invocando a Deus pela grandeza da pátria e pela paz entre as pessoas, declaro aberta esta sessão”.

De imediato, o Presidente convidará um CL e/ou CaL para proferir a Invocação a Deus. Cabem algumas considerações sobre a Invocação a Deus:

  1. Em primeiro lugar, devemos lembrar que o Companheiro escolhido para proferí-la deve ser indicado com antecedência e não à última hora.
  2. Muitos bem fazem os clubes que estabelecem uma escala para o Ano Leonístico, não só para a “Invocação a Deus”, como, também, para o “Mestre de Cerimônia” e “Instrução Leonística”.
  3. Não há um modelo padronizado e obrigatório, mas sim uma “Invocação a Deus” recomendada pelo Conselho Nacional de Governadores, através da Resolução nº 462 – 81/83 e recomendada na Convenção Nacional de Lions Clubes, realizada em Camboriú, em 1982 que todos ouvimos, com frequência, no início de nossas reuniões:

     

    INVOCAÇÃO A DEUS:
    Agradecemos, Senhor, estarmos aqui reunidos, para nos conhecermos melhor e, assim, podermos servir melhor aos nossos semelhantes.
    Dai-nos, Senhor, humildade, sabedoria e força necessárias para cumprirmos nossos deveres com entusiasmo e tenacidade.
    Dai-nos, Senhor, bondade e tolerância para respeitar a opinião dos demais e alimentar a aspiração de todos para servir à humanidade.
    Protegei, Senhor, a nossa grande Família Leonística, a qual trabalha hoje, e sempre, pelo culto da amizade, do amor ao próximo e do serviço desinteressado.
    Bendizei, Senhor, o nosso trabalho
    Assim seja.

     

  4. Por último, cabe esclarecer que a “Invocação a Deus” não deixa de ser uma oração, e, como tal não recebe palmas no seu final.

  5. A seguir o Presidente convidará a todos para saudarem a Bandeira Nacional cantando a primeira estrofe e o estribilho do Hino à Bandeira.

  6. Em algumas situações mais relevantes do clube poderá ser cantado o Hino Nacional ao invés do Hina à Bandeira.

INSTRUÇÃO LEONÍSTICA

bullet No período de Instrução Leonística só poderá ser abordado assunto sobre o Lions.
bullet A Instrução Leonística poderá ser feita por CL e/ou CaL de outro clube, porém, a preferência deve recair em companheiro do clube. O tempo de duração é de no máximo 05 minutos.
bullet Como é evidente, ela deve ser preparada com antecedência (o que, lamentavelmente, nem sempre acontece). Tal procedimento, a nosso ver, oferece as seguintes vantagens:
bullet Obriga o CL a pesquisar e a se preparar convenientemente.
bullet Faz com que ele se aprimore um pouco mais no conhecimento da Doutrina Leonística.
bullet É mais simpático para os CCLL ouvintes.
bullet É fator importante para desinibir o companheiro, que, assim, vai se acostumando e se preparando para, quando necessário, enfrentar outros públicos.

PALAVRAS DO PRESIDENTE

Este é o momento propício para o CL presidente tratar do assunto principal da reunião, se houver, e de outros assuntos rotineiros, devendo esforçar-se, no entanto, para que sua fala não seja monótona, cansativa e demasiadamente longa.

PALAVRA ABERTA DIRIGIDA (DURAÇÃO MÉDIA DE 5 MINUTOS)

Antes de "Abrir a Jaula", como era chamado antigamente esse momento ou agora o momento da "Palavra Aberta Dirigida", o secretário do clube já deve ter em mãos a relação, onde conste o nome dos CCLL inscritos, fornecendo-a ao presidente para a chamada na ordem.

Dependendo ao adiantado na hora, o critério de abrir ou não a palavra, é do presidente.

A "Palavra Aberta Dirigida" destina-se a breves comunicações por parte de CCLL previamente inscritos, e não a longas e enfadonhas divagações, como, com frequência, temos observados em muitos clubes visitados. Numa ocasião dessas que o CL Presidente, de maneira firme, mas educada, tem obrigação de interferir, solicitando ao companheiro que simplifique a sua fala, não só para dar oportunidade a outros companheiros, como, também, para que não seja ultrapassado o tempo para a reunião.

A Palavra Aberta Dirigida (antiga Jaula Aberta) é Privativa dos e das Companheiros (as) Leões.

PALAVRA LIVRE (DURAÇÃO MÉDIA DE 5 MINUTOS)

É o tempo destinado numa reunião Leonística, em que, também os presentes, não pertencentes ao Lions possam se pronunciar usando da palavra.

PALAVRAS DE DIRIGENTES E AUTORIDADES

No caso da presença de outros Dirigentes Leonísticos e Autoridades Civis, Militares, o presidente do clube, faculta a essas pessoas o uso da palavra, seguindo as Normas Leonísticas (inscrição prévia). O último a falar será sempre o Governador do Distrito, Presidente do Conselho de Governadores, Diretor Internacional ou Presidente Internacional se presentes ou pela ordem da precedência Leonística se outros dirigentes estiverem presentes simultaneamente (ver aqui a ordem).

ENCERRAMENTO

Nesse momento, o ideal é que o presidente da reunião use a expressão:

“Reverenciemos o Pavilhão Nacional e saudemos todos os presentes nesta reunião / assembleia com uma vibrante salva de palmas”.

A frase utilizada ao final das reuniões "Saudemos a Bandeira Nacional, através de uma vibrante salva de palmas", que frequentemente se faz ao Pavilhão Nacional ao final dos Eventos Leonísticos, constitui-se em uma forma de saudação não autorizada, conforme descrito pelo artigo 30 da Lei nº 5700, no seu parágrafo único (“... é vedada qualquer outra forma de saudação”).

 

O QUE É O PROTOCOLO LEONÍSTICO?

O que se chama protocolo é uma coleção de regras que definem a utilização de formalidades, nas cerimônias. Lions Clube, como qualquer outra entidade, define suas regras protocolares sob a influência no contexto de outros protocolos específicos, inserindo-se nas tradições existentes.

Uma lista de regras protocolares ordena o que se deve fazer em um encontro, eliminam dúvidas acerca de posições na mesa, sequências de acontecimentos, etc., e permite honrar a todos de modo a que não haja ofensas involuntárias, desprestígios ou mágoas.

Os clubes devem ter uma Comissão de Recepção, a qual assista os visitantes e os companheiros do clube, de modo a criar um clima adequado para a reunião. Tal comissão deve trabalhar em consonância com a Comissão de Programas, o Diretor Social e o Presidente do Clube.

O estandarte, o sino e outros símbolos materializam a história, os princípios e os métodos Leonísticos. Por isso é importante e recomendado o uso do sino também nas reuniões de diretoria. O sino não possui somente função simbólica, sendo muito útil quando alguns companheiros tumultuam, querem falar mais alto e mais vezes.

Um toque amigo, claro e forte, pode ser a contribuição decisiva para que o entendimento, desejado por todos, se restabeleça.

Cabe ao Diretor Social a guarda do sino, estandarte e medalhão do Mestre de Cerimônias, e o cuidado para que estejam presentes às reuniões, assim como é sua função compor a mesa dos trabalhos, especialmente nas Assembleias Gerais Ordinárias e Festivas.

Nas assembleias o Mestre de Cerimônias é nomeado pelo presidente do clube e esta nomeação deve ser feita com antecedência para que não surjam imprevistos desnecessários. É bom que seja feito um rodízio entre os companheiros para que todos tenham a oportunidade de participar. É tradição que o Mestre de Cerimônias receba o Medalhão de Mestre de Cerimônia das mãos do presidente e use-o no pescoço, enquanto desempenha suas funções. O Mestre de Cerimônia não deve tocar no medalhão ao recebê-lo e ao devolvê-lo do presidente.

O Mestre de Cerimônias deve seguir rigorosamente o roteiro que lhe for entregue se abstendo de quaisquer comentários ou improvisos, passando a palavra aos diretores e outras pessoas que estejam participando da reunião.

A bem da ordem, o Presidente é o único que concede a palavra nas reuniões.

Alguns associados mais antigos, numa atitude humana e natural, mas anti-protocolar, tendem a assumir a palavra sem permissão, ou a fazer às vezes, a função do Presidente. Por isto mesmo, o Mestre de Cerimônias, ao devolver o medalhão, não deve dizer que devolve a palavra ao presidente, mas o medalhão, com seus agradecimentos.

O Diretor Animador tem "licença" para fazer intervenções rápidas no decorrer das reuniões, mas é natural, com senso de oportunidade e sem interromper oradores.

É recomendável que se leiam sempre as atas, pois tal leitura e aprovação legalizam as decisões, sendo apenas aconselhável que não se faça em solenidades especiais ou quando o clube estiver recebendo visita não Leonística.

O relatório do Tesoureiro deve ser claro, e todos têm o direito de fazer perguntas.

Havendo palestrante, ele deverá falar após a Instrução Leonística. Na hipótese de a palestra ser proferida por um Leão, poderá substituir a Instrução Leonística.

Veja aqui um modelo de protocolo para uma reunião com posse de novos Leões.

REUNIÃO DE DIRETORIA

A Reunião de Diretoria, que às vezes é chamada de “Reunião de Trabalho”, não tem o formalismo da Assembleia (ex.: dispensa do Mestre de Cerimônias, do Hino à Bandeira), já que o importante é a troca de ideias, planejamento de ações e das Comissões e assuntos internos do Clube, mas deve seguir a mesma lógica:
Abertura protocolar, leitura, discussão e aprovação da Ata anterior, expediente do Secretário, expediente do Tesoureiro, relatório das Comissões, encerramento protocolar e obediência ao horário.
Tenha foco na pauta. Produza resultados. Relaxe nos trajes, mas sem ser relaxado...
Alguns Clubes realizam reuniões na casa de um dos Companheiros. Não se vai exigir que se instale uma Panóplia no meio da sala (mas dá para usar aquelas miniaturas de mesa), porém procure seguir o protocolo possível. Vá esporte, mas respeite seus companheiros e os anfitriões.
Inicie com a Invocação a Deus
Encerre com a Oração pelo Brasil.
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O Clube que começa e termina as suas reuniões no horário programado demonstra respeito e consideração com os seus associados e visitantes.
Obedeça também ao tempo de uso da palavra.
Um lanche sempre é agradável!

Veja aqui um modelo de protocolo para uma reunião executiva.

 

Não seja em Leão Secreto, use seu Pin!

 

Em algumas organizações chamadas herméticas e secretas, seus membros e associados identificam-se através de sinais, apertos de mãos, ou mesmo sinais colocados na própria assinatura, que só são conhecidos pelos iniciados.

Outras organizações usam vistosos uniformes de fácil identificação e seus membros obedecem a uma escala hierárquica. São organizações religiosas, civis, paramilitares e militares.

Você Leão. Você Companheira Leão, pessoas de conduta exemplar na vida pública e privada, identifica outro Leão através do distintivo, do PIN, que deve estar sempre na lapela ou em local visível do vestuário.

O adesivo do Lions também deve estar colado no seu veículo. Devemos mostrar ao “mundo” que fazemos parte com orgulho do Lions Clubs, a maior ONG de voluntários do planeta.

O distintivo / PIN não deve ser usado somente quando você vai à reunião do seu clube, mas sempre: no seu ambiente de trabalho, nos momentos de lazer, nas viagens de negócio ou passeio, enfim, em todos os momentos o pin/distintivo deve estar em sua lapela.

Experimente.

É gratificante identificar, reconhecer ou ser reconhecido por um Companheiro Leão de outro clube, de outra cidade ou país, não só para um agradável encontro, ou, quem sabe, para auxiliar ou ser auxiliado, num momento de necessidade de socorro urgente.

MARCA LIONS

Todos os associados de Lions Clubes devem observar as normas para utilização da marca Lions, pois desde 2008 foi aprovada a atualização da mesma.

Assim, é preciso respeitar a determinação do Lions Clubs International e usar somente a marca atualizada em qualquer material a ser produzido/utilizado pelos clubes, onde for necessário:


Acesse os links abaixo para conhecer a regulamentação oficial de LCI: