Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil

Distrito LD-1

Home

Distritos Múltiplos "L"

Distrito LD-1

Assessorias do LD-1

 

Assessoria de Protocolo e Orientação aos Clubes

Assessor

CL RAUL D'ÁVILA
Lions Clube Cascavel Serviço

 

L.I.O.N.S.
Liberdade.  Igualdade.  Ordem.  Nacionalismo.  Serviço

Páginas criadas pela Assessora 2017 / 18 em parceria com a Assessoria de Informática e Comunicação Virtual do Distrito LD-1, a quem coube a edição e organização dos textos.


Conheça aqui orientações importantes sobre o Protocolo Leonístico para reuniões e eventos dos Lions Clubes. 

 

Ao lado você pode acessar a página da Assessoria de Protocolo do Distrito Múltiplo LD.

DM LD

 

 


A Instrução Leonística é componente essencial nas atividades leonísticas em geral, pois com orientação adequada é mais fácil atingir os objetivos propostos.

A Instrução visa esclarecer aos Leões os princípios do Leonismo, ensinar-lhes o funcionamento das organizações administrativas da Associação, Distrito e Clubes, dar-lhes conhecimento da história e tradições do movimento.

Também visa repassar experiências adquiridas na vivência do leonismo. Estas experiências poderão ser do tipo administrativo (analisando as causas de sucesso ou insucessos da administração de clubes), ou do tipo de atividades (quando são analisadas as campanhas, seus sucessos, pontos fracos, modo de realização, etc).

A Instrução poderá ser ministrada por qualquer Leão, seja qual for o seu grau de conhecimento leonístico. Basta para isso que realize bom trabalho de pesquisa para se atualizar com o assunto abordado. É até recomendável que os Leões novos sejam incumbidos de realizar Instruções Leonísticas, o que os induzirá a pesquisa e se auto-instruir, e, principalmente, despertará seu interesse para com o Leonismo.

Recomenda-se que a instrução deve ser lida e sem constrangimento, inclusive as redigidas por terceiros, porque o importante é o fato de instruir.

Assim sendo, a Assessoria de Protocolo e Orientação aos Clubes usará este espaço para facilitar aos clubes o acesso às instruções mais importantes para o desenvolvimento do Leonismo.

Acesse os arquivos que estamos anexando, faça o download e utilize em seu clube.

INOVE SUA REUNIÃO DE LIONS.

Assista como fazer O Seu Clube, a sua Maneira.


ERROS E ENGANOS

Existe no Protocolo Leonístico uma série de erros muito comuns cometidos por alguns Companheiros em alguns clubes, por motivos, como: falta de interesse no assunto, o velho, “sempre fizemos assim”,  desconhecimento da importância e respeito que se deve dar ao Protocolo Leonístico. Os erros  e enganos:

  1. Tratamento – muitas vezes os Companheiros são tratados por títulos como, doutor, senhor, senhora, meu querido, menina, aí velhão, Cal, Cê Ele, e  etc.

  2. O tratamento no Brasil é, Companheiro e Companheira e é profundamente respeitoso dentro do âmbito Leonístico, nada de C-a-L Maria, que é a ausência de vento, e sim Companheira Maria, mesmo que escrito com a sigla, se  pronuncia o título completo. O Governador deve preferencialmente ser chamado de Governador Fulano, sem a abreviatura DG, o ex sem o PDG, assim por diante.

  3. Ordem de Precedência. Ela existe e deve ser rigorosamente seguida, não existe jeitinho para isso. Tenha sempre uma lista à mão, não confie na memória. A mesa se formará seguindo a ordem de precedência. A chamada poderá ser em  ordem crescendo ou decrescente, mas sempre mantendo os lugares começando pelo presidente da assembleia (direita – esquerda, escalonados).

  4. Quem fala e em que ordem. Nas reuniões internas, de trabalho, todos têm direito á palavra. Nas reuniões festivas a palavra é dirigida para evitar o exagero do número de discursos. A ordem é crescente pela importância, começando pelas autoridades civis e seguindo para os leões, sendo o Governador o último a falar e NINGUÉM  mais falará depois dele. Exceção, quando não for visita governamental e houver um Orador Oficial.

  5. Colocação das bandeiras. Ao lado esquerdo do público, um pouco a frente da mesa, com espaço para movimentação, Contra posição: ao parlatório, onde os vários oradores falarão, sempre à direita, a frente do público.

  6. Posição o Orador Oficial, sempre a direita do Presidente do Clube. Quando for visita oficial do governador jamais se deverá convidar um orador oficial, é DESRESPEITO.

  7. O ex e o vice. Mesmo que o ex presidente esteja à mesa, quem substitui o presidente, é o Vice, esta é a função dele.

  8. Abandono da Mesa. O Presidente da Assembleia jamais abandona a mesa sem passar a presidência a outrem. No caso deve bater suavemente o sino e passar o malhete ao substituto que vai ao seu lugar, ou puxa o sino para a sua posição. Nunca se abandona o sino e a mesa.

  9. Os LEOs à mesa. Numa deferência, quando presentes os Leos sempre devem estar representados à mesa, é uma questão de respeito aos nossos jovens.

  10. Esposas à mesa. Só não irão à mesa quando absolutamente não houver espaço. Quando isto ocorrer não deverá haver discriminação, TODOS os cônjuges (esposas e maridos) ficarão de fora.

  11. Mesa de extensão. Deverá ser reservada e os ocupantes acompanhados até ela ao serem citados.

  12. Equipe de apoio. Será escolhida e avisada com boa antecedência. Recepção, acompanhamento, leituras, Mestre de Cerimônias e Diretor Social devem ser avisados com antecedência de suas atividades.

  13. Reuniões online. Segue-se o mesmo protocolo, canta-se o  Hino com imagem da bandeira e o bate sino é previamente gravado.

Se estes casos forem observados teremos um bom protocolo sempre. Cuide com os erros e organize reuniões de sucesso sempre.

A Lista de presença deve conter o seguinte:

lista presenca

   

PDF Vídeo