Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil

Distrito LD-1

Home

Distritos Múltiplos "L"

Diretoria Internacional

Distrito LD-1

Assessoria de Protocolo

Assessoria de Protocolo e Orientação aos Clubes

Assessora

CaL Marelice da A. C. Kalinoski
Lions Clube Clevelândia

 marikalinoski@msn.com


 

SUGESTÃO PARA UMA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA (AGO) COM POSSE DE NOVOS ASSOCIADOS

Antes de marcar a AGO, o Diretor de Associados deverá solicitar os kits de novos associados, que será enviado ao clube sem custos, com antecedência mínima de 30 dias, para:

  • Gráfica e Editora Única Ltda,
  • email: lionpress@imagemunica.com.br
  • Informa nome do Lions clube,
  • Quantidade de kits solicitados e
  • Endereço para recebimento do material, .

Composição da mesa

Comentário:

  • Normalmente é atribuição do Diretor Social compor a mesa da presidência.
  • Os componentes que formarão a mesa da presidência serão chamados, na devida ordem de precedência: nomes, cargos, funções e outros dados complementares julgados necessários referentes às autoridades, Dirigentes e ex-Dirigentes Leonísticos, convidados e visitantes.

DIRETOR SOCIAL:

Boa noite! Peço a atenção de todos para formarmos a mesa diretora desta assembleia festiva de posse de novos associados:

1. Presidente do Lions Clube ...
2. ...
3. ...

Solicito aos CCLL, CCaLL, DDMM, LEOs E convidados que tomem seus lugares.

Companheiro(a) Presidente, a mesa diretora está composta.

O comando é seu!
 

ROTEIRO DA ASSEMBLEIA

PRESIDENTE:

(SINO) - Invocando a Deus pela grandeza da Pátria e pela paz entre as pessoas, declaro aberta esta Assembleia Geral Ordinária do Lions Clube _________________

 Convido o CL e/ou CaL _________ para proceder a Invocação a Deus.

Comentário:

  • A Invocação a Deus pode ser feita por qualquer pessoa, mesmo não sendo Leão, porém, a preferência deve recair em CCLL do clube, previamente avisado para essa missão.
  • Não há um modelo padronizado e obrigatório, mas sim uma “Invocação a Deus” recomendada pelo Conselho Nacional de Governadores (CNG), através da Resolução nº 14 – 62/63, que todos ouvimos, com frequência, no início de nossas reuniões.
  • Por último, cabe esclarecer que a “Invocação a Deus” é uma oração, e, como tal, não recebe palmas no seu final, como já vimos acontecer muitas vezes em alguns clubes e também deve reinar silêncio absoluto.

Voltados ao Pavilhão Nacional, convido os CCLL, LEOs, Castores, domadoras e convidados para entoarem comigo, com vibração patriótica a primeira estrofe e o estribilho do Hino à Bandeira.

Sentem-se, por favor.

NOMEAÇÃO DO MESTRE DE CERIMÔNIA:

Nomeio o CL e/ou CaL________________________________ para exercer o cargo de Mestre de Cerimônia desta Assembleia e convido-o para vir à mesa receber o medalhão que é o símbolo da função.

Comentário:

  • O cargo de Mestre de Cerimônia só pode ser exercido por Companheiro(a) Leão.
  • O CL/CaL deve ser previamente avisado que ocupará este cargo.
  • O Mestre de Cerimônia deve, toda vez que usar da palavra, ficar de pé.
  • O Mestre de Cerimônia não deve tocar no medalhão. O presidente coloca e retira o medalhão do pescoço do Mestre de Cerimônia.
  • Há clubes que adotam a atuação do Mestre de Cerimônias apenas em reuniões especiais, mas o Mestre de Cerimônia deve atuar em todas as reuniões, mesmo nas mais íntimas adotando-se um sistema de rodízio entre os companheiros, permitindo assim, a todos ou a uma grande parte, de se familiarizarem com essa função.
  • A atuação do Mestre de Cerimônia terminará antes dos períodos da Jaula Aberta ou da Palavra Livre.

MESTRE DE CERIMÔNIA:

Agradeço a missão honrosa que me foi confiada e tudo farei para desempenhar minhas funções da melhor maneira possível.

Solicito ao Diretor Social a sua participação para fazer a saudação aos presentes.

DIRETOR SOCIAL

  • Saúda os visitantes em especial mencionando aqueles que tomarão posse a seguir;
  • Anuncia o cardápio da noite.
  • Anuncia as Datas Cívicas e Leonísticas do mês.
  • Anuncia os aniversariantes do mês.

MESTRE DE CERIMÔNIA:

Solicito ao Diretor de Associados sua orientação aos convidados para seu ingresso neste Lions Clube que a seguir serão empossados pela Presidência. 

DIRETOR DE ASSOCIADOS:

O movimento Leonístico é a união de um grupo de pessoas com o propósito de realizar aquilo que provavelmente não poderiam realizar sozinhas.

Constitui um meio pelo qual, homens e mulheres adultos, jovens e crianças de boa vontade podem servir seus semelhantes e à comunidade.

Conforme for chamado, peço ao padrinho ou madrinha, acompanhada de seu consorte, que conduza seu afilhado (a) também acompanhado do seu consorte, à  lateral da mesa diretora, ficando de pé, de frente para o público e para a mesa diretora, para que todos possam vê-los.

Hoje estaremos recebendo novos membros na família leonística do Lions Clube __________.

Passo a nominá-los:

Comentários:

  • Chamar um a um, pausadamente e fazer a apresentação formal para que sejam conhecidos por todos, conforme ficha prévia.
  • A apresentação deve ser dinâmica, agradável, sem engessamento aos dados.
  • Ao final solicitar ao padrinho/madrinha que conduza seu afilhado para se sentar no lugar reservado para ele, de preferência frente à mesa diretora.
  • Preparar um lista com os nomes a serem lidos:
PADRINHO/MADRINHA FUTURO COMPANHEIRO(A) LEÃO DADOS
     
     
     

DIRETOR DE ASSOCIADOS

Presidente, informo que estes são aqueles que deverão tomar posse no dia de hoje e solicito que proceda sua posse e permaneço à sua disposição.

Comentários:

  • O dirigente de maior precedência presente na mesa diretora que estiver previamente ao seu lado (DG, CC, DI como exemplo)  será convidado pelo Presidente do Lions Clube para conduzir a Cerimônia de Posse, em seu lugar, assumindo os trabalhos da presidência, oferecendo a ele o sino e malhete, ou próprio Presidente a conduzirá,

PRESIDENTE:

Convido o DG/CC/DI __________para conduzir a Cerimônia de Posse em meu nome.

EMPOSSANTE:

Agradeço a honrosa distinção de presidir esta solenidade de acolhimento de novo(s) associado(s) do Lions Clube ________.

Vocês foram convidados para se tornarem Associados e nós estamos orgulhosos e alegres com sua decisão de aceitar nosso convite.

A cerimônia de iniciação de novos Leões é um acontecimento proeminente e marcante na vida do clube, é um marco importante na vida dos novos associados e é considerada pela associação internacional como um evento de excepcional e relevante significado.

Vocês estão entrando numa associação quase centenária, com reputação elevadíssima, pois somos a maior e a melhor associação prestadora de serviços voluntários do mundo, reconhecidos pela sociedade mundial.

Um alto padrão moral, responsabilidade pessoal, boa disposição e compreensão para com os outros e prontidão para estender uma mão amiga às pessoas, são requeridos dos associados.

Prestar serviços de forma voluntária, mas organizada, nos trás uma enorme satisfação pessoal!

A partir de agora vocês vão se deparar com o desafio de prestar serviços voluntariamente, ou seja, sem receber pagamento financeiro, mas a satisfação de servir desinteressadamente não tem preço, o seu valor é imensurável!

Entretanto, vocês não terão de lutar sozinhos. Poderão sempre contar com a inspiração e colaboração dos seus Companheiros, dos Dirigentes do Lions Clube local, do Distrito LD-1 e de toda a organização Lions Clubes.

Vocês participarão de reuniões administrativas, reuniões de trabalho, assembleias festivas, atividades práticas, brincadeiras saudáveis, jogos, visitas, viagens, passeios, onde os laços de amizade leonística e LEOística devem sempre prevalecer.

Após introdução, vem o JURAMENTO DO ASSOCIADO:

Tendo sido cumpridas as determinações estatutárias e regulamentares da Associação Internacional, do Distrito LD-1 e deste Lions Clube, passemos agora ao Juramento do Associado.

Chegamos ao momento culminante desta cerimônia e peço a gentileza de que todos os presentes se ponham de pé, mantendo-se em absoluto silêncio, abstendo-se de quaisquer manifestações ou aplausos até o fim da cerimônia de juramento.

O senhor (a senhora) deseja tornar-se associada, por livre e espontânea vontade, do lions clube ___________?

Se assim o desejar diga: “sim desejo”!

NOVO ASSOCIADO:

SIM DESEJO!

EMPOSSANTE:

Agora que o senhor (a senhora) respondeu afirmativamente ao desejo de se tornar associado (a) do Lions Clube ________ e da Associação Internacional de Lions Clubes, peço que no final do juramento diga(m) "reconheço e prometo".

Reconhecendo a importância de prestar meus serviços à minha comunidade, em colaboração com outras pessoas interessadas no bem-estar público, agradecendo a oportunidade que se me apresenta de gozar do companheirismo e do prestígio do Leonismo, prometo cumprir e seguir rigorosamente a declaração de missão, os propósitos, o código de ética, os estatutos, enfim cumprir todas as minhas responsabilidades  e seguir as idéias que fluem das letras que formam a palavra LIONS".

  • LIBERDADE

  • IGUALDADE

  • ORDEM

  • NACIONALISMO

  • SERVIÇO

NOVO ASSOCIADO:

Reconheço e Prometo.

EMPOSSANTE:

Obrigado a todos pela confirmação das promessas de Associado.

Com o juramento tendo sido proferido por todos, declaro empossados os novos associados do Lions Clube _____________ .

SE FOR O CASO, COMPLEMENTA COM

Retono ao Presidente CL ________ a direção dos trabalhos.

PRESIDENTE:

Agradeço ao DG/CC/DI ________ sua participação e solicito ao(s) padrinho(s) ou madrinha(s) que façam a entrega do PIN do Lions Clube e o envelope com certificados e peço a todos uma grande salva de palmas aos novos Associados.

AGUARDAR MANIFESTAÇÕES

Retorno a palavra ao Mestre de Cerinônia para a continuação de seu trabalho.

Comentários:

  • Neste momento se encaixa perfeitamente que sejam lidos, para conhecimento dos novos associados, o Código de Ética dos Leões, os propósitos de Lions Clubes, o significado da palavra LIONS.
  • O presidente previamente deve ter indicado outros companheiros para participar desse momento
  • Caso tais textos já sejam de conhecimento dos novos associados, o que pode ser feito anteriormente pelo próprio padrinho e/ou Diretor de Associado em reunião ou visita específica a cada um dos novos associados, a leitura pode ser dispensada, devendo o Presidente apenas lembrar que

MESTRE DE CERIMÔNIA:

Solicito ao Tesoureiro, CL _______ que apresente suas considerações.

TESOUREIRO:

Comentário:

Por ser uma assembleia de posse esse momento poderá ser dispensado.

Devemos nos lembrar de que o Tesoureiro também é o cobrador do Clube e que está sempre à disposição para tratar dos assuntos financeiros do clube, cabendo aos CCLL, portanto, procurá-lo para saldarem seus débitos para com o clube, o distrito, a Associação Internacional de Lions Clubes e outros.

1 - Dá informações sobre o movimento financeiro, mencionando saldo das contas administrativa e atividade.

Comentário:

O CL tesoureiro deve apresentar à assembleia a situação financeira do clube relativa aos dois fundos, na data da reunião.

2 - Outros assuntos (se for o caso)

Comentário:

Aqui podem ser tratados pelo CL Tesoureiro, dentre outros, quando for o caso, os seguintes assuntos: CCLL em atraso com suas mensalidades (de preferência, sem citar nomes). Despesas extraordinárias com reuniões destinadas a recepcionar Dirigentes Leonísticos, a comemorações de datas significativas e à posse da diretoria, contribuições relativas às quotas internacional e distrital, quando não incluídas na mensalidade etc.

Adaptar para cada caso/clube:

MESTRE DE CERIMÔNIA SE FOR COMBINADO ANTES:

Comunico aos presentes que a reunião será interrompida por 30 minutos para ser servido o jantar.

Comentários:

  • Esta parte deve ser combinado antes com o Presidente e é válido se assim desejarem. Muitas vezes, por se tratar de uma Assembleia festiva de posse, deve-se abreviar ao máximo a parte protocolar para dar lugar à confraternização.
  • Muitos clubes promovem o jantar no meio da reunião para evitar que o mesmo seja servido no final da reunião, evitando assim o “adiantado da hora”.
  • O Diretor Animador poderá utilizar o período do jantar para fazer a sua parte, inclusive com a apresentação de números musicais, sorteios de brindes, alegrar o ambiente e principalmente cobrar multa dos companheiros que não estiverem usando Pins Leonísticos (R$ 10,00 para a Verba de Atividades).

APÓS O JANTAR ou seguindo a reunião...

MESTRE DE CERIMÔNIA:

Comunico aos presentes que entraremos no período de Instrução Leonística.

A instrução será proferida pelo CL e/ou CaL ________________________

Comentários:

  • Esta parte deve ser combinado antes com o Presidente e é válido se assim desejarem. Muitas vezes, por se tratar de uma Assembleia festiva de posse, deve-se abreviar ao máximo a parte protocolar para dar lugar à confraternização.

  • No período de Instrução Leonística só poderá ser abordado assunto sobre o Lions.
  • A Instrução Leonística poderá ser feita por CL e/ou CaL de outro clube, porém, a preferência deve recair em companheiro do clube. O tempo de duração é de no máximo 05 minutos.
  • Como é evidente, ela deve ser preparada com antecedência (o que, lamentavelmente, nem sempre acontece). Tal procedimento, a nosso ver, oferece as seguintes vantagens:
    • Obriga o CL a pesquisar e a se preparar convenientemente.
    • Faz com que ele se aprimore um pouco mais no conhecimento da Doutrina Leonística.
    • É mais simpático para os CCLL ouvintes.
    • É fator importante para desinibir o companheiro, que, assim, vai se acostumando e se preparando para, quando necessário, enfrentar outros públicos.

MESTRE DE CERIMÔNIA:

Convido o(a) Diretor(a) Social acompanhada por uma Domadora ou CaL para efetuar a entrega de flores para as Domadoras ou CasL aniversariantes do mês.

Convido os CCLL, CasL e Domadoras: __________ para virem à frente da mesa.

Convida os aniversarientes do mês (CasL, CCLL e Domadoras) para virem à frente.

Comentários:

  • Esta parte deve ser combinado antes com o Presidente e é válido se assim desejarem. Muitas vezes, por se tratar de uma Assembleia festiva de posse, deve-se abreviar ao máximo a parte protocolar para dar lugar à confraternização.
  • Pode se complementar as homenagens às novas associadas e se fazer a entrega de flores a cada uma delas e às Domadores dos novos Companheiros.

 

MESTRE DE CERIMÔNIA: (encerramento das funções)

CL Presidente ________, agradeço a deferência da nomeação para ser o Mestre de Cerimônia deste evento e me coloco à disposição sempre que for solicitado.

Devolve o medalhão ao CL Presidente.

PALAVRAS DO PRESIDENTE:

Comentário:

Este é o momento propício para o Presidente tratar de outros assuntos rotineiros, devendo esforçar-se, no entanto, para que sua fala não seja monótona, cansativa e demasiadamente longa.

PRESIDENTE (abertura da jaula):

Declaro a Palavra Aberta Dirigida, ficando a palavra à disposição dos CCLL inscritos, no máximo por cinco minutos cada um.

Com a palavra o CL e/ou CaL __________________________________.

Comentário:

  • Esta parte deve ser combinado antes com o Presidente e é válido se assim desejarem. Muitas vezes, por se tratar de uma Assembleia festiva de posse, deve-se abreviar ao máximo a parte protocolar para dar lugar à confraternização.
  • Antes de iniciar a Palavra Aberta Dirigida, o secretário já deve ter em mãos a relação, onde conste o nome dos CCLL inscritos em Jaula Aberta, fornecendo-a ao presidente para a chamada na ordem. A PALAVRA ABERTA DIRIGIDA É PRIVATIVA DOS LEÕES.
  • Dependendo ao adiantado na hora, o critério de abrir ou não a palavra aberta dirigida, é do presidente.
  • A Palavra Aberta Dirigida destina-se a breves comunicações por parte de CCLL previamente inscritos, e não a longas e enfadonhas divagações, evitando que seja ultrapassado o tempo para a reunião.

PRESIDENTE (palavra livre ):

Comentário:

É o tempo destinado numa Reunião Leonística, em que, também os presentes, não pertencentes ao Lions possam se pronunciar usando da palavra.

Entramos no período da Palavra Livre, ficando a palavra à disposição dos inscritos por um período máximo 03 minutos cada um.

Com a palavra ______________________________________.

PRESIDENTE (palavra de Autoridade e/ou de Dirigentes Leonísticos):

Comentário:

  • Esta parte deve ser combinado antes com o Presidente e é válido se assim desejarem. Muitas vezes, por se tratar de uma Assembleia festiva de posse, deve-se abreviar ao máximo a parte protocolar para dar lugar à confraternização.
  • No caso da presença de Dirigentes Leonísticos, o Presidente do Clube, faculta a esses dirigentes o uso da palavra, seguindo as Normas Leonísticas (inscrição prévia). O último a falar será sempre o Governador do Distrito ou o dirigente de maior precedência.

Com a palavra o(a) Dirigente Leonístico (ou Autoridade)

PRESIDENTE  – (encerramento):

Quero agradecer a presença das autoridades e dirigentes presentes, dos CCLL, domadoras e convidados na reunião desta noite e aos CCLL ___________ que participaram para o sucesso deste evento, em particular ao CL ______ que fez a Invocação a Deus, ao CL ________ , que atuou como Mestre de Cerimônia (etc etc que participaram da realização do evento), e peço ao CL, (CaL ou Domadora)__________________ que proceda a entona da Oração pelo Brasil (ou que a recitemos todos juntos)

Oração pelo Brasil

Ó Deus Onipotente,
Princípio e fim de todas as coisas,
Infundi em nós brasileiros,
O amor ao próximo, ao estudo e ao trabalho.
Para que façamos de nossa Pátria
Uma terra de paz de ordem e de grandeza.

Velai Senhor pelos destinos do Brasil.
Assim seja.

“Reverenciemos o Pavilhão Nacional e saudemos todos os presentes neste evento com uma vibrante salva de palmas”.

Comentário:

  • A salva de palmas é a homenagem que, frequentemente, se faz ao Pavilhão Nacional ao final dos Eventos Leonísticos e constitui forma de saudação não autorizada, especificamente, pela Lei nº 5700, no seu parágrafo único (“... é vedada qualquer outra forma de saudação”).
  • O ideal é que o presidente da reunião use a expressão: “Reverenciemos o Pavilhão Nacional e saudemos todos os presentes nesta reunião com uma vibrante salva de palmas”.