XI  CONVENÇÃO do Distrito Múltiplo LD
 "CL VICTOR FERREIRA DO AMARAL FILHO"
Leão No. 1 do Sul do Brasil

DE 20 A 22 DE MAIO DE 2.010

CURITIBA - PARANÁ - BRASIL

[Distrito Múltiplo LD]



“VICTOR FERREIRA DO AMARAL FILHO”

 

Mesmo fisicamente não mais estando conosco, continua vivo em nossa lembrança, em nossa saudade, na ternura de nossa memória e nos nossos corações.

Razão tinha a poetisa Gabriela Mistral quando afirmava: “Quem são os mortos?... Não são os mortos os que em doce calma desfrutam da paz na tumba fria; mortos são os que têm a alma morta e vivem,... todavia”!

Os admiráveis exemplos deixados por esta nobre criatura tão especialmente querida e inesquecível, credenciam-no ter seu nome indelevelmente gravado na eternidade dos justos e,... também, porque seu coração foi indiscutível e incomparavelmente maior do que a própria vida!

Vitoca,... vives e viverás por hoje e sempre nos nossos corações e na história do Leonismo Brasileiro e Internacional e em demonstração e agradecimento, colocamos teu nome, como lembrança perene à XI Convenção do DM-LD em 20-21-22 de Maio de 2.010.

HISTÓRIA

Para os que não conheceram esta notável, empolgante pessoa e nobre figura e,... com o intuito de fazer relembrar e renovar na lembrança dos que o conhecera, segue uma sintetizada e compactada história retrospectivo de quem em vida foi o CL Victor Ferreira do Amaral Filho.

Com a mesma tranqüilidade com que sempre viveu e deixou transcorrer a sua ativa e empreendedora existência, deixou-nos nosso querido, carinhosamente apelidado “Vitoca”, em 12 de Março de 1.990.

Vida longa e esbanjando realizações. Em seu redor, edificou e construiu, com simplicidade e ternura, distribuindo a mãos cheias e fartamente,... bondade e simpatia, criando um mundo de estima, com uma auréola de amor fraterno e profundo respeito.

Com a jubilação de seu pai, e a fim de ocupar o seu lugar no corpo docente, inscreveu-se ao Concurso de Professor Catedrático de Clínica Obstétrica. Após várias provas, tais como títulos, trabalhos, provas prática e didática, novamente defendeu tese e após complexas, exaustivas e cansativas provas, mais uma vez, recebeu a mais alta qualificação: “Notas Distintas”.

Fundou, construiu e equipou o Hospital e Maternidade Victor Ferreira do Amaral para atendimento de mulheres sem recurso, apoio, nem condições de auto-sustento.

Junto com a esposa Paula Pedrosa do Amaral, a famosa e conhecida “Tia Paula”, que era um exemplo de altruísmo e bondade e que, além de incentivá-lo, foi sempre sua grande, valiosa e inconteste incentivadora e colaboradora, patrocinou, financiou, sustentou do seu próprio pecúlio, fundaram a “Escola Tia Paula” que constava de vários setores de atendimento, a saber:

  • atendimento a mães solteiras, abandonadas, amasiadas (também eram atendidas casadas sem condições e de parcos recursos);

  • atenção de crianças recém natas;

  • fornecimento de enxovais, leites, alimentos as gestantes, suas famílias e dependentes;

  • atendimento pré-natal e orientação a gestantes e grávidas;

  • atendimento e destinação de crianças abandonadas ou doadas;

  • escolas maternal e primária de 1º grau, sendo que com o decorrer dos anos, anexaram mais outros setores assistenciais.

Suas obras assistenciais de grande vulto e das mais profundas importâncias social, sempre enaltecendo e realizando as ações em nome do Lions, aí estão de portas abertas para o recordatório da coletividade que delas se beneficia há varias décadas e cujo reconhecimento já se encontram gravado indelevelmente, no bronze da gratidão.

Clinicou durante mais de meio século. Ajudou a trazer a luz do mundo, milhares de crianças. Incansável e abnegado especialista, emoldurou sempre sua profissão com impressionante espírito de caridade e extremada doçura.

Sempre teve o máximo orgulho e satisfação de interligar intimamente a sua vida profissional com Lions, estabelecendo um notório, reconhecido, impressionante e estreito interligado vínculo.

Foi declarado e registrado, entrando na história Leonística brasileira como: “Pai do advento do Leonísmo no Sul do Brasil”, sendo agraciado merecidamente pela Convenção e homologado pelo Conselho Nacional de Governadores na 1ª reunião da sua fundação, com título de “Leão Nº. 1 do Sul do Brasil”.

Fundador do Leonísmo no Paraná. Fundador junto com mais 42 companheiros arregimentados por ele, do Lions Clube Curitiba, onde foi Presidente nas gestões 1.953/54 e 1.954/55. Fundador de outros Lions Clubes em outras cidades.

Espelhado nos moldes e posicionamento igual ao Melvin Jones, pela sua modéstia e desprendimento nunca aceitou ser Governador de Distrito.

Foi homenageado por várias honrarias Nacionais e Internacionais pelos relevantes serviços prestados ao ideal de servir desinteressadamente.

Este foi ...“CL VÍCTOR FERREIRA DO AMARAL FILHO”

Merecidamente o Leão Nº. 1 do Sul do Brasil

Créditos pela redação: CL Ernesto Martin Barmann
LC Curitiba Gralha Azul nov/2009


dúvidas nesta página? multiplold@lions.org.br