Lions Clubs International
Associação Internacional de
Lions Clubes

DISTRITO LD-1

Paraná - Brasil

"Lions Iluminando Caminhos"

Governadoria do Distrito LD-1
Rua XV de Novembro, 556 - Galeria Lustosa
15° andar - Conjuntos 1.501/1.503
Tele/fax: [+55] (41) 3223-1878
80020-924 - Curitiba - PR - Brasil


www.lions.org.br/distritold1 - distritold1@lions.org.br


 

Programa de Emergência e Catástrofes

Assessoria Especial de Emergência e Catátrofes - 2010-2011

QUEM COORDENA A DEFESA CIVIL NO PARANÁ

A Secretaria de Estado – Chefia da Casa Militar, através de sua “Coordenadoria Estadual de Defesa Civil" que é a articuladora oficial do “Sistema no Paraná”.

Nas quinze Regionais são as Coordenadorias de Defesa Civil COREDEC - sediadas diretamente nos Comandos de Corpos de Bombeiros. E nos Municípios do Paraná são as Comissões Municipais de Defesa Civil – COMDEC, sob a coordenação dos “Prefeitos Municipais”.

No Distrito LD -1 a “articulação desse voluntariado” é feita pela Governadoria - 2010 2011 por coadjutoria de sua Assessoria Especial de Defesa Civil.

OS CLUBES DE LIONS DO DISTRITO - LD-1 AUXILIANDO O SISTEMA DE DEFESA CIVIL
Os Lions Clubes passam a ter neste Ano Leonístico uma importância de fundamental grandeza. Trata-se de uma nova atividade voluntária para que os clubes possam auxiliar a Defesa Civil Operacional Estadual. Os desastres naturais de natureza climática ou humanos tem sido motivo da causa de danos a população do sul do país consequentemente, ceifando muitas vidas a lamentar.

Os clubes distritais até o presente – mesmo através da singeleza de suas campanhas de apoio a população, tem tido participação “humanitária de relevo” quando exercitadas por anúncios de notícias dos Corpos de Bombeiros. Nessas ocasiões, têm contribuído espontaneamente com muitos produtos afins. Entretanto, tem sido uma maneira individual de clubes que, na maioria das vezes, tem sobrecarregado a Defesa Civil operacional de exagerada quantidade de produtos.

O Distrito LD-1 e sua Assessoria de Defesa Civil, aproveitando-se dessa extraordinária disposição dos Leões praticarem o bem, neste ano leonístico estarão coordenando voluntariamente esse nobre propósito.

Aproveitando-nos da Associação Internacional de Lions Clubes que nos dá a especial condição financeira para socorrer a população, quando da ocorrência de desastres naturais. Juntos faremos a operacionalização das ações preventivas e de reconstrução que são preconizadas e orientadas pelo Sistema de Defesa Civil.

AÇÕES: RESPOSTA E MEIOS TÁTICOS:
Campanhas “Preventivas” de iniciativa de clubes de Lions: Sugestões

Produtos para atendimento de primeiros socorros: Vacinas, remédios sob indicação legal; Injeções, produtos farmacêuticos de emergência – e, outros solicitados pela “Medicina de Desastres” em consonância de direcionamento de produtos pelo interesse técnico da defesa civil.

As consultas sobre conseqüências de desastres devem ser feitas através das Cordenadorias Regionais de Defesa Civil:

  • 1a. Curitiba (Portão),
  • 2a. Ponta Grossa,
  • 3a. Londrina,
  • 4a. Cascavel,
  • 5a. Maringa,
  • 6a. São José dos Pinhais,
  • 7a. Curitiba e Região Metropolitana Norte,
  • 8a. Paranaguá,
  • 9a. Fóz do Iguaçu,
  • 10a. Ivaiporã,
  • 11a. Pato Branco,
  • 12a. Francisco Beltrão,
  • 13a. Apucarana,
  • 14a. Guarapuava e
  • 15a. Umuarama

todas sediadas na área Distrital.

Como segunda providência, o contato com a Assessoria Especial de Emergência e Catástrofes Defesa Civil Distrital - para articulação final.

Campanhas diversas – Suprimentos para doação:

* Materiais: Colchões, colchonetes, cobertas, travesseiros, lonas, barracas, telhas, tijolos e outros materiais; Produtos alimentícios não perecíveis, fardos de água engarrafada;

* Leite em pó e outros que sejam indicados para socorro imediato e reconstrução pela Defesa Civil.

*Tudo, enfim, que resultar de campanhas solidarias pelos clubes, deve ser encaminhado diretamente aos postos referenciais das Operações de Emergência ou estocagem para Reconstrução pelas Coordenadorias.

CONCEITO

A Defesa Civil é um sistema que reúne esforços das pessoas, órgãos públicos e privados que atuam solidariamente antes, durante e depois dos desastres como inundações, vendavais, grandes acidentes, entre outros.

Presidentes de Clubes:

- integrem o voluntariado de clubes de Lions em apoio ao Sistema Estadual de Defesa Civil que é um apêndice da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.

No Paraná, o Lions Distrital tem amparo como ONG através do Decreto Estadual n. 1343 de 29 de setembro de 1999 que instituiu o CENG – Conselho de Órgãos Não Governamentais, com a participação de diversos segmentos públicos e privados da sociedade paranaense.

SEDE DA COORDENADORIA ESTADUAL DE DEFESA CIVIL DO PARANÁ

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

CEDEC/PR:

Palácio das Araucárias

Rua Jacy Loureiro de Campos, s/n – Centro Cívico

80530-140 - Curitiba – PR

Telefones: (41) 3350-2733; (41) 3350-2610;

(41) 3350-2614

 

Site: http://www.defesacivil.pr.gov.br/



VOLUNTARIADO:

Distrito LD-1 / AL 2.011/12:
Governador DG CL Leocir Lang

Rua Mem de Sá 1225 – Ap. 03
85960-000 Marechal Cândido Rondon PR
Tele/Fax: [+55] (45) 3284-2329/9971-0879

Vice-Governadoria do Distrito LD-1:

Rua XV de Novembro, 556 - Galeria Lustosa

15º andar - Conjuntos 1501/1503

80020-924 – Curitiba – PR – Brasil.

 

Emergência e Catástrofes:

MJF, CL Edair Fraga
Assessor Especial de Emergência e Catástrofes do Distrito LD-1 dos Lions Clubes
E-mail: edfraga1@gmail.com

CAMPANHAS ACONSELHÁVEIS EM LIONS

Para atendimento de desastres de menor vulto:

Os clubes podem requerer ao Distrito LD-1, através de sua Assessoria, a importância de até US$ 10.000mn(Dez Mil Dólares), para auxiliá-los na distribuição de alívio imediato às vitimas de sérias catástrofes naturais, quando pelo menos 100 pessoas forem desabrigadas ou diretamente afetadas. Pedido que deve, sempre, ser encaminhado pela Assessoria de Defesa Civil.

Para atendimento de Desastres de grandes proporções:

De forma vultosa “Subsídios Padrão de LCIF” de até US $ 75.000 (setenta e cinco mil dólares) serão disponibilizados para projetos de longo prazo de reconstrução e reabilitação que, envolva instalação de uso público, consideradas vitais que tenham sido danificadas durante uma catástrofe. LEIA MAIS E SAIBA - “ANEXO A” – FORMULÁRIO DE PEDIDO E CRITÉRIOS PARA OS SUBSÍDIOS DE EMERGÊNCIA.

É imprescindível a juntada e envio para o LD-1 de Laudo (Atestado) comprobatório da ocorrência, fornecido pelo Corpo de Bombeiros local ou CEDEC-PR.

EVENTOS ANÔMALOS NO HEMISFÉRIO SUL

ÁREA DE RISCO: PARANÁ

Agregação às Campanhas de Lions

NOMENCLATURA

  • Relacionamento com a geodinâmica terrestre externa – que possam afetar a área do
    Estado do Paraná.

  • Desastres Naturais de Causa Eólica

    • Vendavais ou Tempestades;

    • Vendavais Muito Intensos ou Ciclones Extratropicais

    • Vendavais Extremamente Intensos, Furacões, Tufões ou Ciclones Tropicais Tornados e Tromba d'água

    • Desastres Naturais relacionados com temperaturas extremas

      • Ondas de Frio Intenso

      • Nevadas

      • Nevascas ou Tempestades de Neves

      • Aludes ou Avalanches de Neve

      • Granizos

      • Geadas

      • Ondas de Calor

      • Ventos Quentes e Secos

    • Desastres Naturais relacionados com o incremento das precipitações hídricas e com Inundações.

      • Enchentes ou Inundações Graduais

      • Enxurradas ou Inundações Bruscas

      • Alagamentos

      • Inundações Litorâneas Provocadas pela Brusca Invasão do Mar.

    • Desastres Naturais relacionados com a intensa redução das precipitações hídricas

      • Estiagem

      • Seca

      • Queda Intensa da Umidade Relativa do Ar

      • Incêndios Florestais.

LEONISMO EM AÇÃO

Ações concretas

A integração de entrosamento e de empenho interclubes nas operações de atendimento de Emergência e Catástrofes, mormente para objetivar o fortalecimento das campanhas de ajuda humanitária, são fatores de relevância e bem vindas ao Distrito LD-1.

A Governadoria distrital antecipa seu voto de confiança e o agradecimento aos clubes que pelo espírito de excelência leonística, de prevenção de defesa civil e pela atenção recíproca ao Estado do Paraná, somam-se com eficácia a esta gestão.

Juntos, vamos minimizar o sofrimento de pessoas que advenham ser penalizadas pelas adversidades climáticas! Pelo trabalho voluntário salvar preciosas vidas!

DEFESA CIVIL SOMOS TODOS NÓS.

 

EMERGÊNCIA E CATASTROFES
Assessoria Especial de Defesa Civil do LD-1
 

Distrito LD-1 / 2010 - 2011

Associação Internacional de Lions Clubes

Na tarde da última sexta-feira, dia 01 de abril, representando a Governadora Liu Un Rigo, o Assessor Especial de Emergência e Catástrofes do Distrito LD-1 dos Lions Clubes fez a entrega de colchões a Fernanda Richa, presidente da PROVOPAR. Ao evento compareceram queridos leões, que vorazes, queriam levar a palavra da Governadora.

A Presidente do PROVOPAR recebeu com extremada simpatia o Lions Distrital e seus Clubes. Amável, agradecida, sincera, modesta, agradou todos a seu redor.

Depois de assinado o Termo de Doação, em nome da Governadoria foi ressaltada e agradecida a oportuna parceria feita entre Lions e Estado do Paraná, por meio de Defesa Civil. [Veja mais]

A doação foi possivel graças à concessão de um subsídio de emergência de 10 mil dólares entregue ao Distrito LD-1 por solicitação da Governadora e prontamente atendido pelo Presidente do Conselho Diretor de Fundação Lions Clubs International, Eberhard Wirfs.

De acordo com os critérios para subsídio estabelecidos pelo Lions, a verba dos subsídios pode somente ser empregada para prover necessidades básicas tais como: alimento, água engarrafada, agasalhos, cobertores e medicamentos para as vítimas da catástrofe.

[Veja Mensagem da Past Governadora Liu Un Rigo e fotos...]