PROJETO HINÁRIO

.

Bar

.

Lions Club propõe parceria com a
Patrulha Escolar Comunitária

Acordo vai viabilizar a distribuição de um hinário, uma coletânea de hinos, aos estudantes paranaenses.

A Patrulha Escolar Comunitária vai incentivar o civismo e a prática da cidadania em escolas paranaenses, com a distribuição do hinário, uma coletânea de hinos, aos estudantes. Trata-se de uma parceria entre Casa Militar, Assembléia Legislativa, Lions Club de Curitiba (Batel e Santa Felicidade), Sistema Estadual de Defesa Civil e Rede Estadual de Emergência de Radioamadores Voluntários.

Para formalizar a parceria e reconhecer o trabalho de concretizar o projeto, o Lions Club prestou homenagem ao coordenador estadual da Patrulha Escolar Comunitária e secretário-chefe da Casa Militar, major Anselmo José de Oliveira, e ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Hermas Brandão. “No governo temos a missão de contribuir com a cidadania. Não podíamos deixar de nos unir a estas instituições que pensam da mesma forma que nós”, disse o major Anselmo Oliveira.

O hinário está sendo confeccionado e as primeiras cem mil cópias já começaram a ser entregues aos alunos. “Trata-se de um trabalho de resgate do civismo. Queremos dar a nossa contribuição quanto aos valores cívicos que levarão a um melhor exercício da cidadania. Encontramos parceiros que pensam da mesma forma e estamos colocando a idéia em prática”, disse o presidente do Lions Club de Curitiba Batel, Edair Fraga.

O hinário terá os hinos Nacional, da Bandeira, da Independência e do Paraná. “O entrosamento que os policiais da Patrulha Escolar têm com os alunos será muito importante”, comentou Fraga.

De acordo com o secretário-chefe da Casa Militar, o objetivo é motivar crianças e adolescentes a cantarem os principais hinos, para que aprendam a valorizar o nosso país. Além de distribuir o hinário, os integrantes da Patrulha Escolar Comunitária levarão aos estudantes dicas relacionadas à Defesa Civil. Para o major Anselmo, saber como ajudar o próximo em situações de emergência ou de calamidade faz com que as pessoas, de qualquer idade, “tenham como ajudar a diminuir o sofrimento daquele que está ao lado”.

Segundo o major, esse sentimento de solidariedade deve ser ensinado na escola. “A Patrulha Escolar irá ajudar a repassar esses conhecimentos aos estudantes de todo o Paraná”, comentou Anselmo, que coordena as ações de Defesa Civil no Estado. Também a Rede Estadual de Emergência de Radioamadores Voluntários passa a contar com um ícone que poderá ser acessado através da página da Defesa Civil na internet.

Agenda – A partir do retorno das férias escolares de julho, a Casa Militar promoverá mais uma ação voltada à cidadania e que está diretamente ligada à distribuição do hinário nas escolas. Uma vez por mês, estudantes de todas as faixas etárias, de escolas estaduais, municipais e particulares, serão convidados a comparecer, uma vez por mês, a cantar o hino nacional e prestar uma homenagem ao país no hasteamento da Bandeira Nacional que fica em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Faremos um desfile militar, traremos as crianças e os adolescentes para que voltemos, todos, a apostar no resgate de valores como forma de contribuir para uma sociedade com mais harmonia”, disse o major Anselmo. “As escolas já podem colocar mais esta atividade na agenda. Assim que a data estiver definida, nós vamos divulgar amplamente na imprensa para que todos possam ter a oportunidade de participar destas solenidades”, avisou.

Clique aqui para as fotos do evento de lançamento

Veja a composição do Hinário aqui

Lions Club de Curitiba Batel

Lions Clube de Curitiba Santa Felicidade