Lions Clube de Curitiba Batel

Dia Cívico


Rádio Notícias I

“Dia Cívico” reúne crianças e autoridades em frente ao Palácio Iguaçu

O governador em exercício Orlando Pessuti participou nesta segunda-feira (10), em frente ao Palácio Iguaçu, da cerimônia de hasteamento da bandeira nacional e do Paraná, com a execução dos respectivos hinos, em comemoração ao “Dia Cívico”. O evento, lançado pelo governador Roberto Requião em agosto deste ano, tem o objetivo de fortalecer e valorizar o civismo, cultuando o patriotismo e respeito pelos símbolos nacionais.

“Eu venho para este ato com o mesmo sentimento que fui em todos os atos da minha vida, quando o civismo era colocado como ponto principal. Cada um de nós, principalmente aqueles que têm responsabilidade de um mandato público, devem construir um modelo de civismo dentro de cada um de nós”, declarou o governador em exercício durante a solenidade, que contou com a presença de alunos, professores e funcionários do Colégio Estadual Júlia Wanderley, do Colégio Militar do Paraná e da Academia do Guatupê, além de membros do Governo.

Durante o seu discurso, Pessuti também criticou a política econômica brasileira e o mercado financeiro. “O governador Roberto Requião sempre diz que temos que separar o sentimento de nação e o de mercado. O mercado não tem limites, nem território e acaba devorando os interesses de uma nação”, declarou.

O presidente do Lions Clube de Curitiba Batel e Santa Felicidade, Edair Fraga, que organizou uma cartilha com um hinário para distribuir aos presentes, falou da importância do “Dia Cívico” e do conhecimento dos símbolos e hinos nacionais. “Devemos aproveitar ao máximo este momento de reflexão cívica que o Governo do Estado está nos oferecendo”, falou.

Patriotismo - Para o estudante da 7ª série do Ensino Fundamental, Guilherme da Silva, 15 anos, que hasteou a bandeira do Brasil representando o Colégio Estadual Júlia Wanderley, falou que achou muito importante a iniciativa do Governo do Estado em lembrar o “Dia Cívico” todo mês. “Eu acho que aumenta o sentimento de patriotismo nas pessoas e isso é muito bom”, declarou.

A estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Militar do Paraná, Angélica de Andrade, que hasteou a bandeira do Paraná, disse que é um dever de todo o cidadão dar importância para o “Dia Cívico”. “A bandeira é um símbolo da cidadania do paranaense e do brasileiro e as pessoas precisam dar valor a isso. É importante incentivar este dia com as crianças e saber trabalhar isso”, sugeriu.

Também participaram da solenidade o secretário da Comunicação Social, Airton Pissetti; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel David Antonio Pancotti; os prefeitos de Ivaiporã, Tamarana e São João do Ivaí. A cerimônia do “Dia Cívico” também contou com a participação do Coral Paraná, formado por funcionários de várias Secretarias Estaduais, e pela Banda da Polícia Militar, com a regência do tenente Paulo Kim.

 

Rádio Notícias II

10/10/2005 “Dia Cívico” reúne crianças e autoridades em frente ao Palácio Iguaçu

O governador em exercício, Orlando Pessuti, participou nesta segunda-feira, em frente ao Palácio Iguaçu, da cerimônia de hasteamento da bandeira nacional e do Paraná, com a execução dos respectivos hinos, em comemoração ao “Dia Cívico”.//

O evento, lançado pelo governador Roberto Requião em agosto deste ano, tem o objetivo de fortalecer e valorizar o civismo, cultuando o patriotismo e respeito pelos símbolos nacionais.//

Orlando Pessuti falou sobre a responsabilidade que cada um de nós deve Ter quando o assunto é civismo.// (sonora)

O presidente do Lions Clube de Curitiba Batel e Santa Felicidade, Edair Fraga, organizou uma cartilha com um hinário para distribuir aos presentes, além de falar sobre a importância do “Dia Cívico” e do conhecimento dos símbolos e hinos nacionais.//

Também participaram da solenidade o secretário da Comunicação Social, Airton Pissetti; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel David Antonio Pancotti; os prefeitos de Ivaiporã, Tamarana e São João do Ivaí.//

A cerimônia do “Dia Cívico” também contou com a participação do Coral Paraná, formado por funcionários de várias Secretarias Estaduais, e pela Banda da Polícia Militar, com a regência do tenente Paulo Kim.

Repórter: Vanessa Fernandes


Download
Salvar

Para ouvir a Rádio - Notícias
você necessita do Real Player
Clique no logo abaixo para fazer o download



Veja aqui as fotos do evento


Veja aqui a página oficial da Agência Estadual de Notícias
Pronunciamento
Em 10/10/2005, no parlatório do Palácio Iguaçu, sede do governo do Estado do Paraná, em dia festivo, com a presença de escolares, dirigentes leonísticos, de autoridades do Governo Estadual, Governos Municipais, Secretários de Estado e do Governador do Estado em exercício, Sr. Orlando Pessuti, o Presidente do Lions Clube de Curitiba Batel, CL Edair Fraga proferiu o seguinte pronunciamento:

Bom dia a todos!

Os clubes de leões de Curitiba Batel e de Curitiba Santa Felicidade, são dois clubes que prestam serviço de auxilio voluntário e pertencem à Associação Internacional de Lions Clubs. São iguais aos outros Lions que existem espalhados por todo mundo, estando presente em 194 países, e já conta com um milhão e quatrocentos mil associados.

Todos esses associados trabalham a favor das Comunidades. Associam-se aos estudantes e aos jovens de boa vontade. Previnem a saúde das pessoas e buscam melhores condições de vida para a população. Incentivam mais e melhores profissões para todos nós brasileiros.

O leonismo une-se a vocês neste radiante “dia cívico” estudantil, indispensável para a nossa formação paranista.

Amamos o nosso Estado e o Brasil porque nestas terras estudamos e trabalhamos. Procuramos prosperar, porque todos nós vivemos felizes com os nossos pais, irmãos e amigos.

Pela elevação das bandeiras: Estudantes, companheiros leões, civis, militares, autoridades aqui presentes, devemos aproveitar ao máximo este momento de verdadeira reflexão cívica que o estado do Paraná está nos oferecendo.

Esse pequeno e singelo hinário que vocês receberam, contém informações muito importantes para enriquecer o seu conhecimento sobre os principais símbolos pátrios.

Leiam à letra de cada hino! Interpretem o seu conteúdo e depois cantem cada um deles, enchendo o peito com orgulho de ser brasileiro.

Levantem a cabeça e fiquem numa postura de respeito, da mesma forma que ficamos entusiasmados quando o Hino Nacional é cantado antes de um jogo da Seleção Brasileira ou em qualquer atividade esportiva.

Quando ouvirmos cada um destes hinos, acompanhemos sua letra pelo Hinário, pois saber cantar os hinos do Brasil e do Paraná, também fortalece o nosso caráter de brasilidade.

Continuemos desfrutando desta oportunidade! Vamos sentir em nosso peito a “sensação cívica” que é a nação e a alma do povo, estão generosamente nos dando de presente. Vamos procurar conhecer de perto os símbolos do Brasil, do Paraná e do município onde estudamos.

No Hinário encontramos: O Hino Nacional, o Hino à Bandeira, o Hino da Independência e o Hino do Paraná, as Armas da República e o Selo Oficial da República Federativa do Brasil.

Na última página vamos encontrar a logo marca do Poder Executivo Estadual o manifesto do Sistema Estadual de Defesa Civil e o Brasão de Armas do Estado do Paraná, com o lavrador, armado de sua foice em atitude de trabalho, voltado para a direita, representando a destinação da atividade agrícola do Estado.

Os montes ou montanhas ao lado direito do Brasão, representam as possessões montanhosas e também a grandeza, sabedoria e nobreza. São os três terraços do planalto paranaense: O Oriental ou de Curitiba; O Central ou dos Campos Gerais e o Ocidental ou de Guarapuava.

O Sol, com raios retilíneos e ondulados alternadamente, é o símbolo da glória, eternidade, fama, unidade, verdade. Os ramos de erva mate e do pinheiro representam as riquezas naturais do estado.

Acima disso tudo, como protegendo o brasão, está representado o Gavião Real - Harpia. O GUIRAÇU, que significa em tupi – “ave grande”, uma ave majestosa que chegava a atingir dois metros de envergadura e que vivia preferencialmente nas matas mais densas e altas. Atualmente acha-se extinta no estado, mas continua, simbolicamente, nos protegendo.

Nós seremos daqui para o futuro os Guiraçus de nossos símbolos, protegendo-os, conhecendo-os e respeitando-os.

Os associados dos clubes de lions aqui representados sentem-se motivados, orgulhosos, por estar participando com vocês neste primeiro dia cívico oficial do Paraná e, honrados, pela boa companhia do Governador.

Apresentado em parlatório pelo
CL Edair Fraga
Presidente
Lions Clube de Curitiba Batel


Veja as fotos no Blogg do LCC Batel aqui

Voltar à página do Hinário