Lions Clube de Curitiba Batel

O Lions CLube de Curitiba Batel mostra seu projeto:

 

Projeto Vida Nova São Lourenço

Descrição do Projeto

O Rio Belém que nasce no bairro de Cachoeira, no município de Curitiba recebe por força de ligações irregulares, tanto de esgotos na rede de águas pluviais, como também de ligações de rede de águas pluviais na rede coletora de esgoto sanitário, contribuindo para poluição das águas do rio.

O Lions Clube de Curitiba Batel, em parceria com a Associação dos Moradores e Amigos do São Lourenço, vem desenvolvendo trabalhos de educação ambiental, desde junho de 2.000, com envolvimento de 22 Escolas e 16.000 alunos, visando a formação integral de jovens, mais responsáveis ecologicamente e de defesa do meio ambiente, capazes de contribuir, para o processo de desenvolvimento econômico e social de forma sustentável a longo prazo.

Para isso: 

  • O Rio Belém nos seus primeiros 5 quilômetros foi dividido em 12 trechos, com seus respectivos afluentes; 

  • Cada trecho é adotado por um estabelecimento de ensino de bairro; 

  • Os professores dão aulas práticas junto ao trecho de rio sob sua jurisdição, ministrando conhecimentos relativos a biologia, ciências, botânicas, etc; 

  • Nessas ocasiões se depara com ligações de esgotos diretamente no Rio, ocasião em que procuram a procedência e, realizam trabalhos de conscientização de moradores, orientando procedimentos corretos a respeito de ligações de esgotos na rede coletora oficial; 

  • Não havendo rede coletora oficial, neste caso é dada orientação para implantação de fossas sépticas, poços mortos e finalmente ligação para o leito do rio.

Levando-se em consideração que somente o setor público ou a empresa concessionária de serviço de água e esgotos são insuficientes para solução de problemas na área, o Lions Clube de Curitiba Batel, em parceria com a AMA São Lourenço vem atuando junto às Escolas da região, visando à conscientização das crianças, da necessidade de observar procedimentos corretos na questão ambiental.

Dentro deste processo, quando forem encontradas fontes de poluição, então são acionadas as autoridades competentes, visando a solução de irregularidades constatadas.

A participação dos jovens é de suma importância na educação ambiental, pois, constatam "in loco" os problemas e compartilham das providências tendentes a solução de casos apontados.

Ao enfocarmos o aspecto de "formação integral de jovens, mais conscientes com relação a ecologia e defesa do meio ambiente", as águas de rios se limpam, como conseqüência de ações saneadoras tomadas.

 

Veja a seguir a documentação fotográfica
do projeto

final   início

[Veja Reportagem 6 Soluções para Salvar o Belém - de A Gazeta do Povo]

[Belém pode ser despoluído em apenas quatro anos]

[Veja mais sobre plantação de árvores]

[Veja Notícia de jornal O Estado do Paraná 2004]

[Veja o site da AMA São Lourenço]