Lei 11.275/95

Visita do LCC Batel

Dia do Rio em Pinhais

Rio Iguaçu

O maior rio totalmente paranaense é o rio Iguaçu; nasce próximo a Serra do Mar, em Piraquara, com o nome de Iraizinho e percorre no sentido leste-oeste 1.320 km até formar as maravilhosas Cataratas do Iguaçu, separando o Brasil da Argentina. Após este espetáculo, o rio Iguaçu segue seu rumo, encontrando o rio Paraná e formando assim a magia das Três Fronteiras, representando o convívio harmonioso de três países vizinhos.

CATARATAS DO IGUAÇU

A palavra Iguaçu significa "água grande", na etimologia tupi-guarani. O rio nasce na Serra do Mar e percorre 1320 Km até a foz, desaguando no rio Paraná.

As quedas isoladas são 275, formando uma frente única em tempo de cheia. Os grandes saltos são 19, apenas três do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant).

A melhor visão das quedas está do lado brasileiro. A disposição dos saltos - a maior parte deles voltados para o Brasil - permite ver todos a um só tempo apenas do lado brasileiro.

Do ponto de vista geomorfológico, verifica-se que as Cataratas do Iguaçu, localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, formaram-se pela erosão que desnudou os basaltos que aí se apresentam em diaclasamentos verticais.

Após uma ampla curva e uma corredeira, a parte principal das Cataratas precipita-se lateralmente na profunda fenda de erosão, formando a Garganta do Diabo. A principal fenda tectônica está orientada de N 340 a 350 W para N 160 a 170 CE. A retroerosão linear do rio Iguaçu acompanha as inúmeras diáclases dos diversos saltos. Conseqüentemente originou-se uma plataforma entre a parte superior dos saltos e uma camada inferior mais antiga de derrames de lava delimitada por uma diáclase rumo N 320 W para N 140 E.

O rio Iguaçu mede 1200 m de largura acima das Cataratas, estreitando-se até 65 m - 100 m na fenda tectônica que forma o talvague. A largura total no território brasileiro é de 800 m e no lado argentino de 1900 m, resultando uma largura total de 2700 m para frente semi-circular dos saltos; o desnível é de 72 m, incluindo uma corredeira de 3 m acima dos saltos; dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia de 150 a 300 e a altura das quedas varia de 75 a 80 metros. Segundo Maack, é de 300 m3/s nas ocasiões de seca e de 6500 m3/s nas cheias, com uma média de 1500 m3/s.

Parque Nacional do Iguaçu

Situa-se no extremo oeste do Estado do Paraná, próximo à foz do rio Iguaçu no rio Paraná, divisa territorial com a fronteira Brasil / Argentina. Faz limite com os municípios de Foz do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Céu Azul, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Santa Tereza do Oeste, Capitão Leônidas Marques e Capanema. Geograficamente está localizado entre os paralelos 25° 05' e 25 41' de latitude sul e os meridianos 53° 40' e 54 38' de longitude W. GR.

Criado pelo Decreto Federal No. 1035 de 10 de janeiro de 1939, alterado pelos Decretos No. 6587 de 14 de junho de 1944 e 86.676 de 1o. de dezembro de 1981, com área de 185.000 ha.

O acesso ao Parque Nacional do Iguaçu é feito a partir de Foz do Iguaçu, pela BR 469 até as Cataratas.

Seu clima é mesotérmico brando superúmido sem seca-temperado.

Temperatura média de 18 a 22º C, mínima de 0° C e máxima superior a 40° C.

Em 17 de novembro de 1986, durante a Conferência Geral da UNESCO realizada em Paris, foi tombado como Patrimônio Mundial.

A flora é composta, basicamente, por dois grupos:

a) Floresta Estacional Semidecidual - é caracterizada pela exuberância em espécies. Há a presença de agrupamentos de fetos arbóreos, é rica em leguminosas, pteridófitas, bromeliáceas, orquídeas, aráceas e lianas. Ocorre ainda o matagal de Taquara e os agrupamentos de Taquaruçu. Entre as espécies dominantes destacam-se o cedro, alecrim, angico, açoita cavalo e a peroba. Os estratos inferiores são ricos em pteridófitas dos gêneros alsophila, cyathea e hemitelia. Entre as Palmáceas destacam-se o jerivá e o palmito doce.

b) Mata de Araucária - é uma floresta mista com árvores aculiofoliadas e latifoliadas, caracterizada por apresentar o estrato superior dominado pela araucária. A submata que se forma sob a ocorrência de pinheiro jovem (1 a 2 anos), é constituída de casca d'anta, guamirim, imbuia, erva-mate, entre outras. No pinheral adulto (20 a mais ou menos 60 anos), encontra-se a erva-mate, jerivá, guajuvira, açoita cavalo e uvaia.

A fauna é de expressão rara e representativa.

Quanto a avifauna são mais de 200 espécies que se distribuem por toda área do Parque. São araras, tucanos, gaviões, beija-flores, pintassilgos, jaburus. Ressalta-se a arara-canindé e o papagaio-de-peito-roxo, bem como gaviões-pega-macaco, o macuco e o pato mergulhador.

A mastofauna é composta pela suçuarana e pelo jaguar, que são formas predadoras que necessitam de grandes áreas. Além da anta, veado-mateiro, capivara, paca entre tantos outros.

No que diz respeito aos ofídios, cobras venenosas como a coral e jararaca são representativas na área.

Os rios são piscosos, havendo grande variedade de peixes.

Perau do Corvo

Porto Amazonas

Situado no início do trecho navegável do rio Iguaçu, o município nasceu e se desenvolveu sob o ciclo da erva mate, com o Coronel Amazonas de Araújo Marcondes e seu vapor "Cruzeiro", o primeiro barco a atracar à margem do rio, onde se desenvolveria a cidade, que em homenagem ao Coronel, denominou-se Porto Amazonas.
Rio Iguaçu. Ontem e hoje, o rio integra a vida do município, proporcionando recantos belíssimos como o Perau do Corvo, um riacho que se precipita de um paredão de aproximadamente 15 metros de altura, em meio à vegetação nativa, formando um belo conjunto.
Outras atrações são a Igreja do Menino Jesus e a antiga ponte ferroviária, além dos pomares de maça, que hoje são o sustentáculo da economia do município.

Contribuição do Lions Clube de Curitiba Batel após Turismo Ecológico às Mananciais da Serra do Mar, em 19/10/97, acompanhado pelo Rotary Club de Piraquara.