Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil

Home

Distritos Múltiplos "L"

Diretoria Internacional

Distrito Múltiplo LD

Distrito LD-1

Lions Clube Curitiba Batel

 


 

patrocinadores


Recital de Piano
Novo semestre com novas turma

Em 08/08/2017 foi a abertura das aulas de Flauta Doce para três turmas de crianças em contraturno escolar da Escola Municipal Maria Marli Piovezan. A Professora Sandra - Diretora da Escola contou da parceria da Escola com o Lions Clube Curitiba Batel, e o Professor Nilson Pegorini, do Lions Clube apresentou o Professo Cleo Cleomar e fez uma breve exposição do que é o Lions e o Projeto da Escola de Música Lions, da qual eles agora fazem parte.

Foram entregues aos alunos 25 flautas adquiridas pelo Lions e outras 34 flautas fornecidas pela Escola Municipal.

As crianças estão motivadas a conversarem com os seus pais para aquisição de uma flauta para uso pessoal.

"As aulas estão previstas para acontecerem sempre nas quartas-feiras pela manhã, a partir das 8h, indo até 11h. As crianças ficaram muito animadas. Algumas delas já participam do Coral e outras da Fanfarra", afirma o coordenador do Projeto, Prof. Nilson.

veja em FOTOS &FOTOS

algumas fotos da

aula inaugural.

   

Encerramentos do PrimeiroSemestre letivo de 2017 da

Um dia de aula

Escola de Música Lions

Dia 26/06, foi na Escola Municipal Maria Marli Piovezan

Dia 30/06, 19h30, foi na Escola Municipal Rachel Mader Gonçalves.

Apresentações / Palestras aos pais / Confraternização

Fotos&fotos

 


FESTA DE ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO 2016 DA ESCOLA DE MÚSICA LIONS

O Projeto da Escola de Música Lions teve início em março de 2012.

Seu principal objetivo é a promoção humana de crianças e adolescentes, desenvolvendo nelas a sensibilidade e criatividade humana, por meio da música erudita e do canto coral, visando a formação plena do cidadão, para que venha a ser capaz de contribuir ativamente com as mudanças socioculturais necessárias para a construção de um mundo melhor e de uma sociedade mais justa, digna e solidária.

Destina-se a crianças e adolescentes de escolas públicas, de famílias de baixa renda, como forma de proteção de aliciamentos perigosos e ao mesmo tempo despertando nelas projetos de vida e cidadania. As crianças têm aulas regulares semanais, com professores especialistas de música e canto e apresentações periódicas na comunidade e externas.

Diferentemente de anos anteriores, neste ano a festa de encerramento do ano letivo foi realizado em conjunto, entre os alunos que estudam nas Escolas Municipais Professora Maria Marli Piovezan e Rachel Mader Conçalves, bem como da OSSA-Obra Social Santo Aníbal. O local da festa foi no ginásio de esportes da OSSA, gentilmente cedido pelo Padre José Sival Soares.

O início da cerimônia estava marcada para as 19h30, entretanto bem antes começaram a chegar os alunos, pais e responsáveis, lotando o ginásio de esportes. Pontualmente às 19h30 o CL Nilson Izaias Pegorini, Coordenador do projeto Escola de Música Lions abriu a sessão, saudando a todos os presentes e ato contínuo convidou o Padre José Sival Soares, para dirigir a sua mensagem de Natal, cujas palavras tocaram profundamente nas almas dos presentes e no seu encerramento todos rezaram o Pai Nosso.

Passando para as apresentações, inicialmente a Maestrina e Professora Tatiana Honório da Silva com seus 16 alunos do curso de Canto Coral, da Escola Municipal Professora Maria Marli Piovezan apresentaram duas bonitas músicas, sendo muito aplaudidos.

A seguir os alunos da Maestrina e Professora Thailise Roberta Becker, da Escola Municipal Rachel Mader Gonçalves apresentaram bonitas músicas, através de vozes de 11 alunos do curso de Canto Coral, que receberam grandes aplausos.

Em terceiro lugar, o Pastor e Professor Josafá Silva de Souza, da Escola Municipal Rachel Mader Gonçalves, com 22 alunos de violão, teclado e lira apresentaram lindas músicas, sendo objeto de prolongados aplausos.

Em quarto lugar, o mesmo Professor Josafá, desta feita com 19 alunos que estudam na OSSA, apresentaram lindas músicas, encantando a todos.

A Professora de Piano Maria Ignês Scavone de Mello Teixeira, fez um lindo discurso de saudação a todos e justificou a ausência de suas alunas, ficando a apresentação para outra ocasião.

A seguir a Professora Andrielle Cristina da Silva Primiano com 8 alunos do curso de Violino Básico regeu duas belas músicas, encantando a todos quantos ouviram e acompanharam.

Por final, o Maestro e CL Rogério Krieger, com 8 alunos da turma do curso de Violino Avançado fez duas apresentações musicais, sendo uma clássica e outra popular, impressionando a todos pela habilidade dos alunos, um verdadeiro Show.

Ato contínuo o Maestro Rogério homenageou o aluno Yuri, considerado melhor aluno do curso, com freqüência 100%, conferindo-lhe um mimo como incentivo, que a seguir brindou a todos tocando uma bela música.

Após término das apresentações, o Coordenador CL Nilson Izaias Pegorini relembrou que, a Escola de Música Lions, através de concurso junto a Volkswagen do Brasil, dentre 790 projetos apresentados em nível do Brasil, o nosso foi classificado como um dos 10 (dez) vencedores, no programa denominado "Volkswagen na comunidade 2016 Cidadania", credenciando-se para receber o patrocínio na expansão de uma turma da Escola de Música Lions, na modalidade Viola com Arco.

Enfatizou ainda, que se conseguirmos fazer mais e melhor com recursos recebidos, estaremos concorrendo para um novo prêmio denominado de "Sustentabilidade" no próximo ano. Por isso, concitou a todos os envolvidos no Projeto, a se dedicarem com maior criatividade e eficácia, visando a conquistar mais esse desafio.

A seguir usou do microfone a Professora Viviane Prass, Vice-Diretora da Escola Municipal Rachel Mader Gonçalves, que falou em nome de todos os Professores e finalmente desejou a todos votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo de 2017.

Coube ao PCC Cláudio Miessa Rigo agradecer a todos em nome do Lions Clube Curitiba Batel, enaltecendo o esforço e dedicação do Coordenador CL Nilson Izaias Pegorini pelo sucesso da Escola de Música Lions. Aproveitando a ocasião, o PCC Cláudio informou ao público presente que no próximo mês, durante a realização do 46o. FOLAC -Fórum Latino-Americano e do Caribe, em Guayaquil, em Equador, será um dos oradores para apresentação de práticas de atividades leonísticas de sucesso no Brasil: a) - Escola de Música Lions e b) - Casa do Bom Menino-Projeto Crescer, de Arapongas, para conhecimento de todos os Leões da Área Constitucional Três e do Mundo. Por isso, o projeto da Escola de Música Lions deixou de ser simplesmente de Curitiba, mas passará do conhecimento e admiração de todos os Leões do mundo inteiro.

Ser classificado em primeiro lugar da unidade da Volkswagen de São José dos Pinhais já foi motivo de virar notícia nacional e, agora será notícia internacional ao ser convidado para ser apresentado durante o 46o. FOLAC  - Fórum Latino-Americano e do Caribe, em Guayaquil, Equador.

A seguir o CL Nilson Izaias Pegorini convidou cinco alunos, escolhidos aleatoriamente para se dirigirem a frente e entregou presentes de Natal e solicitou-lhes que abrissem e exibissem, esclarecendo que, todos os alunos receberão na saída e, para isso que formassem filas por Escolas e dirigissem ao local de entrega de presentes de Natal que é um belo fone de ouvido.

Esclareceu ainda, que um grupo de empregados da COPEL adotaram alunos da Escola de Música Lions, como fazem todos os anos e contribuíram com recursos financeiros necessários à aquisição de presentes de Natal.

A festa foi encerrado com coquetel, onde todos puderam degustar sanduíches e gelatinas regadas a refrigerantes.

Ao término da bela Festa de Encerramento do Ano Letivo 2016, da Escola de Música Lions, ficamos encantados com belas apresentações dos alunos, a alegria dos pais e responsáveis, do olhar feliz dos professores por sensação do dever cumprido, do Coordenador CL Nilson que teve destacado desempenho no sucesso do evento, sentindo-se aliviado. Dos Associados do Lions Clube Curitiba Batel que se fizeram presentes, colaborando com as múltiplas ações num evento de grande envergadura, que tudo terminou bem.

Queremos agradecer de público ao grupo de empregados da COPEL que, anualmente tem patrocinado na aquisição de Presentes de Natal. Ao Padre José Sival Soares, da OSSA e seus auxiliares que não mediram esforços para impecável organização da festa e cessão do espaço físico. Ao pessoal de Som, que voluntariamente colaboraram para o sucesso das apresentações. As senhoras que trabalharam no preparo de lanches. Enfim, a todos que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso do evento, o nosso profundo reconhecimento e agradecimento, bem como aproveitando a oportunidade, desejamos-lhes votos de Feliz Natal 2016 e Feliz e Venturoso Ano Novo de 2017.

No album de fotos clicando-se abaixo, pode-se ter uma ideia da bela festa de encerramento do ano letivo 2016.

Querer é fazer acontecer.

PDG Tosihiro Ida

Facebook

Site do Lions Clube Curitiba Batel

Site da Escola de Música Lions

Blogue da Escola de Música Lions

Veja aqui relatório com conteúdo e imagens em PDF.

Patrocínio Volswagen

No mês de outubro recebemos a confirmação que o projeto Escola de Música Lions, do Lions Clube Curitiba batel, foi classificado pela Fundação Volkswagen no denominado "Volkswagen na Comunidade 2016".

 

Lions Clube Curitiba Batel apresentou projeto em atendimento ao 9o. Edital de Concurso da Fundação Volkswagen denominado "Volkswagen na Comunidade 2016", visando a recepção de patrocínio para a expansão da Escola de Música Lions, através de oferta de uma nova turma de Viola de Corda.

No Brasil todo foram apresentados 790 projetos, destes foram classificados 2 para cada uma das 10 fábricas (linha de montagem), num total de 20 projetos.

Os nomes de 10 projetos vencedores foram divulgados no dia 21.10.2016, em São Paulo.

Representando a Escola de Música Lions, o seu Coordenador CL Nilson Izaias Pegorini se fez presente ao grande ato, ocasião em que recebeu o merecido trofeu de vencedor da unidade de São José dos Pinhais, no Estado do Paraná, bem como o recurso financeiro de patrocínio.

O prêmio obtido pelo concurso Volkswagen na Comunidade 2016, além de ser um significativo apoio financeiro e de maior divulgação do projeto, é também uma oportunidade de aprimoramento, em função do desafio para vencermos o PRÊMIO SUSTENTABILIDADE, isto é, dentre os 10 projetos que foram vencedores no concurso, aquele que melhor aplicar o recurso e tiver o maior desenvolvimento no período de novembro/2016 a maio/2017, será o vencedor do Prêmio Sustentabilidade e poderá receber novamente o Patrocínio no mesmo valor recebido agora.

Para alcançar este grande desafio, foi realizada a reunião da Coordenação da Escola de Música Lions com todos os membros envolvidos, na OSSA-Obra Social Santo Aníbal, no dia 29.10.2016. A reunião foi muito produtiva, pois todos se comprometeram a trabalhar com maior empenho, visando à conquista de mais um prêmio, o de Sustentabilidade no próximo ano.

Para levar a cabo o projeto, foram aprovadas diversas estratégias, as quais levarão a Escola de Música Lions para novos patamares de conquistas, expandindo sua área de atuação, beneficiando um maior número de jovens residentes em bairros carentes de Curitiba.

As aulas da nova turma de Viola de Corda serão dadas na Escola Municipal Professora Maria Marli Piovezan à partir do próximo dia 04.11.2016, tendo-se o Professor Márcio Ferreira Rodrigues, da Orquestra Sinfônica do Paraná como regente.

Desta forma, o Lions Clube Curitiba Batel vem cumprindo com o seu papel institucional, expandindo a cultura, o espírito de solidariedade, de fraternidade e amor ao próximo.

Quando uma empresa do porte de Volkswagen trabalha com as instituições que atuam em seu entorno, visando à melhoria de condições de vida da comunidade, especialmente de crianças, em parceria, sempre dará bons resultados.

O slogan da Fundação Volkswagen diz: "Toda a força para quem ajuda o próximo". O Lions tem uma longa história desde 1.917, prestando serviços de toda ordem, em 210 países, através de aproximadamente 1.400.000 Associados, levando apoio a quem mais necessita.

No próximo ano Lions Clubs estará comemorando o primeiro centenário, durante a 100a. Convenção em Chicago, ocasião em que estima-se mais de cincoenta mil convencionais se farão presentes, quebrando recordes anteriores e se tornando a maior convenção realizada em todos os tempos da história da humanidade.

Reunião de Coordenação dia 30/09/2016

A Escola de Música Lions promoveu uma Reunião de Coordenação com Professores, Pais e Alunos da escola com a participação da menina Rafa Gomes, vencedora mirim do programa da televisão Voice Kids que, junto com sua mãe, Professora de Música Márcia Gomes estiveram presentes ao evento.

Rafa GomesA reunião da Escola de Música Lions foi aberta a todos e foi realizada na sede da mais nova integrante da parceria do Lions Clubes com as Escolas Municipais Maria Marli Piovezan e Rachel Mader Gonçalves, a OSSA - Obra Social Santo Aníbal, onde novas turmas de aulas de música foram iniciadas no mês de agosto.

O Coordenador do Projeto, Prof. CL Nilson Pegorini, fez as boas vindas aos pais, professores e alunos e apresentou a Prof. Márcia Gomes, que brindou a todos sobre sua experiência musical e que utiliza a música no seu dia a dia. Depois foi a vez de Rafa Gomes encantar a todos com sua graça. Ao final ainda respondeu inúmeras perguntas dos alunos da Escola de Música Lions. Cantou divinamente algumas músicas de seu farto repertório, para a delicia de todos.

A Escola de Música Lions tem reuniões periódicas com Alunos, Pais, Mestres e Associados do Lions e desta participaram a Professora Márcia e Rafa Gomes. As duas encantaram os participantes com palestra sobre música, canções da Rafa aos participantes e ao final as turmas de Coral da Escola de Música mostraram também seu talento musical, deliciando os pais e todos os presentes.

O Coordenador da Escola de Música, Prof. CL Nilson Pegorini fez uma rápida apresentação do projeto e agradeceu ao responsável pela OSSA, Pe. Sival, que disponibilizou o espaço da igreja, onde também é páraco, pelo apoio prestado.

Ao final, em agradecimento à participação dos convidados especiais, Márcia e Rafa, o Prof. Nilson entregou certificado de apreciação do Lions Clube e um ramo de flores.

Os grupos de alunos que se apresentaram foram conduzidos pelos professores Josafá, Tatiana e Thailise. Também estiveram presentes o Maestro CL Rogério Krieger, diretor artístico da Escola de Múisica Lions e a professora de piano Maria Ignes Scavone, acompanhados por diversos associados do Lions Clube Curitiba Batel, e das escola parceiras do projeto.

Ao final, com muita alegria todos os alunos tiraram sua foto com a pequena estrela.

Plateia com Rafa Gomes
Você pode ver essa foto e outras clicando aqui ou na foto

Veja como foi o convite e o local do evento.

ConviteReuniao Coordenacao Mapa

 

Encerramento do 1o. Semestre na Escola - Junho 2016

 

Desta vez o encerramento do semestre das turmas de violino e coral da Escola Maria Marli Piovezan foi dia 01/07/2016, coma grande participação dos pais e responsáveis pelos alunos, o que demonstra que os queridos alunos têm o apoio dos pais para ficarem instruidos na vida musical, o que para nós da Escola de Música Lions é fundamental.

Na sexta-feira, dia 24/06/02016, tivemos o encerramento das atividades do primeiro semestre da Escola de Música Lions na Escola Municipal Rachel Mader Gonçalves, em Curitiba.

O Coral apresentou quatro canções que ensaiaram durante o semestre e o grupo de violão apresentou a 9ª Sinfonia de Beethoven e Asa Branca.

Foi muito bonito, com razoável participação dos pais.

Na próxima sexta-feira teremos o encerramento do primeiro semestre das turmas de violino e canto coral na Escola Municipal Maria Marli Piovezan.

O programa está sendo maravilhoso para essas crianças e precisamos de sua participação, adotando um aluno. Veja como clicando na nuvem.


Reunião com os pais abril 2016

A Escola de Música Lions realizou duas reuniões com os pais, professores e coordenação da mesma durante o mês de abril de 2016. A primeira reunião foi na Escola Municipal Maria Marli Piovezan, dia 8 e a segunda na Escola Rachel Mader Gonçalves, dia 29. O propósito dessas reuniões é se fazer uma integração dos pais na aprendizagem de seus filhos e colher opiniões sobre o andamento do projeto.

Na Escola "Raquel Mader" são realizados os trabalhos aos alunos de violão, comandados pelo Prof. Josafá e canto coral, turma da Prof. Thailise. Na "Maria Marli Piovezan" temos duas turmas de violino, Maestro Rogério Krieger e Prof. Andrielle Cristina e ainda uma truma de coral, da Prof. Tatiane, que contam com a ajuda também, para essas três turmas, da Prof. Carla Daniele.

Essas reuniões fazem parte do planejamento traçado no mês de início das aulas em março último, quando também em duas ocasiões, foram realizadas as reuniões de coordenação do projeto em cada um dos locais parceiros.

 

Colaboração para a Escola de Música Lions

As colaborações para a Escola de Música Lions são muito bem vindas. Você pode "Adotar um Aluno" ou pode "Doar um Instrumento Musical".

Dia 13/12/2015 a "Almeida Lopes Construções e Empreendimentos Ltda" adotou 20 alunos da Escola de Música Lions, para o ano de 2.016, o que nos garantirá iniciarmos o próximo ano letivo com todo o nosso empenho e amor pela causa nobre a que o Lions Clube Curitiba Batel se propôs.

Cada empresa, pessoa jurídica, que fizer sua doação, adotando alunos ou instrumentos musicais aparecerá na nossa lista de Patrocínios e Colaboradores com sua logo marca, mostrando a todos com quem a Escola sempre poderá contar. Envie-nos um e-mail aqui e agora mesmo que emitiremos o boleto de cobrança no valor desejado e lhe enviaremos, para que sua doação seja feita e contabilizada.

Pessoas físicas também são bem vindas para fazer sua doação. Pode ser feita On-Line, pagando da forma que lhe for conveniente: boleto, cartão de crédito, depósito, envio de cheque, etc. Basta clicar aqui e definir como.


 

FELIZ NATAL E

O ANO DE 2016 CHEIO DE

NOVAS VENTURAS

 

 

clique na imagem para assistir o Cartão Vídeo:


Ano de 2015

Encerramento do ano 2015

Em duas concorridas apresentações, dias 4 e 10 de dezembro de 2015, com a marcante presença dos pais e responsáveis pelos alunos da Escola de Música Lions, foi feito o encerramento do ano letivo das aulas de Canto Coral, Violino e Violão.

Dia 4 as turmas de violino e Canto coral se apresentaram na EM Maria Marli Piovezan e dia 10 na EM Rachel Mader, com outra turma de Canto Coral e de Violão.

Assista a um vídeo da apresentação conjunta de Violão e Canto Coral, mostrando a alegria dos alunos, pais e visitantes. Cilique aqui no Facebook.

Veja aqui o relatório de toda a apresentação de 2015

Veja também o relatório da última reunião da coordenação de 2015.

Veja o vídeo "Escola de Música Lions - um pouquinho de imagens" YOU TUBE

Doação de Órgãos

 

Os alunos da Escola de Música Lions fizeram apresentação de alguns números musicais no dia 30.09.2015 às 14h30m, a cargo da Maestrina Professora Tatiana Honório da Silva.

A Maestrina Tatiana e outra Professora conduziram os alunos, da Escola Municipal Professora Maria Marli Piovezan até o Hotel onde será realizado o seguinte evento:

II FÓRUM ESTADUAL PARANÁ PELA VIDA:
DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS.

Os alunos são moradores do Bairro Uberaba, próximo ao local e têm esta oportunidade de se apresentar num evento de âmbito Estadual, de significativa e importância.

Através de parceria desta natureza, poderemos proceder à inclusão e promoção na escala social de dezenas e dezenas de jovens, contribuindo para formação como cidadão integral, capazes de liderar suas vizinhanças para o caminho do bem comum.

O fórum terá abertura com os alunos e seguirá até o dia seguinte 01/10/2015, conforme programação da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.

escola

clique para ver como foi o programa completo


Questionário de Avaliação do 1º Semestre/2015

Durante o encerramento do 1o. Semestre letivo de 2.015, os pais ou responsáveis pelos alunos da Escola de Música Lions responderam o questionário de avaliação e nos trouxeram importantes consideraçoes. Veja a seguir quais foram as respostas às indagações feitas.

 

O encerramento contou com a presença da Professora de Piano, Maria Ignês Scavone de Mello Teixeira que apresentou uma palestra aos pais e alunos sobre a Importância da Música.

 

As turmas que participaram das apresentações e da pesquisa são das escolas:

I – ESCOLA MUNICIPAL MARIA MARLI PIOVEZAN

II – ESCOLA MUNICIPAL RACHEL MADER GONÇALVES

As perguntas:

. Aponte dois aspectos positivos da Escola de Música Lions neste primeiro semestre.

a. A oportunidade que o Lions oferece às crianças e a motivação para que se tornem pessoas melhores;
b. Responsabilidade;
c. União e responsabilidade com os assuntos da Escola;
d. Auxilia os alunos com comportamento e responsabilidade;
e. Incentivo às crianças a ouvir e buscar mais sobre música, comportamento cultura das crianças;
f. A filha está adorando as aulas de violino;
g. Agradece a oportunidade; as filhas participam desde 2012;

h. Organização e responsabilidade;
i. A pontualidade nos horários e paciência da professora;
j. Comprometimento e responsabilidade;
k. Incentivo à música e leitura;
l. Conhecimento de músicas diferentes;
m. Está sendo bom II;
n. Organização;
o. União entre os alunos e professores;

2. Aponte duas coisas que seu filho/sua filha melhorou neste semestre.

a. A dedicação e força de vontade;
b. Perdeu a timidez e tem maior interesse pela música II;
c. Comportamento e responsabilidade;
d. Relacionamentos com colegas, parentes, etc
e. Está mais afinado;
f. Melhorou o interesse pela música;
g. Coletividade, atenção, dicção, concentração;
h. Atenção, senso do coletivo, ficou mais articulada;
i. Filhas comprometidas e responsáveis com os horários; ajudou no relacionamento e perderam a timidez;

j. Ficou mais responsável; gosta muito;
k. Ficou mais comunicativa e alegre;
l. A atenção no que está fazendo e a leitura II;
m. Mais sociável e responsável;
n. Mais calma; menos agitada;
o. Mais responsabilidade com as tarefas e horários;
p. Ela vive cantando;
q. Melhorou o canto e se enturma melhor com os colegas;
r. Mais disponibilidade de cantar e dançar;

 

3. Apresente suas sugestões para melhorar a Escola de Música Lions no segundo semestre.

a. Tem crianças que não estão levando a sério e não prestam atenção nas aulas. Sugere advertência por escrito do Maestro;
b. Se pudesse aumentar ao menos mais um dia de aula seria fantástico;
c. Músicas mais atuais, modernas;
d. Está ótimo; não tem o que melhorar;
e. Possibilidade de mais aulas durante a semana;
f. Tudo muito bom sempre;

g. Deveria ter uma só professora;
h. Está tudo bom;
i. Não tenho nada a sugerir;
j. Os horários e mais dias disponíveis para novas turmas;
k. Horário das aulas mais cedo;
l. Nada IIII;

 


Conheça os locais - mapas

 


Aulas de Piano

Duas alunas da Escola de Música Lions receberam gratuitamente bolsa de estudos para aprenderem piano e já iniciaram as aulas a partir de abril de 2015 com a Professora Maria Ignes Scavone, que ofereceu seu tempo, como voluntária, para se dedicar a esse ensinamento.

 

Sacavone, além de professora de piano é estudiosa e grande incentivadora do Método Suzuki, tendo editado um livro sobre o assunto "Estrelinhas brasileiras" com versões de aplicação do método com músicas pátrias.

 

As mães levam as alunas às aulas uma vez por semana ao estúdio Scavone e enquanto aguardam, participam do aprendizado.

 

 


Aulas de violão

Também em abril de 2015, com a ajuda do Professor Josafá Silva de Souza, com patrocínio da UNINTER, foram iniciadas as aulas de violão. Uma turma de alunos se reunem na Escola Municipal Rachel Mader Gonçalves e se deliciam com as aulas.

 

Os violões foram conseguidos junto aos pais e à Comunidade Escola para ser possivel ensinar até 20 alunos das vizinhanças.

 


Aula Inaugural 2015

Pais, alunos, professores e associados do Lions Clube Curitiba Batel participaram, nos dias 5 e 6 de março de 2015, da aula inaugural da Escola de Música Lions realizada nas Escolas Municipais Maria Marli Piovesan e Raquel Mader, no bairro do Uberaba em Curitiba.

Na ocasião o Professor CL Nilson Pegorini apresentou o projeto aos pais, enfatizando que o objetivo principal da escola é levar cidadania por meio da música aos alunos e seus pais ou responsáveis.

O Associado ao Lions, CL Tosihiro Ida apresentou uma palestra aos presentes falando sobre os direitos e deveres da escola, dos pais e dos alunos, mostrando que a família é o elo essencial para a felicidade dos filhos.

Veja aqui mais fotos da aula inaugural

 


Memória Reunião da Equipe Colegiada de Coordenação

da Escola de Música Lions – Planejamento 2015

No dia 10/02/2015, às 17h, reuniu-se a Equipe Colegiada de Coordenação da Escola de Música Lions, na sala de reuniões da Escola Municipal Rachel Mader com a presença das Professoras Sandra, Claudete, Carla, Tatiana, Thailise, Raquel, e dos companheiros do Lions Clube Curitiba Batel Tosihiro, Rogério, Carlos Eugênio e Nilson. Abrindo a reunião Prof. Nilson acolheu a todos(as) lembrando que no final do ano a equipe realizou uma reunião de avaliação do ano e propôs a leitura da memória daquela reunião, que foi feita pela Professora Claudete. Nilson lembrou também que naquela reunião foi decidido aplicar aos pais das crianças um questionário de avaliação da Escola de Música, o qual foi recolhido no dia do encerramento das atividades do ano. Nilson apresentou uma síntese do questionário e deu ênfase a alguns itens da síntese. Fizeram-se muitos comentários a respeito da avaliação dos pais. Houve proposição de que novo questionário seja novamente aplicado no final deste ano. Maestro Rogério sugeriu acrescentar a disciplina de Violoncelo, argumentando sua posição no sentido de ampliar e enriquecer a Escola de Música. Para tal haveria necessidade de adquirir os instrumentos e contratar outro professor. A proposta foi considerada interessante, mas Nilson e Carlos Eugênio expuseram que a aprovação de continuidade e financiamento da Escola de Música para o ano 2015, por parte do Lions Clube Curitiba Batel, foi para a manutenção da atual estrutura. Para qualquer outro investimento ou ampliação haveria necessidade de aporte externo de recursos. Em seguida partiu-se para o planejamento do ano, que resultou nas seguintes definições:

 

Inscrições para o ano atual: Carlos Eugênio preparará as fichas de inscrições, os termos de compromisso dos pais, bem como os contratos de prestação de serviço voluntário para os professores, bem como a renovação dos convênios com as Escolas. A partir do dia 19/02, quando iniciarão as aulas nas Escolas, serão iniciadas as inscrições. Nilson lembrou que o Lions Batel aprovou a continuidade da Escola de Música para o ano 2015, com o mesmo formato de turmas e professores do ano 2014. Carlos Eugênio – Tesoureiro do Clube – explicou a contingência de recursos do Clube para manutenção da Escola e também explicou o modelo de contrato de prestação de serviços voluntários feito com os professores e a necessidade de fornecimento de notas fiscais que comprovam despesas contraídas para prestação de tal serviço. Tomou-se ainda como critério matricular ou inscrever primeiro as crianças que já fazem parte da Escola de Música e havendo vagas aceitar a inscrição de novas crianças. As duas turmas de violino terão suas aulas nas sextas-feiras, na Escola Maria Marli Piovezan. As turmas de coral terão aulas na quarta-feira, na Escola Maria Marli Piovezan, e na sexta-feira, na Escola Rachel Mader. Havendo vagas na turma do violino avançado, os melhores alunos da turma de iniciantes poderão ser transferidos para aquela turma, abrindo-se vagas para novos alunos na turma de iniciantes. Dar-se-á preferência aos alunos que já participaram das turmas de Canto Coral, com mais de oito anos. Quanto às turmas de coral colocou-se limite de 50 crianças.

 

Início das aulas da Escola de Música Lions/2015: Na Escola Maria Marli Piovezan as aulas de Canto Coral iniciarão no dia 04/03, às 18h, e as aulas de violino no dia 06/03, às 17h30. Na Escola Rachel Mader as aulas de Canto Coral iniciarão no dia 06/03, às 17h30.

 

Reuniões com os pais: foram definidas três reuniões com os pais, assim:

1º reunião - abertura do ano: na Escola Maria Marli Piovezan no dia 06/03, às 18h30 e na Escola Rachel Mader no dia 05/03, também às 18h30. Nessa reunião serão dadas todas as informações aos pais sobre os propósitos da Escola de Música Lions, os compromissos e responsabilidades, a programação do ano, as avaliações que foram feitas pelos pais e outros detalhes.

 

2ª reunião – Encerramento do primeiro semestre. Na Escola Maria Marli Piovezan no dia 02/07 e na Escola Rachel Mader no dia 30/06. Nessa reunião haverá momento de reunião com os pais, seguida de apresentação das crianças.

 

3ª reunião – Encerramento das atividades do ano. Não foram ainda definidas as datas, mas será no início de dezembro, próximo do encerramento do ano das Escolas.

Apresentações externas. Reforçou-se a importância de tais apresentações, mas falou-se também das implicações em termos de transporte, pessoas que devem acompanhar, lanche, etc. Professora Thailise ficou de ver as datas dos Festivais de Corais de Pinhais e do SESC. Todos ficaram de ver outras possibilidades de apresentações, em especial para o primeiro semestre. A ideia ou propósito é de que aconteçam duas apresentações no primeiro semestre e outras duas no segundo semestre.

 

Antes de concluir a reunião Nilson lembrou do propósito da Escola de Música Lions, que além de proporcionar às crianças habilidades no canto e na música, é formar bons cidadãos com valores e espírito de liderança e que isso vem sendo alcançado e que agora estamos adentrando no quarto ano de caminhada nesta direção. Desejou a todos um ano exitoso e fecundo e, assim, encerrou a reunião.

 

Eu, Nilson Izaias Pegorini, elaborei esta memória que poderá ser acrescida de novas informações ou detalhes dos demais participantes da mesma.


ANO DE 2014

24/09/2014: - Lions Clube Curitiba Batel recebe o selo de parceiro da campanha 'Doação de Órgãos - Fale sobre Isso' e os alunos da Escola de Música Lions, de canto coral e violino das escolas Maria Marli Piovezan e Raquel Mader se apresentaram durante o evento mostrando um pouco de música em pról da vida.


Festival de Corais de Pinhais

No dia 04 de junho de 2014, às 19 horas, o Coral da Escola de Música Lions se apresentou na Festiva de Corais de Pinhais no CENFORTI – Centro de Formação de Pinhais, em Pinhais/PR, sob a direção da Professora Thailise Becker.

Veja no clipp como foi:


Professor de Violino

No dia 8 de maio 2014 o Professor CAIO ALEXANDRE MEY passou a fazer parte da Escola de Música Lions, como voluntário, tendo na ocasião assinado parceria com o Lions Clube Curitiba Batel.

Prof Caio iniciou neste semestre as aulas de Violino a partir do dia 09.04.2.014.


Abertura da Escola de Música Lions em 2.014

A ESCOLA DE MÚSICA LIONS, através do LIONS CLUBE CURITIBA BATEL em parceria com FAE, Bom Jesus, IPAB e apoio do Programa Comunidade Escola da regional Cajuru retomou no dia 12 de março às atividades, ensaios e aulas gratuitas de coral e violino oferecidas às crianças que residem nas Comunidades da Vila Audi, União Ferroviária, Alvorada, Uberaba e adjacências na E. M. Maria Marli Piovezan e E.M Rachel Mader.

 

No evento de abertura dos trabalhos do ano o Prof. CL Nilson Pegorini, Presidente do Lions Clube Curitiba Batel, trabalhou com as questões de responsabilidade, compromisso e cronograma do ano , apresentando a equipe de trabalho e parceiros do Projeto aos pais, responsáveis e participantes .Para o presidente, esse aprendizado "vai muito além de ocupar o tempo ocioso e ensinar música às crianças. A Escola de Música está formando cidadãos melhores".

 

A preocupação com a segurança, qualidade, presença da família, compromisso com estudo e disciplina foram enfaticamente conversado com os presentes.

 

Para abrilhantar a noite foi promovida uma palestra e apresentação musical com prof. Dr Guilherme Romanelli violinista e violista, doutor e mestre em Educação pela UFPR. Ele colocou em muitos momentos a presença da música no cotidiano, nos atraindo, aproximando, encantando e empolgando. Para ele "a oportunidade de aprendizagem e estudo da música deve ser agarrada, pois ela abre portas, dá asas à imaginação, à criatividade, ao crescimento pessoal", além de que a "música é uma linguagem universal". Com dinâmicas divertidas permitiu a todos brincar com alguns sons e explorar talentos reforçando que "um grande músico não é nada sem o dom porém que o dom não é nada sem o trabalho", motivando os presentes pela importância da disciplina necessária.

 

As aulas de coral acontecerão as quartas e quintas-feiras das 17h30 as 19h com a regente Prof. Thailise Becker e as de violino, com o Maestro Rogério Krieger todas as quartas e sextas no mesmo horário.

Para inscrições ou informações procurar a Escola Municipal Maria Marli Piovezan ou fone 3364 44 53.

Ainda há vagas para os interessados.

 



Veja como foi o ano de 2013

 

III ENCONTRO FAE DE CORAIS UNIVERSITÁRIOS 

Para celebrar a Semana Franciscana do Grupo Bom Jesus, neste sábado (28), às 19h30, no Teatro Bom Jesus, acontece o III Encontro FAE de Corais Universitários.

Esta edição conta com a participação dos Corais da FAE e do Colégio Bom Jesus Lourdes, além de outras Instituições.

 

O repertório será composto por músicas brasileiras e internacionais como “Eu só quero um xodó”, “Maracangalha”, “Andar com fé”, “Eres tu”, entre outras.

 

Segundo o maestro o objetivo do encontro é realizar um intercâmbio entre os corais e criar um espaço de valorização e divulgação do canto coral nas instituições universitárias de Curitiba.

 

Serviço:

III Encontro FAE de Corais Universitários

Data: 28 de setembro (sábado)

Horário: 19h30

Local: Teatro Bom Jesus (Rua 24 de maio, 135)

Entrada franca.


Os alunos da Escola de Música Lions, de canto coral, participarão do evento sob a regência da Profª Thailise R. Becker.


AGDL adota 26 alunos

A Associação dos Governadores dos Distritos Múltiplos "L" - AGDL, de Lions Clubs International, firmou termo de parceria com Lions Clube Curitiba Batel adotando 26 alunos da Escola de Música Lions, dentro do Projeto "Adote um Aluno da Escola de Música Lions".

 

O Termo foi assinado na última terça-feira, dia 17/09/2013 e em contrapartida o LCC Batel, devido a ter em seu quadro  de associados, muita experiência em informática, fará toda consultoria nessa área para informatizar completamente as atividades nacionais da AGDL. O trabalho começou mesmo antes da assinatura da parceria, tendo sido estabelecida a primeira reunião virtual da diretoria daquela associação no dia 14/09/2013, quando associados dos quatro cantos do Brasil puderam participar da teleconferência podendo interagir entre eles em tempo real.

 

Um pequeno clipe do evento, de 2 minutos, pode ser visto aqui.


Nova apresentação da Orquestra de CÂMARA Lions

A Orquestra de Câmara Lions se apresentará no próximo dia 30 de agosto de 2.013 no Canal da Música, em Curitiba PR às 20h00 com o seguinte repertório:

  • Eine Kleine Nachtmusik -W.A.Mozart ( 1o. Movimento)

  • Cantata 147 - J.S.Bach

  • Minueto em Lá Maior - L. Boccherini

  • Cantigas - R.Krieger

  • Concertino em Ré Maior - R.Krieger

  • Concertino Barroco - R.Krieger

Venha você também participar desse grandioso evento.

A Bilheteria a preços módicos será revertida totalmente para a Escola de Música Lions.

Saiba mais sobre a Orquestra Filarmônica Lions  aqui


Encerramento do semestre letivo 07/2013

Dia 08/07/2013 foi feito o encerramento do semestre letivo aos alunos da Escola de Música Lions nas dependências da Escola Municipal Maria Marli Piovezan, parceira do projeto.

 

Na ocasião os alunos do Coral e de Viliono se apresentaram aos pais, avós e membros da família em grande estilo. Os pais tiveram a oportunidade de assistir importante palestra sobre os anseios das crianças junto às suas famílias proferida pelo Companheiro de Lions Clube, Tosihiro Ida.

 

Saiba mais no blogue


ADOTE UM ALUNO DA ESCOLA DEE MÚSICA

A adoção de um aluno foi uma forma desenvolvida pela Escola de Música Lions  para conseguir obter recursos imediatos para nossa Escola enquanto mobilizamos outras formas de patrocínio.

A campanha está dentro do “Vamos Fazer Chover Música” desenvolvida em 2012 que, na sua primeira etapa conseguiu muitos instrumentos musicais para a escola.

Agora faltam outros itens e recursos que devem ser adquiridos e que não vieram na doação de instrumentos, além da manutenção de gastos de professores.

Cada participante deve doar um valor de R$ 300,00 e com isso poderá “adotar” um aluno dos 80 existentes na Escola atual que mantemos na Escola Maria Marli Piovezan, no Uberaba.

Pretendemos expandir esse sucesso em outros locais e estamos também conseguindo viabilizar patrocínios de acordo com a Lei Rouanet já aprovado, mas ainda não operacionalizado, conforme 'notícia já veiculada.

Você também pode contribuir clicando aqui e fazendo sua adoção de um aluno.



ANO NOVO VIDA NOVA PARA A ESCOLA DE MÚSICA LIONS

convite

 

A Escola de Música Lions continua em 2.013 atendendo alunos de Canto Coral e Violino, numa realização do Lions Clube Curitiba Batel, Escola Maria Marli Piovezan, FAE e Colégio Bom Jesus em parcerias consagradas do Instituto Pró Arte Brasil e da Associação Pais Professores e Funcionários da Escola Maria Marli Piovezan - APPFEMMP, contando ainda com o importante apoio da Comunidade Escola da Prefeitura de Curitiba.

 

Neste ano a aula inaugural será dia 01/03/2013 e as inscrições já podem ser feitas na secretaria da Escola.

A ficha de Inscrição pode ser copiada neste link e levada preenchida pelo responsável do aluno interessado.

 

O responsável, depois da ficha de inscrição ter sido analisada e o aluno ter sido selecionado pela Escola de Música Lions, para Canto Coral ou para Aulas de Violino devem assinar um Termo de Compromisso. Veja o termo aqui.

 

A Escola está presente todos os dias no FaceBook. Visite-nos e deixe sua mensagem:

www.facebook.com/escolademusicalions

 

ChoverMusicaA Campanha "Vamos Fazer Chover Música" está aberta para você participar e ajudar no projeto doando instrumentos musicais ou de outras formas.

Consulte o site da Campanha clicando aqui

Consulte nossa fanpage: fanpage

 

 

folder1

folder2


Veja como foi em 2012:

Contribuições ao Projeto:

 

Veja como você pode ajudar

 


 

Conheça também:

 

Material de Divulgação

Histórico do Projeto

Escola de Música Lions

Local de Ensaios

Conheça Lions Clube

Requisitos e Compromissos

Informações e Notícias de 2012

Veja também o blog da "Escola"

 

Coletânea de FOTOS:


Conheça o projeto:

ChoverMusica

Escola Municipal Maria Marli Piovezan

Rua Velcy Bolivar Grando 105-Uberaba

81560-615 Curitiba -PR

Fone (41) 3364-4453

Informações e Notícias

"Quero Quero" e o encerramento de 2012

Na tarde do dia 12 de dezembro foi feito o encerramento do ano letivo da Escola de Música Lions, na Escola Maria Marly Piovezan onde o projeto foi iniciado. O Lions Clube Curitiba Batel, organizador do projeto, junto com os parceiros que foram fundamentais para a realização do mesmo, promoveram um encontro com pais e responsáveis pelos alunos para que as duas turmas, uma de violino e outra de canto coral pudessem mostrar sua evolução.

EncerramentoMaestro Rogério Krieger, conduziu seus alunos de violino para apresentarem a composição "Quero Quero", de sua autoria. A composição foi uma homenagem aos "Quero Quero", pássaros que estavam sempre presente nos jardins da escola e que eram atraidos pelo som da música dos alunos durante os ensaios.

O ponto alto da apresentação foi o primeiro acorde feito em unisono pelos dez pequenos músicos que portavam com maestria seus violinos, levando os pais a se emocionarem ao ouvirem seus filhos tocando, em tão pouco tempo de estudos e treinos.

Na sequência foi a vez da turma de canto coral se apresentar, com as vozes angelicais cantando para uma plateia atenta e cheia de orgulho, querendo distinguir a voz de seu filho entre os tantos cantores, sem no entanto conseguir, pois todos cantavam divinamente, conduzidos pela maestrina Professora Tatiana Honório da Silva.

Funcionários da Copel, também parceira do projeto, representada pelo Companheiro Leão João Santos, Presidente da Região Alfa da Governadoria do Lions Clube fez a distribuição de presentes a todos os alunos da Escola de Música Lions, tendo cada funcionário participante adotado um aluno.

Ao final todos os presentes fizeram uma confraternização pelo encerramento do ano quando foi servido lanche e sorvete para as crianças e seus pais.

Vamos Fazer Chover Música na FAE

Celebração Eucarística lança campanha de arrecadação de instrumentos musicais

10/10/2012 - Membros do Lions Clube Curitiba Batel e de um grupo de Designers voluntários estiveram na FAE Centro Universitário em uma celebração eucarística, ministrada pelo Reitor, Frei Nelson José Hillesheim, para o lançamento da campanha “Vamos fazer chover música”.

[Veja página da FAE]

A Campanha já está com vários incentivadores e pontos para coleta de instrumentos, entre os quais a FAE.

Veja onde você pode doar um instrumento musical para a Escola de Música Lions:

Atendimento dos pontos de coleta em horário comercial.

Ponto São José dos Pinhais

FAE - São José dos Pinhais
Av. Rui Barbosa, 9551, São José dos Pinhais.
Fone: 2117-9800

Ponto Água Verde

Escritório
Rua Acre, 293

Ponto Centro

FAE Centro Universitário – Prédio I
Rua 24 de maio, 135, Centro, Curitiba, PR
Fone: 0800 727 4001

Ponto Centro 2

Associação dos Aposentados e Pensionistas da COPEL
Rua Tapajós, 434

Ponto ESIC Business School

Rua Pe. Dehon, 814 - Hauer
Fone: (41) 3376-1417

Ponto Santa Mônica

Rodovia BR-116, km 6.500 - Colombo - PR
Fone: (41) 3675-4200

Saiba mais sobre a campanha aqui

Resultado Prêmio FAE Gazeta do Povo

O projeto Escola de Música Lions ficou em 2º lugar na categoria Projetos Culturais.

O Prêmio FAE & Gazeta do Povo – Identidade Brasil foi promovido com o objetivo de incentivar a discussão entre a comunidade acadêmica e o mercado de trabalho sobre a criação de soluções para melhorar as relações organizacionais, sociais, culturais e políticas do país.

O prêmio contemplava com maior ênfase projetos a serem implantados o que não era o caso da Escola de Música Lions, já em pleno andamento, mas mesmo assim foi considerado.

Na galeria de fotos apresentadas pela FAE [Veja aqui] tem algumas fotos do estande apresentado pelos alunos da Escola de Música Lions durante a feira de gestão

Feira de Gestão da FAE

Dias 3 e 4 de outubro a Escola de Música Lions apresentou-se na Feira de Gestão da FAE/2012.

Em estande específico na dimensão cultural, com banner, TV e notebook, além de pasta com diversos materiais, foram apresentadas as reportagens sobre a Escola continuamente e um roteiro em power point .

No primeiro dia estiveram presentes seis crianças uniformizadas e no segundo dia mais quatro crianças, todas elas alunos da Escola de Música Lions e acompanhadas por suas mães. As crianças, muito espontaneamente, cantaram as músicas do repertório de ensaios.

No primeiro dia da feira equipes técnicas de julgamento  (uma professora de música, um profissional de marketing e uma jornalista da Gazeta do Povo) fizeram as entrevistas  e antes da apresentação do artista Gilberto Gil, foi feito o anúncio dos vencedores do Prêmio FAE & Gazeta do Povo nas três dimensões (econômica, social e cultural).

O projeto Escola de Música Lions será publicado na Revista Eletrônica da Feira de Gestão, desenvolvida especialmente para promover a divulgação dos trabalhos.

A Escola de Música Lions promove também a Campanha de Doação de Instrumentos Musicais e no próximo dia 09 de outubro está prevista uma Missa de Lançamento da Campanha às 18h, na FAE, com presença do Coral da FAE quando será feita a entrega solene dos três violinos doados por professores da FAE à Campanha.

II Encontro de Corais

Os alunos do Coral da Escola de Música Lions fizeram sua apresentação no II Encontro de Corais, promovido pela FAE Centro Universitário, no dia 29/09/2012, no teatro Bom Jesus.

 

Escolas de Música recebe visita da Eletrosul

Neste dia 28 de setembro de 2012 a Escola de Música Lions recebeu visita do Sr. Gabriel Pauka da Eletrosul, sediado na capital paranaense e novo administrador do projeto que tem o patrocínio da empresa.

Gabriel veio se apresentar aos administradores do projeto e aos professores da Escola de Música Lions criada junto à Escola Maria Marli Piovezan, onde se desenvolve o trabalho a crianças de seis a catorze anos em duas turmas de canto coral e duas turmas de violino. Durante a visita os administradores e professores presentes prestaram alguns esclarecimentos sobre o andamento do projeto.

Vamos Fazer Chover Música

Durante a primeira apresentação mundial da Orquestra Filarmônica Lions realizada no Teatro Guaira dia 26 de setembro de 2012 foi feito o lançamento oficial da Campanha "Vamos Fazer Chover Música" [Ver aqui].

A campanha criada pelo Lions Clube Curitiba Batel, junto com um grupo de jovens colaboradores, prevê arrecadação de instrumentos musicais parados em boas condições de uso por crianças de comunidades de baixa renda, visando proporcionar mais cultura e qualidade de vida para às mesmas.

A campanha será veiculada e amplamente divulgada em mídias sociais como Facebook e Twitter.

Estará presente também em cartazes e flyers divulgados nos eventos ministrados pelo Lions Clube e em locais parceiros com o projeto.

Orquestra Filarmônica Lions se apresenta

Dias 26 e 27 de setembro serão as primeiras apresentações da Orquestra Filarmônica Lions, criada pelo Lions Clube Curitiba Batel.

Você está convidado para assitir o repertório que será executad: quatro obras do regente e maestro Rogério Krieger: Abertura Sinfônica, Motus Sinphonicus, Concertino Barroco, a obra Allegro Maestoso e Intermezzo e a apresentação da 5ª Sinfonia de Beethoven.

Ingressos a venda, a preços populares, na bilheteria do Teatro Guaira[Veja mais aqui]

 

Doação de Violino

No último dia Dia 6 de setembro a Escola de Música Lions recebeu mais um violino em doação, desta feita da Profª Aline Fernanda Pessoa Dias da Silva – Coordenadora do Curso de Direito da FAE Centro Universitário. O violino foi entregue ao Coordenador da Escola de Música Lions, CL Nilson Pegorini "Queremos agradecer a Profª Aline e dizer que gestos como esse reafirmam nosso compromisso de permanente empenho na causa de promoção da dignidade humana, em especial das crianças da Escola de Música Lions" , afirmou o coordenador ao receber o instrumento musical.

A Escola de Música Lions continua sendo notícia:

As atividades desenvolvidas no encerramento do semestre para os alunos da Escola de Música Lions continuam gerando notícias.

Desta vez a FAE, parceira na realização deste projeto, divulgou no FAE Express notícia da Escola de Música Lions conforme vocês poderão ver clicando na figura.

A Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (AFESBJ) mantenedora da FAE e do Colégio Bom Jesus tem contrato de parceria assinado com o Lions Clube Curitiba Batel desde março de 2012 para a realização conjunta da Escola de Música.

O Núcleo de Extensão Universitária da FAE Centro Universitário também convidou os alunos de canto coral da Escola de Música Lions para participar do “II Encontro FAE de Corais Universitários”, que será realizado em 29 de setembro de 2012, sábado, no Teatro Bom Jesus – Rua 24 de maio, 135 – Centro, às 19h.

Clique para ampliar o convite ao lado.

Os alunos certamente estarão sendo preparados para essa apresentação, que marcará a abertura da Semana Franciscana na FAE Centro Universitário e do Colégio Bom Jesus.

Violinos ajustados

Os violinos da Escola de Música Lions foram ajustados e estão prontos para uso dos alunos neste segundo semestre letivo.

Dia 03/08/2012 os violinos foram entregues e levados imediatamente para a Escola.

O Técnico Robson Cristian Santos deu uma pequena demostração dos cuidados que se deve ter com esse tipo de instrumento musical. Veja no vídeo ao lado.

Escola de Música Lions reinicia as aulas

Neste dia 01 de agosto de 2012 foram reiniciadas as aulas de Canto Coral e Violino da Escola de Música Lions mantida junto à Escola Maria Marly Piovezan. Nesse dia a Escola recebeu a visita do Sr. Robson Galdino, acompanhado do Dr. Roberto Colliva e da jovem Louise. Eles foram fazer a entrega de mais um violino doado para os alunos da Escola, motivados pelas informações recebidas pela mídia. Em sala de aula o visitante e doador do violino ainda distribuiu um delicioso bombom para cada aluno, prometendo que vai ajudar o Lions Clube em uma campanha de coleta de instrumentos musicais.

Na mesma ocasião, o Maestre Rogério Krieger noticiou também o recebimento de outro violino doado pela Empresa de Informática PELISSARI, representada pelo seu proprietário Roberto Pelissari.

O Lions Clube Curitiba Batel agradece a esse gesto de solidariedade para com o projeto.

[Veja também no blog a gravação]

Aluna Heloisa ganha violino

A aluna da Escola de Música Lions Heloisa de ganhou um violino para seu próprio uso no programa de televisão da rede Record, Balanço Geral Curitiba, pelo apresentador Gilberto.

Informações sobre essa doação podem ser apreciadas no fecebook - Balancogeralcuritiba: Clique aqui.

O Lions Clube Curitiba Batel, um dos realizadores da Escola de Música Lions, está se organizando para receber em doação outros violinos que estejam em condições de uso para serem disponibilizados aos alunos.

Se você pode fazer a doação de um violino para outros alunos, entre em contato com lionsbatel@lions.org.br para oficializarmos mais esse gesto.

Primeira Apresentação Pública

A apresentação dos alunos do Canto Coral e o Primeiro Concerto Didático apresentado pela  Orquestra de Câmera de Curitiba, realizado no último dia 7 de julho, coroaram o encerramento do semestre das aulas da Escola de Música Lions na Escola Municipal Maria Marli Pioveza, em Curitiba.

No final da tarde os pais e responsáveis pelos alunos da Escola de Música chegaram mais cedo ao local do encerramento para participarem de uma reunião/apresentação sobre os trabalhos que estão sendo realizados com seus filhos. O Coordenador do Projeto, Prof. Nilson Pegorine discorreu sobre os objetivos desse projeto e falou sobre a importância do bom uso do tempo disponível pelos alunos no contraturno escolar.

Este projeto visa utilizar o tempo ocioso das crianças no contraturno escolar, quando elas poderiam estar sujeitas a vários riscos. Visa também oferecer às crianças uma perspectiva de desenvolvimento pessoal, crescimento da auto estima e o cultivo de sonhos e projetos para suas vidas. Com o aprendizado das habilidades musicais as crianças aprenderão e assimilarão a capacidade de concentração, disciplina e desenvolvimento de outras habilidades, o que certamente contribuirá com seu desempenho escolar, relacionamento familiar e social.

Na reunião, os pais e responsáveis pelas crianças puderam questionar os realizadores do projeto e também entender o que os Lions Clubes fazem no mundo e quais são os seus propósitos, nas palavras do Past-Presidente do Conselho de Governadores dos Distritos de Lions existente no sul do Brasil, Claudio Rigo.

Orquestra Filarmônica Lions

Logo após a reunião os pais e responsáveis tiveram a oportunidade de apreciar a apresentação dos alunos de canto coral que deliciaram uma platéia de muitos convidados ouvintes que se reuniram no sagão. Na sequência o Maestro Rogério Krieger, da Orquestra Filarmônica Lions, apresentou seus convidados da Orquestra de Câmera de Curitiba que mostraram aos alunos e à plateia diversas obras musicais, de forma didática, para que os alunos pudessem conhecer as diferenças entre diversos instrumentos do cordas tais como violino, viola e violoncelo. O ensaio didático foi muito aplaudido por todos.

Emissoras de televisão acompanharam toda a apresentação e gravaram um bela reportagem com os principais momentos do evento, com entrevistas com pais, alunos e coordenadores do projeto

Veja aqui a RPC TV:

Projeto ensina música a alunos de escola municipal

Escola de Música Lions muda realidade de crianças em situação de vulnerabilidade social

Projeto viabilizado por meio do patrocínio da Eletrosul Centrais Elétricas oportuniza aulas de violino e canto-coral

A Escola de Música Lions, que recebe patrocínio da Eletrosul Centrais Elétricas, está ajudando a transformar a realidade de aproximadamente 100 crianças em situação de vulnerabilidade social que moram no entorno da Escola Municipal Maria Marli Piovezan, localizada no bairro Uberaba, em Curitiba. Por meio de aulas de violino e canto-coral, as crianças aprendem a ter disciplina, a trabalhar em grupo e ainda desenvolver sua sensibilidade artística.

As aulas, que têm duração de duas horas e acontecem duas vezes por semana, são ministradas pelo maestro renomado internacionalmente Rogério Krieger e pela professora Tatiana Honório da Silva. De acordo com o maestro, a Escola ainda oferece a possibilidade das crianças terem uma profissão relacionada à música no futuro. “São crianças muito pequenas e ainda estamos no início das atividades, mas já é possível identificar aquelas que têm maior aptidão para a música. Eu já participei de outros projetos semelhantes, porém aqui realmente há um entusiasmo digno de nota. Certamente podem sair grandes músicos dessa Escola”, afirmou Krieger. As atividades relacionadas ao projeto iniciaram em abril deste ano e as crianças têm entre sete e 14 anos.

O maestro ainda salientou os benefícios da música no desenvolvimento das crianças. “Está provado cientificamente que as crianças que aprendem música logo no ensino básico desenvolvem coeficiente de inteligência maior do que aquelas que não o fazem. Isso sem falarmos no desenvolvimento afetivo, que todos têm com a música”, salientou.

Além de auxiliar com os custos gerais para manutenção do projeto, a Eletrosul viabilizou a aquisição de 15 violinos. Os investimentos somam R$ 25 mil. Outros sete violinos foram disponibilizados por meio do programa Comunidade Escola, do governo municipal. O projeto ainda recebe apoio do próprio Lions Clube, da Escola Municipal Maria Marli Piovezan, onde acontecem as aulas, da Associação de Pais e Professores da escola, do Instituto Pró-Arte Brasil, da Unifae (Centro Universitário FAE) e do Colégio Bom Jesus.

Para a professora da Escola, Luíza Akemi Kondo, as aulas não ensinam apenas música às crianças, elas estão aprendendo a serem cidadãos. “Esse contexto aqui é de miséria. Muitas crianças não têm tem pai ou mãe, estão acostumados com gritos, agressão, são indisciplinadas...Elas chegam aqui, têm contato com o maestro, que as trata com tanto respeito e ternura, e são cativadas. Então estamos realmente surpresos com os resultados”, disse.

A mãe de uma das crianças que participa das aulas, Sandra Guedes, concorda com a professora. “Essa é uma oportunidade maravilhosa que está sendo dada aos alunos, principalmente por ser em uma escola com a maior parte das crianças carentes. E com as aulas sendo na Escola, um ambiente em que os alunos já estão acostumados, onde conhecem os colegas, os professores, o aproveitamento é muito maior”, ressaltou.

A Escola de Música Lions está inserida dentro das atividades da Orquestra Filarmônica Lions, projeto que está recebendo incentivo via Lei Rouanet. Toda a arrecadação proveniente das apresentações da filarmônica e comercialização de produtos relacionados, como CDS e DVDs, será revertido para a Escola de Música. Será a Filarmônica que dará sustentabilidade à Escola.

O presidente de Região do Lions Clube, Joél Lobo, destacou que a experiência na Escola Maria Marli está servindo como piloto. “Esse é um projeto que certamente dará certo e pode se estender em nível nacional. O caminho é esse, começar pela escola. E nós, como agentes de ações sociais, estamos empenhados nisso”, ressaltou.

Lions Clube

O Lions Clube Internacional é a maior organização de clubes de serviço voluntário do mundo, com 1,35 milhão de sócios. A instituição esteve envolvida na criação da ONU e seus braços de atuação. No Brasil, a atuação está voltada não somente à filantropia, mas também ao desenvolvimento humano. Desta maneira, são desenvolvidos projetos sustentáveis na área da saúde, educação, esportes, meio ambiente e outros.

A iniciativa para criação da Escola de Música é do Lions Clube Batel, que há alguns anos já desenvolve projetos em escolas municipais e relacionadas à música. “O projeto da Escola de Música é fantástico. Quando uma ação envolve escola, comunidade, poder municipal, empresas e outros atores sociais, os resultados são elevados à enésima potência”, finalizou.


Notícia veiculada pela Eletrosul
Assessoria de Comunicação Social e Marketing
Eletrobras - Eletrosul - Divisão Regional do Paraná
 

Reunião com Eletrosul

Dia 01/06/2012, em mais uma visita à Escola de Música Lions, Tatiana Lima da Eletrosul, patrocinadora do projeto, trocou informações sobre o andamento do projeto com alunos, representantes do Lions Clube e professoras da Escola Municipal Maria Piovezan, onde se realizam as aulas de canto coral e de violino.

Os três professores envolvidos diretamente no ensino às crianças participaram do encontro e depois apresentaram Tatiane a parte dos alunos que estavam em aula nesse dia.

O objetivo da conversa foi transmitir à representante da Eletrosul o porquê desse projeto e sua importância para a comunidade em torno da Escola.

[Mais fotos aqui]

Reconhecimento público

O Presidente do Lions Clube Curitiba Batel, CL João Carlos Cascaes e o clube receberam no último dia 26/04/2012 o reconhecimento público, em nome de todos os curitibanos, assinado pelo Prefeito de Curitiba Luciano Ducci, pela parceria no Programa Comunidade Escola.

O reconhecimento é fruto do incansável trabalho dedicado do Presidente Cascaes frente ao Lions Clube e às suas inúmeras atividades junto às escolas não só curitibanas, mas em várias comunidades vizinhas, que culminou recentemente com a parceria criada com a Comunidade Escola para viabilizar o projeto "Escola de Música Lions", recentemente iniciado na Escola Municipal Maria Marly Piovezan, no Bairro Uberaba em Curitiba.

Eletrosul visita Escola de Música Lions

Representantes da Eletrosul, que fazem o acompanhamento dos projetos patrocinados pela estatal, estiveram em Curitiba no dia 26 de abril de 2012 e visitaram a Escola do Música Lions instalada no Escola Municipal Maria Marli Piovesan.

Raquel Cartagena, da Assessoria de Responsabilidade Social da Eletrosul, pode conferir o andamento do projeto acompanhada pelo Prof. Nilson Pegorine, do Lions Clube Curitiba Batel -  realizador do Projeto, e de representantes da Comunidade Escola que também dá seu apoio ao projeto e pela Direção da Escola Municipal, além de várias professoras da escola.

No período da tarde a Sra. Raquel coordenou reunião com todos os patrocinados da Eletrosul de Curitiba e cidades próximas, para explicar como é o funcionamento da patrocinadora na fiscalização dos projetos aprovados.

No caso do Estado do Paraná a Eletrosul informou que selecionou 11 projetos sociais dos 118 apresentados de diversas instituições paranaenses, sendo selecionados apenas 3 de Curitiba e região, entre os quais o projeto Escola de Música Lions, selecionado na área de "Educação para a Cidadania", dentro de "Educação Complementar". O Lions Clube Curitiba Batel esteve representado por dois associados.

Na ocasião foi apresentado vídeo institucional da Eletrosul, onde são mostradas as importantes contribuições dadas pela empresa à sociedade onde atua.

[Veja aqui]

Aula Inaugural

 

Dia 04/04/2012 foi a primeira Reunião com Pais e Responsáveis dos alunos foi cheia de sucesso, onde puderam tirar todas as dúvidas surgidas a respeito do projeto.

 

A programação de aulas normais começou quarta-feira, dia 11//04, com a turma VIOLINO 1 e CORAL 1. Na sexta-feira, dia 13/04, será a vez das turmas de VIOLINO 2 e CORAL 2.

 

Veja as fotos do evento e primeira aula prática

 

Veja também o blog da "Escola"

Entrega dos Instrumentos

 

Dia 11/04/2012 o Lions Clube Curitiba Batel fez o recebimento dos violinos adquiridos pelo projeto, em ambiente de festa pela chegada dos mesmos. Nesta primeira etapa foram recebidos 12 violinos, estantes e espaleiras que serão utilizados pelos alunos de violino, divididos em duas turmas, com aulas nas quartas e sextas-feiras às 17h25m.

 

A Comunidade Escola, que está apoiando o projeto, está disponibilizando mais seis violinos que serão utilizados também durante as aulas e pelos alunos para as lições de casa, que serão realizadas no mesmo ambiente da escola, pois nesta primeira fase os instrumentos não deverão sair da escola para possibilitar a formação simultânea de duas turmas.

 

A empresa fornecedora [ver] está oferencendo descontos aos pais de alunos que desejarem adquirir seus próprios instrumentos.

 

Maestro Rogério, a Monitora das Turmas, Profa. Luiza, a Profa. de Canto Coral Tatiane, Associados do clube, professoras, pais e alunos presenciaram a entrega e ajudaram na preparação dos instrumentos.

O Maestro Rogério iniciou a primeira aula de violino enquanto a Profa. Tatiane ecarregou-se da primeira aula de Canto Coral, todos monitorados e assistidos de perto pela Monitora Prof. Luiza, que tem a seu encargo assistir a todos e registrar as presenças e assiduidade dos alunos.

[Veja outras fotos aqui]

 

 

 

Histórico do Projeto

 

No ano de 2010 o Lions Clube Curitiba Batel lançou em parceria com o Instituto Pró-Arte Brasil o projeto intitulado "Orquestra Filarmônica Lions" baseado na Lei Rouanet que prevê investimentos por parte de empresas e pessoas físicas que têm imposto de renda devido.

 

O projeto, submetido ao Ministério da Cultura, foi aprovado em maio de 2010, iniciando-se a captação de recursos ainda naquele ano. O orçamento do projeto prevê oito apresentações da Orquestra, composta por 130 músicos (80 instrumentistas e 50 cantores), todos com elevado padrão artístico, sob a direção do Compositor, Regente, Maestro e Companheiro Leão Rogério Krieger. A renda de bilheteria e produtos comercializados durante as apresentações será destinada aos Lions Clubes do Distrito LD-1, que cobre parte do estado do Paraná, para conseguir fundos para outro projeto que precisa ter sustentabilidade econômica para funcionar: "Escola do Música Lions".

 

Devido a dificuldades de captação de recursos, pela Lei Rouanet, para o projeto original, e a necessidade premente de escolas da periferia de Curitiba em ter à disposição de seus alunos uma orientação musical para preencher os espaços do contraturno escolar, o Lions Clube Curitiba Batel procurou outras alternativas e se deparou com a possibilidade de elaborar outro projeto e submetê-lo à apreciação de empresas que poderiam se interessar em ter sua marca vinculada a esse importante.

 

Um projeto piloto foi elaborado nessa linha e submetido, dentro dos prazos regulamentares, à Eletrosul - Centrais Elétricas S.A. e em 01 de março de 2012 o projeto foi definitivamente aprovado, com uma verba de R$ 25.000,00.

 

O projeto aprovado consiste em se formar crianças de 7 a 14 anos de idade, matriculadas regularmente em escolas de ensino básico, sendo duas turmas de 15 alunos  cada em violino e uma turma de canto coral.

A escola escolhida, com a qual o Lions CLube Curitiba Batel firmou um contrato de parceria, foi a Escola Municipal Maria Marli Piovezan, no bairro Uberaba em Curitiba PR.

 

Para se concretizar o projeto outras parcerias se fizeram necessárias e também foi firmado contrato com o Instituto Pró-Arte Brasil - IPAB e Associação de Pais, Professores e Funcionários da Escola Maria Marli Piovezan - APPFEMMP.

 

As inscrições dos alunos será de 05/03/2012 a 16/03/2012, quando se fará uma seleção prévia que considerará a aptidão para música e a disponibilidade de tempo no contraturno escolar para se dedicar a essa atividade.

 

O processo de instrução prevê aulas teóricas e práticas de violino e canto coral, no ambiente da escola parceira, com até três professores e uma monitora disciplinar.

 

É previsto também três apresentações externas do grupo, nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2.012 e outras apresentações para a própria comunidade, além de palestras sobre cidadania e cultura musical aos pais, responsáveis, professores e comunidade em torno da escola, disponibilizadas por Companheiros Leões que se mobilizarão junto com a comunidade para discutir tais aspectos e sobre temas de interesse local a serem definidos.

Conheça o Lions CLube

Lions Clube é uma organização mundial que atende às necessidades das comunidades locais em todo o mundo. Existem mais de um milhão de voluntários em 206 países que acreditam no mesmo ideal:
a comunidade é o que fazemos dela.

O Lions Clube Curitiba Batel, com diversas parcerias, apoio e patrocínio, está trazendo para esta comunidade a oportunidade de levar conhecimento musical aos alunos regulamente matriculados nas escolas da comunidade. Esta ação visa a formação do ser humano e a construção de sua cidadania para uma sociedade mais digna, justa e solidária.

Está sendo oferecido aulas e ensaios de violino e canto coral, na Escola Municipal Maria Marli Piovezan, sem qualquer custo, com frequência semanal, além de possíveis apresentações externas em locais a serem definidos. Os menores interessados devem se inscrever e serem aprovados no processo seletivo para participar das aulas e ensaios.

ESCOLA DE MÚSICA LIONS

  1. OBJETIVO: Ensino e cultivo de música erudita e canto coral.

    A música como meio de desenvolvimento pessoal, de fortalecimento da autoestima e construção do projeto de vida.

    A música como meio de desenvolvimento da capacidade de concentração e reflexão, da capacidade de liderança e cidadania.

  2. MODALIDADES: Violino e Canto Coral.

  3. DESTINATÁRIOS: Crianças e Adolescentes de 7 a 14 anos.

  4. AULAS: Quartas e Sextas-feiras, das 17h30 às 18h30, na Escola Municipal Maria Marli Piovezan, Uberaba, Curitiba, Paraná.

  5. INSCRIÇÕES: de 12/03/2012 a 23/03/2012, na Escola Maria Marli Piovezan.

  6. PATROCÍNIO: Eletrosul – Centrais Elétricas S/A.

  7. REALIZAÇÃO: Lions Clube Curitiba Batel, sob a Coordenação do Maestro e Compositor Rogério Krieger e Escola Municipal Maria Marli Piovezan.

  8. PARCERIAS: Instituto Pró-Arte Brasil - IPAB e Associação de Pais, Professores e Funcionários da Escola Maria Marli Piovezan - APPFEMMP.

  9. APOIO: Programa Comunidade Escola da Prefeitura Municipal de Curitiba.

  10. META: Preparar jovens para cidadania e cultivo de música erudita.

  11. APRESENTAÇÕES: três apresentações externas nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2.012 e outras apresentações para a própria comunidade.

Local de ensaios:

 

Escola Municipal Maria Marli Piovezan

Rua Velcy Bolivar Grando 105-Uberaba

81560-615 Curitiba -PR

Fone (41) 3364-4453
 

Clique para ampliar

 

REQUISITOS E COMPROMISSOS PARA INGRESSAR NA ESCOLA DE MÚSICA LIONS

 

POR PARTE DO(A) ALUNO(A):

  1. Estar matriculado no Ensino Fundamental;

  2. Ter disciplina e desejo/vontade de desenvolvimento pessoal;

  3. Participar assiduamente das aulas/ensaios ao longo de todo o ano;

  4. Praticar as tarefas e orientações dos professores, além das aulas/ensaios;

  5. Dispor-se a participar das apresentações na Comunidade ou Externas.

POR PARTE DOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS:

  1. Assinar Termo de Compromisso padrão e cumprí-los;

  2. Incentivar o aprendizado e prosseguimento do menor ao longo do ano letivo;

  3. Comparecer nas reuniões promovidas para pais e/ou responsáveis;

  4. Quanto possível, participar das apresentações na Comunidade ou Externas.

Veja como você pode ajudar:

O Lions Clube Curitiba Batel, realizador do projeto em conjunto com a Escola Municipal Maria Marli Piovezan, necessita de recursos para complementar gastos inerentes ao projeto e não cobertos pelo patrocínio muito importante já conseguido junto à Eletrosul.

Novos patrocinadores à Escola de Música Lions serão sempre bem vindos, pois o projeto precisa de sustentabilidade econômica para poder continuar e crescer ao longo dos anos.

Tenha a logo marca de sua empresa vinculada ao projeto ou faça sua contribuição espontânea a essa boa causa, administrada seriamente pelo Lions Clube, maior e mais confiável organização não governamental existente no mundo.

Doações em dinheiro podem ser feita na Conta Corrente do Lions Clube:

Banco do Brasil: Agência: 1869-4

Conta Corrente 33528-2

Titular: Lions CLube Curitiba Batel

CNPJ/MF: 04.649.691/0001-00
 

Maiores informações e aviso de contribuição pelo E-mail: lionsbatel@lions.org.br