Lions Clubs International
Associação Internacional de
Lions Clubes

DISTRITO LD-1

Paraná - Brasil

"Lions Iluminando Caminhos"

Governadoria do Distrito LD-1
Rua XV de Novembro, 556 - Galeria Lustosa
15° andar - Conjuntos 1.501/1.503
Tele/fax: [+55] (41) 3223-1878
80020-924 - Curitiba - PR - Brasil


www.lions.org.br/distritold1 - distritold1@lions.org.br


 
Assessoria de Conscientização
Acerca de Diabetes AL 2010/2011

PDG CL Marcus Sader - Assessor

CCLL e CasL, foi com imenso prazer que aceitei o convite da nossa governadora, CaL Liu, para ocupar a função de Assessor de Conscientização Acerca de Diabetes neste AL 2010/2011.

Venho através deste, sugerir a inclusão em seu plano de gestão, se ainda não o fez, de um programa relacionado ao Diabetes. Esta é uma doença que vem apresentando um crescimento acelerado no numero de casos em todo o mundo e tem entre suas complicações a Retinopatia Diabética, patologia que leva a cegueira.

Seguem anexas algumas orientações sobre o que é Diabetes e algumas sugestões de como seu clube pode se engajar na conscientização e controle desta patologia. Vale lembrar que o dia 14 de novembro é considerado o Dia Mundial do Diabetes época propicia para desenvolver atividades relacionadas ao Diabetes.

Solicito que todas as atividades realizadas sejam informadas a essa Assessoria para que possamos, junto com a governadora CaL Liu, no final do AL outorgar um Certificado ao clube que mais se destacar na conscientização e controle desta patologia.

Em breve estarei enviando atualizações sobre Diabetes para que possam também servir de instruções leonisticas.

Saudações Leonisticas 

PDG CL Marcus Sader - Assessor


DIABETES

Diabetes é uma enfermidade onde o corpo fica incapacitado de usar e armazenar a energia dos alimentos apropriadamente. A principal fonte de energia para o corpo humano é um açúcar simples chamado glicose. Durante a digestão o pâncreas deve produzir a insulina que transforma os alimentos em glicose para fornecer energia ao organismo.

Entretanto, quando a pessoa é diabética uma das seguintes situações ocorre:

  • o pâncreas não produz insulina;

  • o pâncreas produz insulina em quantidade insuficiente;

  • as células não reagem à insulina produzida.

Como resultado, a glicose não é nem absorvida, nem armazenada. Ela se acumula no sangue e o excesso acaba sendo eliminado através da urina. Desta forma o corpo perde sua principal fonte de energia.

Conheça as recomendações sobre o assunto em Projetos para Lions clubes do Lions Internacional.