Instrução Leonística

O Sino e o Martelo

O texto abaixo foi escrito por mim baseado nos trabalhos
"O Sino" do CL Jorge Lauand, do Lions Clube Ribeirão Preto - Campos Elíseos, e
"A Importância do Martelo", do CL. Jarbas Carvalho de Oliveira,
publicado no Boletim "O Leão Quarentão" Ano XLV No. 03 - Pg. 07.

Uma pergunta que normalmente se fazem os Leões mais novos é qual a origem e o significado do sino e no martelo no leonismo. A resposta pode parecer um tanto obvia, mas não o é. O sino serve para chamar atenção dos associados e o martelo serve para bater no sino. Será só isso?

Nossa organização, Associação Internacional de Lions Clube, prima pela perfeição em seus segmentos, cabendo a todo Leão exercer uma atividade dentro do organograma do clube, da Associação, do Distrito e assim por diante.

Um cargo, que na verdade deve ser encarado como um "encargo", é o do Presidente do Clube, pois sobre ele recai a responsabilidade de manter o Clube unido pelos laços do Companheirismo e da amizade desinteressada. Em qualquer reunião do Clube é ele a maior autoridade presente, mesmo com a presença de qualquer autoridade Distrital, é ele quem dá ou tira a palavra de alguém, é ele quem inicia ou encerra esta Reunião, é ele quem pede silêncio ou atenção, exercendo sua autoridade com o auxílio do Sino.

Quando o Sino é acionado significa que todos devem fazer silêncio e prestar atenção porque algo de muito importante está, ou estará, ocorrendo.

Em resumo, a função do sino é chamar a atenção. Todavia, o sino, de forma extremamente intima, está ligado ao martelo, um dos mais importantes, senão o mais importante, instrumento utilizado pelo dirigente de um Lions Clube.

O Martelo, ou "Malhete", que é a denominação correta desse instrumento de trabalho dos dirigentes de um clube de Lions é o símbolo de toda a autoridade que é transmitida pelo Presidente que encerra o seu mandato ao que assume, do decorrer da assembléia de posse.

O malhete é um instrumento de governo, sendo o mais antigo e profundo símbolo de autoridade do mundo. Estando sempre presente na representação da autoridade e do poder conferido por Deus aos governantes.

Desde aos Faraós do Antigo Egito à extinta União Soviética. O malhete, ou martelo, é utilizado como o insígnia do governo.

O termo malhete tem origem no inglês "gavel", provindo da palavra "gable", que significa espigão, nome mais ligado a forma do martelo propriamente dita do que ao duplo machado ou acha antiga a que era associado.

Quem impunha o martelo ou o malhete de dirigente de qualquer instituição, está empunhando a insígnia de governo, a insígnia de ascendência a todos os que lhe são subordinados, a todos que estão sob sua direção. Isto se aplica tanto ao Juiz, ao leiloeiro, ao dirigente maçom e de modo igual ao presidente de um clube de leões.

Essa é pois a grande e simbólica importância do malhete empunhado pelo dirigente durante as reuniões de um Clube de Lions.

Textos organizados pelo CL Marco Antonio Struve

Lions Clube de Indaial - Distrito L-10