Instrução Leonística

SINO

Nossa organização, Associação Internacional de Lions Clube, prima pela perfeição em seus segmentos. Os CCLL. podem facilmente perceber que todo Leão exerce uma atividade dentro do organograma do clube, da Associação, do Distrito e assim por diante.

Um cargo, que na verdade deve ser encarado como um "encargo", é o do Presidente do Clube, pois sobre ele recai a grande responsabilidade de manter o Clube unido pelos laços do Companheirismo e da amizade desinteressada, isentar-se de qualquer protecionismo ou preferências, pois todos são iguais, Companheiros e amigos.

Entretanto, em meio a esses conceitos, prevalece a figura do Presidente do Clube como autoridade máxima.

O Presidente não vota, mas é um "Tertius", isto é, tem o voto "Minerva", provocando o desempate, caso seja necessário.

Na verdade, em uma Reunião do Clube, ele é a maior autoridade presente, caso não esteja presente qualquer autoridade do Distrito. Mas, mesmo com qualquer autoridade do Distrito, é ele quem dá ou tira a palavra de alguém, é ele quem inicia ou encerra esta Reunião, é ele quem pede silêncio ou atenção. Na discussão de alguma sugestão polêmica, ele exerce sua autoridade.

Mas tudo isto com o auxílio do Sino. É por isso que o Sino é o símbolo da autoridade do Presidente.

Quando o Sino é acionado significa que todos devem fazer silêncio e prestar atenção porque alguma situação de importância está, ou estará, ocorrendo.

Portanto, o toque do Sino é o sinal de alerta que o Presidente dispara em Reuniões.

CL. Jorge Lauand

Textos organizados pelo CL Marco Antonio Struve