O Rugido Virtual

Correspondências Recebidas

Agradecemos as gentis palavras recebidas das pessoas interessadas no
Leonísmo Nacional e Internacional:

[17/09] Programa de Intercâmbio do Lions do LA-5

Meses anteriores clique aqui

Nos informa a CaL Graça Fossa Assessora Oficial de Intercâmbio Juvenil do LA-5:

Estamos dando início ao nosso programa de Intercâmbio Juvenil no nosso Distrito LA-5 para o ano Leonístico 2004-2005. Para muitos jovens, participar do Programa de Intercâmbio Juvenil do Lions é uma experiência memorável. Viajar para outro país, viver com uma família e experimentar outra cultura são eventos que certamente marcarão positivamente a vida de qualquer jovem O programa existe desde 1961 e sua meta é de criar e nutrir um espírito de entendimento entre os povos. Não se trata de programa orientado para turismo, educação ou emprego, a exemplo de outros programas existentes e sim de uma oportunidade de aprendizagem cultural sem igual. Trata-se de um programa permanente e oficial do Lions Clubs International, pois atende diretamente o primeiro objetivo do Leonismo: "Criar e fomentar um espírito de compreensão entre os povos do mundo".

Os objetivos do programa são:

• Propiciar um contato significativo entre os jovens de diferentes países;

• Permitir o intercâmbio de idéias e pontos de vista culturais;

• Promover a compreenção e a boa vontade internacionais, e trabalhar em prol da paz e fraternidade universal;

• Incetivar nos jovens o respeito ao modo de pensar dos outros.

Participantes do Programa de Intercâmbio Juvenil do Lions devem preencher os seguintes pré-requesitos:

• ter entre 15 e 21 anos;

• ser patrocinado (indicado) por um clube do Lions;

• ter um conhecimento básico do idioma do país anfitrião;

CUSTOS - As famílias dos candidatos arcarão com as despesas de passagem, seguro médico internacional, taxa de inscrição e despesas pessoais (aproximadamente 70 dólares por semana). As famílias anfitriãs serão responsáveis pela hospedagem e alimentação. (Ver detalhamento de custos abaixo). Grande parte do programa acontece nos meses de junho, julho e agosto. Mas, há também disponibilidade para viagens já agora em dezembro para os seguintes países:

• Nova Zelandia: 2 lugares;

• Inglaterra: 2 lugares (para maiores de 18 anos);

• EUA: 4 lugares (16 a 21 anos);

• Canadá: 2 lugares (16 a 21);

• Australia: 2 lugares

Os interessandos deverão entrar em contato com Graça Fossa, Assessora Oficial de Intercâmbio Juvenil do Distrito LA-5, através do e-mail ou telefone abaixo:

fossa@interjato.com.br  Fone: (84) 201-0548 (à noite)

Seguem abaixo informações mais detalhadas fornecidas pelo representante do programa no Brasil.

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO LIONS / DEZEMBRO 2004 EXIGÊNCIAS E COMPROMISSOS FINANCEIROS

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$280,00 (na inscrição). Refere-se à despesas de organização, comunicações (faxes e ligações telefônicas) internacionais, despachos por couriers, camisetas, pins, banners, e eventos.

DATA: No ato da inscrição (os candidatos não selecionados terão esta taxa devolvida integralmente)

DEPÓSITO PARA RESERVA DA PASSAGEM: U$ 200 (quando solicitado) Obs: Será compensado no total do custo do bilhete aéreo. Pagamento: Após confirmação da seleção do candidato.

PASSAGEM : vai de U$1,000 a U$ 1,400 (dependendo do destino da cidade de chegada. O programa procura negociar tarifas econômicas e de estudantes, as mais baixas, mas como as viagens acontecem na alta estação, é bom imaginar que pode custar o indicado. (leia abaixo) 1. Pagamento do saldo (-U$200) até 60 antes da viagem 2. As tarifas do estudante devem ser pagas à vista (podem variar de U$1,000 a 1,400). Pode ser que na época possa ser feito em 3 pagamentos pelo cartão, mas depende da política das companhias aéreas na época, e podem chegar até 10 vezes sem juros. Para outras tarifas normalmente o saldo poderá ser pago em 3 ou 6 vezes pelo cartão de credito. 3. O Programa não aceita passagens de milhagens aéreas ou promocionais pois elas tem restrições, obrigando as famílias de outros países a incorrerem em despesas no caso de problemas de alteração de datas bem como no caso de impossibilidade de trocar datas, por muitos motivos que possam ocorrer que o jovem precise antecipar ou adiar sua chegada ou seu retorno

SEGURO MÉDICO (Obrigatório) - U$ 155 valor para por 28 dias (acima até 5 semanas U$180). Obs: Gerenciado pelo Programa, pois é exigido um seguro de cobertura alta e livre escolha de hospitais e médicos, nos EUA ou Europa. A cobertura mínima será de U$ 500,000.00 . Pgto.: 45 dias antes do embarque. O Programa não aceita nenhum seguro feito em outra cia, a não ser que seja uma cia internacional e que assegure a cobertura de despesas médicas de U$500,000.00, igual a do Programa que é feito em grupo.

CONDIÇÕES: 1. Se o estudante cancelar a ida até 31.09.04 (essa data deverá ser prorrogada) a importância U$100 será devolvida, mas a taxa de R$280 não será devolvida, poderá ser devolvida 50% do valor, no caso de o programa conseguir substituir pôr outro estudante, até 15.10.04. Em alguns casos acontecendo a substituição, poderá o comitê autorizar a devolução de até 100%, a critério exclusivo do comitê e desde que despesas não tenham sido realizadas. 2. Se o cancelamento for após o pagamento da passagem, valendo o item anterior, o candidato se entenderá diretamente com a cia aérea. As passagens são validas por um ano. Após pago o valor do seguro efetivamente nos EUA não tem como ser reembolsado.

DIVULGUE ESSAS INFORMAÇÕES EM SEU CLUBE E EM SUA COMUNIDADE