Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil

Distrito Múltiplo LD

Home Distritos Múltiplos "L" Diretoria Internacional Distrito Múltiplo LD
 

Assessoria para Bancos de Alimentos

Distrito Múltiplo LD

2012 2013

PDG CL Sidnei Aragon dos Santos
Assessor para bancos de Alimentos

sidneiaragon@terra.com.br

[Assessoria] [ Dia Mundial da Alimentação ] [ Palestra da FAO ]

[Revista Fazer Bem e a Cadeia do Desperdício]

[A Cadeia do Desperdício V]

[Visita da Sra. Cynthia Bianchi]

[A LOGÍSTICA COMO SUPORTE BÁSICO EM UMA REDE DE BANCOS DE ALIMENTOS]


[conheça o trabalho anterior desenvolvido]


Assessoria

A Assessoria para Bancos de Alimentos para o presente Ano Leonístico pretende incorporar-se à modernidade de forma a oferecer relevantes contribuições aos clubes do Distrito Múltiplo LD visando a proporcionar soluções das comunidades para as comunidades, no que diz respeito ao combate à fome.

Dentro desta ótica, mostra seu perfil dentro dos aspectos:

MISSÃO

Conhecer e divulgar os problemas causados pela fome no mundo, as medidas atualmente tomadas pelos órgãos oficiais e pela sociedade para amenizar seus efeitos, as soluções preconizadas para problemas locais, referir os desencontros entre as vontades e as soluções praticadas, e o desperdício de alimentos na trajetória entre o plantio e o consumo final.

FOCO

A objetividade pretendida em nosso trabalho, consiste em coordenar os esforços disponíveis nas forças vivas das comunidades, através de lideranças voluntárias voltadas para o bem comum, demonstrando em atos de solidariedade o real exercício da cidadania.

Creio ser dispensável citar que esta Assessoria está aberta a sugestões críticas e colaborações que possam contribuir para que possamos atingir os desideratos preconizados em nossa missão.

Já sabemos que QUEREMOS, o que PODEMOS e o que DEVEMOS; portanto, FAREMOS.

PDG CL Sidnei Aragon dos Santos
Assessor para bancos de Alimentos

 


Dia Mundial da Alimentação

Comemorado em 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação foi lembrado de uma maneira diferente pelo Banco de Alimentos. Em ação criada pela Agência de Propaganda DM9Sul, o Banco de Alimentos usou uma área de alimentação de grande fluxo para chamar a atenção para o desperdício de comida.

 


Palestra da FAO

No dia 16/10/2012 foi proferida palestra em Porto Alegre no dia mundial da alimentação, pelo representante da FAO no Brasil, Sr. Helder Muteia.

Apresentamos a palestra no seguinte link do You Tube.

Clique aqui, ou siga clicando na miniatura:

 


A CADEIA DO DESPERDÍCIO V

Abordando aspectos da Cadeia do Desperdício, focaremos alguns pontos em que poderemos minimizar as possibilidades de desperdício.

Vamos focar nesta oportunidade os casos que envolvem as COZINHAS DE REFEIÇÕES COLETIVAS.

Existem no parque industrial brasileiro, centenas ou milhares de indústrias que pelo seu porte, dispõem de refeitórios para alimentação de seus colaboradores.

Temos exemplos em que a quantidade de alimentos produzidos para as refeições é superior, ainda que em pequena margem, à quantidade de alimentos consumidos, resultando uma produção excedente raramente bem direcionada ao consumo.

Pois é neste ponto que estamos sugerindo aos Companheiros e Companheiras integrantes do nosso DMLD, que adotem a prática de há muitos anos exercida pelo Banco de Refeições Industriais da Fundação Gaúcha de Bancos Sociais do Rio Grande do Sul (WWW.bancossociaisrs.org.br ), em que as indústrias que mantém a prática de servirem refeições coletivas, destinam os excedentes à instituições carentes situadas em suas proximidades, utilizando marmitas térmicas denominadas HOT BOX, transferindo os alimentos para creches ou asilos cadastrados no BA de Porto Alegre, em condições de perfeita qualidade e temperatura ideal, graças à determinação e responsabilidade profissional das NUTRICIONISTAS responsáveis pela qualidade dos alimentos.

É possível que individualmente o número de instituições beneficiadas não seja significativamente grande, porém, a soma das individualidades certamente modificará para melhor, a situação de SEGURANÇA ALIMENTAR  para muitas pessoas e é uma prática fácil de ser adotada.

Como sempre, estamos à disposição para colaborar com clubes e/ou associados que desejarem ingressar neste projeto.

PDG CL Sidnei Aragon dos Santos,
ASSESSOR PARA BANCOS DE ALIMENTOS, DMLD

 
Revista Fazer Bem e a Cadeia do Desperdício

A revista 'Fazer Bem' da 'Rede de Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul' à qual o Lions Clube é parceiro, publicou em sua edição número 4 uma excelente matéria sobre a Cadeia do Desperdício de Alimentos, concluindo a série sobre o desperdício de alimentos, desta vez com o foco na "Hora do Consumo" e destaca as perdas na mesa do consumidor.

Além de ótimo material editado pela revista, o leitor ficará encantado com a diagramação apresentada pelos editores da revista on line.

O trabalho pode ser apreciado clicando-se aqui ou na capa ao lado. O citado artigo está descrito nas páginas 12 e 13 da citada edição.

Depois o internauta poderá, navegando pelas páginas da revista, apreciar as todo seu conteúdo e temos certeza se deixará encantar pelo magnífico conteúdo e apresentação.

O acesso aos demais números da 'Fazer Bem' pode ser feito clicando-se aqui.

Número 1: A cadeia do desperdício

Número 2: Educação que gera segurança

Número  3:O alimento do futuro

Número  4: Despercício: Um ciclo que se completa na nossa casa

Visita da Sra. Cynthia Bianchi ao Banco de Alimentos de Porto Alegre, no dia 27/11/2012.

foto1 foto2 foto3
Sra. Cynthia recebe homenagens do Presidente da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. Dirigentes do Distrito LD-3 presentes à visita de Sra. Cynthia ao Banco de Alimentos de Porto Alegre. Sra. Cynthia agraciada com o pin do Banco de Alimentos, ladeada pelo PID Edisson Karnopp e o Presidente da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul.

A LOGÍSTICA COMO SUPORTE BÁSICO EM UMA REDE DE BANCOS DE ALIMENTOS

Em qualquer atividade que implique deslocamentos ou transporte de pessoas ou mercadorias, necessariamente deve passar por um projeto que PENSA em como a ação deverá ocorrer, considerando o meio de transporte e encurtando o mais possível, o tempo e a distância a serem vencidos, consequëntemente, reduzindo os custos.

A experiência inicial com o Banco de Alimentos de Porto Alegre e posteriormente com a Implementação e ampliação da REDE DE BANCOS DE ALIMENTOS, cada vez mais esta assertiva ficou comprovada, pelos resultados obtidos em transporte de grandes quantidades de produtos alimentícios para distancias relativamente grandes entre os pontos de embarque e recepção dos produtos.

É verdade que no caso da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, que conta com uma parceria extraordinária do Sindicato das Empresas Transportadoras de Carga do Estado do Rio Grande do Sul, SETCERGS, as dificuldades inerentes ao processo foram vencidas com menores dificuldades.

Por outro lado, recentemente tivemos uma experiência excepcional quando as lideranças do Distrito LD-1 foram surpreendidas com uma quantidade considerável de farinha de trigo que lhes foi disponibilizada pelo Ministério de Desenvolvimento Econômico e Social, através da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul e de forma rápida e precisa, alocou cerca de oitenta toneladas do produto disponibilizado, graças a uma elogiável disposição para escoar a doação para beneficiar instituições necessitadas definidas pelas lideranças.

Mais uma vez, o processo logístico adotado, foi fundamental ao sucesso alcançado.

Caso não abra, lique aqui para ver o vídeo.

Saudações

PDG CL Sidnei Aragon dos Santos,
Assessor para Bancos de Alimentos, DMLD, AL 2012/2013.