O Rugido Virtual

Editorial da 13a. edição

A Internet se mostra como uma formidável ferramenta que deve ser colocada à disposição plena dos Lions Clubes de todo o mundo. A própria Associação Internacional de Lions Clubes, que congrega todo o trabalho leonísticos dos Clubes, está ferrenhamente utilizando este expediente para divulgar seu trabalho.
Divulgar, divulgar, divulgar.
Estas três palavras precisam ser levadas a sério em nosso movimento. Os sócios e a sociedade devem se inteirar sobre o que acontece dentro do leonísmo, dentro dos clubes. Esta experiência com "O Rugido Virtual" está sendo magnífica, mesmo contrariando um ou outro companheiro, que pensam que o leonísmo possa melhorar escondendo determinados assuntos em um pequeno grupo e não colocando-os na internet, publicamente,  para que todos possam saber e opinar a respeito.

A notícia deve ser ampla e rápida. Com informação vinda de todos os ângulos, uma decisão pode ser tomada com maior clareza, com maior magnitude e democraticamente perfeita. A verdade não pertence a ninguém isoladamente e a internet nos tira do isolamento. Basta se interessar e procurar adequadamente.

Atualmente, as decisões tomadas dentro de uma Convenção Distrital, quando uma moção é apresentada, passam rapidamente pelas comissões específicas e pertinentes, que tem um tempo muito curto para sua análise e chegam rapidamente ao plenário para votação, com o parecer da comissão. O plenário, com seus delegados legítimos indicados pelos Clubes é que tem a responsabilidade final sobre a aprovação ou não da matéria. Os delegados, na prática, não tiveram tempo de refletir sobre a matéria que poderá alterar e trazer boas ou más conseqüências para o movimento como um tudo.

A internet está mudando esse panorama e fico feliz que O Rugido Virtual está, neste momento, propiciando isso acontecer aqui mesmo no Distrito LD-1 com a ampla discussão sobre uma importante moção que permitirá aos Presidentes de Clubes terem o poder de voto em quatro momentos decisivos no ano leonístico: nas quatro Reuniões Distritais anuais.

O assunto está em discussão. Foi apresentado a todos os clubes o direito de analisar uma minuta de moção que deveria ser aprovada pelos mesmos e apresentada ao Distrito {News02] . Depois, com o resultado dessa idéia apresentada aos Clubes o [News07] voltou a levantar o assunto, enfatizando que tal moção faria renascer a motivação dentro do Lions.

Já nas discussões preliminares pode-se notar essa assertiva, pois houveram manifestações a favor e contra e uma carta aberta foi disponibilizada na internet e entregue a vários companheiros [News 09 - O Rugido Virtual # 09]. Atendendo vários pedidos, inclusive do Governador Thomé, foi também colocada na internet [O Rugido Virtual #10] as contribuições emitidas por um Grupo de Leões de Curitiba, pelo Líder de Impacto da Associação Internacional, Mauro Werneck, e mostrado também a posição de um ilustre Companheiro que assinou uma carta dirigida, entre outros a mim, CL Patitucci.

Imagine se os Delegados chegassem a uma Convenção para votar essa moção sem conhecer as posições a respeito, só se baseando no pouco tempo disponível...

A Internet está fazendo seu papel:

Divulgar, divulgar e divulgar.

Isto é democracia!

O Editor de "O Rugido Virtual"
CL Carlos Eugenio C. de Melo

[Voltar a "O Rugido Virtual # 13]