Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe

         
 
 
PROGRAMAÇÃO NA CONVENÇÃO

Na programação da 56ª Convenção Distrital PDG MARIO DE MARI teremos um momento especial de exposição do Dr. Flávio Arns - Secretário Estadual de Assuntos Estratégicos e também Secretário de Mobilização do Movimento Nós Podemos Paraná pelo alcance dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU.

Será oportuna ocasião para que nossos Clubes formalizem sua adesão aos ODS e passem a integrar o Movimento Nós Podemos Paraná. Segue arquivo anexo com o Termo de Adesão. Sugerimos que cada Clube, estando de acordo com os termos e com disposição para abraçar e engajar-se em causas tão nobres, traga para a Convenção o Termo de Adesão preenchido e assinado em duas vias, uma para deixar com o Movimento Nós Podemos Paraná e outra para ficar com o Clube, tendo nesta via a assinatura do Secretário Flávio Arns.

Após a exposição do Dr. Flávio Arns faremos o reconhecimento dos Clubes que tiverem assinado a adesão ou Clubes signatários dos ODS.

Colocamos-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Obtenha aqui o Termo de Adesão.

Abraço a todos(as).

CL Nilson Izaias PEGORINI
Assessor Especial para o Alcance dos ODS

 

Congresso SesiODS

Assessoria Especial para Consoilidação das Metas do Milênio recomenda a participação dos Lions Clubes do Distrito LD-1 a se fazerem representar no Congresso SesiODS.

O congresso será um espaço para troca de experiências e o reconhecimento das indústrias, empresas, instituições púplicas e do terceiro setor, como os Lions Clubes, que estão atuando em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, no Paraná.

O evento acontecerá no Campus da Indústria Mário de Mari e Sala de Convenções, no dia 23/11/2016, das 09h às 20h.

A organização do evento exige inscrições prévias, com participações gratuitas, feitas pelo site www.sesipr.org.br.

Clique no banner para maiores informações.

Sesi ODS

 

Curitiba, 10 de agosto de 2016.

Prezado Governador CL Marco Túlio Vargas,
Prezados (as) Dirigentes de Divisão,
Prezados (as) Presidentes de Clubes da Divisão LD1

O Lions Clube, como organização de serviço, reunindo voluntários (as) que se declaram dispostos(as) a contribuir para o bem da comunidade, para o seu desenvolvimento, para maior dignidade da pessoa humana e também dos demais seres que compõem nossa Casa Comum, pode representar uma grande força para o alcance de metas em favor de causas significativas e nobres.

No entanto, às vezes vislumbramos alguns desses Clubes de Serviço com dificuldade de identificar em sua comunidade uma demanda para a qual possa voltar seus esforços. E sabemos que Clube de Serviço sem serviço, sem ação, enfraquece, cai no desânimo, perde sua razão de existir, perde seus membros, não recebe novas filiações, e assim por diante.

Já faz bom tempo que todos apontam para a importância de parcerias. Nelas recebemos o aporte de pessoas, de grupos, entidades, com novas ideias, novos métodos de trabalho, e então nos tornamos com elas mais encorajados e animados com os resultados conjuntamente empreendidos.

onuA ONU, da qual o Lions é entidade parceira desde sua criação, que tem o papel de articular as nações ao redor do mundo, buscando minimizar e resolver os problemas de seus povos, no início deste novo milênio estabeleceu metas para em determinado prazo resolver os principais problemas da humanidade, as quais denominou ODM - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, também conhecidas como Oito Jeitos de Mudar o Mundo, uma vez que são 8 grandes objetivos, cada um com várias metas. Essas metas foram estabelecidas para até 2015. O Brasil foi um dos países que teve o melhor desempenho neste grandioso projeto e o Paraná exerceu papel de liderança no cenário Nacional, criando o Movimento Nós Podemos Paraná. O movimento foi replicado em todos os Estados da Federação, com os nomes de cada Estado. Para acompanhar o desenvolvimento do alcance dessas metas foi criado aqui no Paraná, a serviço de todo o país, o ORBIS – Observatório de Indicadores de Sustentabilidade, mostrando como estão cada um dos ODM nos 5.585 municípios do Brasil.

Aproximando-nos do ano 2015, a ONU promoveu extensa pesquisa envolvendo todos os países signatários para definir novos objetivos e novas metas. Nasceram, então, os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis. São 17 novos objetivos e 169 metas, ligados às questões de desenvolvimento sustentável, fazendo parte da nova agenda de desenvolvimento da ONU. Agora, portanto, não serão mais 8 Jeitos de Mudar o Mundo, mas serão 25, somando-se os 8 iniciais que continuam e os 17 novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis. Este é um dos mais belos e significativos trabalhos da ONU, buscando tornar nossa Casa Comum mais habitável e acolhedora para todos os seus filhos e filhas, humanos e seus irmãos/ãs animais, vegetais e minerais.

O Distrito LD1 decidiu acolher o desafio de inserir seus Associados e Clubes neste magnífico trabalho, criando uma nova Assessoria Especial, outorgando-me a honra de coordená-la, pelo segundo ano consecutivo.

São 17 novos objetivos e 169 metas, ligados às questões de desenvolvimento sustentável, fazendo parte da nova agenda de desenvolvimento da ONU. Agora, portanto, não serão mais 8 Jeitos de Mudar o Mundo, mas serão 25, somando-se os 8 iniciais que continuam e os 17 novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis. Este é um dos mais belos e significativo trabalho da ONU buscando tornar nossa Casa Comum mais habitável e acolhedora para todos os seus filhos e filhas, humanos e seus irmãos/ãs animais, vegetais e minerais.

17 noso objetivos do milênio

Entendo que o trabalho desta Assessoria será de motivar e incentivar a participação e engajamento dos Clubes do LD1 neste grande movimento. Neste sentido estou encaminhando arquivo anexo com os contatos das pessoas que fazem parte do Movimento em todo o Estado do Paraná. Você e seu Clube poderão manter contato com a pessoa mais próxima da sua cidade e tomar informações da programação local e a forma como você e seu Clube poderão tomar parte do Movimento Nós Podemos Paraná. Com certeza será uma janela para um mundo novo, cheio de esperança e projetos, um novo horizonte de trabalho leonístico. Além desses contatos da lista anexa, possivelmente em seu Município tem o SESI, que está na coordenação geral desse grande Movimento, em nível estadual. Sugiro contato com o SESI solicitando informações a respeito.

Coloco-me à sua disposição para quaisquer orientações ou esclarecimentos a respeito.

Para você conhecer quais são os 8 Jeitos de Mudar o Mundo acesse aqui o link para "Nós Podemos Paraná".

O site do Movimento Nós Podemos Paraná é: http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana/

CL Nilson Izaias Pegorini
Assessor Especial para Consolidação das Metas do Milênio
 

Curitiba, 10 de agosto de 2016

Prezado Governador CL Marco Túlio Vargas,
Prezados(as) Dirigentes de Divisão,
Prezados(as) Presidentes de Clubes da Divisão LD1

Há três anos nosso Distrito LD1 decidiu incentivar seus Clubes e Associados a aderirem e se engajarem no Movimento Nós Podemos Paraná, pelo alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio ODM e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis ODS, da ONU.

Para isso criou uma nova Assessoria Especial para Consolidação das Metas do Milênio, que a atual Governadoria outorgou-me a honra de coordená-la.

O trabalho desta Assessoria será de motivar e incentivar a participação e engajamento dos Clubes do Distrito LD1 neste grande movimento mundial. Neste sentido estou encaminhando arquivo anexo com os contatos das pessoas que fazem parte do Movimento em todo o Estado do Paraná. Você e seu Clube poderão manter contato com a pessoa mais próxima da sua cidade e tomar informações da programação local e a forma como você e seu Clube poderão tomar parte do Movimento Nós Podemos Paraná.

Com certeza será uma janela para um mundo novo, cheio de esperança e projetos, um novo horizonte de trabalho leonístico. Além desses contatos da lista anexa, possivelmente em seu Município tem o SESI, que está na coordenação geral desse grande Movimento, em nível estadual.

Sugiro contato com o SESI solicitando informações a respeito.

Coloco-me à sua disposição para quaisquer orientações ou esclarecimentos a respeito

CL Nilson Izaias Pegorini
Assessor Especial para Consolidação das Metas do Milênio

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são:

ODS1 Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
ODS2 Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição, e promover a agricultura sustentável
ODS3 Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
ODS4 Garantir educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos
ODS5 Alcançar igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
ODS6 Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos
ODS7 Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e moderna para todos
ODS8 Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos
ODS9 Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação
ODS10 Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles
ODS11 Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
ODS12 Assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis
ODS13 Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos;*
*Reconhecendo que a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CQNUMC) é o principal fórum internacional e intergovernamental para negociar a resposta global à mudança do clima.
ODS14 Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
ODS15 Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater à desertificação, bem como deter e reverter a degradação do solo e a perda de biodiversidade
ODS16 Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
ODS17 Fortalecer os mecanismos de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). São eles:

objetivos do milênio
 1 - Acabar com a fome e a miséria
2 - Oferecer educação básica de qualidade para todos
3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4 - Reduzir a mortalidade infantil
5 - Melhorar a saúde das gestantes
6 - Combater a Aids, a malária e outras doenças
7 - Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8 - Estabelecer parcerias para o desenvolvimento

 

top

Relação de contatos na área do Distrito LD-1 que poderão ser feitas pelo Lions Clube na sua cidade ou próximo dela.

COLEGIADO INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE E-mail Telefone
Secretário Executivo Estadual Sesi José Antonio Fares aline.lima@sesipr.org.br  
Secretário Executivo Estadual Adjunto Ministério Público Maria Teresa Uille Gomes uille@me.com  
Secretário Estadual de Mobilização Secretaria  de Estado de Assuntos Estratégicos Flávio Arns flavioarns@seae.pr.gov.br  
Secretário Estadual de Mobilização Adjunto Comitê de Mobilização Social pela Educação de Araucária Moacir Tuleski moacir_tuleskipereira@hotmail.com (41) 9641 4479
Secretaria Estadual de Segurança Pública Marilza Haak marilzacampos@depen.pr.gov.br; marilzahack@gmail.com (41) 3653-9910 / (42) 9122-2181
Secretaria de Estado de Justiça Artagão    
Comunicador Sesi Sesi aline.lima@sesipr.org.br (41) 3271-7523
Comunicador Adjunto Unicuritiba Maria da Gloria agatharubi@globo.com (41) 3244-7514; (41) 3244-7515
Comunicador Adjunto Fotrapar Prof. Walter Cézar dos Santos sanliz@sanliz.com.br 3376 4514
Articulador Regional RMC Conseg - Araucária Moacir Tuleski moacir_tuleskipereira@hotmail.com 9641 4479
Articulador Regional Adjunto RMC Prefeitura de Campo Largo Martim Meyer martimmeyer@campolargo.pr.gov.br (41) 3392-6700
SMAM Roberto Dalledone robdalledone@smam.curitiba.pr.gov.br (41) 3350 3624
Movimento Mãos Sem Fronteiras Eliane e Lilian eliane.padovani@gmail.com; liliandeisy@gmail.com (41) 9621-6948; (41) 9963-4420 
Lios Clube de Serviço Sr. Tosihiro Ida idatosihiro@terra.com.br (41) 3252 1694
         
Colegiados Regionais
Apucarana e Vale do Ivaí        
         
COLEGIADO INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE E-mail Telefone
Secretário Executivo Municipal Secretaria Municipal de Assistência Social de Apucarana Márcia Regina de Sousa contatemarcia@gmail.com  (43) 3425-1511 
Secretário Executivo Municipal Adjunto APAE de Marilândia do Sul Cleci Zardo clecizardo@gmail.com  (43) 3274 1933 
Secretário Municipal de Mobilização SESC-PR Apucarana Andrea Patrícia Rinaldo andreiarinaldo@sescpr.com.br  (43) 3422 1323 / /9669-6465
Secretário Municipal de Mobilização Adjunto UTFPR de Apucarana Fabricio Merli fabriciomerlin@utfpr.edu.br (43) 9696-0532
Comunicador Diretoria Municipal de Comunicação Social de Apucarana Maurício de Sousa imprensa@apucarana.pr.gov.br  (43) 3162-4296 
Comunicador Adjunto SESI Apucarana Flaviane Ribeiro flaviane.franco@sesipr.org.br  (43) 3420 5300 
Articuladores Locais IDEPLAN Sebastião Ferreira Martins elisangela.idepplan@gmail.com  (43) 3422 4000 
Prefeitura de Novo Itacolomi Dorival Miguel da Silva asnovoitacolomi@gmail.com (43) 9619-6589
Câmara Municipal de Apucarana Ana Paula Nazarko e Ana Paula Ferreira anapaulanazarko@gmail.com; anapaulaferreira280@hotmail.com
(43) 9973-0006 
Diretor de Planejamento Prefeitura de Ivaiporã Maurício Frederico planejamento.financas@ivaipora.pr.gov.br  (43) 3472 4600 
Cascavel
COLEGIADO INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE E-mail Telefone
Secretário Executivo Municipal UNIVEL Elaine Wilges elainewilges@hotmail.com; kronbauere@univel.br;  (45) 9828-2636/ 3036-3806
Secretário Municipal de Mobilização Centro da Juventude Rosangela Bene rbene104@gmail.com (45) 3902-2847 | 9932-2462
Secretário Municipal de Mobilização Adjunto Núcleo ODM Pâmela pamela.bortoluzzi@sesipr.org.br (45) 9902-7421
Comunicador PIC/Núcleo ODM Cascavel Adilson Lucas/Silmara Santos adilsondebrito@depen.pr.gov.br (45) 9961-3147
Francisco Beltrão        
COLEGIADO INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE E-mail Telefone
Secretário Executiva Municipal SEJU Eliza Machado M. Baggio elizab@seed.pr.gov.br (46) 3523-3363
Francisco Marcelo Correa                 chicopiraju@hotmail.com (46) 3520-3143
Foz do Iguaçu
COLEGIADO INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE E-mail Telefone
Secretário Executivo Municipal APAC Foz Taciano Paulo Duarte tacianoduarte@hotmail.com (45) 9975-2278 
Secretário Executivo Adjunto Casa de Apoio Esperança em Cristo Marta Sheila Cardoso Delogo msheilacd@hotmail.com (45) 9917-5703
Secretário de Mobilização  Guarda Municipal Adir Ledesma adirledesma@hotmail.com (45) 9996-8726
Secretário de Mobilização Adjunto CNI – Cidade Nova Informa Hélio Rodrigues dos Santos heliorodrigues01@hotmail.com (45) 9970-4692
CNI – Cidade Nova Informa Gilberto de Souza Valadão cidadenovainforma@gmail.com (45) 9846-6876
Casa de Apoio Esperança em Cristo Zélia Fátima Barbosa da Silva zeliacaec@hotmail.com (45) 9966-3104
Prefeitura / Secretaria Mun. de Saúde (assistente social) Denise Xavier dss.x@hotmail.com (45) 9973-0492
Comunicador Agencia de Desenvolvimento Econômico Social Pro Vita Paulo Cesar Ferraz paulocferraz@hotmail.com (45)9820-3262
Projeto New For Life Amilton Farias pr.almiltonfarias@gmail.com (45)9913-0243
Comunicador Adjunto Prefeitura / Secretaria Mun. de Educação Theodorico Melo dos Santos theomello@hotmail.com (45) 9919-7394
Guarapuava 
  INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE E-mail Telefone
Secretário Executivo Municipal Guarairacá Humberto Oliveira  humberto@faculdadeguairaca.com.br;  (43) 9929-9503
Secretário Executivo Municipal Adjunto Faculdade Guairacá Irene Raquel Garcia raquel@faculdadeguairaca.com.br   (42) 3622-2000
Secretário Municipal de Mobilização Sesi Carlos carlos.kosloski@sesipr.org.br (42) 3621 3843
Secretário Municipal de Mobilização Adjunto Prefeitura Municipal de Guarapuava Eva Schran evaschran@yahoo.com.br (42) 8812-3339
Secretaria do Meio Ambiente Camila F. Duarte camibio13@hotmail.com (42) 3624-2214
Comunicador Unicentro Adriano Machado adriano@unicentro.br (42) 3621-1096
Sicredi Arlany de Andrade arlany_andrade@sicredi.com.br (42) 3622-4184
Comunicador Adjunto Núcleo Regional de Educação Isabel Grimbor bel_grimbor@hotmail.com (42) 3621-7627
Voluntária Paula Westphal paulaw@grpcom.com.br (42) 3621-3900
Londrina
COLEGIADO INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE E-mail Telefone
Secretário Executivo Regional Provopar de Londrina Mildred Bueno mildredgalvaobueno@abgb.com.br (43) 3326-6742 / 9952-6101
Secretário Executivo Municipal UNOPAR - Universidade do Norte do Paraná Claudia Maturana claudia.maturana@unopar.br (43) 3371-7787
Secretário Executivo Municipal Adjunto Clube dos Aventureiros do Amanhecer/JCI Gustavo Marconi ecoclubeslon@gmail.com (43) 9977-8417
Secretário Municipal de Mobilização Compaz  Luis Claudio Galhardi            paz@londrinapazeando.org.br (43) 3379-5219/9996-1283
Secretário Municipal de Mobilização Adjunto Compaz Leozita Baggio Vieira leozita@yahoo.com.br (43) 3322-1788/ 8408 7463/ 333906751
Comunicador SESI Londrina Amanda Caroline de Souza
Nayara Cristine Peixoto
Amanda.souza@sesipr.org.br; Nayara.peixoto@sesipr.org.br
(43) 3294-5220
Comunicador Adjunto Legião da Boa Vontade Juliana Lívia Bortolin bortolin@lbv.org.br (43) 3328-1100
Maringá
COLEGIADO INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE E-mail Telefone
Secretário Executivo Municipal Unimed Maringá Patricia Sodré patricia.sodre@unimedmaringa.com.br; patsodre@gmail.com (44) 3221-7973 - (44) 9714-4447
Secretário Executivo Municipal Adjunto Sesi Vanessa Souza Santos vanessa.santos@sesipr.org.br  (44) 3218-5681 – 9944-2189
Secretário Regional de Mobilização Fundação Isis Bruder Barbara Medeiros  arrecadacao@fundacaoisisbruder.org.br (44) 3026-1517 – 9840-5475
Secretário Regional de Mobilização Adjunto FIEP Élcia Valentini   elcia.valentini@fiepr.org.br (44) 3218-5687 – 9113-5748
Comunicador Instituto GRPCOM Kaísa Abeche kaisaa@grpcom.com.br (44)3218-6441 
Comunicador Adjunto Rede Feminina de Combate ao Câncer  Janaina Mantovani  janaina@rfcc.com.br (44) 3028-7277
Ponta Grossa
COLEGIADO INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE E-mail Telefone
Secretário Executivo Municipal Colégio Sepam/UTFPR Nelson Canabarro ncanabarro@yahoo.com.br  (42) 9969-0193
Secretário Executivo Municipal Adjunto AMCG Katiane Ferancini (Diretora)  diretoria@amcg.com.br (42) 3225-1398
Secretário Municipal de Mobilização Luciane Rosas Rodrigues (Imprensa)  imprensa@amcg.com.br  (42) 3225-1398
Secretário Municipal de Mobilização Adjunto      
Centro Sul
COLEGIADO INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE E-mail Telefone
Secretário Executivo Regional  Secretária de Indústria e Comércio de Irati Estanislau Fillus hagaef@yahoo.com.br (42) 9974-0843
Secretário Executivo Regional Adjunto Casa dos Conselhos Maria Helena Orreda nanaorreda@yahoo.com.br (42) 3422-1124 cel 042 9992 5139
Secretário Regional de Mobilização Conselho Comunidade Mari Szwaidak csema@gmail.com (42) 9955-6823
Secretário Regional de Mobilização Adjunto Secretaria de Promoção Social de Rio Azul Alba Maria Mores Girardi albagirardi@ibest.com.br (42) 8428-2028
Secretário Regional de Mobilização Adjunto Secretaria de Promoção Social de Irati Fernanda Costa fer.c_veati@yahoo.com.br (42) 9818-0511
Secretário Regional de Comunicação AMCESPAR Vanderlei Kawa amcespar@amcespar.org.br (42) 9105-2811
Secretário Regional de Comunicação Adjunto ANPCI Ieda Waydzik irswaydzik@yahoo.com.br (42) 3422 3721
Secretário Regional de Comunicação Adjunto OAB Robson Krupeizaki adv-robson@hotmail.com (42) 9966-0675
Litoral
COLEGIADO INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE E-mail Telefone
Secretário Executivo  SESI - PR João R. L. Souza joao.souza@sesipr.org.br (41) 8875 9335
Secretário Executivo Adjunto BRF Marize Nascimento  marize.nascimento@brf-br.com; marizecn@gmail.com (41) 9641 9292
Secretário de Mobilização Conselho Regional de Administração do Paraná  Gustavo Sampaio gustsampa@gmail.com (41) 9109 3114
Secretário de Mobilização Adjunto BRF Mariana Albernaz mariana.albernaz@brf-br.com
(41) 99206361
Secretário  de Comunicação  Instituto de Diplomacia Empresarial - IDEM Flávio Vanhoni  
flavioff19@gmail.com
  (41) 85171737 / 84255306

voltar