Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil

Distrito LD-1

Home

Distritos Múltiplos "L"

 

Distrito LD-1

 

 

Assessoria para Acampamento e Intercâmbio Juvenil

nominatavirtual

 


PROGRAMA DE ACAMPAMENTO E INTERCÂMBIO JUVENIL
DISTRITO LD-1

 

AL 2018 2019

Intercambio 2018

 


 

 

DEPOIMENTOS 2018

Aline Kalinoski

Estados Unidos, Itália e Nova Zelândia

Tive a oportunidade de ir através do Lions para três países, Estados Unidos (2013), Italia (2015) e Nova Zelândia (2018). Dessa forma sou suspeita pra falar do quanto vale a pena essa experiência! Em todos os países participei do acampamento juvenil, onde pude fazer amizades de várias partes do mundo além de participar de muitas atividades.

Também fiquei em host families, que mantenho contato até hoje, demonstrando como fui bem recebida. Agradeço imensamente ao Lions pela tríade liderança, experiência e oportunidade!


Manuela Antonia De Costa

Turquia, o país que mais me surpreendeu em toda a minha vida! Lugar inexplicavelmente lindo, e com uma energia incrível. 

Dos três Lions Camp os quais tive a oportunidade de participar, mesmo tendo ótimas experiências anteriores, sem duvidas o camp da Turquia foi o mais marcante pra mim, muito divertido, staff descolada e participativa, o mais organizado que já estive, ótima localização e programação impecável. Muito feliz de poder ter feito parte dessas experiências, e mais uma vez representar o meu país.  

As famílias turcas são MUITO receptivas, educadas,  respeitosas, patriotas e abertas conhecer novas culturas. 

E se tem uma coisa a qual mais me chamou atenção é o verdadeiro amor que os turcos tem pela sua terra, a “sede” de democracia, liberdade de pensamento e evolução para um país melhor


Nicole Schneider   Suíça (Swiss Experience)

As famílias que me receberam, mais uma vez (já tive outra oportunidade de fazer um  intercâmbio pelo Lions pra Virginia em 2015), foram de extrema receptibilidade comigo.  

Durante as duas semanas com eles, tive a oportunidade de viver experiências incríveis que só o convívio com os suíços pôde me proporcionar!

Foram viagens por todo o país, conhecendo lugares maravilhosos muitas vezes ignorados por turistas e conhecendo a cultura que só eles tem.

Durante o camp, além de ter convivido por duas semanas maravilhosas com gente do mundo inteiro, me deparei com a organização e a pontualidade suíças, além de uma liderança jovem durante todo o tempo, o que deixou a experiência muito dinâmica.

Viajar com o Lions é definitivamente uma das melhores opções, além de adquirirmos experiências únicas, as amizades, lembranças e o conhecimento que colecionamos são imensuráveis!

Não tenho palavras pra descrever e muito menos  pra agradecer pela oportunidade que tive.


Ana Luiza Bueno, Canadá.

Esse foi o meu primeiro camp e eu me surpreendi muito.  Fui muito bem recebida pela minha host family, eles são maravilhosos e me levaram para conhecer lugares de tirar o fôlego.

Os outros canadenses (vizinhos da host family  e membros do Lions) que tive o prazer de conhecer também foram muito receptivos.

O Canadá é um país extremamente lindo! Além disso a organização do camp é impecável. Estou muito feliz pela oportunidade de ter vivido tudo isso, com certeza foi a melhor experiência da minha vida e superou todas as expectativas.

Sinto muita saudades da host family, dos lugares lindos que conheci e dos colegas de camp que são incríveis e felizmente ainda mantenho contato.  


Livia Bortot, Estados Unidos

Foii a primeira vez que eu participo mas já foi uma experiência sensacional, uma host family incrivelmente receptiva e acolhedora .

O grupo com que eles planejavam as  saídas era incrível todos membros do lions e host families. 

Eles realmente pensaram em nós  e nos lugares que mais gostaríamos de ir e que estar em grupo seria a melhor ideia , e isso foi um bônus na experiência.

Outro bônus foi a experiência de conviver com o Scott o host dad que perdeu a visão devido à diabetes , mas com uma grande sensibilidade  e carisma .  O camp foi uma experiência inesquecível. Sou muito grata e sinto muito a falta de todos.


Marina Godoy, Itália

Camp Alpe Adria. Home Stay: Pádua

Foi minha primeira experiência em intercâmbio com o Lions.

Vivenciei os melhores momentos da minha vida!

Conheci pessoas maravilhosas que me trataram como parte de sua família, conheci lugares incríveis dos quais jamais esquecerei!

Pratiquei meu inglês com os intercambiários, aprendi algumas palavras em Italiano, conheci muitos jovens de culturas diferentes, foi uma viagem muito enriquecedora!

Amei cada dia, e cada momento que vivenciei nesse intercâmbio, e pretendo voltar para a Itália algum dia, foi simplesmente sensacional!


Rafaela Klein  Canadá 

Esse foi o meu primeiro intercâmbio com o lions, tive muita sorte de conseguir esse intercâmbio pois tive uma experiência maravilhosa!!

Minha host family me acolheu como uma filha para eles e fizeram tudo que eles puderam pra fazer eu me sentir à vontade e feliz.

Além da host family, o camp foi uma das melhores experiências que eu vivenciei, muitas amizades maravilhosas de todos os lugares do mundo, amizades que eu sei  que vão durar muito.

As atividades do camp eram muito divertidas e a gente se sentia muito envolvido com tudo, muitos passeios interessantes e muita comida boa!
Enfim, foi tudo maravilhoso e eu só tenho a agradecer o Lions por tudo!!!


Matheus Padilha (Itália)

A minha estadia na Itália foi algo sensacional, fiquei em uma pequena cidade chamada Andria,  na região de Puglia, com uma família que me recebeu muito bem!

Conheci nesses dias vários  lugares e pessoas, foi uma experiência incrível.

Depois fui para o camp em Alberobello, uma  cidade lindíssima, acabei conhecendo pessoas incriveis de vários países, foi uma das melhores experiencias da minha vida.

 

Carolina Michelin Smaniotto  Bélgica

Essa foi a primeira vez que eu saí do Brasil e com toda certeza eu não poderia ter escolhido um país melhor!

Lugar esplêndido, prédios enormes e incríveis!

Minhas host families me acolheram de braços abertos!

Pessoas incríveis que se dedicaram ao máximo para me  mostrar tudo do bom e do melhor da Bélgica!

Além de serem super amorosos e interessados no que eu tinha a falar sobre o Brasil!

Eu nunca vou esquecer esse mês!

Os 30 dias com mais sentimentos diferentes de toda minha vida, nervosismo, felicidade, encantamento e tristeza na hora de ir embora! Eu quero agradecer muito por essa experiência, por ter conhecido tanta cultura e tantas pessoas!

Meu coração sempre vai ter um lugarzinho da Bélgica!

Obrigada!


Simona Filomena  e Lisa Guarneri

Foram as  italianas que ficaram 20 dias no Brasil pelo Programa Exchange Only do Lions .

Familias do Distrito LD5 de Balneário Camboriu , PID Rosane Jahnke , CaL Lurdes Minella  e do LD1 PDG Liu Rigo as hospedaram com muito carinho e as levaram a passeios em outras cidades como Blumenau e Pomerode , cidades litoraneas de SC, Beto Carrero.

Em Curitiba foram a pontos turisticos , encontraram com CLEOs, foram a cidades como  Morretess e Antonina e praias do Paraná.

 


2016

 

Veja fotos da turma que foi em 2016 para Nova Zelândia

 

Foto a intercambio 2017

 

Foto b intercambio 2017

 

Foto c intercambio 2017

 

 

O intercâmbio tem 2 modalidades ir sózinho (Exchange) ficando em casa de família de Lions ( Host Family) ou ir para um encontro de grupo de jovens de todo mundo e estadia em casa de famílias anfitriãs do Lions (Camp and Exchange).

O mais comum é a 2a modalidade Camp and Exchange ou C&E: combinação acampamento e intercambio (cerca de 25 dias a 1 mês de duração ou pouco mais) em países onde oferecem o acampamento e a estadia com famílias de Lions.

Navegue no site e conheça o assunto Acampamento e Intercâmbio Juvenil, clicando aqui

Cada ano no site do Lions Internacional apresentará um anuario ou International Directory –para ter uma idéia sobre os países que oferecem Youth Camp and Exchange.

Acessar através do link aqui.

O mapa será atualizado entre novembro e dezembro de de todos os anos.

Os candidatos a intercambistas preferencialmente devem ter alguma ligação com o Lions (pais, tios, parentes ou amigos serem membros associados de Lions Clubes), os CLEOs podem ser candidatos(as) a C&E ( Camp and Exchange) ou também jovens ligados a familias de Lions. Um Clube de Lions deverá indicar o candidato com carta do Presidente do Lions Clube ( esse Lions Clube passa a ser responsável pela indicação do jovem (a) e denominado Lions Clube Patrocinador ou Sponsor).

Deverá se comunicar em inglês porisso é a língua oficial do C&E.

Programa de Acampamento e Intercambio Juvenil do Distrito LD-1

  1. A língua oficial das 2 modalidades de intercambio em países da Europa e mesmo nos asiáticos é o Inglês. O intercambista deve saber o básico do Inglês para comunicação. Nos países da América Latina e do Caribe a língua preferencialmente será o espanhol ou inglês. A França exige conhecimento de Francês para todos os intercambiários. Não aceitam se não tiver conhecimento do Francês.

  2.  Idade dos candidatos para solicitações de Intercâmbio deve estar entre 16 a 22 nos USA, Canada 17 a 21 e para Europa de 17 a 22 anos ou 17 a 21.

  3. O jovem deve saber que deverá providenciar um passaporte necessário para viajar ao exterior e deve estar ciente que para muitos países necessitam de pedidos de visto que acarretam em gastos adicionais nos despachantes, como para os USA, Austrália, New Zealand e Canadá.
    Para países daEuropa não são necessários vistos, mas uma carta oficial de aceite do Programa de Youth Camp and Exchange do país que escolheu para intercambio.

  4. Gastos de passagens aéreas e seguro viagem ficam por conta do intercambista ou das familias dos jovens ou muito difícil de um Clube patrocinador ou sponsor” ou que indica o jovem. Devem comprar as passagens quando o do pais que exige visto.

  5. Durante a estadia os jovens ficam em residências de famílias do Lions ou em pousadas ou hotéis ou Universidades por ocasião do acampamento ou Camp providenciados pelos Coordenadores locais. Não haverá gastos na estadia, sómente gastos pessoais do (a) jovem. A alimentação e hospedagem é por conta da família ou host family ou do Camp.

  6. A época de intercâmbio e acampamento Juvenil na Europa ou USA os leões do hemisfério norte preferem oferecer C&E no verão de lá e nas férias escolares de julho e agosto. (os acampamentos são quase sempre nessa época, com exceção de New Zeland, mesods de Dezembro a meados de Janeiro ). As famílias tem disponibilidade e mais tempo de se dedicarem junto com a família para hospedagem dos jovens e até viajar mostrando as belezas do seu país ao hóspede.

  7. O candidato poderá ficar no máximo 1 ou 1 mês e meio combinando acampamento e intercambio, dependendo do tempo que a famílias anfitriãs oferecem para hospedagem. Tudo será acertado com os Assessores dos Distritos, familias anfitriãs, que hospedarão ou aceitarão ficar com o(a) jovem e o Coordenador do acampamento que ocorrerá em data estabelecida. O jovem antes ou depois do acampamento ficará hospedado em casa de famílias de CCLL e passarão o tempo com os anfitriões e com os filhos desses como parte da família. No acampamento ficarão hospedados em dormitórios de campus de universidades ou hotéis e interagindo com jovens vindos do mundo todo. Monitores estarão sempre supervisionando a ordem e o bem estar de todos.

  8.  No caso de gastos além das passagens ida e volta, o jovem ( cópias das passagens escaneadas ou digitalizadas deverão ser enviadas aos assessores do exterior pelo menos 2 meses antes da data da viagem) ou a família deve adquirir um seguro de viagem para o jovem intercambiário que é obrigatório (mandar para o Assessor cópia do seguro). O intercambiário deve levar pouco dinheiro para pequenos gastos pessoais como lembrancinhas ou algum lanche ou compras com cartões de crédito se assim a família do jovem decidir. Não paga nada para hospedagem ou alimentação, fica por conta da família anfitriã. O Acampamento dependendo do país cobra a partir de U$100 a U$ 200,00 de taxa de inscrição mas para California e alguns Camps dos USA chega a ser U$ 400,00. O jovem deve levar a taxa em dólares ou Euros e pagar o Camp ou Acampamento.

  9.  Ficam proibidas aos jovens intercambistas do Programa atitudes que denotem preconceitos de qualquer tipo e também os 4 "Ds" : no Drugs, no Drinking, no Driving and no Dating. Jovens que não observarem essas proibições ou a não obediência à essas regras serão excluídos do Programa e enviados para seu país imediatamente. Respeito deve ser observado pelos intercambistas aos pais estrangeiros das familias , Assessores de Camp e monitores” durante o período de C&E.

  10.  Lembrar que o intercambista é o representante do seu pais. Levará um pequeno material no pendrive em Power Point para apresentar o seu pais , sua cidade, familiares etc em ocasião em que todos os jovens do Camp apresentarão a todos em dia especial no Camp. Podem descrever as belezas do Brasil, sua cidade natal., etc. Pode levar flâmulas do Clube anfitrião, pins, etc.para presentear os amigos.

Alguns Camps pedem que o intercambiário leve a Bandeira do Pais, combinado previamente .
Para a família anfitriã o intercambista poderá levar algum presente ou mimos ou agrados aos “pais estrangeiros” que os hospedarão. Normalmente contactarão antes da viagem através de e-mails com a família anfitriã e com os filhos ou filhas dessa família e também poderão levar lembrancinhas para eles também. Não deverão ser presentes caros, pequenos mimos para os novos amigos com chaveiros e outras lembranças de pequeno valor e que não ocupe muito espaço nas malas.

  1. Informações adicionais pode acessar no site http://www.lionsclubs.org
    Pode navegar no site clicando em na lingua em português, em seguida acessar os Programas Juvenis e encontrará as informações do Youth Camp and Exchange 2015-2016 ou Acampamento e Intercâmbio Juvenil 2015-2016.

  2. O mapa (Directory ou o Anuário) de paises que oferecerão Camp and Exchange estará no site para uma primeira consulta, escolher os países que gostariam de conhecer e preencher formulários apropriados e dependendo se para o Programa nas Americas ou Europa são formulários diferentes e manter contacto com a Assessora de Acampamento e Intercâmbio do Distrito LD1 – PDG Liu Rigo - Cel : (041) 99972-9031 Res.: (041) 3262-1016 ou por e-mail : rigoliu@gmail.com

  3. Preencher o formulário apropriado (AF- Applicant Form) ou para as Américas ou Europa mas deve ter em mente os 3 países de sua preferência na ordem de prioridade. Entrar em contacto por e-mail com a Assessora do Distrito LD-1 para solicitar o formulário em .xls e pode pedir informações e ajuda à PDG Liu por WhatsApp. para preenchimento do formulário apropriado .
    Formulários deverão ser enviados pela Assessoria aos interessados para serem preenchidos, assinados pelo intercambiário, pelo pai ou mãe, pelo Presidente do Lions Clube responsável pela indicação do jovem e pelos Assessores de Acampamento e Intercambio Juvenil do Distrito LD1 e DM LD.

Application Forms ou AFs Formulários de inscrição: Clique aqui

  1. Antes de preencher o formulário deve entrar em contacto o quanto antes com a CaL Liu Rigo, Assessora do Distrito LD1 se houver real interesse no Programa pois as vagas para cada Camp são limitadas a 2 representantes por país.

Quanto antes fizer a inscrição mais garantido o aceite devido ao numero limitado de vagas. Os Camps de maneira geral tem datas de inscrição até março do anos do intercambio (mas terá chances se a inscrição em certos países for feita entreagosto e outubro ) mas os Applicant Forms ou AFs, para New Zealand é feito já em agosto.

  1.  As desistências depois de inscritos no Programa devem ser informadas com antecedência pelo menos em fim de fevereiro para o Assessor do Camp no exterior, podendo assim dar oportunidade para outro jovem que poderá substituí-lo(a).

  2. Para USA , Canadá e outros paises, além dos passaportes com validade com pelo menos 6 meses na data de chegada ao pais, vacinas contra febre amarela e outras se forem requisitos do pais destino, precisam providenciar com antecedência juntamente com visto de entrada nos respectivos países.

  3.  Em caso de menor de idade precisa de documento de autorização dos reponsáveis (pais) para viagem e tem que ser documento original para apresentar na hora do embarque (Juizado de Menores). Peço aos pais providenciarem pelo menos 3 “originais”, pois o Consulado fica com um no pedido do visto para os países que necessitam de visto. Cópias desse documento não são aceitos pela Policia Federal na hora do embarque e os Consulados não devolvem quando entregam para o processo de visto. Não podem usar cópias dessas autorizações pois a Policia Federal é rigorosa e não viaja sem apresentar a documentação original . ( Esse item pode ter mudado e novas regras para o menor viajar sózinho).

  4.  O Distrito LD-1 do Lions tem um site e em Assessorias clicar para informações sobre Acampamento e Intercambio Juvenil onde encontrará os relatos e fotos de intercambiários.

 
 

Programa de Intercâmbio e Acampamento Juvenil

Lions Clubes sponsors e Jovens candidatos para Acampamento e estadia em diversos países para 2017:

1-Lions Clube Toledo Cidade –Isadora Pignataro foi para New Zealand

2- Lions Clube Rio Negro –Artur Gonçalves aceito para Camp em California- USA

3--Lions Clube Foz do Iguaçu Cataratas – Manuela Antonia De Costa aceita para Camp em Belgium

4-Lions Clube Cascavel Serviços–Carolina Borges aceita para Camp em Italy

5-Lions Clube Toledo Cidade – CLEO Marcelo Collito Martins aceito para Camp em Italy

6-Lions Clube Curitiba Centro Politécnico – Guilherme Almeida aceito para Camp A2 Canada

7- Lions Clube Curitiba Batel – Matheus Padilha aceito para Camps A15 Canada-julho de 2017

8- e 9 -DUAS JOVENS ITALIANAS RECEBIDAS EM CURITIBA E EM TOLEDO NO PROGRAMA EXCHANGE ONLY” DO DISTRITO LD1

 

Programa de Acampamento e Intercâmbio Juvenil
Distrito LD-1 - AL 2014 2015

INTERCAMBISTAS DO ANO

 

#

NOMES

DESTINO

Lions Clube Patrocinador

1

Gabriel Borges

Canada,   Toronto

LIONS CLUBE Medianeira Parque Iguaçu

2

Manuela Costa

Canada, Toronto

LIONS CLUBE FOZ DO IGUAÇU CATARATAS

3

Georgia Vidal Meyer

California, USA

LIONS CLUBE CURITIBA  BATEL

4

Paula Pignataro

New Zealand

LIONS CLUBE TOLEDO 

5

Amanda Stinghen

Belgium

LIONS CLUBE CURITIBA BATEL

6

Pedro Abdanur Mendes dos Santos

Canada

LIONS CLUBE CURITIBA GAMA

7

Aline Kalinoski

Italy

LIONS CLUBE CURITIBA BATEL

8

Isabela Becchi 

Italy

LIONS CLUBE DOIS VIZINHOS

9

Thaís  Maiara Lovera 

Switzerland 

LIONS CLUBE DOIS VIZINHOS

10

Leticia Denczuk 

Austria

LIONS CLUBE CURITIBA BATEL

11

Matheus Manosso

Germany  

LIONS CLUBE MANGUEIRINHA

12

Carol dal Bosco

Turkey 

LIONS CLUBE TOLEDO 

13

Nicole Schneider

Virginia-  USA

LIONS CLUBE CASCAVEL SERVIÇO

14

Gabriella Justo

Minnesota -USA 

LIONS CLUBE CASCAVEL SERVIÇO

15

RicardoPignataro

França

LIONS CLUBE TOLEDO

16

Eleonora Calocchio

From Italy to Brasil - LD-1

LIONS CLUBE CURITIBA CENTRO e

LIONS CLUBE TOLEDO

17

Andrea Boccalari Bertagnolli

From Italy to Brasil - LD-2

LIONS CLUBE CURITIBA BATEL e

LIONS CLUBE TOLEDO