Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil

CIRCLE LP

Mercado Comum do Conhecimento Leonístico

 
   

PROJETO SONHO DE INFÂNCIA

“Todas as crianças têm direito à saúde, educação, um lar, lazer e à felicidade"

Governador Valadares, novembro de 2003.

ÍNDICE


1- NOME: PROJETO SONHO DE INFÂNCIA:

“A RUA NÃO É MEU LAR”
2- SIGLA:
PROSSONI - “A RUA NÃO É MEU LAR”


2- APRESENTAÇÃO

O Projeto Sonho de Infância é uma busca que o Lions Clube Governador Valadares Ibituruna propõe a toda a comunidade valadarense na análise, interpretação e tomada de decisão junto à problemática que envolve crianças, adolescentes e adultos que vivem o seu dia a dia nas ruas da cidade.
Com objetivos bem estruturados, este projeto visa trabalhar estas questões de forma global e unificada juntamente com todas as pessoas interessadas e entidades envolvidas com esta questão social.


3- JUSTIFICATIVA

3-1- QUESTÃO PROBLEMA


Localizada ao leste do Estado de Minas Gerais e cortada pelas rodovias BR 116 ( Rio Bahia), BR 381 ( Rodovia do Aço), BR 259 () e pela ferrovia Vitória Minas é Governador Valadares uma cidade de porte médio e jovem com economia basicamente advinda do comércio e prestação de serviços.

Devido a sua posição geográfica, temos presenciado um aumento considerável na sua população, decorrente de ser aqui um ponto de parada dos imigrantes nordestino que seguem em direção ao sul ou que regressam tentando voltar ao seu local de origem.

Esta população quando chega a Governador Valadares, por não encontrar emprego seguro na cidade, acaba por se integrar, (quando conseguem), n o mercado informal de trabalho, levando consigo um número significativo de crianças e adolescentes também à procura deste trabalho informal.

Esta situação faz com que nossa cidade apresente paulatinamente um panorama semelhante aos dos grandes centros urbanos, no que diz respeito à concentração de pessoas, principalmente crianças e adolescentes nas ruas.

Perambulando pelas ruas,na maioria das vezes, sem trabalho, sem lar e sem perspectivas de futuro estas crianças,adolescentes e também os adultos se reúnem de maneira diferente da convencional, alimentam-se irregularmente, criam vícios prejudiciais à saúde e são os mais fortes candidatos à marginalização social.

Em função do aumento crescente de crianças e adolescentes vagando pelas ruas de Governador Valadares e considerando que a cidade não conta com uma estrutura social de apoio completa e satisfatória, alguns questionamentos se afloram em nossos pensamentos:

- Quais projetos de vida, fora da sua realidade, possuem estas crianças.
- Percebem, estes mesmos, que a escola é importante para o seu projeto de vida ?
- Até que ponto estes jovens vivem fora dos padrões normais e até a onde vivem em contradição com o ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ?
- Como se caracterizam as famílias destas crianças e adolescentes quanto à origem, renda familiar, composição e relacionamento afetivo?
- Quais são as condições de saúde, o tipo de lazer praticado por elas?
- São usuários de drogas?
- Envolvem com a polícia? Por que ?
- Possuem experiência sexual? Em que freqüência?
Conhecer as respostas para estas questões e trabalhar na busca de resolver ou amenizar este grave problema social é dever de cada cidadão brasileiro.

3-2 – O LIONS CLUBE DE GOVERNADOR VALADARES IBITURUNA E O PROJETO

O Lions Clube de Governador Valadares Ibituruna, clube de serviço, seguindo suas diretrizes e objetivos, coloca-se como intermediário, com este projeto, entre todos os segmentos já existentes em nossa sociedade envolvidos com esta questão social e o próprio agrupamento humano carente e vice-versa.
Acreditamos que, se unirmos esforços e direcionarmos para uma mesma causa, nos tornaremos mais fortes e mais eficazes em nossas lutas e conquistas.
Assim, apresentamos e justificamos este projeto.

Em síntese o Lions Clube Governador Valadares Ibituruna, sensibilizado com este problema, convoca toda a sociedade valadarense para “JUNTOS ABRAÇARMOS ESTA CAUSA”....
 


4- OBJETIVOS


A- OBJETIVO GERAL - Buscar através de soluções eficazes a diminuição do grave problema social: _ Crianças, adolescentes e adultos nas ruas de Governador Valadares.

B- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Promover um levantamento quantitativo do número de crianças, adolescentes e adultos que vivem pelas ruas da cidade;
2- Detectar as causas que levam tais pessoas a perambularem pelas ruas;
3- Identificar a credibilidade deles no futuro;
4- Prestar assessoramento a todas as entidades locais ligadas a este trabalho social;
5- Promover campanha de conscientização a toda comunidade valadarense no que concerne a problemática das pessoas vivendo na rua;
6- Identificar e caracterizar nível de escolaridade, as condições de saúde, o tipo de lazer e etc., desse público alvo, para uma análise e intgerpretação mais profunda deste grave problema social;
7- Promover encontros de lideranças para analisarem e apresentarem alternativas à questão das pessoas que moram nas ruas;
 


5- METODOLOLGIA



O Projeto Sonho de Infância deve ser considerado como uma das possíveis alternativas de se analisar, interpretar, viabilizar e implementar ações que visem a solução da problemática das crianças, adolescentes e adultos que vivem na rua.
Para sua realização será utilizado:

- Campanhas de conscientização do problema junto a toda comunidade de Governador Valadares;
- Busca de parcerias junto às entidades, clubes de serviços, órgãos públicos e religiosos na adesão ao projeto;
- Reuniões, debates, seminários objetivando a interpretação real da questão e a busca de solução;
 


6- A ESTRUTURA DO PROJETO


O Projeto pretende constitui-se num todo na medida em que suas cinco etapas sejam totalmente exploradas. São elas:

1ª - ETAPA – Contactar, conhecer e associar a todas as entidades que direta ou indiretamente estão ligadas à proteção do menor, do adolescente e do adulto.
Exemplo:

- Câmara dos vereadores
- Associação Comercial
- Associação de Bairros
- Clube dos Diretores Lojista
- Delegacia de Ensino e Outras
- Igrejas Católicas e Evangélicas
- Lojas Maçônicas
- Lions Clube
- Polícia Militar e Civil
- Prefeitura Municipal
- Profissionais Liberais
- Rotary Clube
- UNIVALE

2ª- ETAPA - Estudar todos os programas das entidades ligadas aos desamparados das ruas conhecendo suas potencialidades e limitações, comparando-as e estabelecendo uma política comum em que juntos todos e em parceria possam atuar na questão problema.

3ª ETAPA – Promover um levantamento quantitativo sobre a questão, a fim de se obter dados reais e atuais desta realidade local, para que através de parâmetros significativos se posa trabalhar o problema.

4ª - ETAPA – Promover um Encontro de Lideranças para estudar alternativas a serem encaminhadas ao legislativo a fim de serem implantadas, objetivando erradicar a grave questão social que hoje vivenciamos. Exemplo: (beneficiar empresários que adotem o projeto com incentivo fiscal).

5ª - ETAPA – Reavaliar o projeto propondo novo direcionamento, caso se faça necessário.
 


7- CRONOGRAMA DE CUSTO

Inicialmente, o Projeto será desenvolvido com a adesão de entidades e pessoas envolvidas nesta questão social, sem ter custos definidos.
No decorrer do processo os custos serão cobertos com campanhas promovidas pelo Lions Clube Governador Valadares Ibituruna e entidades envolvidas, além de orçamentos próprios, doações e verbas públicas que por ventura puderem ser alocadas a este projeto.
 


Projeto disponibilizado pelo Associado CL Heleno Almeida