Lions Clubs International

M.C.C.L

M.C.C.L.
Mercado Comum do Conhecimento Leonístico

Lançado no site do CIRCLE LP, pelo Presidente CL João Roberto Alves, o "Mercado Comum do Conhecimento Leonístico".

A finalidade deste espaço é divulgar Experiências e Projetos Leonísticos que possam servir de base para que outros membros de nossa Associação adotem, caso julguem conveniente, em seus Lions Clubes.

Este espaço à medida que novos projetos sejam cadastrados, terá índice de conteúdo para melhor localização dos assuntos tratados.

Para enviar contribuições, o Associado ao CIRCLE LP deve fazê-lo por intermédio da lista geral do grupo na internet, no seguinte E-mail de uso exclusivo para os associados cadastrados: circlelp-lista@yahoogrupos.com.br ou para a diretoria do CIRCLE LP circlelp@lions.org.br , que possibilita enviar anexos.

PROJETOS

Os seguintes assuntos foram ventilados nesta fase de lançamento, aguardando projetos, ou com projetos já lembrados. Siga os links ativados.

Como apresentar cada projeto...veja aqui

Como apresentar cada projeto

Muitas vezes os Lions Clubes têm disposição de fazer alguma coisa mas não sabe bem em que área atuar.

O Mercado Comum do Conhecimento Leonístico, que está sendo iniciado, pretende disponibilizar ideias para que os clubes possam realizar suas atividades adequadas ao seu perfil.

A troca de informações entre clubes que já realizaram determinadas atividades é uma forma de não se reinventar a roda, fazendo com que tal experiência passe de um a outro.

Não basta alguem colocar o título de sua ideia sem passar o conhecimento adquirido. O título está no índice dos projetos a que nos propomos. O que fazer, como fazer e quais as orientações para a realização do projeto é que são importantes. Isso é que forma a base do Conhecimento Leonístico.

Neste espaço teremos condições de registrar sua ideia ou o que está dando certo no seu clube para que outro clube possa usá-la da mesma forma ou até aperfeiçoá-la. Ai reside o Mercado Comum.

Veja o que está dando certo no seu clube ou o que deu certo no passado e registre tais informações.

O projeto para aparecer neste espaço deve ser enviado à diretoria do CIRCLE LP, por meio do endereço circlelp@lions.org.br  ou para a lista geral do CIRCLE LP circlelp-lista@yahoogrupos.com.br.

Após uma rápida avaliação ou questionamento visando dar uma forma adequada para a apresentação, o mesmo será classificado conforme o índice e apresentado neste espaço.

Forma de apresentação dos projetos

Para que os diversos Companheiros possam aplicar sua proposta de projeto, a ser desenvolvido pelos Lions Clubes que não estão inteiramente familiarizados com o mesmo, é necessário que sua ideia seja claramente apresentada.

É importante transmitir aos clubes as principais características do projeto e as recomendações para que o projeto dê certo ao ser tentado.

Cada projeto deve ter, como exemplo, as seguintes partes, podendo variar para deixá-lo mais completo possível;

1. Objetivo do Projeto (What - O que?)
    • O que é que se deseja com a execução do projeto?

2. Finalidade do Projeto (Why - Porque?)
    • Para que servirá esse projeto? Porque ele pode ser importante para o Lions Clube ou para a comunidade que atenderá?

3. Qual a comunidade ou local a ser atendida ou usada pelo projeto (Where - Onde?)
    • Informe nesse item quais locais podem ou devem ser utilizados para desenvolver o projeto e que tipo de comunidade ou área, região ou espaço é necessário.

4. Responsabilidades pelo Projeto (Who - Quem?)
    • Como devem ser distribuídas as responsabilidades pelo desenvolvimento das diversas fases do projeto. Quem executará cada item necessário à sua concretização ou estabelecimento?

5. Cronograma e fases a seguir para realização do Projeto (When - Quando?)
    • A informação de tempo sempre é muito necessária. O envolvimento do Lions Clube ao tentar criar esse projeto deve ser algo permanente, temporário. Quanto tempo será necessário para realizá-lo?

6. Quais são os cuidados a serem tomados (How - Como Fazer?)
    • As dicas de como realizar um trabalho são importantes. A experiência vivida é o que melhor pode ser transmitida. Como fazer para dar certo? Quais os cuidados mais importantes? Quais as dificuldades? O que sempre pode dar errado?

7. Qual o orçamento de investimentos, recursos e despesas pode ser previstas (How Much - Quanto?)
    • O custo previsto ou como calcular o custo do projeto é fundamental. Todo projeto, para dar certo, deve ter sustentabilidade financeira. Somente o envolvimento voluntário não resolve todos os casos. Considere neste item o quanto o clube precisará de suporte financeiro e também como fará para conseguir esse suporte. Neste item podem ser consideradas as necessidades de importantes parcerias, entre clubes, com outras organizações, com o poder público, com entidades privadas e como a comunidade a ser beneficiada poderá contribuir com a realização do projeto.

ÁREA DE PROJETOS APRESENTADOS:

Projetos sobre Alfabetização e Educação

"Biblioteca Lions na Escola"

• Recolhe-se livros de literatura infantil e juvenil entre amigos e companheiros;

• Uma vez por ano faz-se a doação dos mesmos em escolas públicas enriquecendo suas bibliotecas;

• Este pode ser um dia especial na Escola, com:

• uma Feira de livros promovida pelas Editoras,

• teatro feito pelos alunos,

• contadores de história e trabalhos de literaturas dos alunos.

Contribuição:
CaL Glorinha Rabelo,
Lions Clube Rio de Janeiro Rio Comprido

Estatísticas de visitas ao domínio www.lions.org.br :