KIT-LEO

leosimb.gif - 2691 Bytes  

FATOS BÁSICOS SOBRE FUNDAÇÃO DE LEO CLUBES

Um LEO CLUBE é um celeiro de futuros Leões e Domadoras: por esse motivo deverá ser fundado com carinho, inteligência e competência.

  1. LEO CLUBE é atividade de Lions Clube. Não se pode fundar um LEO CLUBE a não ser que haja um Lions Clube patrocinador. Os jovens de um LEO CLUBE existente poderão colaborar na fundação de outro, transmitindo aos candidatos o seu entusiasmo, a sua experiência, etc. Deve ficar claro, porém, que UM LEO CLUBE NÃO PODERÁ SER O PADRINHO DE OUTRO LEO CLUBE. A fundação de um LEO CLUBE independe de autorização do Governador do Distrito.
  2. Poderão pertencer ao corpo associativo e a diretoria de um LEO CLUBE jovens de ambos os sexos, de bom caráter e de espírito cívico, com idades variando entre 12 e 28 anos. Ao completar 28 anos de idade o jovem estará automaticamente desligado do seu LEO CLUBE. Recomenda-se que jovens com 28 anos completos não assumam cargos na diretoria do clube ou no Distrito, para não terem que deixá-los em meio de mandato.
  3. O Lions Clube que desejar fundar um LEO CLUBE deverá certificar-se de que possui Leões interessados no programa de juventude A LONGO PRAZO, dispostos a orientar e apoiar os jovens, comparecer as futuras reuniões do LEO CLUBE, conversar com eles, convidá-los as reuniões do Lions Clube, propor trabalhos conjuntos. Fundar um LEO CLUBE e abandoná-lo é criar anti-leões entre os jovens. O principal elemento de ligação entre Lions e LEO será o Leão Conselheiro.
  4. No Brasil (e exclusivamente no Brasil) um clube de Leos poderá adotar o nome de "LEO Clube de Castores..." Trata-se de uma homenagem ao CL. José Gilberto Ribeiro Ratto, pioneiro dos Clubes de Castores no Brasil, aprovada pela Diretoria Internacional da Associação, por proposta do CL. João Fernando Sobral. Um LEO CLUBE de Castores, como todos os LEO CLUBES, estará subordinado ao Programa de LEO CLUBES da Associação, devendo acatar os estatutos, regulamentos, normas, diretrizes e decisões Diretoria da Associação. Ao receber o seu Certificado de organização, formaliza-se esse compromisso, já assumido quando da própria fundação do LEO CLUBE.
  5. O Lions Clube interessado na fundação de um LEO CLUBE deverá escrever para o Departamento de Programas Juvenis, nos Estados Unidos (modelo anexo) e solicitar um jogo de organização de LEO Clube.
  6. A Associação Internacional não fornece sino, martelo, estandarte, bandeiras e emblemas bordados. Alguns destes itens pode ser adquiridos através de fornecedores ou comprados em departamento específico na Associação.
  7. A existência oficial de um LEO Clube depende do seu registro em Oak Brook e emissão do Certificado de Organização. Para isso, duas providencias são indispensáveis: preenchimento e assinatura do Relatório de Organização LEO-51 com a relação dos sócios e dos diretores e pagamento de jóias equivalente à US$ 5,00 por sócio, - valor a partir de 1.º de janeiro de 1999. Sócios que ingressarem após a fundação, pagarão igual valor e o clube solicitará as suas pastas através do formulário LEO-25.
  8. Desde o dia 1.º de agosto de 1997, todo material para LEO Clubes:
  9. A linha de comunicação entre a Associação e os LEO Clube se faz através do Lions Clube patrocinador. Este também é responsável pelo pagamento de materiais fornecidos ao LEO Clube, de modo que os pedidos deverão ser encaminhados via Lions Clube. Recorrer ao Leão Conselheiro em caso de dúvida.
  10. Após a fundação, a Associação debitará o equivalente à US$ 90,00- valor a partir de 1.º de janeiro de 1999 -, por ano, ao Lions Clube patrocinador do LEO CLUBE, (independente do número de sócio no clube LEO). O Lions Clube poderá (não é costume) cobrar dos jovens essa importância, incluindo-a nas suas obrigações financeiras. Poderá também pagar essa quota com recursos do Fundo de Atividades, visto que LEO CLUBES SÃO ATIVIDADES DE LIONS CLUBES.
  11. O ano do LEO CLUBE coincide com a do Lions Clube: início no dia 1 de julho e término no dia 30 de junho, de modo que os seus dirigentes deverão ser eleitos antes dessa data e empossados até esse dia. Logo após a eleição, remeter o formulário LEO-72, cada via para o destino indicado.
  12. Cada Distrito tem o seu Assessor de LEO que deverá prestar assistência a estes. Há também o Assessor Nacional de LEO Clubes, nomeado pelo Presidente do Conselho Nacional de Governadores. Existem diversos Distritos LEO em nosso país e o Distrito Múltiplo LEO Castor-Brasil.
  13. A validade das reuniões de diretoria e assembléias do LEO CLUBE dependem da aprovação da diretoria do Lions Clube patrocinador, conforme explicado nos Estatutos dos LEO Clubes. Havendo divergência de opiniões, prevalecerá a do Lions Clube patrocinador. Ver também o Roteiro para a Fundação de LEO Clubes.
  14. Para a existência de um LEO CLUBE forte e ativo a longo prazo, repetimos: é indispensável a continuada atenção do Leão Conselheiro e de outros Leões junto aos jovens. Temos visto muitos jovens, ex-Leos e ex-Castores ingressando em Lions Clubes, como Leões ou Domadoras. São oriundos de Clubes bem assessorados pelos Leões. Temos visto também jovens desencantados com os Lions Clubes pelo fato de os seus LEO CLUBES haverem sido desativados por desinteresse dos patrocinadores. Foram elementos com bom potencial de serviços, perdidos para o leonismo.
  15. Os estatutos prevêem a desativação de um LEO CLUBE por auto-dissolução, retirada de patrocínio do Lions Clube ou por decisão da Diretoria da Associação Internacional.
  16. ESTATUTOS - Os estatutos para LEO Clubes, Distritos LEO e Distritos Múltiplos LEO foram elaborados na Sede Internacional e aprovados pela Diretoria Internacional. Somente ela poderá alterá-los. Deverão ser aceitos tal como são pelos clubes, distritos e distrito múltiplo, sem alterações. Os regulamentos poderão ser alterados pelos clubes, distritos ou distrito múltiplo, desde que não sejam conflitantes com os estatutos.
    VICE-PRESIDENTE de distritos ou distritos múltiplos não poderão ser em número superior ao previsto nos estatutos. Entretanto, poderá haver divisão em áreas e criados cargos, permitidos pelos estatutos, com outro título, por exemplo; Supervisor de Área ou Supervisor Regional.

1