EDIÇÃO # 134

LD-1/ PR / Brasil

23/07/2009

Entrevista com uma Campeã

Eloisa Fraga Canziani, da academia “Leader Team Martial Arts” de Curitiba, é Campeão Mundial de Taekwondo Songahm. Ela conquistou o título na categoria sparring no Campeonato Mundial que aconteceu em Little Rock, Arkansas - USA, entre os dias 20 e 21 de junho deste ano de 2009. Eloisa é um exemplo de dedicação ao esporte. Através de seu avô, um "coruja evidente" e Companheiro Leão Edair Fraga, do Lions Clube de Curitiba Batel / LD-1, “O Rugido Virtual” teve acesso a essa campeã e foi agraciado com esta bela e proveitosa entrevista que mostra o caminho para os jovens. Parabéns Eloisa. Continue em frente e mostre aos jovens o que se pode fazer com dedicação.

O Rugido: Junho de 2009 foi especial para você?

Þ     Eloisa: Sim, entre 20 e 21 de Junho de 2009, aconteceu o torneio Mundial Aberto de Taekwondo, realizado na cidade de Little Rock- Arkansas- EUA. Fiquei com o 4º lugar em armas, 3º lugar em fórmula, e o 1º lugar em sparring.

O Rugido: E antes disso?

Þ     Eloisa: de 18 e 19 de Junho de 2009, participei do Top 10 Mundial, representando o Brasil no EUA. Fiquei com a 6ª colocação em Fórmula, e 8º em sparring. Considero, apesar de tudo, um bom resultado, por já estar entre os 10 melhores do mundo. Sinto-me feliz com o resultado.

O Rugido: e no ano passado?

Þ     Eloisa: Em 2008 somei pontos suficientes para me classificar para o Top 4 Brasileiro de 2008, realizado na cidade de Balneário Camboriú, no mês de Novembro, onde fiquei com o 2º lugar em sparring e fórmula, pegando a última vaga para o Pan Americano. Mesmo com a 2ª colocação consegui me classificar para o top 10 Mundial. Em 2008, participei também das três etapas do Campeonato Brasileiro, realizado em Curitiba, na data de 23 de Agosto. Meu primeiro campeonato na categoria de faixas pretas, eu que na época era vermelha e preta, que é a faixa que antecede a preta, chamada também de preta recomendada, disputei com já faixas pretas 1º dan, e consegui o 2º lugar em Sparring e em fórmula. Participei ainda da etapa Brasileira realizada em Balneário Camboriu, ficando em 1º lugar em fórmula e 2º em sparring.

O Rugido: Como seu interesse por Taekwondo começou?

Þ     Eloisa: Desde o berçário estudava na escola da minha mãe, Gente Miúda, localizada no bairro das Mercês, próximo a Escola de Natação Amaral. Na Amaral abriu uma escola de Taekwondo em 1998. Foi ali que comecei a praticar e amar esse esporte. Em Agosto de 1998, recém feito cinco anos. Comecei a praticar Taekwondo, onde antes era chamada "Andrade Taekwondo”, e agora se chama “Leader Team Martial Arts", localizada na Rua Joaquim da Silva Sampaio, na escola de natação Amaral, com o atual Mestre Ademar Andrade. "Leader Team Martial Arts" possui três sedes em Curitiba, essa nas Mercês, uma localizada no bairro do Cabral, e outra no Batel, na Avenida Sete de Setembro, que é onde estou treinando atualmente. Tornei-me faixa preta dia 08 de Dezembro de 2008.

O Rugido: Agora revele para nós quantos anos você tem.

Þ     Eloisa: Nasci dia 01 de Julho de 1994. Agora estou com 15 anos, fazendo o 1º ano do Ensino Médio. Logo quando comecei a praticar Taekwondo, com quatro anos, fomos fazer uma "apresentação" no Shopping Crystal. Com cinco era faixa Camuflada (4ª faixa), participei de dois campeonatos de aconteceram no Shopping Crystal. Nas datas de 27 e 28 de Maio - ficando em 1º lugar e em 14 e 15 de Agosto, ficando também em 1º lugar. Em 2005, já com onze anos, participei da Etapa Brasileira que aconteceu em Curitiba, ficando com a 4ª colocação.

Voltar para a edição # 134 de O Rugido Virtual