Dificuldade para visualizar, clique aqui

Curitiba,07/02/2007 -  Ano V- Número # 92

  “LEONISMO,

Construindo um Futuro Melhor”

%NOMECOMPLETO%, %EMAIL%

Nesta Edição:

Distrito LD-1AtividadesPessoas

Primeiro semestre é história

Projeto Vila Zumbi dos PalmaresCL Cláudio Rigo aclamado candidato
Material para Novos ClubesSegunda Reunião do CG LDNota de falecimento
 AMA SL inicia os trabalhos reunindo parceirosCIRCLE LP e Temas
  Instrução Leonística

Patrocínios: Armazém do Músico, Radiante Engenharia, POUSADA PEDRA DA ILHA; Pelegrini; Correio de Notícias; Lions RJ Barra Tijuca, Itaborai, Caucaia, Curitiba Batel e Cubatão; Cutelaria Virtual; BIESP; Gente Miúda; Dentista Rita Montenegro. Apareça aqui também
Clique na barra deslizante para saber mais sobre a
Campanha Virtual dos Lions Clubes do Brasil
.


DISTRITO LD-1

  Primeiro Semestre Leonístico já é história

Neste início de ano de 2007, com a primeira edição de O Rugido Virtual do ano, constatamos o óbvio: resta apenas pouco mais que quatro meses para realizar tudo que ainda resta no presente ano leonístico...

Até agora o distrito LD-1, na pessoa do seu Governador, CL Tosihiro Ida, se preocupou em fortalecer os clubes do Distrito, tendo sido realizadas reuniões administrativas com cada clube.

Uma visão realista de Lions Clubes foi passada aos clubes até agora. O Lions não é só assistencialismo, mas é ter participação ativa no atendimento aos anseios da sociedade. A Missão e os Objetivos de Lions foram inúmeras vezes citados, discutidos e entendidos junto com todos os clubes.

Seminários específicos para disseminar estes conhecimentos foram realizados em diversos pontos do Distrito. Foi criada a figura do Instrutor Leonístico Regional, Companheiro(a) que estará sempre perto e à disposição dos Lions Clubes e das Divisões para instruir nossos novos companheiros e reciclar todos nossos associados nessa visão atual que norteia os Lions Clubes.

Os Companheiros dirigentes distritais, Past-Governadores, por vários anos seguidos, estão engajados nessa contínua visão de aperfeiçoamento dos trabalhos desenvolvidos pelos Lions Clubes e os futuros dirigentes, já indicados, estão também sintonizados com essa necessidade de sobrevivência de uma associação que foi criada para SERVIR nossa sociedade e não para ser servida pela sociedade.

O foco do Distrito LD-1 para o segundo semestre do ano leonístico é a criação de novos clubes. Estes clubes já nascerão com uma visão moderna de Lions Clubes. Os trabalhos feitos nessa direção já estão indo nesse sentido. Cada novo clube a ser fundado deve ter em mente o seu foco leonístico. Deve ser criado para atender uma determinada necessidade de sua comunidade. Deve ser criado para atender e entender a missão e os objetivos do Lions.


Material para novos clubes
O Distrito LD-1 preparou material para criação de novos Clubes e está disponibilizando-o para os Companheiros que dele necessitem, para dar cabo ao trabalho de divulgação do leonísmo aos pretensos novos associados.

Carta circular nesse sentido foi enviada aos Presidentes de Clube e Assessores do Distrito e pode ser lida aqui.

O Conjunto de material é formado por uma apostila contendo informações sobre nossa Associação e os passos a serem entendidos pelos pretensos Associados aos novos clubes. Junto com o material do LD-1 estão materiais fornecidos por Lions Internacional, tanto já impressos ou disponibilizados no site oficial (www.lionsclubs.org).

O LD-1 disponibiliza também esses materiais no seu site, em "arquivos" ou diretamente aqui www.lions.org.br/distritold1/arquivos . Quem tiver condições de juntar um grupo de pessoas que tenham condições de serem convidadas para criar um novo clube, podem servir-se desse material, imprimindo diretamente ou solicitando ao distrito pelo distritold1@lions.org.br .

Outras circulares também foram expedidas sobre os seguintes assuntos:

17/01/2007 Companheiro Melvin Jones

17/01/2007: Esforços para conservação e incremento de novos Associados

18/01/2007: Fundação de NÚCLEO de Lions Clube

 

 


ATIVIDADES

Projeto Vila Zumbi dos Palmares

Distrito LD-1 participa de grupo para elaborar Projeto Ecológico e de Meio Ambiente para a Vila Zumbi dos Palmares em Colombo/PR

O grupo, recém formado por entidades relevantes de nossa sociedade, como o Colégio Bom Jesus, o Núcleo de Projetos e Programas Especiais da Prefeitura de Colombo, a Aliança Empreendedora, as Escolas Públicas da Vila a Alphaville Graciosa

Residencial, entre outras, espera conseguir, junto com a comunidade da Vila, viabilizar um projeto de Meio Ambiente para o local visando a melhoria da qualidade de vida de seus residentes.

 

O Projeto estará vinculado aos objetivos da Campanha da Fraternidade 2007 - Fraternidade e Amazônia "Vida e Missão neste Chão", mais especificamente ao Objetivo número "5. ESTIMULAR A MUDANÇA DE MENTALIDADE QUE SE EXPRESSE NUM ESTILO DE VIDA SIMPLES E AUSTERO, RESPEITOSO DO AMBIENTE E DO PRÓXIMO".

 

A reunião inicial do novo Grupo aconteceu no último dia 01/02 nas dependências do Colégio Bom Jesus, em Alphaville, Região Metropolitana de Curitiba.

 

O grupo já formou um forum de discussões na internet e os participantes podem acessar o seguinte site: http://groups.google.com.br/group/zumbiecologica e trocar contribuições.


II Reunião do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LD
Será realizada em Florianópolis, nos dias 1º a 3 de março próximo, nas dependências do PraiaTur Hotel, Praia Ingleses naquela Capital Catarinense. O evento de grande importância para o Leonismo da Região Sul do Pais será o ponto de encontro das nossas principais lideranças. O CL Max Alberto L.M. dos Santos, Governador do Distrito LD-9 aguarda a todos com a característica fraterna da região, cercada de uma das mais belas praias brasileiras.

O Distrito Múltiplo LD já disponibilizou as informações e programação no seu Site:
www.lions.org.br/multiplold


 AMA SL inicia o ano reunindo parceiros

A Associação dos Moradores e Amigos do São Lourenço, de Curitiba/PR, inicio os trabalhos sobre meio ambiente neste primeiro semestre de 2007, reunindo os parceiros, entre os quais o Distrito LD-1 e o Lions Clube de Curitiba Batel.

A reunião tratou de iniciar o processo de levantamento das condições existentes na rede de esgotos da área periférica ao Rio Belem, em Curitiba, onde a SANEPAR está iniciando o trabalho de teste das ligações de todas as edificações existentes na grande área.

O processo neste primeira fase envolverá as escolas, igrejas e as associações de moradores para conscientizar os moradores da necessidade de deixar os trabalhos serem desenvolvidos

pela empresa de saneamento, visando a melhoria de condições de vida de toda a região. No caso de constatação de alguma irregularidade na ligação de esgoto e ou caminho das águas pluviais, o proprietário do imóvel  será orientado pela SANEPAR sobre as providências dai advindas.
O saneamento do alto Rio Belém vai redundar no benefício de outro projeto de grande importância que está sendo desenvolvido sob a liderança da COPEL denominado TRIBUTO AO IGUAÇU, visando a revitalização de toda a bacia do Rio Iguaçu, desde a região Metropolitana de Curitiba até o encontro com o Rio Paraná.


Programa “Mutirão da Catarata dos Campos Gerais”
240 pacientes de diversas cidades do Distrito LD-1 deverão recuperar a visão após serem submetidos à cirurgia de catarata em Castro, com início marcado para o mês de março, dentro da segunda fase do projeto “Mutirão da Catarata dos Campos Gerais”, patrocinado pela Fundação Lions Internacional.

O projeto, comandado pela médica oftalmologista Rosa Maria da Silva Ribeiro, assessora de Conservação da Visão do Distrito LD-1, destina-se às cidades que não têm hospital capacitado para realização de cirurgias de catarata pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Esta foi exigência do Lions Internacional para fornecer os recursos necessários para as cirurgias que serão realizadas com o implante da lente intra-ocular no Hospital Anna Fiorillo Menarim. A Sociedade Beneficente São Camilo, mantenedora do hospital, em gesto humanitário já que são pacientes carentes, autorizou a utilização da casa hospitalar para as cirurgias.

A terceira fase do programa – que tem a meta de devolver a visão a 500 pacientes – contemplará os outros municípios do Distrito LD-1 e será iniciada tão logo as cirurgias na região dos Campos Gerais sejam finalizadas.

Os Lions Clubes interessados devem seguir as orientações da Assessoria para tal.

Veja aqui o relatório completo da Assessoria de Conservação da Visão.


PESSOAS

  Nota de Falecimento

O Distrito LD-1 e o Lions Clube de São Miguel do Iguaçu, consternados com o ocorrido, comunicam o falecimento do seu fundador e Associado dos mais participantes, do CL Aurélio Nicaretta, ocorrido no dia 19 de janeiro próximo passado. À Família externarmos os mais sentidos Pêsames.

 


Instrução Leonística

CL Luiz Carlos de Oliveira, do LC Piracicaba Vila Rezende redigiu uma completa instrução Lenística sobre as eleições para Governadores e Vice-Governadores que ocorrerá proximamente nos diversos Distrito Leoísticos. O CL é Assessor de Comunicação do Aplionsclubes e a instrução foi disponibilizada também no CIRCLE LP. Confira aqui. 


CIRCLE LP e TEMAS

O CIRCLE LP começou o ano em nova fase, com o dinamismo sendo o desafio daqui para frente. A diretoria elegeu 10 temas para serem discutidos nacionalmente. Cada Tema tem um Coordenador e é composto pelos associados como membros, podendo cada associado contribuir com suas sugestões em até três dos temas.

Depois de coletada todas as informações sobre cada tema, o Coordenador emitirá um relato para ser apreciado pelo Conselho Técnico, composto de renomados Leões como

  • CL JOÃO FERNANDO SOBRAL, do LC São Paulo Belém - LC-2;
  • CL ALEXANDRE CAMPOS DA COSTA E SILVA, do LC Rio de Janeiro Gávea - LC-1;
  • CL MAURO LÚCIO GUEDES WERNECK, do LC Rio de Janeiro Sernambetiba - LC-1 e
  • CL JOÃO ROBERTO ALVES, do LC Rio de Janeiro Ilha do Governador - LC-1.

O Conselho Técnico, juntamente com o Presidente do CIRCLE LP darão o destino mais conveniente ao resultado do trabalho discutido em nível Nacional, para levar cada um deles à estrutura leonística formal existente.

É uma nova forma de tratar de assuntos importantes, com a participação on line de Associados interligados e muito participativos, que certamente farão a diferença para conduzir o leonísmo do Terceiro Milênio.

Veja aqui os detalhes dos Temas Propostos

 


Os temas em Discussão no CIRCLE LP e seus coordenadores

  • Relacionamento Lions/Clubes de Jovens (LEOs e Castores) - CaL MARIA DA GLORIA

  • Programas Internacionais (Lions Quest, Sight First, etc) - CL ZAPAROLLI

  • Lions e o Meio Ambiente - CL TOSIHIRO IDA

  • Lions e a Ética na Política - CL CLÁUDIO RIGO

  • Estatutos e Regulamentos - CaL ROSANE VAILATTI

  • Protocolo e Precedência - CL ERNESTO BARMANN

  • Objetivos e Código de Ética - CL ERNESTO BARMANN

  • Campanhas Virtuais - CL CARLOS EUGENIO

  • Qualidade dos Programas, Projetos e Ações do Leonismo Brasileiro - CaL TEREZA COSTA E SILVA

  • Lions e os 8 Objetivos do Milênio - CL CARLOS ALBERTO PEREIRA


  CL Cláudio Rigo aclamado candidato a Vice Presidente do CG LD

No segundo semestre do ano de 2.009 o Lions Clube de Curitiba Batel estará completando 50 anos de existência e que, por coincidência, nesse mesmo ano será a vez, dentro de um acordo de cavalheiros existente entre os Distritos, do Distrito LD-1 eleger o Presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LD.

 

O CL Presidente Advonsir Hilbert daquele Lions Clube, ponderando que seria de todo justo que o Lions Clube de Curitiba Batel tivesse a honraria de ter um de seus Associados como Presidente daquele Conselho de Governadores, propôs, à Assembléia do Clube, o nome do CL Cláudio Miessa Rigo, Past-Governador 2000/2001, por demais conhecido dos Associados e Associadas do Clube, do Distrito LD-1 e demais Distritos do Múltiplo LD, para concorrer, em nome do LCC Batel, como candidato a Vice Presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LD para o ano leonístico 2.008/2.009.

 
A aprovação, por unanimidade dos votantes do Clube, foi seguida da uma aclamação dos presentes, tendo o Lions Clube de Curitiba Batel, a partir de agora e oficialmente,  um candidato a Vice Presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LD para o ano leonístico 2.008/2.009.

O CL Cláudio agradecendo a indicação disse que desde quando foi acolhido no movimento leonístico estabeleceu um propósito – "o de nunca rejeitar função ou atividade que me fosse atribuída e, mantendo esse propósito, aceito concorrer àquele cargo". E completa: "tão logo terminou meu mandato de Governador, em 2.001, preocupei-me em estabelecer uma forma de

continuar mantendo a minha participação ativa no leonismo e a encontro através da função de professor, disponibilizando-me a ensinar o leonismo em palestras, seminários, institutos de liderança, etc., etc.; em função dessa atuação, em nível do Distrito Múltiplo, gozo de excelente relacionamento com as lideranças, fato que considero relevante para o exercício da Presidência do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LD".

 

O Distrito LD-1 levará adiante essa proposta do Clube.


 

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES
DISTRITO LD-1

Você recebeu este e-mail por estar cadastrado no Banco de Dados do

 LionNet Brasil.

Caso não haja interesse em receber novos e-mails, clique aqui.


Importante:   Se você optou por um sistema AntiSpam para proteger sua caixa-postal de mensagens indesejadas, não esqueça de habilitar as extensões @lions.org.br e @crmpro.com.br em seu provedor de e-mail, pois nossas comunicações serão feitas por e-mail.


Atualize seu cadastro no Banco de Dados do LionNet Brasil