DIA DAS MÃES

CL Luiz Mar Sória*

Ao falarmos do dia em que homenageamos as Mães, faz-se necessário refletir sobre a força que rege a nossa existência. Força deste Ser do qual é a suprema sabedoria do Universo, Criador do Céu e da Terra. Que lindo dizer Deus é Amor, esse sentimento que vem salvado a humanidade, que tanto sofre. Hoje neste dia especial queremos falar de coisas bonitas: do Céu, do mar, da natureza e da vida em sua plenitude, do qual esta força em tudo pensou e criou. Somos a sua semelhança e deu-nos o milagre da vida, de termos a oportunidade de nascermos através de você Mãe, sentimento maior de abnegação, paciência e desprendimento para com os seus filhos. Já dizia o Rei Salomão, sobre a história que todos conhecem: autorizando que uma criança fosse separada em duas e cada mãe que reclamava sua maternidade, recebesse uma parte. A verdadeira mãe em desespero, falou:

Majestade - a verdadeira mãe é aquela mulher!!!

O Rei em sua divina sabedoria, dirigindo-se aos presentes, falou de que somente a mãe verdadeira, não deixaria que nada acontecesse ao seu filho, entregando-o aquela mulher que sofria. Somente uma mãe pode ter este desprendimento total, o amor de mãe para com seus filhos. Hoje sabemos que muitos filhos não estão com suas mães e vice-versa, mas sabemos que em algum lugar, em alguma dimensão estamos em comunhão cm nossa mãe, porque o amor perdura e fica para a eternidade.

CCLL, CALL e DDMM

Queremos neste dia homenagear todas as mães presentes e as que não estão mais conosco, traduzindo o nosso sentimento de Amor, saudade sim, tristeza não, e você mãe que esta aqui conosco, muito obrigado por tudo quer representas, pelo elo que és na família, pelo amor que sempre nos dedicasse, pela vida do qual, pelo teu ser fosses escolhida por Deus para ser esse Ser iluminado. Por ela assumir a sua inteira responsabilidade como ser humano, merece mais do que nunca, a nossa homenagem.

E para concluir, relato a história

DAS MÃOS SALVADORAS

Certa senhora, de grande formosura, tinha um defeito. Possuía as mãos enrugadas, quase disformes. Durante muito tempo, sua filha, menina viva e sagaz, com a delicada intuição da infância, não tocava no assunto. Por fim a curiosidade pode mais do que ela, levando-a a seguinte confissão:

-Minha Mãe, eu gosto muito do seu lindo rosto, e gosto muito de seus lindos olhos, e da sua testa e do seu pescoço, mas não posso gostar das suas mãos.

São Tão Feias!

Então a carinhosa mãe contou-lhe a seguinte história:

Uma noite, quando tu eras ainda muito pequena, e estavas dormindo em teu berço de rendas e fitas, ouviu-se por toda a casa, o alarme de incêndio. Subi precipitadamente as escadas e encontrei em chamas o quarto onde sonhavas com os anjinhos, Quis Deus levar-me até o teu berço e eu salvei-te. Desde então as minhas mãos ficaram assim. A adorável criança quedou silenciosa por alguns instantes, depois disse: -Ó mamãezinha, eu ainda gosto do seu rosto, de sua testa, do seu pescoço, dos seus cabelos e dos seus olhos, mas agora gosto das suas mãos mais do que tudo.

Este é a simbologia do Amor maternal, pois mesmo correndo perigo de vida, a mãe salvou sua filha e ficou com marcas profundas para toda a vida, como prova de que ser mãe é estabelecer essa relação mágica, quando a mulher se responsabiliza por outra vida, não importa em que condições, repetindo sempre o milagre que originou toda a historia da humanidade. Ser mãe é muito mais do que falaram os poetas, é tudo o que eles disseram também. A mãe aprendeu não só a usar a coragem da resignação e sim, o que é muito mais difícil, a coragem da ação. Ela toma, sem medo, o futuro em suas mãos e o molda no dia-a-dia.

É a nós, do Lions Clube de São José-Praiano, que tanto propomos o serviço desinteressado, mais ainda há de servir esse grande exemplo de amor e abnegação das Mães. São vocês, as Mães que poderão dar o exemplo de que precisamos para enfrentar com mais coragem as tarefas que a vida nos impõe. Por tudo isto, agora que estamos rodeados de tantas mães que chamamos de companheiras ou domadoras, o nosso profundo reconhecimento de gratidão.

Que Deus abençoe todas as mães do planeta!

Feliz Dia das Mães.

*Jornalista - 1º Vice-Presidente - 1º Secretário e sócio fundador do