Entrevista do PDI Rui Taveira
Durante a 2a. Reunião do CG DM LD, realizada em Curitiba PR, no último dia 23/02/08, o PDI Rui Taveira concedeu entrevista ao LD OnLine, o que nos deixou muito lisonjeados.

Rui Taveira nasceu em Angola, antiga colônia e província ultramarina de Portugal. Estava em comissão Militar em Moçambique, quando da independência daquela colônia, em 1975, quando regressou a Portugal.

Foi eleito Diretor Internacional durante a 70a. Convenção Internacional do Lions realizada em Taipei em Julho de 1987, onde, por sinal, foi aprovada a entrada da mulher como associado ao Lions.

PDI Taveira é aposentado pelas Forças Armadas de Portugal e já recebeu incontáveis homenagens Leonísticas pelo mundo todo, incluindo a Chave Mestra como Embaixador da Boa Vontade, a maior honraria dada pela Associação a um de seus membros.

Past Diretor Taveira e sua esposa Ana Maria, têm quatro filhos e sete netos.

Em várias Convenções Internacionais o PID Taveira tem sido Líder do Grupo de Governadores de língua Portuguesa (e também de línguas Inglesa, Francesa e Espanhola). Nos dois últimos anos, além dessa função, foi nomeado Mentor dos Governadores.

Nesta reunião do CG do Distrito Múltiplo LD, em Curitiba / PR, ele nos deu a honra de sua presença e fez um importante pronunciamento como enviado diretamente pelo Presidente Internacional, Mahendra Amarasuriya ao Brasil.

LDOnLine: Companheiro Taveira, seja bem vindo ao Brasil. Como está sendo sua visita?

Taveira: Estou encantado. Todas as vezes que venho ao Brasil fico encantado. Aqui em Curitiba como em Uberlândia, no fim de semana passado,  conseguimos sempre aprender com os Leões Brasileiros. O Distrito Múltiplo LD é um exemplar Distrito Leonístico, grande referência para nós, pois não parou no tempo e não baixou no número de associados, como vem ocorrendo em quase todo o mundo.

LDOnLine: Na Europa, em particular Portugal, como está o Leonísmo?

Taveira: Os países que estão no Forum Europeu, um acontecimento também social, de alto custo, estão fazendo como podem a sua parte, embora estejam também a perder associados. As necessidades na Europa são distintas de outros Países e Áreas Constitucionais. Suécia  e Noruega, por exemplo, têm toda a comunidade atendida e as arrecadações são investidas fora dos países, com ajuda aos Países em Desenvolvimento, na África principalmente. Nesses países (escandinavos) falta o calor humano que tem no Brasil. Os idosos poderiam talvez ser um foco importante dentro do trabalho Leonístico. Lá os idosos, nas casa de repouso, ficam a mercê do eterno isolamento e os Leões europeus poderiam dar-lhes o calor humano. Mas não tenho o direito de dizer o que os Leões de outros Países devem fazer. O futuro do Lions, se não invertermos o rumo, não está brilhante. Está muito estagnado, com um modelo de reuniões e de protocolo que nada tem a ver com os dias de hoje, por isso o slogan do Presidente Internacional - 'O Desafio da Mudança' é muito importante. Sei que mudar é difícil pois há dezenas de anos fazemos assim e há a tendência de dizer:  'Sempre se fez assim!'

LDOnLine: O que fazer para mudar esse quadro?

Taveira: Devemos trabalhar para mudar o espírito das pessoas. Adequar o Leonísmo à Sociedade do Século XXI. O potencial é muito grande. Muitos jovens querem, por exemplo, dar um ano de suas vidas ao trabalho comunitário, e são incentivados e apoiados por exemplo pela igreja. Nesse ano vão ensinar e servir os menos favorecidos, trabalhando sem remuneração, na Nigéria, em Angola, Moçambique, etc.. Mas acabando o ano há tendência de fechar as portas para tais serviços, pois o jovem de hoje não gosta de aceitar submeter-se a hierarquias e tem ganhos, no início de carreira que são incompatíveis com os custos do Leonísmo na Europa. Aí reside também, a necessidade de mudança. Precisamos aproveitar esse potencial dando chance a eles  - e também às Mulheres - que vêm com toda a força para Servir.

LDOnLine: Qual deveria ser o foco do trabalho Leonístico?

Taveira: A visão, o combate a cegueira e sua prevenção são os principais programas do Lions. Outro programa excelente é o Lions Quest que é aplicado em escolas e ajuda os jovens a se tornarem cidadãos responsáveis. O Sight First, por exemplo, mostra a capacidade do Leão ser internacional. Nós somos pró mundo porque o mundo sofre. Com qualidade deve ser desenvolvido nosso trabalho.

LDOnLine: Essa qualidade é do trabalho desenvolvido ou do Leão?

Taveira: A qualidade é essencial. No meu ponto de vista pessoal, vale mais a qualidade do associado do que a quantidade de associados. Para o ingresso de novo associado devemos cuidar muito da sua qualidade. Interessa o que o novo Leão vai dar ao Lions e não o que ele poderá usar do Lions. Alguns novos pretendentes podem achar que obterão grandes vantagens ao entrar para o Lions, devido ao convívio social intenso que existe, mas é preciso fazê-los ver que o 'DAR-SE' é muito mais importante e é a essência do voluntariado.

LDOnLine: E a família do Leão que deu tudo de si para o Movimento, como o Companheiro que vem defendendo a nossa causa por muitos anos? Como fica?

Taveira: O trabalho que tenho desenvolvido é realmente intenso. Durante minhas atividades militares na África, durante 15 anos, via meus filhos a cada seis meses. Eles cresceram com essa ausência. Depois foi minha carreira no Lions, desde a campanha para Diretor Internacional e os dois anos de gestão. Eles já estavam com idade de 12 a 17 anos. Foi um tempo grande de Leonísmo, mas meus Filhos poderiam ter sido muito prejudicados. O trabalho de Líder de Grupo no Seminário para Governadores-eleitos exige uma preparação de pelo menos três meses, com o tempo sempre empenhado.O trabalho de Mentor é uma contínua ocupação, que exige muito contato e muita diplomacia na lida com os Governadores. Nos últimos três anos tenho sido, também, o coordenador em Portugal da Campanha Sight First II, trabalho que me tem apaixonado. Escrevo, por ano, dezenas de artigos Leonísticos, faço palestras, dou seminários de liderança em várias partes do mundo. Além disso, trabalho em obras sociais da nossa Paróquia, que acolhe 66 idosos em regime total e outros tantos em regime diurno, e centenas de crianças em creches e berçários. E, naturalmente, participo nas atividades litúrgicas, como a catequese, canto etc., o que não me tem deixado tempo livre para finalizar de escrever as minhas memórias, que, há cinco anos, estão paradas no ano de 1978…. Mas pretendo terminá-las no próximo ano, uma vez que não terei responsabilidades com os Governadores.

LDOnLine: O CL participará da próxima Convenção Internacional em Bangkok?

Taveira: Em princípio, não. Mas, se houver trabalho a fazer, se o Leonísmo precisar de mim, estou sempre disposto, embora este ano tenha sido muito desgastante. Neste ano Leonístico já tive que ir em Outubro ao Srilanka; Novembro - Espanha; Janeiro - Tunísia; Fevereiro - Brasil. A seguir, tenho compromissos já marcados em Abril na Escócia e Maio volto a Espanha como Orador Oficial da Convenção. O trabalho de Líder do Grupo de Governadores de língua Portuguesa na próxima Convenção será feito pelo PDI Whady Lacerda, com quem tive a satisfação de me encontrar durante esta reunião do LD, onde fez uma bela palestra como Orado Oficial do evento. Julgo que ele tem plenas condições para tal missão.

LDOnLine: Vejo que o trabalho de um Diretor Internacional nunca mais pára. Como o Companheiro vê a indicação de nossa CaL Rosane Vailatti para o cargo?

Taveira: A Companheira Rosane já mostrou ser capaz. Ela tem que continuar a ser ela mesma. Ser autêntica e usar a grande capacidade de liderança já demonstrada. O interesse e a responsabilidade pelo mundo todo agora é o seu desafio. Agora ela será uma líder de nível mundial, não será só das Américas. O Board dos Presidentes e Diretores Internacionais é dinâmico e e as suas decisões devem ser rapidamente entendidas e aplicadas.

LDOnLine: Diretor Rui, qual sua mensagem para os Leões do Brasil?

Taveira:  Os Leões brasileiros fazem um trabalho notável com as obras/actividades Leonísticas. Minha mensagem é para que apliquem suas forças, juntem sinergias, para fazer obras maiores quero dizer, de grande visibilidade, pois assim estarão contribuindo para o engrandecimento e difusão do Leonísmo nas suas comunidades.E naturalmente, abrangerão maior número de necessitados.

LDOnLine: E para os Leões Internautas, que certamente lerão cada palavra de sua entrevista nos boletins virtuais. Qual sua recomendação?

Taveira:  A Internet melhorou muito a nossa comunicação, mas ela é uma faca de dois gumes: por vezes gastam-se quatro horas na Internet fazendo um trabalho que poderia ser feito em 10 minutos por que as pessoas dispersam-se. Administre BEM seu tempo na Internet e troque experiências Leonísticas, mantendo sua caixa postal apta para receber o que lhe é enviado.

LDOnLine: Só temos que agradecer pelo seu precioso tempo e registrar nosso muito obrigado.

PDI Rui Taveira e CL Orley - Pres, CG LD

CaL Rosane, PDI Rui e CL Orley

PDI Rui com CL Carlos Eugenio -
Editor de "O LD On Line, durante a entrevista.

CaL Liu / PDG Cláudio Rigo ao lado do PDI Taveira e PDG Tosihiro Ida do LD-1

Associados do LC Curitiba Batel
com PDI Rui Taveira.

CaL Rosane, Casal Presidente do CG LD:
CaL Joice / CL Orley e PDI Rui.