ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES - DISTRITO MÚLTIPLO LD

Nota do editor:

A presente coletânea é de autoria do CL Paulo Fernando Silvestre, do Lions de São Paulo/São Miguel Paulista e Assessor de Imprensa e Divulgação do Distrito LC-2, E-Mail: PauloFSLions@aol.com, a quem cabe toda e qualquer responsabilidade e direitos, cedidos para publicações no LD ON LINE.


Coletânea de Instruções Leonísticas Motivacionais

PREFÁCIO

Em função da necessidade premente de estimular os companheiros pertencentes aos clubes do Distrito LC-2 a se engajarem  com entusiasmo nas campanhas encetadas pela Governadoria, atendemos a solicitação do nosso Governador Giovanni Laspro e preparamos esta coletânea de Instruções Leonísticas Motivacionais com a finalidade de motivar os companheiros a viverem o Lions com intensidade e a participarem  das propostas de Lions Internacional e do nosso distrito, dentre elas, destacamos:

  • Aumento e Conservação de Sócios.

  • Ingresso da Mulher no Movimento Leonístico.

  • Trazer os  jovens para o movimento leonístico através da criação de clubes de Leos e Castores.

  • Marketing Leonístico. Divulgação dos nossos eventos perante a comunidade.

Os textos desta coletânea poderão ser utilizados da maneira que lhe convier.

“Vamos viver o Lions com mais intensidade, pois o Lions só existirá se você, eu, todos nós plenos de entusiasmo pudermos dizer com toda a convicção: Sim, estamos em Lions para servir!”

CL Paulo Fernando Silvestre

Lions de São Paulo/São Miguel Paulista

Assessor de Imprensa e Divulgação do Distrito LC-2

E-Mail: PauloFSLions@aol.com

Julho de 2004


Sumário

 

Presente de R$ 10,00. Eis o Problema

Há Vagas no Lions

Juventude e Lions

Lions Clube ou Apenas Lions

Proporcionalidade Leonística

A Importância da Mulher

Páscoa: A Esperança Renasce

O Merecido Valor do Lions

Ex-Governador – Uma Força no Lions

Servir com Companheirismo

Devemos Vender Lions?

Domadora. Uma Força no Movimento Leonístico

Marketing Leonístico. A Comunicação Levada a Sério

Traga Mais Um, Pelo Menos Um

Sou Leão, Logo Não Envelheço

Você Será o Beneficiado

Fundação Lions. O Verdadeiro Ideal de Servir

O Leão Secreto

Você é Leão?


 

Presente de R$ 10,00. Eis o problema.

Nossos pais e avós, muitos  foram homens sem muita cultura, mas com um grande conhecimento da vida. Eles costumavam educar seus filhos com seus exemplos e repassando os conhecimentos e suas vivências herdadas dos seus antepassados. Meu pai em particular, costumava me passar alguns conceitos comportamentais através de estórias. Uma estória que teve uma grande influência na minha  atitude comportamental, foi a estória do Valor do Presente Recebido com a qual, após algumas adaptações,  faço a abertura da presente Instrução Leonística.

Se eu receber um presente no valor de R$ 10,00, é claro que isso não me causará emoção alguma.

Se eu receber um presente no valor de R$ 1.000,00, talvez eu me interesse um pouco mais.

Se, porém, eu receber um presente no valor de R$ 10.000,00, certamente  ficarei felicíssimo.

Agora, se eu receber um presente no valor de R$ 100.000,00, vou me achar um sujeito de muita sorte. Vou, certamente, dar pulos de alegria e provavelmente vou querer contar aos outros o que me aconteceu. Vou falar nisso pelo resto de minha vida.

Na nossa vida, temos recebido inúmeros presentes: nossa esposa, nosso marido, nossos filhos, nossos netos, nossos amigos, nosso trabalho, etc.

Quando nos convidaram para pertencer ao Lions, o companheiro que propôs nosso nome, certamente quis nos valorizar dando essa oportunidade como um presente de amigo.

Qual o valor que atribuímos a este presente que recebemos? R$ 10,00.  R$ 1.000,00.  R$ 10.000,00 ou    R$ 100.000,00. Eis a questão.

Há companheiros que acham ter recebido um presente no valor de R$ 10,00. E ninguém, hoje em dia, se entusiasma muito ao ganhar um presente de pequeno valor.

No Lions existem companheiros que estão vivendo uma mentalidade de R$ 10,00. Esses companheiros vivem indagando se vale a pena ser leão.

Muitos deixaram nosso sublime movimento, sem mesmo terem tentado entender Lions, retirando-se da luta a que foram convocados. Há os que partiram até magoados ou melindrados, deixando lacunas a se preencher.

Não é de admirar que tais companheiros não tenham entusiasmo algum para falar aos outros a respeito no movimento leonístico, muito menos dos seus clubes.  Para muitos companheiros, ser leão significa apenas ir aos jantares (quando vão) e colaborar com o clube em suas promoções (quando colaboram). Existem companheiros  que acham que ser leão é usar o distintivo na lapela, aparecer na sociedade, fazer muito “companheirismo” e que o Lions não é uma instituição de caridade.

Se esta é a concepção que o companheiro tem de Lions, dá para entender porque ele nunca falou sobre Lions ao seu vizinho, seu parente, seu colega de trabalho, seu fornecedor, seu cliente, enfim, pessoas que estão ao seu redor.

Porque para ele o Lions é como se fosse um presente de R$ 10,00. Que interesse tem isso para ele? Ele não precisa de um presente tão “mixuruca” desse!

Mas, se ele tivesse recebido um presente de R$ 100.000,00 até que gostaria de receber mais e estaria disposto a contar isso a todos, para que outros também pudessem ganhá-lo.

O interesse do companheiro pelo Lions cresce à medida que ele compreende o seu funcionamento, pois em verdade, não se ama aquilo que não se conhece.

A inércia, o desinteresse e a deserção de muitos sócios são decorrentes mais do desconhecimento do que seja realmente Lions, do que da falta de vontade para a ação leonística.

E o que é preciso para que o companheiro conheça melhor o movimento leonístico, para conhecendo, amar e viver intensamente o Lions?

É importante uma informação leonística, para manter os companheiros dos clubes, antigos e novos, informados a respeito do que vai pelo mundo.

As Informações Leonísticas são o espelho do Lions, a imagem dos leões, a fonte de informação, instrução e de notícias das quais todos os leões devem tomar conhecimento.

Como ser leão, agir ou atuar leonisticamente sem notícias e sem ciência dos assuntos de Lions?

É lendo as revistas e boletins (além das mensagens oriundas da governadoria) que ficamos sabendo o que se passa com os companheiros na comunidade leonística, nos clubes, nas regiões e no mundo leonístico em geral.

É importante também uma Instrução Leonística previamente preparada, que deverá ser direcionada a todos os companheiros do clube, principalmente aos companheiros novos, procurando interessá-los em curto prazo no conhecimento do movimento leonístico, possibilitando-lhes um aprendizado mais rápido.

Os companheiros de “jubas largas”  com vivência leonística  adquirida ao longo dos anos, devem assumir o compromisso de colocar a disposição dos companheiros novos seus livros e revistas leonísticas e principalmente ministrar seus conhecimentos através das Instruções Leonísticas.

Existe companheiro, que quando perguntado o porquê dele não ministrar uma boa Instrução Leonística, ele responde que não tem motivação, porque quando está na tribuna, parte dos ouvintes estão conversando e estão totalmente alheios e desinteressados em aprender.

Companheiro. Se você realmente acha que o seu ingresso no Lions foi um presente de R$ 100.000,00 que você recebeu de um grande amigo, então faça uma lista dos seus “amigos do peito”  e dê a  apenas um amigo, pelo menos um, o mesmo presente valioso que você um dia recebeu.

Se o presente que você recebeu vale R$ 100.000,00, dê pulos de alegria, vibre bastante com o presente e conte para “todo o mundo”  qual foi o presente que você ganhou e para que ele serve. Enfim, divulgue o Lions em sua plenitude para sua comunidade.

Diga a todos que o Lions trabalha em favor da criança, do jovem, da família, dos doentes e dos idosos. Lions procura desenvolver as comunidades mais carentes. Lions prega e enaltece os mais elevados padrões de ética e de moral. Lions trabalha em favor do melhor entendimento entre os povos e pela paz mundial. Lions favorece a boa amizade, a tolerância e a compreensão. Enfim, Lions procura fazer este mundo melhor  mais justo e mais feliz. Por tudo isso devemos valorizar o Lions e ter imensa fé na validade do seu objetivo, pois o Lions é a maior ONG de voluntários do mundo e está em 193 países.

Se o presente que você ganhou trouxe vantagem na sua vida, “bote a boca no trombone”, procure a mídia do seu bairro e/ou do seu município e mostre às autoridades, às lideranças comunitárias e a sociedade como um todo, os ideais, os projetos e as atividades que dão sentido ao nosso movimento, procurando motivar outras pessoas, fora de nossos quadros, a adotá-los e praticá-los, ajudando-nos a promover o sublime ideal de servir.

Vamos viver o Lions com mais intensidade, pois o Lions só existirá se você, eu, todos nós, plenos de entusiasmo pudermos dizer com toda a convicção:

SIM, AQUI ESTAMOS PARA SERVIR!

[voltar ao sumário]


 

Há Vagas no Lions

Uma das principais preocupações do nosso Presidente Internacional, do nosso Governador do Distrito, nestes dias conturbados em que vivemos, deve ser a priori, como encontrar pessoas com os requisitos necessários para dar prosseguimento a esta maravilhosa obra iniciada por Melvin Jones. Todavia, estas preocupações não devem ser apenas do nosso Presidente Internacional e do nosso Governador, mas de todos os leões, ciosos dos seus deveres do crescer e multiplicar  na causa de Lions.

Temos obrigações na vida comunitária, social e familiar. As obrigações concernentes ao Lions não se enquadram apenas no trinômio comunitário, social e familiar, ela é profissional. Da mesma forma que temos a obrigação de levantar toda manhã e ir para o trabalho em busca do sustento para nossa família, também temos o dever de estarmos atentos para  descobrirmos pessoas com o ideal de servir e disposição para ingressar na maior instituição de voluntários do planeta: o Lions Clube. O ano de 2001 foi o Ano Internacional do Voluntariado, e uma média de 30.000 pessoas procuraram o Centro de Voluntariado de São Paulo oferecendo-se para servir. Isto mostra que não é difícil encontrar a pessoa com o perfil para ser um grande leão.

Precisamos de homens e mulheres que saibam sorrir, mesmo que eventualmente tenham que chorar devido ao peso do trabalho. Mas que possam, acima de tudo, manter acesa a chama do amor ao próximo.

Precisa-se de homens e mulheres com o ideal de servir. Mas não queremos máquinas, queremos corações amigos que vejam no amigo um companheiro e no desconhecido um irmão que precisa do nosso trabalho e da nossa compreensão.

Buscamos profissionais da amizade, que possam oferecer os préstimos e que nunca peçam algo em troca.

Os profissionais que buscamos devem ser altamente qualificados no manejo da máquina do amor e, ainda, ser especialista em ver tudo com os olhos da benevolência. Devem ter como objetivo a progressão nesta grande empresa de combate as desigualdades, a miséria e as doenças. Este profissional se reportará diretamente ao Grande Arquiteto do Universo: o Senhor Deus.

O salário que oferecemos é compatível com a função, e podemos assegurar um ótimo ambiente de trabalho, com a garantia de que o maior prêmio é a satisfação de poder enxugar as lágrimas daqueles que choram e ver um sorriso brotar nos olhos dos aflitos. Os salários e prêmios, evidentemente, serão superiores aos que alguém possa pagar e serão creditados mensalmente no Banco Pai, Filho e Espírito Santo S/A.

O endereço da empresa? Há! É muito fácil: ela está em todos os Lions Clubes do Brasil e em 193 países do mundo, à disposição dos interessados.

“Um dos focos de minha administração será o recrutamento de homens e mulheres nascidos entre 1946 e 1964, a geração conhecida nos Estados Unidos como os baby boomers, que já provaram ser pessoas bem sucedidas em suas profissões, financeiramente seguros e comprometidos com a melhoria da qualidade de vida de suas comunidades”, ressalta o nosso Presidente Internacional Dr. Tae-Sup Lee.

[voltar ao sumário]



JUVENTUDE E LIONS

Se formos ao dicionário encontraremos o seguinte significado  da palavra juventude: mocidade, adolescência, idade juvenil.

De fato, esta tradução exprime o extrato etário correspondente à palavra. Mas na verdade, juventude apresenta algo muito mais grandioso, algo muito mais profundo do que uma mera delimitação de idade.

Juventude significa vida, criação, disposição, vontade, fé, alegria e esperança. Juventude não restringe idade, mas sim mentalidade.

E é sob a égide da formação de uma mentalidade leonística, fundamentada no ideal de servir, no companheirismo e na conduta individual que o Lions Clube desenvolve as suas atividades pró-juventude que objetivam assegurar o bem estar físico, mental e moral dos jovens, cooperando para que se tornem bons cidadãos.

Trazer os jovens para o Movimento Leonístico significa garantir a sua continuidade e a sua dinâmica. Valorizar o jovem e criar condições  para a sua participação efetiva no universo leonístico é, portanto, um objetivo permanente.

O Leo Clube e o Clube de Castores são organizações patrocinadas pelo Lions Clube, que almejam basicamente, representar um espaço para a prestação de serviços e o desenvolvimento da compreensão internacional pelos jovens.

Os clubes  têm a obrigação moral de preparar a juventude para vir a constituir bons cidadãos, produtivos na comunidade em que vivem. Isto significa deixar a juventude decidir por si mesma, a tomar responsabilidade e requerer criatividade por parte dos Lions Clubes que devem procurar acompanhar as mudanças nas tendências dos jovens.

Como fazer para o jovem descobrir suas potencialidades?

O jovem deve  identificar-se com os propósitos e objetivos do Lions Clube, uma organização dedicada ao servir, canalizando sua energia para efetivos serviços e projetos factíveis, que venham melhorar a qualidade de vida de sua comunidade.

Poucos acreditam na sensibilidade e capacidade de reflexão da juventude. Todavia, ela, a juventude, resiste ao ceticismo e manifesta-se livre e coerentemente, equacionando com inteligência e praticidade os problemas, emocionando-se com eles mesmo quando, aparentemente, estes já não emocionam a mais ninguém.

Muitas vezes as emoções aparecem nos jovens em situações  exatamente inversas, relacionando-se mais com dor e sofrimento, principalmente quando estes denunciam as questões sociais emergentes, como pobreza, carências afetivas, desamparo, mendicância, fome e subdesenvolvimento. Estas situações sociais fazem aflorar no jovem a emoção fraterna e a sensibilidade solidária.

O jovem é dotado de uma fraternidade inviolável. Sua confiança, outorgada pela energia em querer fazer e a consistência construída pela vitalidade de poder fazer, faz a sua força.

Hoje os jovens apresentam-se mais conscientes e indagadores. Isto decorre da maior facilidade de acesso às informações. Os dias atuais transformaram o jovem num ser aglutinador, capaz de formar grupos para discutir problemas e buscar soluções.

É neste exato momento que entram o Leo Clube e Clube de Castores que buscam com sangue novo oxigenar suas comunidades, direcionando a energia dos jovens, transformando belos sonhos em agradáveis realidades, fazendo o jovem sentir a recompensa de ser útil, responsável, e de encontrar muitos e verdadeiros amigos.

O jovem do movimento leonístico não quer e não aceita apenas se sensibilizar, ele participa. Ele evolui espiritualmente, cresce moralmente, progride profissionalmente, lutando pelo seu próximo, pois ele sabe que há um tempo determinado para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de chegar e há tempo de partir; tempo de pedir e tempo de agradecer.

Hoje, nós adultos e leões, chegamos à idade da razão e estamos nos preparando para partir, porém ainda há um tempo determinado debaixo deste céu azul, para pedir a Deus que nos dê força e inspiração para a formação de um clube de jovens em nosso Lions Clube, pois assim juntamente com eles estaremos construindo um Brasil mais forte, mais igualitário, mais digno e mais respeitado por todos.

[voltar ao sumário]



Lions Clube ou Apenas Lions?

O  tema que lanço à meditação e à análise dos CCLL quebra uma antiga tradição, exige um difícil posicionamento e só com muito trabalho e persistência conseguiria a aprovação  desta idéia tão polêmica.

O tema proposto é audacioso, é um sonho, é um anseio. É uma idéia, que tal qual uma semente, no futuro poderá germinar.

Assim, procurem compreender, ou até melhor, sentir a minha idéia.

Positivamente não gosto da palavra clube associada ao nosso Movimento Leonístico: Lions Clube de S. Paulo/São Miguel Paulista, Lions Clube de S. Paulo/Vila Maria, Lions Clube de S. Paulo/Centro, Lions Clube Sorocaba Oeste, Lions Clube de S. Paulo/ Monções, Lions Clube de S. Paulo/Alto dos Pinheiros, Lions Clube de Itapetininga,  Lions Clube de Tatuí e  Lions  Clube de S.Paulo/Anhembi

Clube, não tem a conotação de um grupo de pessoas dispostas a servir altruisticamente, unidos pelo nobre ideal de servir.

Clube, tem a conotação de uma agremiação esportiva, social ou similar. Tênis Clube de São Paulo, Jockey Clube de São Paulo, Clube de Regatas Tietê, São Paulo Futebol Clube, etc.

O Lions é, muitas vezes, confundido e assemelhado com agremiações, cujos méritos e valores reconhecemos, mas que nada têm em comum com o Movimento Leonístico que nos irmana através de um sublime ideal, com uma dignificante missão, como homens livres, líderes e voluntários.

Quantos CCLL “mal informados ou distraídos”, ao responderem à pergunta: - A que clube você pertence?, respondem: - Sou sócio do Palmeiras, do Clube Pinheiros, etc.

Uma resposta dessa natureza demonstra total e completa ignorância do que o Lions é verdadeiramente.

Quantas vezes somos abordados por pessoas perguntando quanto se paga para ser sócio do Lions Clube e quais atividades  esportivas que o clube possui.

A Cruz Vermelha é clube? A Legião Brasileira de Assistência é clube? O escotismo é um clube?

 Porque então o Lions deve ser chamado de clube, que no meu ponto de vista pessoal diminui a sua grandeza.

Não seria melhor dizermos Lions de Cotia, Lions de Tatuí, Lions de São Paulo/Anhembi, Lions de São Paulo/Imirim, Lions de São Paulo/Penha, Lions de São Paulo/Vila Formosa, Lions de Itapetininga ou  Lions de Rondonópolis.

E entre nós, oficializaríamos o que tanto já se usa:

- Qual é o seu Lions?

- Eu sou do Lions de S.Paulo/Pary. E você?

- Bem, inicialmente eu fui do Lions de S. Paulo/Cambuci, mas hoje sou do Lions de S. Paulo/ Campos Elíseos.

Fica o assunto para meditarmos dentro do espírito de liberdade de um tema que pessoalmente me inquieta, porque valorizo Lions de forma a considerá-lo muito mais do que simplesmente um clube.

[voltar ao sumário]



Proporcionalidade Leonística

Durante o ano muitas esperanças são renovadas na busca do sonho por dias melhores.

Muitos fazem planos incluindo novas perspectivas de vida profissional, familiar e social, esquecendo-se de incluir o Lions nesses planos e dimensionar sua vida com ele.

O compromisso que assumimos de realmente viver Lions não é uma atitude isolada, mas envolve dezenas de companheiros que vêem em nossa organização a possibilidade de mudança de sua própria vida.

Quando assumimos a condição de leão, incorporamos uma responsabilidade social que transcende nossa vida pessoal mais corriqueira.

Como sempre digo: nós não somos leões por acaso. Nascemos leões para  cumprirmos a missão de servir, missão esta assumida com o plano espiritual. É o algo mais que precisamos fazer por uma sociedade mais justa e igualitária. Não que tenhamos de assumir sacrifícios sobre-humanos, mas precisamos nos superar e nos doarmos de coração.

A existência e potencialidade de um clube de Lions são diretamente proporcionais a esta capacidade de doação de cada um dos companheiros que o compõe. Em todos os clubes, existem formas para o companheiro prestar a sua colaboração: é preciso apenas que ele assuma a sua responsabilidade e tome a iniciativa de servir.

Se um clube enfrenta dificuldades, é quase certo que, proporcionalmente, os companheiros não estão se dedicando objetivamente ao seu trabalho dentro das comissões.

Perceba que se o quadro social está pequeno, se o companheirismo não funciona, se as campanhas comunitárias foram abandonadas, alguma comissão não está cumprindo bem o seu papel.

Existe um paradigma que diz que todo leão é um homem ocupado. E tem que ser mesmo, pois Lions não é lugar para desocupados. A experiência tem mostrado que, mesmo com seus afazeres, o leão sempre consegue tempo quando se tem em mente a obstinação pelo ideal de servir.

Nos clubes, nem 50% dos companheiros em média liberam o potencial maravilhoso que têm em si e que serviu de base para que fossem convidados a serem leões.

Se com essa proporcionalidade, o Lions tem mudado o mundo com suas grandiosas campanhas, tanto a nível internacional como local,  imaginem vocês  se esta proporção atingisse os 100% ou chegasse perto disso.

Como se pode notar, Lions tem um pouco de matemática.

Não adianta termos somente teoria e boas idéias. Ser um profundo conhecedor dos estatutos, regimentos, normas, manuais e não se aliar à prática do servir. É a química leonística que em doses proporcionalmente equilibradas alia a teoria à prática na obtenção de um resultado que atenda às necessidades do ser humano como um todo.

Precisamos dar nossa parcela de colaboração para mudar essa ridícula proporção. É necessário conseguirmos tempo, sacrificando inclusive parte do nosso lazer pessoal.

Lions  pode mudar o mundo. Pensem nisso. Cabe a nós efetuar essa mudança.

[voltar ao sumário]


 

A Importância da Mulher

Através da história dos povos, em todas as épocas observamos a influência da mulher na vida do homem. Ela é a companheira certa das horas incertas. A companheira dos dias cheios de luz e dos dias sombrios, procurando dar ânimo, coragem ao seu marido, nos momentos mais difíceis da vida a dois.

É muito grande a importância da mulher na vida de um homem, pois ele, em qualquer setor da vida, só se realiza quando conta com o apoio incondicional da sua esposa, portanto, o leão só será um elemento atuante dentro do seu clube, se sua mulher vibrar  com ele e lutar a seu lado para que juntos vivam Lions intensamente.

As mulheres possuem um coração cheio de carinho e amor, assim sendo, elas são a mola a impulsionar  seus maridos a viverem e sentirem cada vez mais a beleza que há no movimento leonístico.

Sabemos que as mulheres não vieram ao mundo por acaso, simplesmente por vir. Elas têm um lugar a ocupar, uma missão  importante a cumprir. Esta missão se traduz num gesto de doação, uma busca contínua de novas oportunidades com o objetivo de servir, minimizando dificuldades e procurando atender necessidades mais prementes.

Fazemos parte de uma instituição cuja finalidade principal é desenvolver e estimular as boas relações dentro da família leonística, prestando serviços à nossa comunidade.

Dentro do Lions a mulher como domadora ou companheira leão assume com seriedade suas tarefas, executando-as com o coração cheio de amor e dedicação. As mulheres possuem energia suficiente para enfrentar obstáculos, com atitudes de fé e esperança.

A mulher é o maior milagre da natureza e a maior criação de Deus.

O Leão sabe dividir, solicitar, reconhecer os valores de sua domadora e assim irá contar com ela na conquista de seus objetivos. Forças somadas, opiniões condensadas serão mais enriquecedoras. Veremos então companheiros e domadoras atuando sobre interesses comuns, cada qual a seu modo, com suas limitações, mas com o mesmo direcionamento: Servir.

O dever cumprido é uma das fontes de realização humana. Fazemos parte de uma das maiores organizações de voluntários do mundo que depende do trabalho de cada um isoladamente, por isso não podemos esquecer que a mulher é a chave do sucesso  na concretização do objetivo maior de nossa instituição, que é SERVIR.

A MULHER É O INVÓLUCRO DE UM ANJO. Esta é a melhor frase que podemos utilizar para definir a mulher.

Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher.

[voltar ao sumário]



Páscoa: A Esperança Renasce

Estaremos celebrando a quarta Páscoa do novo milênio! Pode parecer que na vida e na sociedade nada mudou. Muitos pensavam que este novo século seria um tempo de maior fraternidade e unidade entre as pessoas, e, diante da realidade de hoje, ficam decepcionados ao verem o ódio, a violência, a corrupção, a intolerância continuarem e até aumentarem a escalada. A proposta da Páscoa parece que permanece apenas teórica.

De um lado, a Páscoa marca não só o centro da liturgia e da fé, mas também o nosso próprio calendário. Da data da Páscoa é que dependem tantas outras festas móveis religiosas e também uma parte do nosso calendário civil. A Páscoa marca também um momento especial na vida do povo, seja pelas antigas tradições que se repetem pelo mundo, seja pelos novos modelos e eventos que vão ocorrendo hoje: procissões, encenações, filmes, programas especiais na mídia, exploração comercial da data... Uma parte da sociedade aproveita para o tempo de repouso em um feriado prolongado. Nas Igrejas, as celebrações litúrgicas misturam-se com as devoções locais e tradicionais.

Questiona-se, porém, a continuidade e as conseqüências existenciais dessa participação. Durante 40 dias somos convidados a repensar sobre nossa vida e a dar passos de conversão, não só pessoal, mas também comunitária.

Desde Quinta-feira Santa à noite começa o tempo pascal! A Páscoa, como acontecimento primordial de nossa fé, será também celebrada a cada Eucaristia, a cada Sacramento, a cada transformação da vida e da sociedade. A Páscoa não pode permanecer apenas na confraternização familiar, festa do chocolate, feriadão e nem mesmo somente em uma presença um pouco maior nas celebrações nesses dias do ano litúrgico.

Celebrar a Páscoa significa celebrar a certeza de que a vida vence a morte! Significa renovar a própria certeza de que os nossos trabalhos e lutas têm uma direção de luz e de paz! Não é uma utopia, mas sim um dom e compromisso de darmos passos para continuar a realizar o projeto de Jesus de Nazaré, o Cristo Senhor.

O nosso amado Mestre Jesus disse: “Venho a vós, acima de tudo para iluminar e confortar, pois vos achais imersos numa vaga de dores e crises. Eu, porém, vos digo que se trata de uma crise universal, crise de todos os vossos valores morais, de todas as vossas grandezas. É o desmoronar-se de todo um mundo milenário. Digo-vos que a crise se encontra sobretudo em vossas almas: crise de fé, de orientação, de esperanças. É o vertiginoso momento de grandes mutações.

Trago-vos esperança, orientação e paz. A cada um falo hoje a palavra da verdade e do amor, palavra que não mais conheceis. Quero reconduzir-vos às origens milenárias da fé com o intelecto novo, a fim de que possais compreender a dor e ultrapassais as estreitas fronteiras de vossa vida. Comovido, falo a cada um no sagrado silêncio de sua consciência”. 

A experiência pascal deverá ser para nós o alento de olharmos para a madrugada do domingo de Páscoa e termos a mesma alegria dos apóstolos e das santas mulheres que, depois de terem passado pelo drama da cruz e da sepultura, puderam aclamar: "Ele está vivo, Ele está no meio de nós, a morte foi vencida!". Esta é uma experiência que não só os cristãos podem fazer, mas toda pessoa humana. Se for verdade que muitas situações de morte ocorrem ao nosso redor, e que parece que as forças da degradação superam o bem, em Cristo Ressuscitado deve recobrar para todos nós a certeza da Vida e Ressurreição.

 Mais que uma experiência apenas mística, a Páscoa será também uma experiência pessoal e comunitária de uma comunidade que anuncia: "Ele ressuscitou e nós somos testemunhas!" E isso não porque ouvimos dizer dos antepassados ou lemos nas Escrituras, mas porque o experimentamos em nossas vidas!

As atitudes concretas de pessoas  que se unem e lutam por um mundo mais justo, fraterno e solidário, de pessoas de se perdoam e se olham como irmãos não podem ser apenas um sonho: devem tornar-se realidade! Devemos começar por nós, que fazemos parte do Lions, o  maior grupo de voluntários do mundo e que acreditamos que a mensagem do Cristo é o caminho que nos conduz ao Pai e nos faz viver concretizando na comunidade civil o nosso compromisso do "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei".

Não é possível neste tempo de tantas conquistas tecnológicas, tantas descobertas científicas, tantos avanços na comunicação que o ser humano ainda não se aproximou do seu semelhante como um irmão. O medo do outro, da violência, do assalto continua a existir.

As grades de nossas casas e as grades das prisões com as rebeliões e atitudes primitivas estão aí a mostrar-nos que temos um longo caminho a percorrer. A preocupação com a ecologia, que é um bem, ainda não encontrou a correspondente com relação ao ser humano que, muitas vezes, não tem casa, emprego e é presa fácil dos consumismos modernos que não o conduzem para "ser mais", mas somente o exploram e, na maioria das vezes, o deixa ao relento, pois a prioridade não é a pessoa e sim o lucro...

A esperança que renasce, a vida que vence, a alegria que retorna aos nossos corações não significa que a realidade ao redor mudou magicamente, mas que nós mudamos, e essa experiência faz-nos lutar pela mudança para que aconteça a "civilização do amor!" Isso nos fará participar melhor de nossas comunidades através do nosso nobre ideal de servir e também construirmos uma sociedade onde a justiça, a tolerância, a solidariedade e a paz possam ocorrer em todos os níveis.

Que a celebração da quarta  Páscoa do novo milênio nos encontre com a vida aberta para acolher o feliz anúncio dos anjos que nos dizem que "Ele não está aqui, Ele ressuscitou" concretizado em nossas vidas. E que nós possamos anunciar a todos, com uma vida renovada e com as esperanças reafirmadas: "Ele Ressuscitou como disse, Aleluia".

Feliz Páscoa a todos!

[voltar ao sumário]


 

O Merecido Valor do Lions

Após 10 anos de estar integrado em Lions de forma intensa, pleno de idealismo e de entusiasmo, muitas vezes eu paro para refletir e pergunto a mim mesmo:

Valeu a pena? Será que foi válido todo o meu trabalho despendido? Será que se tornaram úteis as horas que dediquei ao Lions, deixando de lado momentos de lazer, oportunidade de ganhar um pouco mais de dinheiro, ou mesmo perdendo o delicioso convívio familiar?

Após meditar seriamente, sempre concluo que sim. Apesar de tanto que ofereci a Lions, creio que recebi muito mais! Lions enriqueceu a minha vida com excelentes amigos; deu-me ótimas oportunidades de servir e de retribuir tantas coisas boas que recebi de Deus.

Nós não podemos esquecer a Parábola dos Talentos: “Quanto mais nos for dado, mais nos será cobrado”. E nós, homens livres, com o ideal de servir  e líderes, temos muito a retribuir à nossa sociedade.

Temos “liderança” como uma das condições mais essenciais para sermos leões. Liderança em Lions não é o poder de mandar, mas sim a capacidade de comandar.

Assim, a nossa liderança é um resultado direto da nossa capacidade, da nossa correta maneira de atuar e, sobretudo, da nossa forma de motivar, sem impor as nossas idéias pela força ou pelo poder.

Por isso eu me sinto imensamente feliz e altamente recompensado por pertencer ao Lions. Uma organização  exclusivamente voltada para as mais nobres causas, mas que oferece a cada um de nós enormes possibilidades de aperfeiçoamento e, de um desenvolvimento pessoal que nos torna melhores homens sob todos os pontos de vista e se formos melhores, seremos mais felizes, dando mais sentido e mais beleza as nossas vidas.

Será que já paramos para pensar quanta coisa o Lions nos dá em troca de nossa dedicação e de nosso trabalho? Será que sabemos valorizar devidamente a nossa condição de Leões?

Nós leões, somos homens “abençoados”. De fato, estamos em Lions porque fomos reconhecidos como líderes em nossa  comunidade. Fomos admitidos em Lions porque nos julgaram bons cidadãos. Porque analisaram o nosso comportamento como chefes de família, como pais e mesmo como amigos. Sentiram que tínhamos liderança, boa vontade e disponibilidade para servir com altruísmo.

Se os membros de um clube de Lions assim nos julgaram e nos receberam de braços abertos é porque realmente somos homens “abençoados”. Será que cada um de nós tem correspondido, na medida de suas possibilidades, a essa bênção? Sem vaidades, que nada dignificam, mas com espírito puro, será que nos sentimos orgulhosos de sermos leões? Será que usamos o nosso distintivo leonístico afirmando o nosso compromisso de servir através do Lions?

Meus companheiros, nós precisamos dar maior relevo e maior valor à nossa condição de Leão. Precisamos retribuir aquela confiança que nos foi dada um dia, quando colocaram em nossa lapela o  distintivo de Lions, que distingue , reconhece e enaltece os homens de bem.

Eu costumo dizer que  nós só temos uma chance de dizer não em Lions. É quando nos convidam para ingressar em Lions; nessa ocasião podemos dizer não! Depois disso, as nossas chances terminam; como Leões, nós jamais podemos dizer não quando existir uma oportunidade de servir. Podemos dizer: Vou tentar. Farei o possível. Vou me esforçar para arranjar tempo.

Nós devemos fazer do nosso trabalho leonístico uma fonte perene de felicidade. É muito mais feliz aquele que serve do que aquele que é servido.

Quando analisamos as enormes possibilidades que Lions nos oferece para servir, ficamos realmente extasiados com a beleza e a grandeza no nosso movimento. Seja qual for a nossa tendência ou a nossa preferência, Lions sempre permite que o  serviço ilumine o nosso caminho.

Lions trabalha em favor da criança, do jovem, da família e do idoso. Lions procura desenvolver as comunidades mais carentes. Lions prega e enaltece os mais elevados padrões de ética e de moral. Lions trabalha em favor do melhor entendimento entre os povos e pela paz mundial. Lions favorece a boa amizade,  a tolerância e a compreensão. Enfim, Lions procura fazer este mundo melhor, mais justo e mais feliz. Por tudo isso devemos valorizar o Lions e ter imensa fé na validade do seu objetivo, pois o Lions é a maior ONG de voluntários do mundo.

E Lions só existirá se você, eu, todos nós, plenos de entusiasmo, pudermos dizer com toda a convicção:

SIM, AQUI ESTAMOS PRONTOS PARA SERVIR!

[voltar ao sumário]


 

Ex-Governador – Uma Força no Lions

Tenho ouvido alguns comentários entre companheiros, com referência ao posicionamento de ex-governadores na sua vida leonística pós-governadoria.

Esses “críticos” entendem que eles devem “retornar à planície leonística“, após o seu mandato, deixando a área livre para o governador em exercício e o indicado.

Chegam a pensar, e alguns a dizer, que os ex-governadores gostam muito de “aparecer” o que, convenhamos não é verdade, sendo, sobretudo, injusto tal conceito. Simplesmente, ocorre o fato de que eles vibram com a causa leonística e, por isso mesmo, participam intensamente dos debates e sempre respondem de forma positiva aos convites para apresentar teses e trabalhos, alicerçados em seus conhecimentos e experiências sobre os assuntos específicos de Lions, uma vez que muito estudaram e foram até preparados para tal cargo.

É preciso que se dê uma certa ênfase à figura do ex-governador reconhecendo neste companheiro, antes de tudo, um leão que, por mais de um ano, se dedicou em regime “full time” à administração de seu distrito, com muitos sacrifícios pessoais, familiares e financeiros.

Ser ex-governador é muito mais difícil que governador. Explico: para o desempenho do mandato, o governador se preparou para tal e também programou a sua vida particular e profissional para aquele ano de dedicação integral, enquanto o ex-governador o será sempre, comparecendo a cada ano e sem qualquer espécie de ajuda financeira, às assembléias, fóruns, Conselhos Distritais, Convenções Distritais, Convenções do Distrito Múltiplo LC e até de Convenções Internacionais.

O enorme investimento: de tempo, trabalho, saúde, aprendizado, dinheiro, alegria, tristeza, tensão, emoção, decepção,  representado pela doação de um ano inteiro de sua vida servindo como governador, não deve ser jogado fora ou permanecer sem uso. Ele tem de ter retorno, como se fosse um capital investido.

A partir do momento em que, voluntariamente ele aceita uma indicação e passa a exercer um cargo dentro do seu distrito, ele deve assessorar o governador e suplementar os esforços deste em tarefas de difícil execução, principalmente no trabalho de fortalecer os clubes fracos, infundindo entusiasmo aos clubes, utilizando a experiência adquirida no passado, a serviço do futuro de nosso distrito.

A filosofia de Lions está impregnada pelo ideal de servir, repleta de ensinamentos éticos, incentivando respostas honestas às perguntas simples e profundas, contidas nos ensinamentos leonísticos.

Cumpre ao ex-governador utilizar a experiência adquirida no passado, a serviço do futuro. Para que jamais possa pairar, dentre os demais leões de nosso distrito, a mais leve suposição de que a tarefa do ex-governador terminou.

O obsoleto, o omisso, o desinteressado, o desinformado, o acomodado são qualificativos que em hipótese alguma se coadunam com a atualização, a participação, o interesse, a informação e a atividade que caracterizam os ex-governadores.

O ex-governador é o veículo catalisador do entusiasmo, da coragem e do idealismo dos mais de 42  mil companheiros em 1.764 (posição em outubro de 2003) clubes no Brasil, aguardando confiantes, a oportunidade de demonstrar sua fé no futuro do Lions e o reconhecimento do ideal de Servir!

[voltar ao sumário]


 

Servir com Companheirismo

A idéia de servir evoluiu do próprio companheirismo gerado pelas reuniões dos primeiros Lions. A história da nossa organização revela que, logo no início, a meta   de colaborar uns com outros para o benefício dos próprios negócios, se tornou menos atraente aos leões do que poder ajudar pessoas menos afortunadas.

O companheirismo reinante nos Lions logo fez com que os leões percebessem que desfrutavam seus clubes muito mais, quando podiam colaborar e demonstrar sua generosidade conjunta, em prol da melhoria da vida de nossos semelhantes. Esta afirmação ainda é verdadeira hoje em dia.

Companheirismo e prestação de serviço são dois conceitos tão inseparáveis como “amor e casamento”. É difícil ter um sem o outro, mas a discussão sobre qual surgiu primeiro nunca termina. Servir origina companheirismo? Ou o companheirismo nos faz servir?

Não há dúvida que o companheirismo é a base que dá origem à prestação de serviço.

O desejo de servir provém do companheirismo. É um ato de amor, ou seja, não envolve um dever, sendo sua única recompensa um aumento do amor-próprio e da dignidade pessoal. Além disso, intensifica o sentimento de “pertencer” a um  grupo com ideal de servir.

O companheirismo leonístico deve ser a prioridade básica de qualquer programa de atividade  de um clube de Lions. Deve ser fundamental para um projeto de ação comunitária.

Sem companheirismo não haverá coesão, não haverá entusiasmo, não se realizará um trabalho social positivo, não existirá Lions.

O companheirismo é a união que transforma simples conhecidos em amigos fraternos, solidários nas alegrias e nas aflições. Daí é que se irradia a força de ação do movimento leonístico, na  prática do  ideal de servir.

Da convivência surge a amizade e da amizade surge o companheirismo, como instrumento eficaz de êxito na prática do ideal de servir.

Sem companheirismo não há ideal de Servir, porque ninguém serve sem amor.

Gabriela Mistral, poetisa chilena, prêmio Nobel de Literatura, em seu poema “O Prazer de Servir”, relata com maestria o que é o ato sublime de servir:

“Toda a natureza é um serviço.

Serve a nuvem, serve o vento, serve a chuva.

Onde haja uma árvore para plantar, planta-a tu.

Onde haja um erro para corrigir, corrige-o tu.

Onde haja um trabalho e todos se esquivam, aceita-o tu.

Sê o que remove a pedra do caminho, o ódio entre

os corações e as dificuldades do problema.

Há a alegria de ser puro e a  de ser justo.

Mas há, sobretudo, a maravilha, a imensa alegria de servir.

Que triste seria o mundo se tudo se encontrasse feito.

Se não existisse uma roseira para plantar, uma obra para iniciar!

Não te chamem unicamente os trabalhos fáceis.

É muito mais belo fazer aquilo que os outros recusam.

Mas não caias no erro de que somente há méritos nos grandes trabalhos.

Há pequenos serviços que são bons serviços:

Adornar uma mesa, fazer uma bandeja, arrumar os livros, pentear uma criança.

Aquele é o que critica, este é o que destrói. Sê tu o que serve.

O servir não é faina de seres inferiores.

Deus que dá os frutos e a luz serve. Seu nome é: “Aquele que Serve”.

Ele tem os olhos fixos em nossas mãos e nos pergunta  a cada dia:

A quem serviste hoje? À árvore? A teu irmão? À tua mãe?”

[voltar ao sumário]


 

Devemos Vender Lions?

Em praticamente todas as comunidades, há homens e mulheres que podem e devem ser sócios do Lions local.

Muitos desses homens e mulheres estariam dispostos a ingressar no movimento leonístico, se soubessem mais a respeito do Lions.

O clube tem a responsabilidade de despertar nesses homens e mulheres  o desejo de participarem ativamente do trabalho do Lions da sua comunidade. Para conseguir tal objetivo, é perfeitamente legítimo aproveitar aqueles princípios dignificados e já experimentados da arte de vender que os companheiros  estão habituados a empregar nos seus próprios negócios.

Mas  atenção! O Lions não pode ser tratado como mera mercadoria para ser “vendida” de porta em porta, de loja em loja, de escritório em escritório.

Ao empregarmos o termo “vender”, queremos dar a esta palavra o significado honesto e justo que, em nosso entender, é o único que um leão deve compreender. Nesse caso “vender” Lions significa explicar aquilo que ele representa para a comunidade, como um todo, e para o homem que deverá pertencer ao Lions local, em particular.

Deste modo e usando os princípios da venda, devemos, em primeiro lugar, conhecer o produto. O bom vendedor tem que conhecer bem a sua mercadoria, saber explicar do que se trata, como funciona e para que serve. Estar, em resumo, apto a responder a qualquer pergunta que lhe façam sobre ela.

Infelizmente, quantas vezes perdemos um bom candidato para sócio simplesmente porque a explicação sobre Lions foi deficiente ou incompleta, e a pessoa não “sentiu firmeza” na explanação dada pelo companheiro. O tipo de homens e mulheres que devemos atrair é exatamente aquele que quer saber tudo sobre a organização: seus alvos, objetivos e realizações antes de tomar uma decisão afirmativa.

O segundo princípio de venda é o estudo do mercado. Um levantamento prévio e  criterioso feito em nossa comunidade (parentes, amigos, clientes, fornecedores, profissionais liberais, empresários, funcionários públicos,  etc.)  pode revelar todas aquelas pessoas que preenchem os requisitos para se tornarem um grande leão. Lembremo-nos que  se hoje estamos no movimento leonístico é porque no passado alguém lembrou de nós.

O terceiro princípio é que o produto deve estar em boas condições de venda. Seria pois ridículo pensar que um homem de negócio iria investir seu tempo e seu dinheiro para ser membro de um clube leonístico no qual demonstrassem falta de interesse, tivessem má assiduidade, falta de companheirismo e companheiros medíocres, cujos programas fossem mal organizados e que não tivessem objetivos válidos.

O quarto princípio é o Marketing. O companheiro que for “vender” Lions tem a obrigação de conhecer “a fundo” o seu produto, isto é um  marketing interno. O clube deve reunir os companheiros  e traçar um plano de marketing externo, a fim de atingir toda a comunidade divulgando os trabalhos realizados pelo clube. O Lions deve “mostrar a sua cara”. Como sugestão, pode-se convidar o editor do jornal e/ou revista da sua comunidade para receber uma homenagem do clube. Isto estreitará o relacionamento entre ambos. Para isto temos duas datas: 10 de setembro (Dia da Imprensa) e 23 de janeiro (Dia do Jornalista).

Lions precisa dos homens e mulheres de boa vontade de cada comunidade, daí a necessidade imprescindível de “vender” a idéia do que o Lions já representa no mundo de hoje, mas é necessário encontrar pessoas que disponham de riqueza e inteligência suficientes para comprar essa idéia. Não a riqueza material, mas a riqueza de caráter e a inteligência voltada para o bem.

[voltar ao sumário]


 

Domadora: uma força no Movimento Leonístico

Ninguém, hoje em dia pode negar o relevante papel que a mulher desempenha nos campos sócio-político-econômico-cultural, e muito menos o Lions não pode ficar alheio ao comportamento da domadora, esposa de um Leão. Em Lions não se despreza a mulher.

É neste sentido que no Lions, homem e mulher têm o seu nível de igualdade em dignidade, embora cada um exerça uma função diferenciada, atingindo, entretanto, a finalidade de complementação. É a diversidade dentro da unidade.

Formamos uma família em que nossos corações vibram em uníssono, quando compartilhamos e nos complementamos no ideal de servir.

Que decepção deve sentir o Leão, quando ao se deparar com o seu ideal de servir, não encontra em sua domadora e companheira, na mulher de sua vida, o mínimo interesse pelo que ele é. Como compartilhar com os outros companheiros, se no aconchego do seu lar ele encontra a mulher que, feita para ele, nega-se a compartilhar do seu ideal.

O Leão tem necessidade da troca de idéias com sua domadora, de suas intuições, sua meiguice, seu senso de melhor detalhar fatos.

Trabalhando paralelamente no movimento leonístico, a domadora compartilha e ao mesmo tempo alcança sua promoção, que consiste em tomar consciência de sua responsabilidade, na melhoria do espaço social e desempenha o papel que lhe cabe.

A domadora deve incentivar seu leão a participar plenamente do movimento leonístico. Deve opinar, acompanhar o desenvolvimento do clube  em sua comunidade.

A domadora não deve impor suas  idéias, mas discuti-las; deve incentivar seu leão a participar das reuniões, local sadio, onde todos comungam o mesmo ideal, a mesma vontade de servir aos seus semelhantes.

É preciso que a domadora opine, indique rumos, metas, incentive seu companheiro, dando do que tem  em seu interior, de sua experiência, expondo sua visão de problemas existentes, de serviços a serem prestados.

Agindo assim, haverá um caminhar juntos: Leão e domadora para o engrandecimentos do movimento leonístico.

A história não mente quando afirma que atrás de um grande homem existe sempre uma grande mulher” e eu afirmo que a história de Lions não mentirá, se um dia em suas páginas registrar que ao lado de um grande leão existe sempre uma grande domadora”

[voltar ao sumário]


 

Marketing Leonístico.

A Comunicação Levada a Sério

Instituição plenamente sintonizada com o seu tempo, o Lions há muito tempo compreendeu a importância de utilizar os recursos da comunicação, seja como meio de fixar uma imagem positiva junto às comunidades de todo o distrito, seja objetivando a expansão de seus serviços e a conquista de novos sócios.

Realmente, O Lions não poderia ignorar a verdadeira revolução social, cultural e econômica  que o desenvolvimento da tecnologia das comunicações tem determinado, mudando o comportamento dos indivíduos.

Hoje, não se planeja o lançamento de um novo produto, uma campanha para arrecadação de fundos, um projeto de conservação da natureza, sem levar em conta a presença dos meios de comunicação. Através da mídia, a sociedade se informa e atua, fiscalizando, cobrando e pressionando. Por isso, é importante saber usá-la.

Ora, o Lions Internacional não poderia permanecer alheio a este fenômeno dos  novos tempos que é a moderna comunicação. E, na verdade, não permanece.

Nosso Past Presidente Internacional, Dr. Jean Béhar, teve como uma de suas principais metas de trabalho, uma relação pública efetiva entre os clubes e suas comunidades, criando uma imagem de qualidade.

Dr. Jean Béhar afirmara que: “O apoio que um Lions recebe da sua comunidade é crucial para o sucesso que terá em suas atividades de serviço e levantamento de fundos. Vivemos em um mundo de intensas comunicações, onde uma boa imagem que um Lions projeta deve ser uma imagem de qualidade e, por esta razão, é necessário ter um programa efetivo e continuado de Relações Públicas. Os cidadãos de uma comunidade devem saber quem são os Leões, as atividades das quais o Lions local e o Lions Internacional estão participando e quais os seus objetivos para esforços comunitários e humanitários ainda maiores”. Ele foi sábio em suas palavras.

Utilizar o marketing racionalmente, transformando-o em veículo auxiliar de ação tem sido meta de Lions Internacional nos últimos anos, e objeto de um grande esforço.

Através da comunicação, mais precisamente da propaganda e de um programa regular de relações públicas, o Lions tem procurado repercutir junto ao público externo, isto é, às autoridades, às lideranças comunitárias e à sociedade como um todo, o ideais, os projetos e as atividades que dão sentido ao nosso movimento, procurando motivar outras pessoas, fora de nossos quadros, a adotá-los e praticá-los, ajudando-nos a promover o sublime ideal de servir.

Dada a natureza desinteressada dos nossos serviços, não tem sido difícil ao Lions obter espaços na mídia dos bairros e municípios abrangidos pelo nosso distrito. Sempre que somos notícia, sempre que produzimos fatos e acontecimentos de interesse público, temos merecido a acolhida gratuita da pequena e média imprensa. O problema é que nem sempre somos notícia, nem produzimos fatos e acontecimentos de interesse público. A dificuldade do Lions não está, portanto, em veicular suas mensagens, mas em criá-las.

A grande mídia não divulga nossos eventos por desconhecer verdadeiramente o que é o Lions. Para muitos editores, “Lions é um clube de bacana”.  Este equívoco é causado pela falta de divulgação dos nossos objetivos juntos aos dirigentes  das mídias: falada, escrita e televisionada. A palavra clube, associada ao nome Lions também proporciona uma conotação de que o Lions Clube é um ponto de encontro para lazer e companheirismo de amigos em comum.

Sou contrário à idéia de pagar para divulgar as realizações do Lions nos grandes jornais e redes de TV. Se isto acontecer nunca mais o Lions terá espaço gratuito nos veículos de modestas tiragens e alcance regional, mas que são os que mais influem nas comunidades do nosso distrito.

Não temos que fazer propaganda paga, mas criar condições para obter mais centímetros nos jornais e mais segundos nas emissoras de rádio regionais.

E como isto será possível?

Em primeiro lugar, melhorando nosso relacionamento com os profissionais de comunicação. De um modo geral, os dirigentes de clubes preocupam-se muito em conquistar o apoio dos diretores e no interior, dos donos das empresas de comunicação. Está certo,  são eles  que mandam em suas organizações, é preciso ter a sua simpatia. Mas não basta, porque não são eles que fazem o dia-a-dia das redações, que elaboram as pautas, que vão às ruas em busca de notícias. Quem alimenta as colunas e os informativos são os redatores e os repórteres, que, infelizmente, não nos conhecem, ou têm de nós uma visão errada.

É preciso atrair estes profissionais, convidá-los para as nossas reuniões, entrosá-los em nossas campanhas, fazê-los compreender o alcance e o espírito público do nosso trabalho, dando-lhes, enfim, razões para que se habituem a buscar junto aos nossos clubes notícias interessantes para suas colunas e programas.

A verdade, companheiros, é que ninguém “compra” um produto que não conhece e que não sabe para que serve.

A Assessoria de Imprensa e Divulgação do Distrito LC-2 tem como  principal meta  desta gestão, organizar um cadastro dos veículos de comunicação de  todos os bairros e municípios que compreendem nosso distrito. De posse deste cadastro, estaremos enviando uma correspondência personalizada a cada jornal ou emissora, falando verdadeiramente o que é Lions, pedindo apoio aos Lions de sua área de influência e  colocando os membros assessores à disposição para quaisquer informações.

Finalmente, temos que nos conscientizar de que é preciso produzir, na nossa ação leonística de todos os dias, fatos e acontecimentos de interesse público, que realmente mereçam espaço nos jornais e emissoras.

Se atentarmos para este conjunto de fatores, certamente vamos obter ainda maior apoio dos meios de comunicação. Vamos poder explicar melhor, ao público externo, o que é Lions, quem são e o que estão fazendo os leões.

E, na medida em que tivermos êxito neste esforço de levar informações aos não leões, estaremos atingindo um outro resultado, também muito importante, que será o de manter informados os próprios leões, muitos dos quais, lamentavelmente, precisam de um  marketing interno, marketing este que só será conseguido através de instruções leonísticas e leituras  de revistas e boletins leonísticos. Muitos CCLL ignoram as publicações leonísticas que chegam aos seus clubes. Esta atitude tem que ser mudada.

Nosso Past-Presidente J. Frank Moore III, teve uma de suas quatro luzes Iluminando o Caminho para Conscientização do Público, devido a grande importância do Marketing interno e externo dentro do Lions.

Ele foi muito feliz quando disse: “Podemos dizer que o Lions e os nossos programas de serviço são o “segredo mais bem guardado da cidade”, mas isto não deveria ser assim. Temos que começar a informar as nossas comunidades quem somos, o que fazemos, quando nos reunimos, e como as pessoas podem se envolver”.

Um dos principais motivos do “esvaziamento”  no quadro social dos clubes, com certeza, é a falta de divulgação dos verdadeiros objetivos de Lions e guardar os eventos sociais realizados em suas comunidades como se fosse “um segredo” do clube e  que não deva ser  “contado” para ninguém.

Meditemos sobre o assunto.

[voltar ao sumário]


 

Traga Mais Um, Pelo Menos Um.

Hoje observamos um grande número de clubes  com seus quadros reduzidos a um número tão pequeno de sócios que nos é difícil acreditar na sua própria sobrevivência.

No ano leonístico 1999/00, nosso distrito contava com 1.916 companheiros e 86 clubes atuantes. No final do ano leonístico 2.002/03 o Distrito LC-2 contava com 1.556 companheiros e 81 clubes. Houve em decréscimo preocupante.  Neste ritmo, imagine a posição do nosso distrito no ano leonístico 2.009/2010?  Pensemos nisto.

Em todos os níveis de nossa organização, estamos sempre insistindo no desenvolvimento do quadro social. Metas foram traçadas. Incentivos oferecidos. Discursos eloqüentes foram feitos. Mas a tendência está aí, profundamente enraizada e aparentemente irreversível. O quadro social do Lions no nosso distrito está se corroendo a uma taxa assustadora a cada ano.

A vida leonística exige de cada um de nós uma permanente reflexão, troca de idéias, avaliações de procedimentos, de conceitos, de colocações e de programas. Só há vida enquanto há movimento. Lions não é estático, é dinâmico. Ele se renova a cada momento e esta renovação resulta de um processo reflexivo que implica em mudança, em movimento.

Como leões atuantes que somos, devemos nos preocupar com o constante apelo, o permanente chamamento à “renovação do quadro social”, ao “aumento do quadro social” e ao  “crescimento e ao desenvolvimento do quadro social”, pois aí e somente aí, repousa a vitalidade do movimento leonístico.

Entendemos que o crescimento deva ser visto, antes de tudo, como o aumento do ímpeto do ideal leonístico, o aumento da força de vida leonística de cada leão, condições para o próprio desenvolvimento de um Lions Clube.

O momento é agora. Os companheiros têm que sentir a necessidade de proceder a novas admissões, para elevar os índices de rendimento, para se desenvolver, progredir, melhorar e  adiantar os seus clubes.

O aumento do quadro social, com o ingresso de novos sócios, será uma contingência, uma exigência do crescimento interno do clube, portanto, uma necessidade sentida de dentro para fora, impulsionada pelo desejo interno de se desenvolver e progredir, e não um aumento do quadro social determinado pela necessidade de mover, de fora para dentro, o que está estático no clube, estratégia que não nos parece benéfica.

Esta colocação merece, de fato, uma profunda avaliação. Qual é a melhor estratégia a ser adotada? Vamos estimular os companheiros na admissão de novos sócios para  tentar dinamizar os clubes ou vamos dinamizar os clubes para que eles sintam a necessidade de admitir novos sócios para melhorar e elevar os índices de seu rendimento?

Acredito que a solidez de um clube se mede pela desenvoltura de seus programas e de seus projetos, pela motivação de seus companheiros, motivados pelo ideal de servir, que os estimulam ao progresso e os conduz ao desenvolvimento.

Lions é movido pelo nobre ideal de servir, ideal este que deve permanecer vivo, crescer, se espalhar, receber adeptos, na medida em que é divulgado, pregado, vivido, espelhado por atos tangíveis; na medida em que permanece aceso.

Assim, acreditamos que o crescimento, o desenvolvimento e o progresso do movimento leonístico, dependem muito mais das mensagens inspirativas, ao nível de clube e de distrito, do que da tecnocracia que mecaniza os procedimentos e contabilizam os resultados numéricos, não medindo os valores essenciais presentes na individualidade de cada companheiro, valores estes que podem se consubstanciar em rendimento quanto ao crescimento de cada um, quer em sua vida em comunidade, quer em sua vida familiar e profissional, quer, finalmente, em sua vida solidária aos demais companheiros, multiplicando-se em seu meio pelo exemplo, pela dignificação e, conseqüentemente, atraindo para seu clube novos  sócios, adeptos de seu ideal de servir e pela intensidade de sua pregação leonística.

Compartilhar o Lions com outras pessoas da comunidade é o único  caminho que temos para alcançarmos com êxito o equilíbrio e o desenvolvimento do quadro social.

Compartilhar é o caminho que leva um Lions  a ter sucesso em seu projeto de desenvolvimento. Buscar na comunidade homens e mulheres que querem praticar o ideal de servir, dentro dos princípios sábios propostos por Melvin Jones.

Para que possamos atingir o objetivo de aumentar o quadro social do nosso distrito é necessário que cada leão assuma o compromisso de trazer para o  convívio de todos, mais um companheiro. O raciocínio é matemático: se cada leão tiver em seu clube um afilhado com o seu perfil leonístico, este clube está fadado ao sucesso.

Crescer o Lions é compromisso, responsabilidade e dever de todos os leões. É a única e eficaz  forma, tenho certeza.

Pelo futuro do Distrito LC-2! Traga mais um, pelo menos um companheiro.

[voltar ao sumário]


 

Sou Leão, Logo Não Envelheço!

Há um princípio filosófico que diz que ninguém envelhece enquanto procura algo. Este princípio pode ser reforçado pela máxima: “A velhice só existe quando se perde o interesse”.

E é a pura verdade. No Lions: nos clube, nos cargos  de gabinete da governadoria, fico sempre admirado ao ver companheiros com idade avançada, comportando-se como se estivessem em plena juventude. Vibrando, rindo, realizando e incentivando, inclusive, os mais jovens.

Que mistério será este? Que força extraordinária será essa que realiza o prodígio de rejuvenescer e de dar uma interminável energia a estes autênticos leões?

Inegavelmente a resposta é que estes companheiros estão sempre em busca de algo e possuem o verdadeiro ideal de servir.

A preocupação  da freqüência, o fortalecimento do companheirismo, a pontualidade dos seus compromissos, o seu contínuo servir, o seu comportamento correto na comunidade, a sua ética profissional e o orgulho de portar o emblema do Lions em sua lapela. Tudo  isso concorre para que os companheiros leões não envelheçam, mantendo, surpreendentemente, uma aparência  cada vez mais jovial.

Pertenço ao Lions de São Paulo/São Miguel Paulista, onde temos dois jovens companheiros com mais de 80 anos, que são exemplos do que foi dito acima. São os companheiros Atheneu Rego Santos e José  de Oliveira Miranda. Normalmente, não recusam convites. No nosso distrito, comparecem  invariavelmente aos mais diversos eventos leonísticos, dos mais próximos aos mais distantes.

Confesso que a energia dos companheiros é contagiante. Um grande exemplo e um estímulo para levarmos avante o nosso cotidiano ideal de servir.

Servir. Esta é a palavra chave que encerra todo o segredo de tão desejada juventude: atividade, tanto física, quanto intelectual. Para isso nada melhor do que o Lions, um verdadeiro laboratório que pode nos proporcionar as mais  diversas oportunidades de servir.

Evidentemente, quando se atinge uma determinada idade, o idoso procura se  tratar da melhor maneira possível. Observa-se uma alimentação mais sadia, preocupa-se com seus medicamentos, agasalha-se no frio, diminui na bebida, evita acidentes e transforma sua casa num palácio e dedica-se, como é obvio, ao lazer e a “brincar” com os netos e bisnetos.

Mas, estes dois jovens companheiros, fazem algo mais. Assumem o compromisso de estar nas reuniões do nosso clube, de visitar outros clubes, participam das visitas do governador do distrito, comparecem às Conferências Distritais e do Múltiplo LC e já participaram de Convenções Internacionais.

Estão sempre procurando algo. Estão sempre interessados em alguma coisa. Estão sempre pronto para servir. Este exemplo é a força do Lions.

[voltar ao sumário]


 

Você Será o Beneficiado

Sim, você será o beneficiado se der às revistas e boletins do Lions a atenção que elas merecem. Dar atenção mesmo, não apenas dar uma rápida olhada e depois abandoná-los na mesa do restaurante, do seu clube ou até mesmo no automóvel.

As publicações leonísticas são o espelho do Lions, a imagem dos leões, a fonte de informação, instrução e de notícias das quais todos os leões devem tomar conhecimento. Como ser leão, como agir ou atuar leonisticamente sem notícias e sem ciência dos assuntos de  Lions?

É lendo as revistas e boletins (além das mensagens oriundas da governadoria) que ficamos   sabendo o que se passa com os companheiros na comunidade leonística, nos clubes, nas regiões e no mundo leonístico em geral.

Sim, companheiros! Tudo o que está nas publicações leonísticas nos interessa, nos deve interessar, pois é seguindo os bons exemplos e ampliando nossos conhecimentos que nos tornamos cada vez melhores leões e melhores companheiros.

Cabe ao secretário do clube providenciar para que cada companheiro receba seu exemplar. O modo de fazê-lo fica a critério de cada clube. O secretário deve providenciar para que também os companheiros com freqüência facultativa e os faltosos recebam  suas revistas.

Pedimos vênia para destacar a primorosa linha editorial e a  importância da boa distribuição da revista The Lion Brasil Sudeste aos sócios dos clubes do Distrito Múltiplo LC.

Com certeza você será o beneficiado.

[voltar ao sumário]


 

FUNDAÇÃO LIONS

O Verdadeiro Ideal de Servir

Um dos ideais que mais deveríamos compartilhar, um dos elementos que mais deveria nos unir no movimento leonístico, é a nossa Fundação Lions. Foi sentindo a necessidade de unir a força do nosso distrito em um grande e arrojado projeto, que por iniciativa de companheiros que vivem Lions com intensidade e que possuem o verdadeiro ideal de servir , foi criada a Fundação Lions do Distrito L-4, propondo o estabelecimento de um fundo de recursos com o objetivo de “fazer bem ao mundo”.

Hoje, nosso distrito possui uma das maiores Fundações Distritais do país, que patrocina uma abrangente variedade de programas para satisfazer inúmeras carências humanas, dentro da área do Distrito LC-2, enaltecendo   o nobre ideal leonístico que é o de Servir.

A Fundação Lions é mantida por contribuições voluntárias dos CCLL através dos seus clubes,  doações e atividades para angariar fundos. Ela despende cem por cento do que arrecada em seus programas humanitários, educacionais e de auto-ajuda. Os projetos implementados através de nossa Fundação Lions são exemplos de inovação, eficiência e criatividade.

A nossa Fundação é explicada melhor pelas próprias pessoas que se beneficiam, cujas vidas são melhoradas para sempre graças ao trabalho desenvolvido através dos enormes recursos por ela representados. É divulgada melhor através das vozes e ações dos jovens que se formaram profissionalmente através dos cursos profissionalizantes  da Fundação.

A “menina dos olhos” da nossa fundação é o Instituto da Catarata (INCAT) que em 1994 firmou um convênio com a Escola Paulista de Medicina e que hoje constitui um dos maiores projetos sociais de Lions.

Para se avaliar a amplitude da força de servir de nossa fundação, informamos que no ano de 2002 foram efetuados uma média de 38.000 atendimentos ambulatoriais e que geraram 4.789 cirurgias gratuitas de cataratas.

    A força de servir do Lions se encontra em sua habilidade de  pensar “em termos ilimitados”. Lions apesar de sua abrangência e perspectiva global, é dotado de capacidade de agir e beneficiar em termo de uma criança carente... ou um jovem esforçado... ou de um ancião desassistido... de um doente carente ou de um deficiente que pode ser ajudado. Lions dispõe da sabedoria de ver o mundo através dos olhos dos seus companheiros, bem como a habilidade de afetar a vida das pessoas.

Lions é acessível. Lions é capaz. E, graças aos recursos de nossa Fundação, sua acessibilidade é global. Sua capacidade é imensa. Em nosso distrito encontram-se milhares de pessoas que participaram dos diversos programas implantados  pela nossa Fundação.

O trabalho dos Leões e suas domadoras preenche a maior de todas as carências humanas: a necessidade de alguém que saiba escutar e que seja capaz de agir, desinteressadamente.

Todavia, para que possamos continuar agindo, para que Leões, Companheiras Leão e Domadoras possam desfrutar da habilidade de influenciar nas vidas dos indivíduos, aliviar o sofrimento das pessoas e desenvolver outros serviços sociais, a nossa Fundação deverá contar com os recursos financeiros necessários. E é nessa área que a nossa liderança e o nosso sublime ideal de servir assumem uma importância preponderante. Mesmo porque, em poucos aspectos de Lions, não há diversidade mais evidente do que na maneira de como nós  devamos apoiar a nossa Fundação.

Para que possamos ter um bem estar espiritual e retribuir a Deus a felicidade que temos, vamos unir nossas forças e ajudar nossa Fundação.

Apoio à Fundação Lions não tem nada a ver com projeção pessoal. Entretanto, tem muito a ver com o apoio que possamos continuar conferindo aos trabalhos e as ações de outros companheiros, liderados pelo  presidente  da Fundação, CL Leôncio de Arruda, que tem brilhantes projetos, voltados ao engrandecimento da nossa fundação, que é à base de nossa união distrital  no ideal de servir.

Companheiros, vamos unir nossas forças e aceitar o desafio de fortalecer a nossa Fundação, a fim de que ela possa dar continuidade ao seu brilhante trabalho e tenha condições de expandir suas atividades dentro do nobre ideal de servir, que norteia o nosso movimento leonístico.

[voltar ao sumário]


 

O Leão Secreto

Em  algumas organizações chamadas herméticas e secretas, seus membros e associados identificam-se através de sinais, apertos de mãos, ou mesmo sinais colocados na própria assinatura, que só são conhecidos pelos iniciados.

Outras organizações usam vistosos uniformes de fácil identificação, e seus membros obedecem a uma escala hierárquica. São organizações religiosas, civis, paramilitares e militares.

Você Leão. Você Companheira Leão, pessoas de conduta exemplar na vida pública e privada, identifica outro leão através  do distintivo, que deve estar sempre na lapela ou em local visível do vestuário. O adesivo do Lions também deve estar colado no seu veículo. Devemos mostrar ao “mundo” que   fazemos  parte com orgulho do Lions, a maior ONG de voluntários do planeta.

Durante a 43ª Convenção Distrital em Águas de Lindóia, no estacionamento do Hotel Vacance, pude observar estarrecido que aproximadamente 70% dos veículos estacionados não possuíam o adesivo do Lions colado  no pára-brisa.  Para o bem do leonismo, vamos mudar esta realidade. 

O distintivo não deve ser usado somente quando você vai à reunião do seu clube, mas sempre: no seu ambiente de trabalho, nos momentos de lazer, nas viagens de negócio ou passeio, enfim, em todos os momentos o distintivo deve estar em sua lapela. 

Experimente. É gratificante identificar, reconhecer ou ser reconhecido por um companheiro leão de outro clube, de outra cidade ou país, não só para um agradável encontro, ou, quem sabe, para auxiliar ou ser auxiliado, num momento de necessidade de socorro urgente.

[voltar ao sumário]


VOCÊ É LEÃO?

Você é Leão?

Você já analisou o que tem feito em Lions e para Lions?

Comparece às reuniões de seu clube alguns momentos antes, para recepcionar os CCLL com um aperto de mão, um abraço e uma palavra de amizade e estímulo, ou chega sempre atrasado e, às vezes, sai antes, ou mesmo não comparece?

Você se interessa pelos assuntos tratados nas reuniões e os analisa, discute e ajuda?

Procura sentar-se em lugares diferentes ou sempre ocupa o mesmo lugar, sempre dentro  do seu “grupo”?

Faz silêncio e ouve com atenção as pessoas que ocupam a tribuna, ou fica conversando o tempo todo, às vezes em voz alta, importunando?

Ajuda nas promoções do clube, ou só tem palavras de censura?

Comparece às assembléias, conferência, fóruns ou convenções?

Recusa cargos para os quais foi eleito?

Já foi padrinho de algum novo companheiro?

Você tem palavra de apoio e aplausos aos que trabalham?

Aceita tarefas que lhe são pedidas?

Já fez visitas a outros clubes?

Se você não faz nada disso, você se julga um leão?

[voltar ao sumário]