Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil

Distrito Múltiplo LD

Home

 

 

 

CONSCIENTIZAÇÃO E AÇÃO EM PROL DA VISÃO

 


 DISTRITO MÚLTIPLO LD


 

CL Fernando Dlugosz(+ 06/04/2019)

 CaL Tatiane

LIONS Clube Campo Mourão - LD-6

 

Assessora de Conservação da Visão do Distrito Múltiplo LD



ANOS ANTERIORES:

Palestra na

2a. Reunião do Conselho de Governadores do

Distrito Mútiplo LD

Assista aqui

 


APELO AO SIGHTFIRST?

Na Convenção Internacional de Lions Clubes em 1925, Helen Keller, uma das pioneiras no trabalho com a cegueira, e sendo, ela mesma, cega, disse aos Leões:

“Acho que vocês já ouviram a lenda que representa a OPORTUNIDADE como uma mulher caprichosa que bate em cada porta; mas apenas uma vez e, se a porta não for aberta rapidamente ela segue seu caminho para nunca mais voltar... Eu sou a sua OPORTUNIDADE. Estou batendo à sua porta. Procure imaginar como você se sentiria se, de repente, hoje, ficasse cego. Imagine-se tropeçando durante o dia como se fosse noite... O seu trabalho, a sua independência, tudo perdido...

Vocês me ajudarão a fazer com que chegue o dia em que não haverá mais cegueira prevenível; nenhuma criança surda ou cega sem ensinamento; nenhum homem ou mulher cega sem auxílio? Apelo a vocês Leões...”

Este apelo tornou-se um desafio para os Leões do mundo todo. Durante mais de nove décadas o Lions Internacional tem orientado a todos os clubes a atuarem no campo da conservação da visão e no trabalho com os cegos.

Com base nos trabalhos já desenvolvidos, apresentou-se e foi aprovado na 73o. Convenção Internacional, realizada em Saint Louis, USA, em julho de l990, o PROGRAMA SIGHTFIRST, que viria ser instituído no sentido de viabilizar a recuperação dos menos favorecidos quanto a prevenção à Cegueira.

No Brasil os trabalhos iniciaram-se a partir de 1991.

SIGHTFIRST é o programa internacional mais importante do Lions Clube e é a iniciativa mais ambiciosa a nível mundial já empreendida em serviços de prevenção à cegueira. Consiste em um programa global criado para reduzir drasticamente a incidência e a prevalência de enfermidades da visão que possam ser evitadas e curadas. Através de Projetos, como o Projeto Catarata, a visão de milhares de pessoas vem sendo recuperada. Cada campanha é sempre adaptada às necessidades de cada comunidade.

Nossa Assessoria é responsável por orientar e motivar os clubes a desenvolver programas com finalidades de Prevenção à Cegueira. Sou médica oftalmologista, residente na cidade de Castro, pertencente ao Lions Clube há 30 anos e atuando na Assessoria de Conservação da Visão do LD-1 desde 1992.

Enviarei aos clubes sugestão de campanhas na área da visão. A participação de seu clube é fundamental!

Conto com o seu apoio.

Estou à disposição no seguinte endereço e telefone:

 

CaL Rosa Maria da Silva Ribeiro

Médica Oftalmologista

Assessora de Conservação da Visão do Distrito Múltiplo LD

RUA PADRE DAMASO, 300 -

84.165-210 - CASTRO - PR

Telefone: CLÍNICA DE OLHOS: (42) 3232-1609 - FAX: (42) 3232-2735.

Email: rosalions@uol.com.br 

 

Saudações Leonísticas


O QUE É SIGHTFIRST?

SIGHTFIRST é o programa internacional mais importante do Lions Clube Internacional e é a iniciativa mais ambiciosa a nível mundial já empreendida em serviços de prevenção à cegueira. Consiste em um programa global criado para reduzir drasticamente a incidência e a prevalência de enfermidades da visão que possam ser evitadas ou curadas. Através de projetos, como o Projeto Catarata, a visão de milhares de pessoas vêm sendo recuperada. Cada campanha é sempre adaptada às necessidades de cada comunidade. Basicamente, então, o Programa SIGHTFIRST atua na prevenção da cegueira, promovendo a cura das doenças já instaladas como a catarata, ou orientando naquelas evitáveis, como é o caso da Retinopatia Diabética.


COMO SEU CLUBE PODE PARTICIPAR DO PROGRAMA SIGHTFIRST?

Através de nossa Assessoria sugerimos programas dirigidos às comunidades carentes ou não no sentido de atuarmos na prevenção da cegueira evitável. Seu clube escolherá a campanha que melhor atenda às necessidades de sua comunidade. Se você, entretanto, elaborar algum outro programa ou campanha, entre em contato conosco que estaremos disponíveis a ajudá-lo a elaborar ou executar.

Um Clube de Serviço pode atuar na Prevenção da Cegueira das seguintes maneiras:

  1. INFORMANDO
  2. DETECTANDO O PROBLEMA
  3. ENCAMINHADO O PACIENTE
  4. SOLUCIONANDO O PROBLEMA NA COMUNIDADE
  5. DETECTANDO E SOLUCIONANDO O PROBLEMA NA COMUNIDADE

COMO ATUAR?

  1. INFORMANDO ATRAVÉS DE:
    • Imprensa falada e escrita: faça uma entrevista com o oftalmologista de sua cidade com o tema: “Como cuidar da saúde de seus olhos”. Divulgue como iniciativa do Lions Clube local
    • Palestras em escolas ou indústrias: escolha pessoas ligadas à Oftalmologia local e promova palestras sobre Prevenção da Cegueira
    • Confecção de cartazes e exposição dos mesmos em feiras de saúde, postos de atendimento, etc. com slogans tipo: “ Cuide da saúde de seus olho – procure um oftalmologista ao primeiro sinal de distúrbios visuais”. “Leve seu filho para consulta oftalmológica antes dos 3 anos de idade”. “Não deixe da fazer o teste do olhinho em recém nascido”.
    • No dia 10 de outubro, Dia Mundial da Visão, faça alguma atividade para lembrar a comunidade deste dia que em 1998 foi lançado pela Fundação Lions Internacional para incentivar campanhas de prevenção, tratamento e conscientização de doenças causadoras de cegueira.
    • Realizando Campanha de Doação de Córneas (orientação com esta Assessoria)
    • Realizando também a Campanha do Transito Seguro (segue modelo anexo de folheto). Seu clube pode mandar imprimi-lo e distribuir na comunidade.

       

  2. DETECTANDO O DEFICIENTE VISUAL ATRAVÉS DE:
    • Realizando Medida de Acuidade Visual em escolas, fábricas, stands em feiras ou praças públicas, etc. Dispomos de todo o material para a realização deste teste.
    • Se houver necessidade entre em contato conosco pelo email: rosalions@uol.com.br  ou diretamente com a Governadoria.

       

  3. ENCAMINHANHANDO O DEFICIENTE VISUAL ATRAVÉS DE:
    • Contato com o oftalmologista da cidade
    • Contatos com os órgão públicos: Secretarias Municipal ou Estadual da Saúde
    • Caso seja para transplante de córnea: entrar em contato com esta assessoria para que possamos cadastrar o paciente na fila de transplantes do Hospital Oftalmológico de Sorocaba
    • Caso seja catarata: entrar em contato com esta assessoria para verificar a possibilidade de encaminhamento para algum hospital público
    • Caso seja detectado câncer: entrar em contato com a Rede Feminina de Combate ao Câncer para o atendimento

       

  4. SOLUCIONANDO O PROBLEMA NA COMUNIDADE:
    • Se for necessidade de consultas oftalmológicas: contatar a Secretaria de Saúde do município para verificar o atendimento. Caso não haja atendimento via SUS verificar com o oftalmologista da cidade a possibilidade de convenio com o Lions local a preço de tabela da AMB.
    • Se for necessidade de óculos: contatar as óticas da cidade para firmar convenio a preços especiais ou também criar o Banco de Óculos do Lions recolhendo e doando os aros (ver cartaz anexo).

       

  5. DETECTANDO E SOLUCIONANDO O PROBLEMA NA COMUNIDADE:
    • Realizando projetos completos de alto alcance como Projeto Catarata, Projeto Retinopatia Diabética, criação de salas para atendimento a deficientes visuais com subsídios de LCIF: para orientação entrar em contato com esta assessoria pelo email rosalions@uol.com.br.

MEDIDA DA ACUIDADE VISUAL

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • TABELA DE SNELLEN (visão para longe)
  • TABELA DE JAGER (visão para perto)
  • CARTÃO PARA OCLUIR O OLHO - em papel cartão medindo 15 cm x 15 cm PONTEIRO (lápis preto)
  • FITA CREPE
  • FOLHAS DE PAPEL PARA ANOTAR OS RESULTADOS
  • SALA DE, NO MÍNIMO, 5 METROS DE COMPRIMENTO

NORMAS PARA MEDIDA DA ACUIDADE VISUAL

PREPARO DO LOCAL:

  1. Selecionar o local para colocar a Tabela de Snellen: iluminado, sem ofuscamento, a luz deve vir de trás ou dos lados da criança ou do adulto; local quieto para evitar o desvio de atenção.
  2. Marcar no piso, com fita crepe, a distancia de 5 metros do local onde ficará a Tabela de Snellen.
  3. Colocar a Tabela de Snellen de modo que a linha correspondente à Acuidade Visual de 1,0 esteja ao nível dos olhos. O ponteiro deve ser colocado de modo a não obscurecer o quadro.

PREPARO DAS CRIANÇAS ( ou adultos) :

COLETIVO:

  • Explicar ao grupo o que se vai fazer (Medida da visão e não um exame de vista).
  • Em caso de criança, pedir que algumas indiquem com a mão para que lado esteja voltado cada um dos ganchos mostrados. Verificar se a explicação foi bem entendida.
  • Os ganchos devem ser apontados com o ponteiro (lápis preto ). A demonstração deve ser feita de maneira incisiva e rápida.

INDIVIDUAL:

  • Explicar à criança (ou adulto) junto à Tabela o que se espera que ela (ele) faça.
  • Verificar se a explicação foi bem entendida.
  • Colocar a criança (ou adulto) com os calcanhares sobre a linha marcada com a fita crepe.
  • Verificar o aprendizado. Colocar o cartão sobre o olho esquerdo, obliquamente sobre o nariz, de modo a evitar pressão sobre o olho direito. Os dois olhos devem se manter abertos.

APLICAÇÃO DO TESTE

  1. Se a criança (ou adulto) usar óculos, testar com os óculos.
  2. Testar sempre o olho direito primeiro e depois o esquerdo.
  3. Usar o lápis preto para indicar o sinal a ser lido. Não use o dedo.
  4. Começar de cima para baixo na Tabela, indicando dois ou três sinais por linha, sem estabelecer rotina. Mostrar maior número de sinais das linhas 0,9 e 1,0. Lembrar que a atenção das crianças é de pequena duração.
  5. Registrar o resultado correspondente à última linha lida sem dificuldades. Anotar separadamente O.D. e O. E
  6. Testar também a visão de perto com a Tabela de Jager ( os dois olhos permanecem abertos no Exame da Medida da Visão de perto; não se usa o oclusor).
  7. Encaminhar ao Oftalmologista a criança (ou adulto) que tiver Acuidade Visual igual ou menor que 0,6 no melhor olho para longe e J3 ou menos (J4, J5 ou J6 ) para perto.
  8. Durante a aplicação do teste observar outros sinais que possam indicar patologias, tais como: lacrimejamento, piscar contínuo, procurar fechar um dos olhos, etc.


FOLDER DE CAMPANHA BANCO DE ÓCULOS

Para desenvolver uma

campanha de arrecadação e doação de óculos

"BANCO DE ÓCULOS DO LIONS CLUBE"

utilize o modelo de folder mostrado.

Se quiser utilize esse mesmo, clicando na figura e  imprimindo a folha do arquivo que vai aparecer na sua tela, em tamanho natural de papel A4.

Distribua os cartazes em sua comunidade.

Faça a seleção dos óculos e sirva como ponto de coleta e distribuição em sua comunidade.


Campanha Proteja seus Olhos

Essa campanha consta de algumas recomendações e procedimentos que devem ser adotados para a proteção dos olhos em diversas situações de risco.

Os folhetos podem ser reproduzidos em tamanho A4 em branco e preto e podem ser distribuídos em locais de atuação dos Lions Clubes.

Para baixar o arquivo pronto para impressão, em PDF, basta clicar no modelo ao lado.