Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil

Distrito Múltiplo LD

Home Distritos Múltiplos "L" Diretoria Internacional Distrito Múltiplo LD

 

Assessoria de Gestão Ambiental

Distrito Múltiplo LD

2.015 2.016

CaL Alpha da Rosa Teixeira
Assessora de Gestão Ambiental

alphat@globo.com

Fotografias vencedoras em 2017

Resultado do concurso de fotografias 2016

A Saga do Meio Ambiente

EFEITO ESTUFA

ATIVIDADES PARA O CENTENÁRIO

Veja anos anteriores


Fotografias vencedoras em 2017

Este ano Leonístico 2016-2017 , segundo informação de Lions Internacional, foi o último ano com este Concurso.

O Concurso de Fotografias do Meio Ambiente é uma atividade de Lions Internacional que o Distrito Múltiplo LD desempenha há vários anos, enviando sempre uma foto selecionada e premiada para ser exposta durante a Convenção Internacional Anual.

É um Concurso de grande amplidão no mundo leonístico, pois une os amantes da fotografia, amplia a consciência de preservação do ambiente natural e trás beleza a ser exibida para nossas mentes.

Neste exercício o DMLD recebeu dez fotos e foi classificada em 1º lugar foto da Categoria Fenômeno Meteorológico, do Lions Clube de Tramandaí, Distrito LD3, com o Título Pássaro de Nuvens.

1o. Lugar, Vencedora do Distrito LD-3:

Autor: PDG Iara Zacher Corso
Categoria: Fenômeno Meteorológico / Título: Pássaro de Nuvens
Lions Clube Tramandaí - Distrito LD-3


2o. Lugar, Vencedora do Distrito LD-4:

Autor: CAL Luci Giaretta Stefanello
Categoria: Paisagem / Título: Encantos da Natureza
Lions Clube Santa Maria Medianeira – Distrito LD4


3o. Lugar, Vencedora do Distrito LD-1:

Autor: CL José Melquíades
Categoria: Vida Animal
Lions Clube Curitiba Mercês – Distrito LD1


Menção Honrosa, Vencedora do Distrito LD-9:

Autor: CL Márcio Serafim Folis
Categoria: Vida Animal
Título: Manutenção da Vida
Lions Clube de Içara – Distrito LD-9


Vencedora do Distrito LD-2

Autor: CL Lúcio Flávio P. Adriano
Categoria: Vida Animal
Título: A Pomba e a Chuva
Lions Clube de Lageado - Distrito LD2


Vencedoras do Distrito LD-4:

Autor: CL Ingo Veit
Categoria: Vida Animal
Título: Café da Manhã
Lions Clube Três de Maio – Distrito LD-4
 

Autor: CAL Heloisa C. Veit
Categoria: Vida Animal
Título: Mãe Tenho Fome
Lions Clube Três de Maio – Distrito LD-4


Vencedora do Distrito LD-5

Autor: CL Ireneo Valdir dos Santos
Categoria: Vida Animal
Título: Sem Nome
Lions Clube Balneário Camboriú Sul - Distrito LD-5


Vencedora do Distrito LD-6

Autor: CL Renan L. Piasentim
Categoria: Paisagem
Título: Reabilitação de Área Degradada
Lions Clube de Mangaratiba – Distrito LD-6


Vencedora do Distrito LD-8

Autor: CAL Silvia H. Zatta Gonzatto
Categoria: Vida Vegetal
Título: Sem Nome
Lions Clube Cibernético Futuro – Distrito LD-8



 A SAGA DO MEIO AMBIENTE

Na Semana do dia 5 de Junho quando se comemora a passagem da data consagrada ao Ambiente , vem esta Assessoria até aos Companheiros para lembrar da importância da conscientização ambiental , com vistas a manutenção das condições do Planeta afim de preservá-las para as gerações futuras .São passados 44 anos do primeiro grande movimento refletindo a preocupação dos dirigentes do Planeta com o Ambiente e com a alteração dos Ecossistemas , o qual teve início em 5 de junho de 1972, em Estocolmo , Suécia, para definir o que fazer para manter a Terra como um lugar adequado para a vida humana.

É importante assinalar que hoje, 2016, tanto os países pobres como os países ricos, tem conhecimento da Importância da Preservação Ambiental mas não tem Consciência Política suficiente para o Discurso se transformar em Ação Entretanto é mister assinalar que a Política de Educação Ambiental trouxe um grande avanço, apoiando com orientação segura e ordenada a Educandos Ambientais, Universidades e Escolas de educação fundamental.

Em 1972 a determinação era promover a compreensão por parte dos empresários, governos e sociedade em geral no sentido de compatibilizar o Desenvolvimento Econômico com a proteção dos Reinos Naturais. No Brasil foi criado no então Ministério do Interior, um órgão federal ligado a Presidência da República- a SEMA.

Durante a Conferencia de 1972, foi criado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente –PNUMA, com sede em Nairóbi e nesta oportunidade o dia 5 de junho foi escolhido para o Dia Mundial do Meio Ambiente, dia da inauguração da Conferencia. (5 a 16 /6/1972)
Desde 1972 cresce a importância e o significado da Natureza no âmbito da sociedade.

Nesta oportunidade solicitamos aos clubes do nosso Distrito Múltiplo LD que desenvolvam ações que venham ajudar as comunidades das suas regiões a se conscientizarem cada vez mais para a proteção do Ambiente.

Alpha da Rosa Teixeira
Assessora

EFEITO ESTUFA

Durante a II Reunião do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LD, realizado em Caxias do Sul, RS, de 18 a 20/02/2016, a Assessora de Gestão Ambiental falou sobre o EFEITO ESTUFA, entre outras considerações sobre a Gestão Ambiental.

Assista aqui


A Assessoria também apresentou na ocasião o resultado, em nivel do Múltiplo LD, do Concurso sobre Fotografia de Meio Ambiente, promovido pelo Lions Clubs International.

Saiba mais aqui


 ATIVIDADES PARA O CENTENÁRIO
 


Com satisfação vamos usar este espaço da Assessoria durante alguns momentos para um relato sobre o Trabalho que a Assessoria de Gestão Ambiental do Distrito Múltiplo LD desenvolve; venho, também, solicitar ao seleto grupo de LEOS ajuda para aplicação e divulgação do trabalho que vem sendo realizado por esta Assessoria desde a gestão 2000/2001 junto aos LIONS CLUBES e alguns LEOs Clubes.

A minha persistência em abordar este assunto é devida a esperança e confiança que tenho em tornar cada Lions Clube em multiplicador dos esforços que desenvolvemos em prol do Ambiente; tornar um vetor que dentro de nossa família leonística levará as suas comunidades a mensagem e o ensinamento voltados a Preservação Ambiental em especial dos mananciais e do ar. Com esta mensagem que trago, pesquisada e vivenciada, reitero minha vontade de SERVIR, tentando motivar os CCLL e os CLEOs e deste modo crescermos sempre juntos em serviços para nossas comunidades.

A Associação Internacional de Lions Clubes, como órgão da sociedade civil organizada, é uma grande ONG, talvez a maior do mundo, congrega no Distrito L- Brasil, um potencial imenso de mentes que pensam e ajudam a dirigir este País, deve pois se capacitar para participar como formadora de políticas e controladora de ações, cooperando com o governo na luta pela preservação ambiental, defendendo suas ideias nos espaços públicos de Conselhos e demais Entidades Públicas e Comunitárias com competência e clareza.

Todo o trabalho que realizamos no Múltiplo LD é pautado pelo Documento chamado Agenda 21, documento este elaborado no decorrer da reunião chamada Rio-92, quando 178 países presentes traçaram diretrizes para a Preservação do Ambiente. O Brasil adaptou estas diretrizes para as suas condições especificas e hoje ela é diretriz usada em todo pais. Nosso trabalho no Múltiplo LD segue dois grandes programas nacionais – Educação Ambiental e um trabalho vinculado ás Secretarias Estaduais de Meio Ambiente que trata do Sistema Nacional de Recursos Hídricos.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – São programas destinados a promover ampla conscientização pública para que se alcance valores compatíveis com o Desenvolvimento Sustentável evitando a degradação da água, do solo e do ar.

A grande área de ação do Múltiplo LD é a Educação Ambiental. A Agenda 21 traz a recomendação da ONU que os Organismos Não Governamentais-ONG, junto com a UNESCO, UNICEF, PNUMA e BANCO MUNDIAL desenvolvam programas para envolver jovens e crianças com assuntos relacionados a Ambiente e Desenvolvimento, centrando-os nos problemas locais.

O Múltiplo LD no seu programa Ambiental segue esta recomendação; temos em nosso programa, relacionados todos os temas de trabalho que podemos desenvolver.

É um trabalho informal. Este trabalho que os Leões executam, pedimos aos LEOs que na totalidade de seus Clubes, também o executem, de forma parcial ou total.

PROTEÇÃO DO AR - Os programas de ação nesta área se relacionam com a Plantação de Árvores; há Legislação Brasileira, desde 2009, que instituiu a Política Nacional sobre Mudança de Clima – PNMC, dentro dessa normativa tem grande destaque a Preservação das Florestas, o Combate ao Desmatamento, a Plantação de Vegetação Rasteira e Árvores.

As árvores pelo verde de suas folhas (a clorofila) têm papel preponderante na eliminação do Gás Carbônico bem como atuam na erosão dos solos, no assoreamento dos cursos d’água e no ciclo da água, sem esquecer o efeito paisagístico, a sombra, a acumulação de água da chuva e os frutos que oferecem.

É um trabalho grandioso de Educação Ambiental plantar árvores.

PROGRAMA SOBRE ÁGUAS – o Brasil país privilegiado em Recursos Hídricos, superficiais e subterrâneos, tem na sua estrutura, o dispositivo legal de número 9433/97 que trata da Preservação e Recuperação da qualidade das águas brutas doces.

É necessário gerenciar os Recursos Hídricos, levando-se em consideração que a Água tem valor econômico muito grande, devido a diversidade de usos na indústria, na agricultura, na criação de animais para corte, no abastecimento público, no uso para laser, na pesca, usos estes competitivos e considerados benefícios econômicos.

A Lei referida, chamada Lei das Águas, cria órgãos estaduais, em todos os Estados da Federação, chamados Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas.

Estes órgãos são deliberativos e normativos, colegiados e tem na sua estrutura cadeiras para os Clubes de Serviços.
Os Comitês planejam e deliberam as atividades nas diferentes bacias hidrográficas sempre dentro do objetivo de zelar pela qualidade da água.

É um programa grande que o Distrito Múltiplo desenvolve com os Governos dos Estados, no qual podemos participar ativamente, como representantes do Lions ocupando as Cadeiras que estão reservadas para nos.

CONCURSO DE FOTOGRAFIAS DO MEIO AMBIENTE - Neste exercício leonístico estamos estendendo aos LEOS este programa.

Veja aqui o resultado do concurso de fotografias do Distrito Múltiplo LD em 2016.

Nesta oportunidade estamos chamando os LEOs para trabalho conjunto nestas áreas citadas.

Temos programa de trabalho detalhado que enviaremos se houver interesse.

A participação dos CCLL e LEOs em trabalho na Área Ambiental atende o chamamento feito por LIONS INTERNACIONAL denominado O Desafio de Serviço do Centenário, iniciativa que visa celebrar os 100 anos de serviços leonísticos, desafiando os clubes a participarem das quatro campanhas de ações para serviços globais cujo intuito é beneficiar 100 milhões de pessoas até 30 de junho de 2018.

As grandes campanhas de caráter universal são voltadas a trabalho com jovens, com a fome, com a visão e com o Ambiente.

 

CaL Alpha da Rosa Teixeira

Assessor de Gestão Ambiental Múltiplo LD
Gestão 2015-2016