[página principal da convenção]

[página principal do Distrito Múltiplo LD]

 

 

XVIII Convenção DM LD DM LD

Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes

Chapecó, SC 04 a 06/05/2017

 

 PONTOS TURÍSTICOS DE CHAPECÓ

 

 

Monumento “O Desbravador”

Situado no perímetro urbano, foi inaugurado em 25 de Agosto de 1981 com o objetivo de homenagear os primeiros desbravadores que colonizaram e construíram o Município. O Desbravador foi idealizado pelo PDG Vitorino B. Zolet e indicado ao Prefeito pelo Lions Clube Chapecó. Hoje existe uma placa no monumento em sua homenagem. Criado pelo artista plástico Paulo de Siqueira, mostra a figura de um gaúcho empunhando um machado, simbolizando o trabalho. Na mão esquerda, um louro simbolizando a conquista e a vitória. O monumento possui 14 metros de altura, 5,70 metros de largura e pesa 09 toneladas. A obra é cartão de visitas e ponto de identificação da cidade. Na base do monumento está o Memorial Paulo de Siqueira.

Informações (49) 3319-1010

Catedral Santo Antônio

Localizada no centro da cidade, foi inaugurada em 08/12/1956, possuindo 02 torres com 40 metros de altura. O projeto é do arquiteto Cristiano Betamin. Vista do alto a Catedral possui formato de cruz. O horário de visitação é das 09:00 às 11:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas de segunda à sexta-feira. Aos sábados, das 8:30 minutos às 11:00 horas. Atrás da Catedral há uma gruta em pedra com imagens de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora das Graças, onde diariamente inúmeras pessoas fazem orações.

Site: www.catedralchapeco.org.br

Informações: (49)3322-2278

Praça Coronel Bertaso

Localizada no centro da cidade, a Praça Coronel Bertaso é um espaço agradável que contempla história, cultura, lazer e descanso. Ao mesmo tempo em que conta a história do ciclo da madeira, primeiro ciclo econômico e cultural de Chapecó entre as décadas de 1920 e 1950, através de um mural feito em argamassa de concreto, utilizando técnica mista esgrafiado-mosaico com cerca de 200 m2, oferece área de lazer com parque infantil, jogos de mesa e uma bela fonte luminosa com jato d’água. Na fonte luminosa há uma escultura abstrata em metal feita pelo artista plástico XykoBracht. Dispõe ainda, de galeria de artes.
 

Memorial Paulo de Siqueira

Ocupando a base do Monumento “O Desbravador”, mostra algumas das inúmeras obras do artista plástico, pintor, escultor, paisagista e ceramista Paulo Batista de Siqueira. Seu acervo é relativamente reduzido se comparado a totalidade da gigantesca obra do autor. São encontradas, também, fotos e informações sobre parte da obra do artista, espalhadas pelos três estados do sul do país, bem como, na Argentina e Paraguai.
Informações (49)3319-1010.

Museu de História e Arte de Chapecó – MHAC/Prédio Histórico

Localizado na Av. Getúlio Vargas, centro da cidade, o prédio teve sua construção iniciada em 1944 na administração do Prefeito Serafim Enoss Bertaso. Foram concluídos o fundamento e os alicerces. Em 1947, o Prefeito Vicente Cunha deu continuidade à construção e concluiu o prédio, inaugurado no dia 09/07/1950. A arquitetura em voga na década de 50, em estilo “Getulista”, tem como característica as fundações em pedra, construção em alvenaria sem pilares nem vigas, de tijolo maciço, pintura nas paredes em escaiola (técnica que imita o mármore, realizada a base de desempeno e bico de pena) e aberturas em madeira. Seus alpendres estão voltados para a Av. Getúlio Vargas. Nesse local perfilavam-se as autoridades para discursos e atos cívicos. O local abriga o Museu de História e Arte de Chapecó – MHAC e Museu Selistre de Campos com acervo Arqueológico e Etnológico.

Informações - 3319-1010/ 3321-8593.

Galeria de Artes Dalme Marie Grando Rauen

Localiza-se na Praça Coronel Bertaso, em sala com atendimento monitorado em horário comercial. Neste espaço, regularmente, artistas locais e visitantes expõem suas obras. A Galeria Municipal de Artes foi criada em 2002 homenageando a artista chapecoense Dalme Marie GrandoRauen e visa difundir e fomentar as artes visuais.
Informações e Agendamento: (49) 3319 1010
E-mail: artesvisuais@chapeco.sc.gov.br

Galeria Municipal de Artes

Desde a sua abertura, em 2012, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, a Galeria Municipal de Arte vem sendo utilizada como espaço para exposições e difusão das artes visuais, tornando-se referência em Santa Catarina. Esse ambiente visa divulgar e integrar as Artes Visuais ao cotidiano da cidade, promovendo eventos que valorizem o espaço e divulguem a arte através de exposições municipais, estaduais e nacionais. Espaço expográfico dedicado às artes com abrangência nacional. A participação pode ser efetiva através de edital ou parceria via Secretaria Municipal de Cultura - SECUL e com outras instituições. A Secretaria oferece montagem, monitoramento, convite impresso e divulgação.

Informações e Agendamento: 3319 1010

E-mail: artesvisuais@chapeco.sc.gov.br

 

Museu da Colonização de Chapecó

É um espaço museal de significativa importância, pois resgata, preserva e salvaguarda o processo de colonização de Chapecó, a história de seus agentes desbravadores e visionários, assim como seus saberes e fazeres que, em tão pouco tempo, transformam o município de Chapecó, numa referencia de progresso e desenvolvimento.

O Museu da Colonização é um espaço de memórias, de relacionamentos e de interação. Está localizado junto ao Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves - ParqueEfapi

Visitas somente através de agendamento.

Informações - 3319-1010

E-mail: artesvisuais@chapeco.sc.gov.br

Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina – CEOM

O Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM) é vinculado à Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e objetiva salvaguardar e promover a valorização do patrimônio histórico e pré-histórico do oeste catarinense. Também realiza pesquisa e extensão com base na história e no patrimônio cultural. Os acervos e uma biblioteca especializada na história da região encontram-se disponíveis para a pesquisa. Visitantes tem acesso gratuito a exposições temáticas e turmas escolares participam de atividades de educação patrimonial. Local: Rua Líbano 111-D segundo piso da rodoviária de Chapecó. Horários de atendimento: segunda a sexta das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30. Atendimento para grupos e turmas escolares com agendamento prévio.

Informações: 49 3323 4779

E-mail: ceom@unochapeco.edu.br

Site: www.unochapeco.edu.br/ceom

Mercado Público Regional

Espaço com box individual dos municípios da AMOSC – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, praça de alimentação, palco para apresentações culturais; venda de produtos da agricultura familiar, peixes e artesanatos; auditório para 60 pessoas, salas de reuniões entre outros serviços.
Esquina das ruas Presidente Kennedy e Nereu Ramos, 1750-E, Bairro Passo dos Fortes.

Informações: (49) 3331-3314

Ecoparque

Localizado na Avenida Getúlio Vargas em frente ao 2º BPM, o Ecoparque possui área verde com árvores nativas e eucaliptos, lago com ponte, três trilhas para caminhada, áreas de convivência, playground, banheiros e academia ao ar livre. Aberto diariamente das 06:00 às 21:00 horas.

Parque das Palmeiras

Área arborizada com 14 mil m² iluminada. Possui churrasqueiras, sanitários, parque infantil com 520 m², pista para caminhada, estacionamento. Local agradável localizado no Bairro Parque das Palmeiras, distante cerca de 5 km do centro da cidade.

Parque Palmital

Possui churrasqueiras, mesas, playground, quadra de esportes e área arborizada com espécies nativas, proporcionando um ambiente agradável para caminhadas. Há uma Escultura que representa Sr. Angelo Sartori, pioneiro da região e a locomotiva a vapor utilizada no corte da madeira.

Localizada na Rua Olinda s/n - Bairro Palmital
Distante cerca de 04 km do centro.

Estância das Águas

O balneário oferece aos turistas e associados, um conjunto de 05 piscinas, play-ground infantil aquático, conjunto de tobogãs, parquinho infantil, área de camping, parque de churrasqueiras, restaurante, canchas, quadras poliesportivas, lago para pesca artesanal, recanto ecológico com pista para caminhada, área arborizada para lazer e estacionamento. Também a opção de hospedagem no hotel ou em cabanas. O balneário localiza-se no Distrito de Marechal Bormann, distante 12 km do centro de Chapecó.
Informações (49) 3329-7010.

Site: www.clubeestanciadasaguas.com.br

Vale do Rio Uruguai - Rota Vale do Rio Uruguai

Na descida da serra da SC-480, com ótima vista para o Rio Uruguai e ponte de divisa com o Estado do Rio Grande do Sul, o Vale do Rio Uruguai, no Distrito de Goio-En, proporciona bela paisagem que pode ser vista ao longo da serra ou pelo mirante, que fica aproximadamente 15 km do centro da cidade. É possível degustar a gastronomia local nos diversos estabelecimentos pelo trajeto.

Trilha do Pitoco - Rota Vale do Rio Uruguai

Localizada na Linha Alto Capinzal/Distrito de Goio-en, 28 km distante do centro da cidade de Chapecó, a Trilha do Pitoco faz parte do atrativo natural composto por bela paisagem e 05 cachoeiras, que variam entre 08 e 45 metros de queda d’água. Já na primeira cachoeira há uma piscina natural com águas límpidas, próprias para banho. São percorridos cerca de 3 km de trilha (ida e volta) com destino a um verdadeiro recanto ecológico.O nome da trilha deve-se ao fato de que o cachorrinho “Pitoco”, pertencente a Família do Sr. Gumercindo, conhecia muito bem o caminho e recebia os turistas.Propriedade particular.
Informações (49) 8806-2664 / (49) 3319-9205.

Tirolesa Radical vale do Uruguai - Rota Vale do Rio Uruguai

Oferece entretimentos ao ar livre como: passeios de quadriciclo, passeios de Jeep 4X4 além dos saltos de tirolesa,com visualizações de pontos turísticos da região da Famosa volta da Ferradura e Visão panorâmica do Vale do Uruguai.
Atendimento aos finais de semana e feriados a partir das 13h30 ou pela manhã com agendamento
Local: Rodovia SC 480, km 17

Contato: 49 8821 8880 / (49) 2049 6127

Facebook: Tirolesa Radical Valle do Uruguai

Tirolesa Interestadual / Náutica Faé - Rota Vale do Rio Uruguai

Empreendimento localizado as margens do Rio Uruguai, no Distrito de Goio-En, disponibiliza aos seus visitantes, serviço de marina, prainha, lanchonete. Destaque especial para a Tirolesa Interestadual de 1.300 metros que liga o Rio Grande do Sul a Santa Catarina, atravessando o Rio Uruguai.
Informações (49) 8802 1744 / 3322 3889 ramal 21

Museu da Cultura Italiana – Eugênio Serafino Milan
Rota Italiana

Localizado na Comunidade da Colônia Cella, o espaço conserva parte da história da imigração italiana, com cerca de 300 peças, na maioria instrumentos de trabalho na agricultura, utilizadas pelos moradores no início do século XX.
Visitas devem ser agendadas.
Informações: 49 8825 0055 ou 49 9998 6915 com Idene

Capela São Carlos Rota Italiana

A comunidade de Colônia Bacia teve seu início em 1947 com a chegada dos primeiros colonos, procedentes do Estado do Rio Grande do Sul, sendo a maioria de origem italiana e praticante da religião católica.Surgiu a ideia de dar um nome a esta comunidade e, por sugestão do então Frei Liberato, passou a chamar-se Colônia Bacia, devido ao seu relevo. Com o passar dos tempos sentiram a necessidade de construir uma capela para celebrar suas orações. O grande incentivador para construção da capela foi Frei João VianeyErdrich, que na década de 1950 propôs a construção de outras 16 capelas com o mesmo modelo arquitetônico, em estilo franciscano, edificada em madeira e telhas de zinco.

No ano 2000 a Igreja foi recuperada, como forma de manter e valorizar a história e a cultura.

Gruta de Sede Figueira
Rota Italiana

Localizada no Distrito de Sede Figueira, a 1.000 metros da BR-282, o local é composto por 03 grutas que se formaram na rocha e 01 cachoeira com aproximadamente 8 metros de queda d’água.A capela de Nossa Senhora de Lourdes fica em frente a uma das grutas, onde anualmente, no mês de Dezembro, realiza-se Romaria Penitencial para a Santa, contando com a participação de cerca de 5.000 pessoas.

Em meio a mata nativa há a Trilha dos Mistérios do Rosário, com 15 esculturas em pedra de arenito, de 1,00 metro de altura X 0,80 cm de largura, simbolizando cada um dos mistérios. As obras foram confeccionadas pelo artista chapecoense Cyro Sosnoski

Museu Tropeiro Velho

Localizado na Linha Boa Vista, na propriedade da Família Fonseca, possui inúmeras peças que retratam a vida dos antigos moradores de Chapecó e do jeito tropeiro de viver.
A propriedade oferece também, área de lazer, camping, lanchonete, além de almoço ou lanche com produtos agroecológicos.
As visitas devem ser agendadas.
Informações: (49) 3330 0036 ou 9107-5210.