Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil

Home

Distritos Múltiplos "L"

Distrito Múltiplo LD

 

 

2014 2015

 

COORDENAÇÃO GERAL DA DELEGAÇÃO PARA O FOLAC


DISTRITO MÚLTIPLO LD


“PARANÁ – RIO GRANDE DO SUL – SANTA CATARINA”


PRESIDENTE DO CG: CC CLÁUDIO ROGÉRIO MENDES/ALDA MARIA

 
COORDENADOR GERAL: CL ERNESTO MARTIN BARMANN/DIANA

 

Comunicado 1

Comunicado 2

Comunicado 3

Comunicado 4

Comunicado 5

Comunicado 6

Comunicado 10

Comunicado 15
 


COMUNICADO 001

 

Caríssimos Companheiras e Companheiros,

Eis eu aqui novamente após longa hibernação desde o último FOLAC de Cali – Colômbia realizado no início do ano, graças a gentileza, galantaria e amabilidade da escolha da minha pessoa para a coordenação, pelo MD Presidente do CG- CC Cláudio, portanto e para tanto, vão ter que aguentar e suportar com estoicismo e paciência os meus escritos, comunicados e informativos com referência ao FOLAC 2.015. (site oficial lançado ontem em: www.folac2015.org )

 

Após 05 (cinco) anos contínuos de ocuparmos o primeiro lugar em frequência nos FOLAC’s, este ano lamentavelmente, caímos para o segundo, coisa que devemos recuperar, para poder demonstrar categoricamente que não somos os bons e sim,...”Os Melhores!”, por isso, desde já temos que pôr a mão na obra e motivar a turma para, juntamente com os integrantes dos Distritos Múltiplos coirmãos, conseguirmos uma maciça delegação vestindo as gloriosas cores verde-amarela-azul anil.

 

Mais uma vez, em função da impossibilidade técnica de acesso aos endereços virtuais dos Leões de este imenso Brasil, com a finalidade de enviar-lhes diretamente os comunicados, pedindo humildes desculpas antecipadamente pelo atrevimento e, na esperança de que não o tomem a mal, serei mais uma vez obrigado pelas circunstâncias a usar para o devido fim, a intermediação dos sistemas propiciados pelo maravilhoso APLIONS e o fantástico CIRCLE LP e, aproveitando o ensejo, solicitar a importante colaboração dos Ilustres Governadores de Distrito para o devido repasse aos seus clubes eextensivamente aos quadros associativos.

 

Bem meus Caros Amigos e Companheiros todos, esperando poder chama- lós de “FOLAQUEIROS” e na esperança de poder contar com Vossa grata companhia para a paradisíaca ilha caribenha Isla de Margarita em 14 ao 17 de Janeiro de 2.015

 

encerro o presente com os melhores votos de bem-estar e desejando-lhes muita saúde, paz e alegrias.

 

Simplesmente Barmann


COMUNICADO  002

 

Caríssimos Companheiras e Companheiros,

 

“O que desconhecemos ou nunca tivemos oportunidade de degustar, não poderemos  conhecer nem apreciar”. 

O QUE É FOLAC?

 

 “FOLAC: FÓRUM LEONÍSTICO DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE.

 

Lema Oficial: “El Leonísmo unindo a las Américas”

 

 Sub-Lema: “Faça que teu semelhante se sinta necessário”

É um  fórum  internacional e anual realizado  indefectivelmente  no mês  de Janeiro que, reúne Membros associados e integrantes do Leonísmo residentes e estabelecidos na área geográfica correspondente e de jurisdição da América Latina e do Caribe.

 

A  área geográfica  a   que  nos pertencemos, é a   Área III composta  pelos  seguintes países:

                       

Pais                                                Distrito        Pais                               Distrito

Antigua y Barbados

60B

Honduras

D

Antilhas

60B

Jamaica

60B

Aruba

E

Leewards Islands

60B

Argentina

O

Martinica

63

Barbados y Curaçao

60B

México

B

Bolívia

S

Montserrat

60B

Bonaire

E

Antilhas Holandesas (St.Marten, Saba, St.Estatius)

60B

Brasil

L

Nevis e St.Kitts

60B

British Virgin Islands (Virgin Gorda e Tortola

60B

Nicarágua

D

Chile

T

Panamá

D

Colômbia

F

Paraguai

M

Costa Rica

D

Peru

H

 

 

 

 

Pais

 

Pais

 

Dominica

60B

República Dominicana

R

Equador

G

Santa Lucia

60B

El Salvador

D

St. Vincent y Granadinas

60B

Grand Cayman

60B

Suriname

60A

Granada

60B

Trinidad Tobago

60A

Guadalupe

63

Turks y Caicos Islands

60B

Guatemala

D

Uruguai

J

Goiana

60A

Us. Virgin Islands (St. Thomas, St.Croix,StJohn)

60B

Goiana Francesa

63

Venezuela

E

Haiti

        63

   

CURTO RETROSPECTIVO HISTÓRICO

Nos idos do ano de 1.971, Companheiros Leões do Brasil idearam e planejaram um encontro que reunisse Leões de toda a América Latina.

 

Incentivados pelo sucesso e grande participação no evento, ficaram estimulados a realizar um Fórum, em função do 20º aniversário do Leonísmo no Brasil e o Sesquicentenário da nossa Independência Pátria.

 

O Fórum foi organizado e realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 09 e 12 de Abril de 1.972, sob a coordenação geral do CL Milton Segala Pauletto (mentor da ideia e fundador).

 

E assim foi marcado o nascimento do 1º FOLAL (Fórum Leonístico Latino Americano, no qual ainda não se contemplava nem incluía o Caribe).

 

Participaram desse 1º FOLAL o então 3º Vice – Presidente Internacional 1.974/75, 0 Norte-americano de La Grange, Illinois, CL Johnny Balbo, o Diretor Internacional pelo Brasil CL Talvani Sanfin Cardoso, Past Diretores Internacionais, muitos Governadores de Distrito da Argentina, Paraguai, Chile, El Salvador, México e Venezuela.

 

A frequência e participação no evento foi marcante, 522 Leões.

 

O Lema adotado no evento foi: “El Leonísmo Uniendo a las Américas”, por decisão unânime, pelo fato da maioria dos assistentes serem de fala espanhola, excetuando o Brasil como sendo o único de fala portuguesa, foi resolvido e aprovado adotar o mesmo em espanhol.

 

Ficamos a partir daí, a fazer parte entre os Fóruns de outras áreas já existentes, a saber:

 

- Fórum dos Estados Unidos e Canadá, - Fórum Europeu, - Fórum do Oriente e Sudoeste da Ásia, e, - o Fórum da África e Ásia Sub Ocidental.

 

Sendo assim, foi resolvido e sacramentado, realizar anualmente e cada vez em país diferente, o encontro e as reuniões para intercâmbios de ideias, a fim de conseguirmos, não somente maiores conhecimentos, confraternização, aprendizado das diversas culturas, como também maior entrosamento e identificação com as extensas finalidades e propósitos da nossa Associação Internacional e o Movimento mundial Leonístico num todo.

 

O 2º FOLAL foi realizado em Asunción – Paraguai, em 27 de Fevereiro ao 03 de Março de 1.973 (com duração de 5 dias continuados, sendo o mais longo que se tem conhecimento), sob a Direção Geral do DI CL Rodolfo Gil Paleari, tendo sido criado nele, o inédito cargo de Diretor Administrativo Geral ocupado pelo CL Arturo Barmann e, havido a participação de 1.073 Leões (recorde absoluto de participação, o que foi somente superada, há pouco pelo realizado em 2.011 em Lima – Peru (incrivelmente 38 anos depois).

 

O 3º foi em Guadalajara – México; o 4º em Buenos Aires; o 5º em Caracas – Venezuela e assim por diante até que, nos dias 13 ao 18 de Janeiro de 1.982 retornou ao Brasil, especificamente para Curitiba – PR,, também com duração de 5 dias (aos moldes do Paraguai) e sob a Direção do pranteado DI CL André R. Fatuch; depois disso, demorou 15 anos para retornar ao Brasil e, foi de 15 a 18 de Janeiro de 1.997, sob a Direção Geral do que tinha sido diretor no 1ª realizado, o CL Milton Segala Pauletto e,  em 2.009 novamente nas terras Tupiniquim, o 38º efetivado  em Goiânia – Goiás sob a Direção Geral do destemido e ilustrado PID Zander Campos da Silva.


ASPECTOS DIGNOS DE MENÇÃO

  • Em 1.976 no 5º FOLAL realizado em Caracas – Venezuela foi instituído o Dia 9 de Abril como o “Dia do Leonísmo Latino Americano”;

  • Em 1.977 no 6º FOLAL em Santiago – Chile, foi realizado o 1º Fórum LEO Latino Americano;

  • No mesmo 6º FOLAL foi aprovado e adotado como sub-lema o “Faz Que Teu Semelhante Se Sinta Necessário” do IP Prof. João Fernando Sobral;

  • No 7º FOLAL de Santo Domingo – República Dominicana, o ilustre Presidente Internacional Professor João Fernando Sobral, foi declarado “Presidente Honorário dos Fóruns Latino Americanos” (In Eternum);

  • No 10º FOLAL em 1.981, realizado em San José - Costa Rica foi aprovado o Hino Oficial do Fórum Latino Americano;

  • No 11º FOLAL em Curitiba – Paraná – Brasil, foi homologado definitivamente o uso do Hino aprovado no II Fórum em Assunção – Paraguai, passando a ser intitulado e denominado “Hino Leonístico Para América Latina” e incorporado ao Estatuto Oficial no Capítulo I – Artigo 4º;

  • A partir do 14º Fórum realizado em 1.985 em Lima – Perú, foi criado o “Comitê Permanente do FOLAL”;

  • No 13º FOLAL de 1.983, realizado em Maracaibo – Venezuela, foi aprovado e emblema oficial, usado até o dia de hoje; o criador do mesmo e apresentador foi, foi o PID Zander Campos da Silva. Tendo a aprovação sido por absoluta unanimidade.

  • No 14º FOLAL, também foi resolvido e aprovado a incorporação do Caribe na Área III, aceito e aprovado pela Diretora do Lions Internacional, passando a se intitular “Fórum Leonístico da América Latina e do Caribe” – FOLAC.

  • Em 2.014 como homenagem póstuma no 43º FOLAC de Cali –Colômbia, foi declarado Patrono o saudoso PIP Augustin Soliva.


CONCLUINDO

Podemos dizer com absoluta certeza e sem medo de equívoco que, lhes recomendamos a Vossa participação no FOLAC, pois específica e comprovadamente, é um evento de muito maior aproveitamento que a própria Convenção Internacional. Nele encontrarão, muito companheirismo, entrosamento e carinho fraternal, intercâmbio de opiniões, inúmeras interessantes palestras e exposições, participação total e absoluta a vontade, possibilidades de interminável aprendizado, convívio com outras culturas e educação, possibilidades de conhecimentos de outras nacionalidades, incríveis oportunidades de turismo e participação a um preço fixo da inscrição de US$ 180,00 o que inclui almoços, lanches e coffe breaks, jantares. Show’s, City Tour e passeios, sendo todos os “transfer’s” (transportes aos eventos iniciando desde a chegada no aeroporto e o retorno, gratuitos), também inclui o banquete com o baile de gala de encerramento. As diárias do hotel são de um preço reduzido e conveniado de US$ 135,00 (nos hotéis 5 estrelas), tendo também na listagem, os menos estrelados a preços módicos e muito mais em conta.

 

A todo isto, somado a realização do 44º FOLAC na paradisíaca Caribenha “ISLA DE MARGARITA” – Venezuela.

 

Para Visualizar ou consultar, acessar: SITE OFICIAL DO 44º FOLAC: www.folac2015.org

Abraços fraternais

Simplesmente Barmann 

 


COMUNICADO  003

 

VAMOS CONHECER O QUE ACHAR EM ISLA DE MARGARITA? 

 

Montagem e coletânea by Barmann

 

 LOCALIZAÇÃO E DESCRIÇÃO

A Ilha de Margarita (em espanhol Isla de Margarita) é uma ilha da Venezuela situada no mar do Caribe, à nordeste de Caracas, a capital do país. Chega-se à ilha num voo de 35 minutos ou pelo Ferry - Boat que pode levar 2 horas (expresso) ou 5 horas (convencional), que sai de Puerto la Cruz ou Cumaná. A capital é a cidade de La Asunción, situada no vale homónimo. As indústrias principais são o turismo, pesca e construção civil. A ilha é habitada por cerca de 420.000 pessoas. Um dos principais destinos turísticos da Venezuela, conhecido por sua beleza natural. Uma das mais disputadas atrações de Margarita é a visita ao parque nacional Laguna de La Caatinga.

 

ALGUMAS DAS MÚLTIPLES PRAIAS EXISTENTES

 

LUGARES INTERESSANTES PARA VISITAR

WATERLAND BASILICA DA VIRGEM DO VALE - MUSEU JUAN GRIEGO

 

DIVERSÃO AO AR LIVRE

PARQUE DE DIVERSÕES PARQUE AQUATICO

 

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO MERCADO SHOPPING

 

ENTRETENIMENTOS DIFERENCIADOS

MERGULHO OU BUCEO SAFARI DE JEEP PASSEIOS A CAVALO

 

Pérolas! A Ilha de Margarita é uma zona produtora de pérolas e você pode adquirir maravilhosas pérolas por um ótimo preço e em grande variedade como, em colares, braceletes, anéis, brincos, etc..

 

Existe desde os acessórios de pérolas menores e mais baratas (que servem de souvenir!) até as pérolas maiores e mais perfeitas com detalhes em ouro ou prata, que são verdadeiras joias maravilhosas.

 

Nado lado a lado com golfinhos, um dos poucos lugares no mundo onde se pôde viver essa experiência única e maravilhosa.

 

 

Mergulho com cilindro no vizinho Arquipélago de Los Frailes. Se você não é certificado, não precisa se preocupar, tem acompanhamento de profissionais que cuidam para que você também curta essa inédita y inesquecível experiência.

 

LOJAS E COMPRAS FREE SHOP (LIVRE DE IMPOSTOS)

 

Para compras, a ilha é Tax Free… (sem impostos) o que garante aos turistas comprar praticamente todas mercadorias das marcas famosas que existem por ótimos preços! Os principais lugares para compras são a Av. 4 de Mayo e o seus outlets e os Shopping Centers Sambil e La Vela.

 

 

PROGRAME SUA PARTICIPAÇÃO!

 

Boa viagem e um feliz FOLAC 2.015!

 

Simplesmente Barmann

 


 

COMUNICADO 004

 

(MATÉRIA EXCLUSIVA E DIRIGIDA)
INFORME DACOMISIÓN ADMINISTRADORA PERMANENTE DO FOLAC

Traduzido by Barmann


Apreciados Leões de América Latina, do Caribe e do Mundo Leonístico:


Pêla e dada a seriedade com que fazemos questão de nós aplicar para bem administrar e conduzir a organização e funcionamento dos FOLAC, assim como, pelo respeito que merecem todos os membros de nossa querida Instituição Leonística e o compromisso de mantê-los bem informados, se faz necessário que tenha que comunicar-lhes alguns Importantes detalhes da Organização do próximo 44 º FOLAC a ser realizado em Isla de Margarita, Venezuela, no 14 ao 17 de Janeiro de 2.015.


A Comissão Permanente Administradora do FOLAC (CAP-FOLAC), tem recebido do PID Luis Guerrero Carrasco - Inspetor fiscal), dias antes de seu lamentável falecimento ou decesso, um informe completo, detalhado e positivo da sua visita de fiscalização e avaliação da sede em que será realizado o FOLAC 2015.


Por outra parte, nosso bom amigo, PID Carlos Valencia, Diretor Executivo Geral do FOLAC 2015, através de variados informes, nos fez conhecer detalhes sobre o avanço0 da organização do mesmo, os que quero resumir e explanar na continuidade do escrito, afim de eliminar quaisquer dúvidas ou susceptibilidades, propiciando para que todos estejamos inteirados e cientes da realidade e, tranquila e sossegados possamos nos alistar para nos reencontrar na Isla de Margarita em Janeiro próximo.


Estimados Amigos Leões todos,


Para ser fiel e correto no repasso a informação recebida, repassarei os textos orientadores e esclarecedores, originais expressados e remetidos pelo Diretor PID Geral Carlos A. Valencia:


ORGANIZAÇÃO DO FOLAC 2.015


- A Programação do 44 º FOLAC está dentro dos parâmetros normais da Organização deste evento. No mês de Março de 2.014 tivemos a Visita de Inspeção do PID LUIS GUERRERO CARRASCO, o que, antes do seu falecimento, a presento o informe positivo de sua inspeção.


- Desde então e até esta data temos seguido com os planes de organização programados. Temos viajado em 5 oportunidades à Isla de Margarita, mantendo reuniões com os Hotéis, provedores e Autoridades locais. -


- Foram efeituadas as contratações correspondentes.


SEGURANÇA:


- Referente à questão ou tema de segurança, os acontecimentos que são relatados na mídia, e que, acontecem em Venezuela, cabe dizer que Impacto na e ocorrência na Isla de Margarita, são inexistentes e quase ou praticamente imperceptíveis.


- Estes acontecimentos se a presentam esporadicamente no País, mesmo que, sempre estão latentes, más durante a vigência da mesma, temos tido a visita de Diretores Internacionais e Past Diretores que vieram em nossas Convenções e eles foram testemunhas fieis das situações de conflitos sem terem sido em absoluto envolvidos nem incomodados durante as suas estadias ou permanência no país.


- A visita más recente, foi do PDI José María Gorgulhos, o que, além de um atraso técnico considerável do voo aéreo de uma para a outra cidade, não teve absolutamente outros problemas ou percalços.


- Funcionários da Associação e da Fundação, como foi o caso da Tania Cornejo de la CSFII, Mathew Kieffer de Lions Quest, Joshua Friedman de Liderança, todos eles de nacionalidade Norte-Americana, visitaram Venezuela e são testemunhas palpáveis podendo contar que nada de excepcional ou diferente encontraram, viram ou viram.


- Há pouco, o Presidente Win Kung Tam e o Presidente Madden, tiveram a oportunidade de visitar Caracas e outras cidades circunvizinhas, não havendo tido nenhum tipo de problemas quanto menos, dificuldades para entrar, se deslocar e / o sair do País, durante as suas estancias.


- O FOLAC, está en contato estreito e direto com as três Alcaldías (Prefeituras) da ILHA (duas do governo de oposição e a outra, afeta ao governo nacional) más, a das 3 ou de todas elas, estamos obtendo colaboração e apoio, como assim também da Câmara de Comercio e dos Industriais, e da Câmara de Turismo. A semana próxima teremos una audiência com o Governador da Isla (Membro integrante do Governo Nacional) quem já há manifestado seu interesse em apoiar e prestigiar o evento".


- Não é possível dar a certeza nem assegurar de que o governo Nacional possa dar uma certificação de que os participantes serão benvindos, o que sim desde já temos certeza absoluta que “SERÃO BENVNIDOS POR TODAS l as Forças vivas do Estado Nueva Esparta, ó mais de toda a Isla de Margarita, onde os habitantes, profissionais, comerciantes e Autoridades locais estão expectantes perante a realização de nosso evento ".


- A segurança na Isla de Margarita é perfeita como en qualquer outra cidade do País, assim como, no resto do território Venezuelano, la seguridade é a mesma do que em qualquer outra cidade do mundo, onde o que deve ser feito, é ter precaução necessária e cuidado para evitar qualquer eventualidade ou possibilidade de ocasionar dano.


- Temos una comissão de recepção estabelecida que estará disposta e pendente da chegada e saída de todos os participantes, especialmente dos membros integrantes do LCI".


- Finalmente espero que saibam desculpar o que à continuação vou expressar, más, se não o fizer, não Seria honesto comigo mesmo, “O Governo do problema Venezuelano, com o Governo dos Estados Unidos, sendo a questão meramente política e ideológica, até o momento não alcança, não atinge nem envolve a nossa Instituição Leonística.


O que vejo chega a ser até contraditório! Vamos ou queremos ir a Cuba aceitando-a más, temos temor infundado de vir a Venezuela.


PROGRAMA E TEMARIO


Com referência ao temário do FOLAC, estamos na espera da apresentação definitiva do Programa do Presidente Preston a ser desenvolvida na sua gestão e, conjuntamente com a Comissão Administradora Permanente do FOLAC, para poder determinar o tema e os países encarregados que farão as suas respectivas exposições.


INSCRIÇÕES


O FOLAC de la Isla de Margarita 2015 está basicamente desenhado e programado em principio para atender somente 1.200 participantes dos quais, já tem sido estabelecida 8ma quota de 800 vagas para visitantes de outros países e 400 para os venezuelanos".


Até 30 de Junho a totalidade dos lugares para Leões Venezuelanos já tem sido compradas havendo agora e desde já, 130 Leões n0 alista de espera e aguardando vagas por desistência.


"Em quanto se refere as inscrições internacionais, já tem mais de 350 inscritos até a data.


HOSPEDAGEM


No referente a hospedagem temos tido que incorporar mais um novo hotel de 5 estrelas (localizado s 5 minutos do Hotel Sede. Este é um hotel recém construído mui bonito y elegante (até melhor que o hotel de sede e com a mesma tarifa).


As dependências e habitações para os Diretores Internacionais, Past Diretores, membros da CAP, Funcionários da Associação e Empregados de LCI, estão bloqueadas Porém, no aguardo da confirmação, estarão reservados e bloqueados os lugares, até 15 de Setembro, data em que se não positivado, os lugares serão colocados à disposição.


TRANSPORTES AÉREOS E VOOS


É CONVENIENTE QUE VÃO EFETUANDO AS RESERVAS DAS PASSAGENS AÉREAS PARA CARACAS EM SE TRATANDO DE ALTA TEMPORADA TURÍSTICA, PODERÁ HAVER DIFICULDADES DE CONSECUÇÃO.


Em referência ao Transporte Interno":


Existem 7 Líneas Aéreas Nacionais que cobrem a Rota Maiquetía (Caracas) - Porlamar (Isla de Margarita) com Um total de 21 voos diários (sendo aviões pequenos (Embraer Brasileiros 190) quase sempre estão lotados) más, FOLAC realizou e efetuo um convenio com dos (2) Agências de Viagens que estarão pré bloqueando as quotas e que serão divulgadas e informadas proximamente especificando a forma de pagamento desde o exterior (com uma bonificação de quase 50%). Para grupos formados, estamos trabalhando a possibilidade de “chartear” alguns aviôes de acordo aos Itinerários desses Grupos. (também com uma bonificação se quase 50% quando sendo pago desde o exterior).


"Esta negociação está na espera de um acordo entre o Governo e as Aerolííeas Nacionais Venezuelanas e as Internacionais. Una vez que se chegue a um entendimento ou acordo, nos procederemos a informar e divulgar a todos os interessados ".


ANFITRIÕES


"Deus Mediante, aqui se trabalha em função de lhes fazer a sua permanência e estancia na Isla de Margarita, totalmente agradável e e satisfatória. A medida que vajam passando os meses e chegando mais perto do evento, lhes iremos Informando e subministrando maiores detalhes ".


"En Venezuela, nossos Leões se sentem felizes de poder lhes receber em nossa terra em Janeiro próximo vindouro. Sejam desde já todos BIENVENIDOS! ".


Este escrito é uma informação minuciosa e detalhada que a Comissão Permanente Administradora do FOLAC, quer transmitir a todas as Autoridades e Leões que certamente estavam esperando estes esclarecimentos dos programas e programações em andamento, sua assistência e preparações e a tranquilidade real existente para o FOLAC 2015 de Isla de Margarita.


O próximo encontro e visita de fiscalização no mês de Setembro será realizado pelo Diretor Internacional Fabio de Almeida e o PCC Nicolás Jara, Assessor Delegado da PAC.


Por nossa parte que nos corresponde alentamos e nós solidarizamos com o Diretor Carlos Valencia e seu equipo de trabalho, fazendo votos de feliz continuidade e sucessos 'com a árdua tarefa e o trabalho para a consecução de um exitoso Foro.


ESTAMOS planejando lhes apresentar um inovador programa e atrativas atividades no 44ºl FOLAC.


Reiteramos nosso pedido a todos, de propiciar, divulgar e colaborar com os serviços e meios propagandísticos e motivar aos Leões a participar do FOLAC de Isla de Margarita.


Atentamente
PCC Leão Johnny Hurtado
Presidente Comissão Administradoras Permanente


Abraços fraternais
Simplesmente Barmann
 


COMUNICADO 005

 

Caríssimas Companheiras e Companheiros,


Dado a grande extensão dos comunicados anteriores, neste escreverei a coluna bem mais compactada, e somente lhes darei a conhecer os interessantes “OBJETIVOS” do Foro Leonístico Latino Americano e do Caribe.

 

Saudações Leonísticas


simplesmente Barmann

 

OBJETIVOS DO FOLAC


Pelo que consta no Regulamento do Forum Latino Americano e do Caribe, no Capítulo II - Artigo 6º. os “OBJETIVOS” são:

 

CAPÍTULO II

Artigo 6º: São objetivos do Foro Leonístico de Latino América e do Caribe os seguintes:

a) Demonstrar que o Leonísmo é uma força capaz de promover a compreensão entre os povos da terra e lograr a integração das nacionalidades;


b) B) Conseguir que o Leonísmo desenvolva o entendimento a nível internacional a efeito de buscar a vivência efetiva do respeito aos direitos fundamentais do homem sem distinção de raças, credos ou sistemas políticos;


c) Examinar e resolver temas e questões que interessam ao Leonísmo da América Latina e do Caribe, nas suas relações da área e com a Associação Internacional de Lions Clubes;


d) Programar e estabelecer metas de ações em benefício das nações no campo da saúde, educação e assistência à juventude;


e) Unir com estreitos vínculos de solidariedade e amizade aos Leões dos Distritos Latino Americanos e do Caribe, aos funcionários de Lions Internacional, Distritais e dos Clubes de Lions entre si;


f) Motivar as atividades dos Lions Clubes da América Latina e do Caribe com a finalidade de conseguir o máximo do rendimento dos mesmos em benefício das suas respetivas comunidades;


g) Propender ou tentar conseguir maior conhecimento e entrosamento entre os países da área;


h) Instruir Leonísticamente aos Leões da área e fortalecer a mística dos mesmos pelo Serviço;


i) Constituir-se em porta voz das inquietudes me expressão dos desejos do Leonísmo Latino Americano e do Caribe perante a Associação Internacional de Lions Clubes;


j) Preconizar a supressão definitiva da violência e intolerância como sistema de pressão à cidadania e afirmar que somente com o manutenção da ordem e mutuo respeito entre os homens e as nações, se pode assegurar a paz e a unidade no mundo;


k) Informar-se por meio dos Diretores Internacionais das novidades e acontecimentos da área, havidos no seno da Associação e em especial, as que se referem ao Leonísmo Latino Americano e do Caribe.

 

 

FIM


Até o próximo!

 


COMUNICADO 006

Caríssimos Companheiras e Companheiros,

Eis aqui o formulário de PRÉ-INSCRIÇÂO (de preenchimento e envio obrigatório) para fazer o registro de participação no FOLAC 2015 em Isla de Margarita – Venezuela, especificamente com a finalidade do fornecimento dos dados cadastrais e para os pagamentos com (cartão de credito/débito ou transferência bancária).

A diária nos hotéis 5 estrelas (conveniados – ver no site oficial em “ALOJAMIENTO” e USD 135 a diária ou noite e, no de 4 estrelas USD 100 (para a reserva deve ser pago um pernoite e o restante no check inn ou paga-se integral e se consegue um desconto).

A inscrição participativa do FOLAC é de USD 200 por pessoa.

Por hoje só!
Abraços fraternais
Simplesmente Barmann

PS o formulário para preenchimento on-line e envio é encontrado em www.folac2015.org em “Inscripción”.


 COMUNICADO 010

Caríssimos Companheiras e Companheiros,

Com muita satisfação e em primeira mão direto da fonte da Comissão Administrativa Permanente dos FOLAC, repasso com inusitado orgulho a complementação do programa oficial do FOLAC 2.015, contendo a participação ativa brasileira na exposição do atualíssimo subtema (em vermelho) na atualidade.

Provavelmente será feita a apresentação em parceria com um Companheiro muito versado na questão do D-LB que ainda está em decisão final sobre o empreendimento e a participação.

Saudações fraternais
Simplesmente Barmann
 

COMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA

SEXTA FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2.015

  • 09h00 tema 2.1 Nossa força são nossos sócios. Convidar Um. Plano de DM “G”

  • 09h20 crescimento nos Clubes (Afiliação e Extensão) Participação Equador ativa Projeto de Clube mais forte e Clube Excelente.

  • 09h29 tema 2.2 “Direitos das Pessoas com Deficiências e Incapacitados” DM “L”

  • 09h40 Expositor PDG CL Martin Barmann (Brasil)

  • 09h50 tema 2.3 Fortalecer o orgulho, por meio da criatividade. DM “M”

  • 20h10 Utilização das redes sociais e da tecnologia moderna. (Paraguay)

  • 10h45

  • 11H45 OFICINAS DE TRABALHO

SÁBADO, 17 DE JANEIRO DE 2.015

  • 09h00 tema 3.1 Promover o orgulho de ser Leão DM “D”

  • 09h30 (Costa Rica)

  • 09h30 tema 3.2 Promover o orgulho de ser Leão DM “ B” (México)

  • 10h00 tema 3.3 Programa de alimentação saudável nas crianças escolares. DM “J”

  • 10h30 Atividade Leonística de serviço comunitário. (Uruguay) Expositor: CL Médico José Luis Perdomo


 

Comunicado Nº 015

Caras Companheiras, Ilustres acompanhantes e Companheiros Folaqueiros

Se bem já exaustivamente este escriba, relatou em escritos anteriores, de que se trata o FOLAC, mas, para que não caibam dúvidas, tornarei a explicar o que é o Foro Leonístico Latino Americano e do Caribe, assim também darei a conhecer os “influentes dedinhos brasileiros” com marcantes registros e intervenções de uso perene.

Desde a sua fundação pelo criador da ideia em 1.971, o mentor e distinguido “Carioca” brasileiro Milton Segala Pauletto, visando comemorar a data do Sesquicentenário da Independência do país e também, do advento do Leonísmo no Brasil, na 1ª reunião internacional realizada do 09 ao 12 de Abril de 1.973 na cidade do Rio de Janeiro, instituíram o 1º FOLAL da história e da sua existência.

Cabe mencionar que os chamados Foros de áreas estatutárias, tem como finalidade,

  • fomento dos princípios e objetivos da Associação;

  • treinamento, educação e motivação de dirigentes e líderes;

  • oferecimento de intercâmbios de informações, ideias e discussão de programas de
    serviço, incluindo a possibilidade de realizar projetos cooperativo e,

  • fomentar a atividade da Fundação Internacional.

O FOLAC em íntima conexão com a nossa área estatutária III, tem por objetivos “desenvolver e incentivar o entendimento no âmbito internacional”, a fim de manter a vigência efetiva do respeito aos direitos fundamentais do homem, sem distinção de raça, religião ou doutrinas políticas, assim como, programar e estabelecer metas de ações em benefício das nações nos campos da saúde, educação, assistência a juventude e ajuda e apoio aos menos privilegiados.

Historicamente cabe ressaltar que, o primeiro Fórum Leonístico, foi o “Europa Fórum” em 1.958. No ano de 1.962, iniciou o Fórum de Oriente e Sudoeste da Ásia. Em 1.973 (um ano após o nosso), se inaugurou o Fórum de África e Ásia Sul Continental e em 1.977 nasceu o Fórum do Estados Unidos da América.

Já podemos observar que o estudo, planificação e preparação de atividades de interesse social, são tão mais inerentes de como os aspetos práticos da execução. Nesse sentido ao longo de 43 Foros de Latino América e do Caribe, e com certeza, mais um, o 44º que será realizado no próximo Janeiro, no paraíso caribenho de Isla de Margarita – Venezuela, demonstra ter se acumulado um enorme e quase interminável caudal de exposições de qualificados líderes e expositores, em referência a vasta temática que preocupa e envolve os Leões da Área.
“O LEONÍSMO UNINDO AS AMÉRICA”. Este lema instituído no 1º Fórum da nossa área na reunião do Rio de Janeiro em 1.973, está maravilhosamente demonstrado por nossos “Propósitos” (antigos objetivos) que promove a compreensão entre os povos e que une as nacionalidades Leonisticas sem distinção ou discriminação, desenvolvendo os conhecimentos a nível mundial e se constituindo na voz das inquietudes e desejos dos integrantes, estando informados por meio e através de nossos Diretores Internacionais da área, das mudanças iniciativas e acontecimentos no que se refere ao Leonismo da América Latina e do Caribe.

“FAÇA QUE TEUS SEMELHANTES SE SINTAM ÚTEIS”.É o símbolo real do pensamento universal e espírito da esperança de que, os seres desprotegidos não se sintam abandonados nem relegados, se não, que compartam conosco de que somos úteis e necessários.

Isto nos demonstra a grandiosidade de seu criador, “O Eterno Presidente”, PIP Professor João Fernando Sobral em 1.976-1.977, orgulho e inspiração dos Leões Latino Americanos e nem que dizer dos brasileiros.

“UNINDO PONTES”. Líder indiscutível do Leonísmo mundial, o carismático Presidente Internacional de 1.996 a 1.997, o pranteado e saudoso PIP Agustin Soliva exemplo inolvidável de amizade, reconhecimento e dedicação Leonística absoluta.

“LOGOTIPO OFICIAL DO FOLAC”. Criado e apresentado no XIII FOLAL do 26 ao 29 de Outubro de 1.983 em Maracaibo - Venezuela pelo PID Zander Campos da Silva e aprovado por absoluta unanimidade e em uso até o dia de hoje.

Esperando ter podido e conseguido dar conhecimento de algumas coisas e circunstâncias interessantes, recebam os melhores abraços fraternais

Simplesmente Barmann