Associação Internacional de Lions Clubes

Distrito Múltiplo LD

br_ld.gif (2708 bytes)

 

 

Brasil - Região Sul

www.lions.org.br/multiplold

Presidente do
Conselho de Governadores

Distrito Múltiplo LD

CG DM-LD

Ano Leonístico 2.009 / 2.010

 CL Cláudio Miessa Rigo / CaL Liu Un

"INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE"


[Home Page do Distrito Múltiplo LD]

Espaço dos Assessores do
Distrito Múltiplo LD

ASSESSORIA PARA BANCOS DE ALIMENTOS
AL 2.009 2.010

PDG CL Sidnei Aragon dos Santos - Assessor.

Email: sidneiaragon@terra.com.br


Finalidade
A Assessoria para Bancos de Alimentos do Distrito Múltiplo LD tem por finalidade orientar e colaborar com os clubes que desejarem implantar em suas cidades, ou pequenos grupos de cidades, Bancos de Alimentos ou Núcleos, nos moldes do Banco de Alimentos de Porto Alegre, RS, cuja estrutura e funcionalidade têm trazido resultados excepcionais em termos de garantir melhor qualidade e maior quantidade de alimentos disponíveis para entidades que abrigam crianças, idosos, deficientes ou portadores de necessidades especiais, todos carentes, tomando como base o espírito de solidariedade humana, a participação da sociedade em geral e, principalmente, das AÇÕES SOCIAIS DE EMPRESÁRIOS E PODER PÚBLICO.

É necessário que desde logo se esclareça que os Lions Clubes deverão atuar como agentes motivadores e estimuladores e não como administradores dos Bancos ou Núcleos de Bancos de Alimentos, pois pelas dimensões, complexidades e representatividade, estes devem envolver as forças vivas e respeitosas da Sociedade Civil, nos planos Comercial, Industrial, Serviços, Universidades, representantes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, Associações Rurais, Clubes de Serviços, Voluntários e todos aqueles que sensíveis aos efeitos que o flagelo da fome traz à sociedade, dispõem-se a somar forças para combater nas comunidades, este mal que se agiganta a cada momento no mundo inteiro.

A expectativa do Companheiro Presidente do Conselho de Governadores do DISTRITO MÚLTIPLO LD é de que se procure criar um Banco de Alimentos em cada Distrito no corrente Ano Leonístico, num total, pois de nove Bancos.

Este é um desafio que teremos de enfrentar e podemos dizer que não será uma tarefa impossível, se considerarmos que dispomos como respaldo inicial, da rede de Super Mercados WAL MART em todo o país, além do interesse de empresários em participar de Ações Sociais desta natureza e que nem sempre dispõem de um canal confiável e capacitado a oportunizar-lhes este desejo.
A partir desta mensagem, estaremos disponíveis a colaborar e orientar os clubes, Divisões ou Regiões a se capacitarem para realizar uma experiência apaixonante e de altíssima repercussão social.


Banco de Alimentos de Porto Alegre
Em continuidade às informações destinadas a oportunizar a implantação de Bancos de Alimentos em cidades ou grupos de cidades na área de jurisdição do DISTRITO MÚLTIPLO LD, estamos orientando os Companheiros, Companheiras, Domadoras e Leos para que acessem o site www.bancodealimentosrs.org, onde poderão encontrar informações e dados referentes ao Banco de Alimentos de Porto Alegre, modelo de estrutura, funcionalidade e profundidade de suas ações.

Para informações detalhadas relativas às providências iniciais para implantação de um B.A. sugerimos seja acessado o link INTERIORIZAÇÃO, onde estão indicados passo a passo os procedimentos recomendados à iniciação deste extraordinário projeto que envolve toda a sociedade, especialmente as lideranças empresariais de todos os setores ativos.

Os resultados obtidos nas localidades onde os B.As foram implementados, foram os mais auspiciosos possíveis, despertando o interesse em várias cidades que desejam participar desta inovação.

A rápida ocorrência de fundação de novos Bancos, gerou a decisão de se dar maior atenção a este fato, haja vista que no Rio Grande do Sul já está formada uma rede de Bancos que atua de forma ordenada e idêntica, segundo ações previamente estabelecidas visando a harmonização e padronização de regras e procedimentos.
Nosso desejo e expectativa é de que possamos colaborar no sentido de que se multipliquem estes Bancos, que certamente serão os pilares de outros Bancos destinados a possibilitar soluções de problemas comunitários pela própria sociedade.

PDG CL Sidnei Aragon dos Santos,
Assessor
(sidneiaragon@terra.com.br)


Banco de Alimentos de Gravataí e Venâncio Aires
Temos a satisfação de informar que no dia 29 de setembro será fundado o Banco de Alimentos de Gravataí, cidade da grande Porto Alegre, Distrito LD-3.

No próximo dia 13 de outubro será implementado o Banco de Alimentos de Venâncio Aires, Distrito LD-2.
Ambos já deverão integrar a rede de Bancos de Alimentos Do Rio Grande do Sul e da rede de Bancos beneficiados pelo site www.cliquealimentos.com.br que possibilita aos BAs, receberem doações de alimentos via INTERNET.

Cumprimentamos os LLCC de Gravataí e Venâncio Aires pelo trabalho e envolvimento neste projeto.

PDG L Sidnei Aragon dos Santos,
Assessor
sidneiaragon@terra.com.br 

 


Interiorização
Quando indicamos clicar em INTERIORIZAÇÃO no site do Banco de Alimentos de Porto Alegre (www.bancodealimentosrs.org.br ), abrimos um leque de instruções de como implementar um Banco de Alimentos em uma cidade ou em grupo de cidades próximas, de preferência adjacentes.

Dentre estas instruções, fica clara a orientação de que o tipo de instituição a ser criada deveria ser uma ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL  DE INTERESSE PÚBLICO (OSCIP). Pois para se estruturar uma entidade com esta classificação, indicamos que seja acessado o site do Ministério da Justiça ( www.mj.gov.br/oscip ); na face, saberemos que as OSCIPs em nível federal,foram  criadas pela lei Federal nº 9.790/99 e que esta lei foi regulamentada pelo Decreto nº 3.100/99, onde constam todas as instruções sobre os passos necessários ao encaminhamento da documentação para registro e classificação da Entidade, inclusive com modelo de documentos e a quem se dirigir e outras informações contendo os parâmetros definidos e a serem considerados.

Com esta matéria, acreditamos estar certos de estar contribuindo mais uma vez no sentido de estimular e orientar nossos Companheiros, Companheiras, Domadoras e Leos para que em nosso DISTRITO MÚLTPLO  em toda a sua extensão se multiplique esta apaixonante e envolvente idéia.
 


Atividades do Serviço Social no Banco de Alimentos Porto Alegre
A fome é uma questão polêmica, antiga e crônica no mundo, embora discutida universalmente, ainda não existem soluções efetivas para amenizar ou solucionar esse flagelo que tem como consequências o empobrecimento, a falta de saúde, a precariedade das condições de vida, a morte precoce e o verdadeiro aniquilamento de milhões de pessoas dos países periféricos, que compõem os blocos do chamado “terceiro mundo”, nos diversos continentes.

Muitos são os fatores causadores desta triste realidade, alguns justificados pelas condições climáticas, geográficas, econômicas, culturais, políticas, dos diversos países; outros são frutos do egoísmo, falta de solidariedade, desrespeito humano, falta de interesse político, ganância e dominação econômica, por parte de outros tantos.

O Brasil um país continente “terra boa onde se plantando tudo dá” desde os tempos de Cabral, e, hoje considerado um dos principais celeiros do mundo, com status de excelente produtor e exportador de grãos, carne, produtos cítricos industrializados e in natura. No entanto, permite que seus filhos, há décadas, ainda sofram as conseqüências da fome, por falta de vontade política dos seus governantes. Há regiões brasileiras em que a fome ainda vitima milhares de crianças que não chegam a atingir o fim da primeira infância, sucumbindo diante da fome e da desnutrição. Nas periferias das grandes cidades e no meio rural, de forma dramática e vergonhosa, idosos, crianças e famílias inteiras alimentam-se minimamente, por longos períodos, com rações alimentares insuficientes em quantidade e qualidade. No Estado do Rio Grande do Sul, essa realidade também é constatada, lamentavelmente, em virtude do empobrecimento crescente e da falta de acesso à boa alimentação, à saúde e à educação.
Diante disso, o empresariado gaúcho, organizações não governamentais, instituições privadas, e a sociedade riograndense, com o apoio e a participação direta da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), do Lions, do Rotary, Sindicatos, Associações, entre outras, cientes dessa realidade, criaram o Banco de Alimentos, com a certeza de que é possível combater a fome e garantir segurança alimentar a milhares de crianças, idosos e adultos em situação de vulnerabilidade social, em nosso Estado.

Voltado a arrecadação e distribuição de alimentos em perfeitas condições para consumo humano, o Banco de Alimentos, exerce importantes funções sociais à medida que contribui para a alimentação de cerca de 21.000 ( vinte e uma mil) pessoas somente na Capital do Estado, através da doação de 250 (duzentas e cinquenta toneladas) mensais, apoia e fortalece 331 (trezentas e trinta e uma) Entidades Assistenciais, cadastradas beneficiárias. A aproximação constante com as entidades permite identificar as suas demandas, conhecer a realidade dos seus usuários, proporcionar desenvolvimento de pessoas jovens e adultos ofertando além de alimentos, cursos profissionalizantes. As ações diretas com as entidades propiciam reeducação alimentar, cuidados com a saúde, esclarecimentos sobre temas de interesse coletivo tais como higiene e segurança no ambiente, prevenção de acidentes e de doenças, noções de gestão institucional entre outros. Desta forma o Banco de Alimentos, distancia-se efetivamente do conceito de instituição caritativa assistencialista, para exercer funções de assistência social, promocionais, com vistas à cidadania e ao desenvolvimento humano, numa demonstração de responsabilidade social e de compromisso empresarial com as mudanças possíveis para uma sociedade melhor.

Fonte: Profª. Ms Maria de Lourdes Feijó Giongo – Diretora Adjunta de Assistência Social do Banco de Alimentos e Assistente Social da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais,
FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO RIO GRANDE DO SUL.
(30/01/2010)
 


DADOS de 26/01/2010 DO CLIQUE ALIMENTOS

Dia em que eram completadas 500 toneladas de doação de alimentos via Internet.

Hoje, 06 de abril de 2010, estamos com 592.801 kg de alimentos doados.

Todos que puderem colaborar, podem fazê-lo através do site www.cliquealimentos.com.br
 

AS 10 CIDADES DO BRASIL QUE MAIS CLICARAM DESDE 11/09/2008:

  • PORTO ALEGRE

    • 152.776

  • SÃO PAULO

    • 35.404

  • RIO DE JANEIRO

    • 30.071

  • CAXIAS DO SUL

    • 21.644

  • PELOTAS

    • 19.936

  • SANTA MARIA

    • 18.293

  • BELO HORIZONTE

    • 16.210

  • NOVO HAMBURGO

    • 10.847

  • CURITIBA

    • 8.583

  • RECIFE

    • 7.266

 

OS DEZ PAÍSES QUE MAIS CLICARAM NO MESMO PERÍODO:

  • BRASIL

    • 431.645

  • ESTADOS UNIDOS

    • 1.736

  • ALEMANHA

    • 671

  • PORTUGAL

    • 597

  • REINO UNIDO

    • 358

  • CANADÁ

    • 318

  • URUGUAI

    • 230

  • JAPÃO

    • 230

  • ARGENTINA

    • 138

  • ESPANHA

    • 125


Encerramento Ano Leonístico

ASSESSORIA PARA BANCOS DE ALIMENTOS V

No ANO LEONÍSTICO que ora se encerra, queremos agradecer a distinção com que fomos honrados pelo Companheiro Cláudio M. Rigo, Presidente do Conselho de Governadores do DMLD  como ASSESSOR PARA BANCOS DE ALIMENTOS, quando tentamos informar, motivar e esclarecer o quanto possível, para que nossos clubes de Lions tomassem a dianteira na iniciativa de implementação de Bancos de Alimentos nos três Estados do Sul, área de atuação do DMLD.

Não há dúvidas de que qualquer processo inovador cria expectativas quanto ao sucesso ou frustração que se pode ter em uma iniciativa que requer arrojo, confiança e envolvimento comunitário.

Mas são exatamente estes desafios que nos fazem crescer e nos diferenciar daqueles que são vacilantes e não acreditam em si mesmos. As experiências que temos tido na vida são a garantia de que não costumamos participar de aventuras e nosso espírito de solidariedade e companheirismo são os avalistas de nossos sucessos.

Impõe-se por justiça, agradecer e reconhecer os esforços que redundaram em realidade, os sonhos das comunidades que foram beneficiadas por implantação de Bancos de Alimentos, todos eles com a forte participação de Companheiros, Companheiras e Domadoras de nossos clubes nas cidades beneficiadas, que souberam valorizar a idéia e hoje comemoram os resultados.

Muito ainda há por fazer, porém, a caminhada já começou; temos excelentes indícios de ampliação da rede no Rio Grande do Sul e cobertura já confirmada, de gigantes como a GM, WAL MART, PETROBRÁS, PURAS, GRUPO GERDAU, etc. como parceiros nos Estados do Paraná e Santa Catarina.

Resta-nos acreditar e mobilizar as forças indutoras de inovações que normalmente são bem sucedidas e nisto somos especialistas.

PDG SIDNEI ARAGON DOS SANTOS,

ASSESSOR PARA BANCOS DE ALIMENTOS