ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES

DISTRITO MÚLTIPLO LD

 

ANO LEONÍSTICO 2008/2009

 CL.Edisson Karnopp /CaL.Rosenete -  Presidente do DMLD

 

Assessor para Lions e Comunidade.

PDG Sidnei Aragon dos Santos

sidneiaragon@terra.com.br

 


Lions e comunidade VI

Lions e comunidade V

Lions e comunidade IV

Lons e comunidade III

Lions e comunidade II

Lions e comunidade I


LIONS E COMUNIDADE I

A Assessoria Lions e Comunidade tem por finalidade neste Ano Leonístico de 2008-2009, a intenção de colaborar com os clubes do Distrito Múltiplo LD, no sentido de sugerir a realização de Atividades e Campanhas que tenham custo zero ou de baixos custos, baseando-se no princípio de que somos integrantes de CLUBES DE SERVIÇO, capazes mesmo de realizar MILAGRES.

A idéia que temos é de apresentar de forma contínua e sucessiva, sugestões de Campanhas e Atividades possíveis de serem realizadas em qualquer dimensão de área de atuação, quer por Clubes, por Divisão, por Região e até mesmo por Distrito.

O foco das ações será sempre a minimização das carências comunitárias, identificadas pela sua população e, também, junto aos órgãos municipais ou estaduais que têm registradas as maiores demandas sociais.

É importante registrar-se que os clubes devem manter suas Campanhas Permanentes, cujas periodicidades revelam a MARCA do clube, pela tradição e resultados.

Isto posto, esperamos estar colaborando de forma efetiva para que possamos praticar um Leonísmo de Resultados, com várias alternativas de atuação.

PDG Sidnei Aragon dos Santos,
Assessor para Lions e Comunidade.


LIONS E COMUNIDADE  II

 

Esta Assessoria de Lions e Comunidade  está aberta para receber como contribuição, exemplos de Atividades e Campanhas que tenham sido desenvolvidas com sucesso por Clubes Divisões, Regiões ou mesmo Distritos, podendo remeter os históricos para nosso email sidneiaragon@terra.com.br, onde estarão disponíveis a quem se interessar.


LIONS E COMUNIDADE III

 

PROJETOS – A BASE PARA SOLUÇÕES DE MUITAS DIFICULDADES

 

Existe no meio empresarial, a preocupação com Investir no Social, tanto pelo aspecto humanitário, quanto pela imagem e quanto ao suporte para busca de recursos financeiros em agentes financiadores.

 

Pelo exposto, temos o sentimento de que precisamos  nos organizar no sentido de montar uma estrutura funcional que possa proporcionar aos clubes uma atuação forte nos meios comunitários, através de realizações que modifiquem de alguma forma as condições de vida e expectativas da população.

 

Estamos falando de que os Distritos formem em suas Regiões, equipes capazes de elaborar projetos que busquem soluções para problemas levantados pelos clubes e que  afligem as Comunidades.

 

Tais projetos seriam analisados pelas Fundações de cada Distrito, que na condição de ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO” OSCIP”, estão credenciadas a tomarem recursos financeiros para determinados fins , com base em leis de Incentivos Fiscais.

 

Esta fonte de recursos não exclui as possibilidades de financiamentos através de Projetos Padrão da FUNDAÇÃO LIONS INTERNACIONAL.

 

Talvez seja oportuno, que os Vice Governadores incluam em seus programas de gestão a avaliação desta idéia, que poderá aproximar ainda mais, a convivência entre Distritos e as respectivas Fundações.


LIONS E COMUNIDADE IV

Em matéria anterior, mencionamos a idéia de que os clubes poderão se   municiar de ferramentas importantes para atuarem em suas comunidades, desde que dispusessem de alavancas capazes de multiplicar seus esforços, tornando-os mais preparados para vencer as naturais dificuldades provenientes mudanças de rotinas ou implementação de novos modelos de atuação.

 

Enfatizamos a oportunidade e conveniência das FUNDAÇÕES DOS DISTRITOS atentarem para a possibilidade de serem as identificadoras de fontes e tomadoras de recursos financeiros que possibilitem realizar projetos de interesse das comunidades.

 

Estamos falando de ações de mobilização das comunidades em benefício de si mesmas no sentido de prevenir males maiores, quando principalmente ocorram fatos que resultem em graves conseqüências às pessoas ou famílias.

 

Citaremos alguns exemplos em que a prática já demonstrou a validade desta assertiva:

 

  1. A existência de BRIGADAS DE COMBATE AO FOGO em localidades que não dispõem de Corpo de Bombeiros, tem provado que as ações das Brigadas, que normalmente agem quando do início dos sinistros, possibilitam um controle das chamas em seu estado inicial ou até total dependendo da dimensão do incêndio. A Brigada é formada por voluntários e treinada por Corpo de Bombeiros do Estado. Pode ser uma ONG, para que possa ter acesso a recursos financeiros necessários à sua operacionalidade.

  2. Formação de um GRUPO DE RESGATE para atendimento inicial de vítimas de acidentes de trânsito, principalmente em rodovias nas quais estatisticamente ocorrem freqüentes acidentes  de natureza grave e não haja no local um posto de Polícia Rodoviária. Neste caso, temos conhecimento que é empenho do próprio Governo em colaborar. O Grupo deve ser formado por voluntários e devidamente treinado por Autoridades Públicas e pode ser estruturado com a formatação de uma ONG.

  3. Implementação de BANCOS DE ALIMENTOS para suprimento parcial de alimentos a entidades carentes que acolham idosos, órfãos, pessoas portadoras de necessidades especiais, casa de passagem, creches, etc.

  4. Para localidades maiores ou segmentos regionais, pode ser considerada a criação de grupos de voluntários que formem um NÚCLEO DE DEFESA CIVIL, abrangendo as atividades citadas nos itens 1 e 2 acima, agregando, por exemplo, planos emergenciais em casos de inundações, temporais, etc.

PDG Sidnei Aragon dos Santos,

Assessor para Lions e Comunidade.

 


LIONS E COMUNIDADE V

Prestação de contas

 

Dirijo-me ao estimado Companheiro Presidente e aos demais membros do Colegiado, para relatar nossa atividade como Assessor para Lions e Comunidade no presente Ano Leonístico.

 

Estamos expondo no espaço disponibilizado a esta Assessoria no Site do DM, a finalidade da Assessoria, sugestões de modelos de Atividades e Campanhas, oferecendo espaço para indicações de Campanhas ou Atividades bem sucedidas em nível de clube, Divisão, Região ou mesmo Distrito, ao mesmo tempo em que nos colocamos à disposição para orientações, esclarecimentos, etc.

 

Em razão do amplo espectro em que podemos incluir um cardápio de Atividades ou Campanhas, optamos por concentrar nosso foco em assuntos que proporcionem maior envolvimento dos clubes do Distrito e ao mesmo tempo possam trazer benefícios imediatos, em médio ou longo prazo às Comunidades.

 

Queremos dizer que na MATRIZ INTERNACIONAL, distinguem-se perfeitamente os fundamentos da ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES e da FUNDAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES.

 

Enquanto a Associação trata da dinâmica da funcionalidade e dos propósitos de Lions Internacional a serem cumpridos pelos clubes filiados, cabe à Fundação atuar na provisão de recursos financeiros destinados à realização de projetos que lhe aportam, provenientes de clubes, através dos Distritos.

 

Depreende-se da conclusão acima, que as Fundações dos Distritos devem preparar-se para assumir papel semelhante ao da Fundação Internacional, montando uma estrutura capaz de analisar projetos provenientes dos clubes e que se destinem a buscar soluções, ainda que parciais, de problemas que aflijam suas comunidades.

 

As Fundações estruturadas juridicamente como ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL  DE INTERESSE PÚBLICO, podem captar recursos financeiros destinados a obras ou serviços alocados em construções, reparações ou ampliações de bens imóveis ou equipamentos que se destinem ao bem comum e que se encontrem enquadrados na legislação pertinente.

 

As fontes financeiras podem ser identificadas em Institutos Sociais de grandes empresas interessadas em Investimentos Sociais, uma das exigências para obter a titulação com ISO 14.000 e sem prejuízos dos recursos provenientes da Fundação Lions Internacional, para atender as demandas atendidas através dos PROJETOS PADRÃO da LCIF.

 

É muito importante nesta questão, a participação de um Bacharel em Ciências Contábeis para orientar como identificar eventuais interessados em patrocinar projeto(s).

 

Como ilustração, no Rio Grande do Sul no ano de 2007, deixaram de ser aplicados em Investimentos Sociais, cerca de R$ 270.000.000,00 (duzentos e setenta milhões de reais) por falta de projetos que satisfizessem as exigências legais.

 

Os projetos poderão ser elaborados por centrais de elaboração de projetos comunitários ou outros, orientadas por um Assessor de Projetos em nível de Distrito.

 

Esta é uma proposta que se torna um desafio pela tomada de um rumo definitivamente ousado e que nos provoca por sua inovação.

 

Concluindo, acreditamos poder existir uma convivência harmônica, produtiva e complementar entre Fundações e respectivos Distritos, com resultados altamente benéficos, com repercussão da imagem de nosso LIONS.

 

Ao dispor para eventuais esclarecimentos, renovamos nossos agradecimentos pela confiança depositada.

 

PDG Sidnei Aragon dos Santos,

Assessor para Lions e Comunidade.



LIONS E COMUNIDADE VI

 

Neste espaço temos procurado oferecer sugestões de procedimentos que podem auxiliar os Clubes de nosso Distrito Múltiplo a buscarem de alguma forma soluções ainda que parciais, para problemas de nossas comunidades.

 

No leque interminável de sugestões possíveis, tentamos identificar e indicar caminhos que possam levar a bom termo Atividades e/ou Campanhas que resultem em resultados imediatos, em curto ou longo prazo, dependendo da dimensão ou natureza do projeto.

 

Temos falado dos benefícios e oportunidades que podem ser acessados por entidades que se enquadrem dentro de parâmetros reguladores estabelecidos por autoridades públicas municipais, estaduais ou federais.

 

Passando para a objetividade, estamos oferecendo os caminhos que levam à organização e implantação de uma ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO (OSCIP), em outras palavras, uma ONG que pode dispor de recursos públicos ou privados para realizar os propósitos para os quais foi implementada. ( Ver lei federal nº 9790 de 23-03-1999).

 

Para subsidiar a materialização dos projetos por elas elaborados, existem os INSTITUTOS OU FUNDAÇÕES de poderosas empresas, que desejam investir nos planos Social, Cultural, do Meio Ambiente, da Educação, da Saúde, etc.

 

Estimamos que no âmbito privado, empresas do ramo AUTOMOBILÍSTICO, PETROQUÍMICO, FARMACÊUTICO, BEBIDAS, FINANCEIRO, e outros não menos poderosos, possam ter desejo e interesse em promover a realização de algum projeto.

 

Os caminhos de que falamos podem ser acessados através do site: www.mj.gov.br/oscip , onde serão encontrados os links orientadores para os passos necessários à estruturação da entidade.

 

Os Clubes de Serviço bem que poderiam pensar em promover a implantação de uma OSCIP em suas cidades, se cabíveis, ou quem sabe até, implementar uma paralela ao clube.

 

PDG SIDNEI ARAGON DOS SANTOS,

Assessor para Lions e Comunidade.