ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES

DISTRITO MÚLTIPLO LD

SERVIR: AÇÃO E RESULTADOS
DMLD - AL 2008/2009

Programa 4 x 4 - ACEL nos Clubes

 

Proposição nº 16 - 2007/2008

Ementa: Adoção do “Programa 4x4” dentro da área geográfica do Distrito Múltiplo LD.

Considerando a necessidade permanente de atualização e de crescimento do quadro social de nossos Clubes e  por extensão dos Distritos e do Distrito Múltiplo LD;

Considerando que, entre as metas definidas pela Vice-Presidência do DMLD, para o AL 2008/2009, consta com destaque o "Programa 4x4", que objetiva a convicta implantação do Programa ACEL de Lions Internacional nos Clubes;

Considerando que o "Programa 4x4", depois de amplamente apreciado no ICG deste AL, Canela – RS,  setembro/2007, pelos Vices-Governadores, mereceu unânime e entusiasta aprovação desta equipe, para adoção  no AL 2008/2009, quando estarão à frente dos nove Distritos do DMLD;

Considerando que a implantação do "Programa 4x4", ACEL nos Clubes, terá que ser iniciado, de fato, quando da composição das Diretorias dos Clubes para o AL 2008/2009 - próximo PU-101, e

Considerando que para a obtenção do sucesso pretendido será necessário  o envolvimento e o convicto apoio de todos os Clubes e das lideranças distritais, mormente dos membros das equipes ACEL dos Distritos e do Distrito Múltiplo  LD; 

PROPÕE:

Art. 1º - Que o "Programa 4x4" - ACEL nos Clubes, projeto e descrição anexos, seja aprovado como RECOMENDAÇÃO para o AL 2008/2009, a ser praticada por todos os Clubes e Distritos do Distrito Múltiplo LD.

Santa Cruz do Sul, RS, 15 de janeiro de 2008.

CL Elmo Henrique. Prade

Secretário em exercício/DMLD       

AL 2008/2009

CL Edisson Karnopp

Vice-Presidente do DMLD

AL 2008/2009

 

Lions Clubes Internacional

Distrito Múltiplo LD

Conselho de Governadores

CL Edisson Karnopp/CaL Rosenete

Presidente AL 2008/09


PROGRAMA 4 X 4
ACEL NOS CLUBES

Nenhum clube de serviço sobrevive de admissão e de demissão de associados. Nenhuma instituição será forte e atualizada sem a  permanente renovação e atualização de seu quadro social.

O sucesso de um clube de serviço se mede pelo envolvimento comunitário, pelas atividades que realiza. Só o trabalho une e motiva uma jaula. Clube motivado trabalha unido e seus resultados se evidenciam, aparecem aos olhos da comunidade. O ingresso de associados acontece pelo desejo de fazer parte, de pertencer a um grupo bem sucedido.

Positivas afirmações como estas, ampliadas, têm ocupado nosso tempo e nossos espaços. Uma verdade, no entanto, constitui a essência, a base, o lastro para que as coisas aconteçam. Tudo depende do maior e mais importante patrimônio de qualquer organização: o seu quadro social; as suas equipes de trabalho; os seus recursos humanos. Em Lions, a sua plêiade de gente companheira e amiga. 

Dedicado à causa, em momento inspirado, nosso Diretor Internacional 2000/2002, CL Mauro Werneck, desenvolveu e Lions Internacional adotou o Programa ACEL. Uma inteligente ferramenta disponibilizada para alavancar nossa preparação e nosso entusiasmo para o desejado e necessário crescimento do leonismo.

Não obstante a sua obviedade, o Programa ACEL ainda é, na prática, um ilustre desconhecido para a grande massa dos integrantes de nossos Lions e LEO Clubes. As definidas funções das Equipes ACEL ainda são pouco praticadas nas bases do leonismo.

O Colegiado 2008/2009, do Distrito Múltiplo LD, objetiva explodir essa situação implantando ACEL NOS CLUBES de sua jurisdição. E o faz com a convicção de que, com a colaboração de todos, essa AÇÃO produzirá os RESULTADOS que de nossos dirigentes são esperados para o AL 2008/2009!  


PROGRAMA 4 X 4

ACEL NOS CLUBES

FORMATAÇÃO

O PROGRAMA 4 X 4 visa a efetiva e prática implantação do Programa ACEL de Lions Internacional, nos Lions Clubes.

De maneira simples e objetiva, sem oposição a qualquer outro programa, caberá à  EQUIPE ACEL, a missão de assumir, de fato e de direito, as atribuições da Diretoria de Associados (antiga Comissão de Sócios).

Esta comissão, regra geral, constituída por um Presidente, um Vice-Presidente e um membro, se amplia, passando a trabalhar, como nos Distritos e nos Distritos Múltiplos, com 4 membros; todos serão integrantes da Diretoria do Clube (Diretores).

Assim cada Lions Clube terá em sua Diretoria:

  • A - Um diretor de Associados (ou de Sócios)
  • C - Um Diretor de Conservação (retenção,   manutenção)
  • E - Um Diretor de Extensão - (fundação de Lions e LEO Clubes e de núcleos leonísticos)
  • L - Um Diretor de Liderança - (preparação dos novos e de seus padrinhos)

O Presidente é membro nato de todas as Comissões do seu Clube. Como o primeiro e grande interessado na manutenção e no crescimento quanti-qualitativo do quadro associativo de sua jaula, poderá ser também o Presidente da COMISSÃO ACEL. Atribuir essa importante missão ao 1° Vice-Presidente do Clube é outra alternativa.

 


PROGRAMA 4 X 4
ACEL NOS CLUBES

DIMENSIONAMENTO

Diretoria de Associados com 4 Diretores:
  • A - Aumento - um Diretor
  • C- Conservação - um Diretor
  • E - Extensão - um Diretor
  • L - Liderança - um Diretor

Equipe (Diretoria de Associados) coordenada/presidida pelo Presidente do Clube.

Formação/eleição da Equipe ACEL (Diretoria de Associados) em abril, com demais membros da Diretoria (PU-101).

META da Equipe ACEL: manter o quadro de associados do clube e recrutar, selecionar, preparar e admitir novos associados.

OBJETIVO da Equipe ACEL: chegar ao final do ano  leonístico com um AUMENTO LÍQUIDO (no Clube) de, no mínimo, 4 associados.

4 dirigentes ACEL = 4 associados (aumento no ano)

4 x 4 = a garra e a força do LEÃO


PROGRAMA 4 X 4
ACEL NOS CLUBES

PREMIAÇÃO

Medalha e diplomas de participação e reconhecimento
  1. Para Governadores do DMLD:
    1. Medalhas de 1o. ao 3o. lugar, pelo maior saldo positivo no quadro social do Distrito, ao longo do AL.
    2. Certificados de participação e reconhecimento, do 1o. ao 9o. lugar, segundo saldos do quadro social dos Distritos, durante o AL.
  2. Para Lions Clubes
    1. Medalhas e diplomas de participação e reconhecimento, do 1o. ao 3o. lugar, pelo maior saldo positivo do quadro social, entre os Lions Clubes de cada Distrito, ao longo do AL.
  3. Para Assessores do Programa 4x4 - ACEL nos Clubes
    1. Idem para governadores, item 1. acima.

4 x 4 = A garra e a força do Leão