Programa de Intercâmio de Jovens 2003 2004

Tradicionalmente o Lions Clube de Curitiba Batel vem trabalhando no cumprimento do primeiro objetivo que diz: "Criar e fomentar o espírito de compreensão entre os povos da terra".

Dentro deste apostolado, mantém irmanação com 22 clubes distribuídos nos continentes da América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, procurando estreitar as relações entre os associados desses clubes e por extensão com os povos desses países.

Outro programa de sucesso é o de Intercâmbio Juvenil, no qual não só mandamos os nossos filhos, como também recebemos em nossos lares os jovens oriundos de diversos países, procurando a compreensão entre os diferentes, condição indispensável para construção de paz mundial.

Em convênio com a AMA São Lourenço, o Lions Batel ofereceu duas vagas de intercâmbio juvenil para o Japão, a ser cumprido no mês de julho de 2003, dentre alunos de ensino médio de colégios do bairro de SAão Lourenço, com médias superiores a 8, em todas as disciplinas cursadas.

Dentre 8 candidatos inscritos, foram escolhidos por sorteio os jovens Áureo Lustosa Guérios Neto, do Colégio da Divina Providência, e Keyla Cristina Egashira Mendes de Souza, do Colégio Marista Santa Maria. Os candidatos partirão no dia 29 de junho Durante a permanência no Japão, os jovens serão hospedados em casas de leões, do The Himeji Rojyo Lions Club, com o qual o Lions Batel possui acordo de irmanação desde 15 de outubro de 1992, quando o então Presidente Tosihiro Ida firmou o referido acordo.

Os jovens candidatos estão sendo preparados pelos Colégios, pela AMA São Lourenço e pelo Lions Clube de Curitiba Batel, a fim de que possam cumprir, com galhardia, os papéis de embaixador e embaixatriz das entidades que representam, assim como da cidade de Curitiba, do Estado do Paraná e do Brasil. No Japão os jovens intercambistas serão convidados a proferirem palestras em diferentes ambientes, daí a necessidade de preparação adequada, visando à obtenção de desempenho eficaz. No retorno serão convidados a proferirem palestras nos Colégios, na AMA São Lourenço e no Lions Clube de Curitiba Batel para discorrerem sobre as experiências vividas no Japão, assim como com a mídia. Assim, o Lions Clube de Curitiba Batel cumpre com o postulado do objetivo número um, visando ao fortalecimento de laços de amizades entre os jovens pertencentes a diferentes países, na crença de que, no futuro, quando já adultos, trabalharão na construção de um mundo mais harmônico, solidário, feliz e socialmente justo!

[Veja mais com fotos]