Veja nesta página:
Campanha Humanitária dos Lions Clubes de Curitiba
Apoio: Secretaria Estadual de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde.
Parceria: Governadoria do Lions-Distrito L-6, Lions Clube de Curitiba Batel e Oftalmocenter-Clínica e Cirurgia dos Olhos.
Destinação: Pessoas com 50 anos ou mais que apresentem deficiência visual nos dois olhos, preferencialmente, decorrentes de cataratas.
Procedimento:
a) Exame preliminar de acuidade visual, feito por médicos oftalmologistas, para triagem dos casos, objeto da Campanha.
b) Transporte das pessoas selecionadas aos Centros Oftalmológicos, para exame com aparelhagem técnica.
c) Agendamento e execução das cirurgias para casos que necessitem de procedimento cirúrgico.
Cirurgias pelo Lions Clubes de Curitiba
O Lions Clube de Curitiba Batel promoveu, recentemente, vinte cirurgias nos cegos de cataratas de Almirante Tamandaré-PR, graças a doações recebidas.
Você pode contribuir! Solicite informações: MailToBatel
Catarata é o embaçamento de uma parte do olho que era transparente. Essa parte do olho chama-se CRISTALINO e está localizada na "menina do olho". O cristalino funciona como uma lente que ajuda as imagens a tornarem-se nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado provoca a cegueira. O processo de perda de visão pode demorar anos ou meses, atingindo um ou mesmo os dois olhos. A catarata costuma deixar uma pessoa cega aos poucos. Por esse motivo dizem que ela vai "amadurecendo".
A catarata é um tipo de cegueira curável através das modernas técnicas de cirurgia e implante de lente intra-ocular. Apesar disso, existem quase vinte milhões de pessoas cegas por catarata. No Brasil, já se admite que cerca de 3 % da população acima de 50 anos de idade é cega por catarata.
(CL Paulo Eduardo M. Ribeiro - Assessor Distrital do SightFirst - Distrito L-6)
Esta campanha tem como finalidade educar a nossa população em saúde ocular. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, estima-se que no Brasil, aproximadamente 1% da população seja deficiente visual e que as principais causas de cegueira sejam os vícios de refração (graus) não corrigidos e a catarata. Entretanto sabemos que "cerca da metade dos casos de cegueira existentes nos países em desenvolvimento poderia se evitada se tivessem sido adotadas certas medidas de prevenção". O caminho para se resolver o atendimento global da população carente exige um planejamento que deve incluir a EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO EM SAÚDE OCULAR. Esta é a nossa proposta com esta campanha.
Atuaremos basicamente através da INFORMAÇÃO. Poderão ser realizados os seguintes Programas:
- Promover palestras em empresas, indústrias, escolas, clube de mães ou associações de bairros. Para que haja credibilidade e informações precisas é necessário que as palestras sejam realizadas por médicos oftalmologistas. Convide o médico, contate a empresa e promova a reunião, anunciando sempre que é uma iniciativa do Lions Clube de sua cidade. Geralmente o médico dispões de slides ou cartazes ilustrativos que motivam o encontro. As pessoas se interessam porque é uma oportunidade que elas têm de tirar dúvidas sobre as doenças oculares.
- Agrupar pessoas e fornecer informações sobre saúde ocular através de vídeo. Possuímos um vídeo de 10 minutos editado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia que é muito interessante e informativo. O vídeo apresenta as diversas maneiras de prevenir os problemas oculares e não há necessidade de pessoal técnico presente. O vídeo fala por si. Pode ser veiculado em área onde circulam pessoas (centros comerciais ou shopping centers) ou também antes de alguma reunião informal. Deverá ter sempre a presença dos integrantes do Clube para dar uma conotação oficial ao evento.
- Veicule em rádios, jornais ou televisão alguns tópicos informativos sobre Saúde Ocular. Finalize dizendo que tal informação é uma promoção do Lions Clube de sua cidade.
Dez conselhos úteis para a preservação da saúde ocular:
- Use óculos de grau somente com receita médica. Somente o médico oftalmologista está capacitado e autorizadoa prescrever a receita dos óculos.
- Não use colírios ou pomadas nos olhos sem prescrição médica.
- Não coloque nos olhos substâncias não destinadas a uso ocular, tais como óleos, chás, etc., a não ser com absoluta indicação médica.
- Não permita que crianças brinquem com objetos pontiagudos que possam causar perfurações nos globos oculares. Também mantenha em armários altos e fechados, longe do alcance das crianças, produtos perigosos como detergentes, água sanitária ou sabões.
- Não coloque as mãos sujas nos olhos, pois elas podem levar os micróbios para a área ocular e causar inflamações. Não use lenço de pano nos olhos; prefira algo descartável, como algodão ou lenço de papel.
- Ao sentir a presença de corpo estranho nos olhos, evite apertá0los ou esfregá-los. Isto poderá fazer com que um fragmento qualquer, que poderia ser desalojado espontaneamente, fique preso ao segmento anterior do olho e necessitar a intervenção de um médico para retirá-lo.
- Não comprima o olho de uma pessoa com suspeita de perfuração ocular, nem mesmo com curativo. Procure imediatamente o médico oftalmologista.
- As crianças estrábicas (vesgas) devem ser levadas ao médico logo que o estrabismo aparece, mesmo se ele surgir logo após o nascimento. O tratamento irá evitar a AMBLIOPIA que é a falta de desenvolvimento da visão. A chave para o sucesso do tratamento da Ambliopia é sua detecção precoce.
- As crianças de 1 a 6 anos devem ser levadas ao oftalmologista para sua primeira avaliação. Isto evitará deficiências visuais permanentes e intratáveis nos pacientes portadores de graus altos.
- Usando sempre o cinto de segurança e levando crianças pequenas no banco de trás do carro você estará contribuindo para evitar lesões oculares em caso de acidentes, mesmo acidentes pequenos.
Você sabia que:
- O exame de vista pode ser feito em crianças de qualquer idade?
- Usar óculos não enfraquece a vista?
- Não se deve esperar a criança crescer para tratar o estrabismo ou olho toorto?
- Não faz mal usar muito a vista?
- Miopia não se trata com exercícios e sim com óculos?
- Nunca se de usar colírios sem receita mádica?
- A catarata tem cura e o tratamento é feito por cirurgia?
- Ver televisão de perto ou ler em movimento não faz mal para os olhos?
- Coçar demais os olhos popde causar problemas?
- Doenças como a hipertensão e o diabetes não controladas podem causar danos sérios à visão?
- Colírio anestésico usado sem orientação pode causar graves lesões corneanas e perda de visão?
- O GLAUCOMA (ou hipertensão ocular) é uma doença grave e que não dá sintoma? Incide geralmente após os 40 anos de idade. Peça a seu médico oftalmologista que meça a pressão de seus olhos por ocasião da consulta.
Esta é a nossa orientação para uma campanha rápida, sem custos e que repercute bem para o Clube. Qualquer dúvida estaremos à disposição: Rua Padre Damaso, 300 - CEP 84.165 - Castro - PR - Fone comercial (042)-232-1609 - Fax(042)232-2735.
Saudações Leonísticas
Assessor SightFirst Distrito L-6, CL Paulo Eduardo M. Ribeiro e DM Rosa Maria S. Ribeiro.