Batel Home Lions Clube de Curitiba Batel

Espaço Cultural - I

Bar

A IMPORTÂNCIA DA SEXUALIDADE NA GRAVIDEZ

(por Simone Frutos de Melo - Psicóloga - Dez/1996)

A partir do momento em que uma mulher se encontra no período gestacional, iniciará um processo de desenvolvimento que a conduzirá a sofrer várias transformações ou mudanças a nível biopsicosocial.

Para que a mulher possa enfrentar tais modificações com naturalidade, deverá levar em consideração que seu estado acarreta aspectos vantajosos que valorizam todo o processo.

A sexualidade da mulher na gravidez é um desses aspectos. Tudo dependerá de como ela se perceba nessa fase. Sentir-se amada e atraente; possuir auto-estima própria e desenvolvida para se gostar, independentemente de estar gorda; sentir que o marido a trata e a deseja com o mesmo carinho de antes ou até, com maior intensidade; ignorar os fatores que facilitem sua própria repulsa e, em alguns casos, a não-aceitação da gravidez.

Todos esses aspectos nos levam a acreditar que a atividade sexual na gravidez é extremamente fundamental. Os sentimentos de prazer e intimidade durante o ato sexual, contribuem de forma expressiva para uma interação e bem-estar do casal.

Receios de que o ato sexual traga moléstias ou perturbe o bebê, são totalmente infundados porque o mesmo está muito bem protegido fisiologicamente. É saudável também para a mãe, a freqüência normal com que o ato sexual é realizado, pois, os orgasmos em nada prejudicam a gravidez.

Outro fator a ser levado em conta é a posição com que o coito é realizado. Para que se torne prazeiroso, é necessário encontrar a forma mais cômoda e agradável. Cabe à mulher, procurar essa posição, pois é ela que está com o corpo modificado.

Muitas vezes, a barriga já em estado avançado de gravidez, torna mais difícil esta ou aquela posição, porém, nada que chegue ao limite de que a sexualidade da mulher seja prejudicada.

Finalizando, a sexualidade da mulher enquanto se encontra no período de gestação, continua normal ou até, muitas vezes, estimulada. É uma interação de suma importância que o casal aprende a desenvolver durante toda a gravidez, surpreendendo muitas vezes, as expectativas de ambos. Portanto, o importante, acima de tudo, é a harmonia e a tranqüilidade em que tudo é realizado.

Bar
Batel Home Índice do Batel MailToBatel