Batel Home Lions Clube de Curitiba Batel

Bar

Odontologia

O Atual, o Moderno e o Confiável

(por CL Antonio Dirceu Calgaro - Odontólogogo com especialização na suiça e USA)

Muito tem sido divulgado pelos meios de comunicação a respeito de modernas técnicas e materiais revolucionários na odontologia.

Realmente, hoje está se vendo uma estrondosa evolução de técnicas, veja-se por exemplo os IMPLANTES e o IN CERAM.

No entanto devemos lembrar que a confiabilidade nem sempre acompanha o que é moderno ou atual, e ainda, muitas vezes o que é extremamente confiável torna-se inseguro e sem resultados estéticos/funcionais satisfatórios, devido ao emprego inadequado de técnicas.

Lembramos ainda de que, de nada adianta o emprego de materiais de primeiríssima qualidade, se forem executados sem o devido planejamento e a necessária habbilidade de que o execute.

Um assunto que está em evidência hoje são os IMPLANTES. A respeito deles, existem 3 fatores básicos que são de vital importância: origem, planejamento cirúrgico / protético e habilidade manual.

Atemo-nos apenas à origem.

Podemos dizer que existem no mundo mais de 200 marcas de implantes sobre as quais encontramos publicações científicas, favoráveis ou não, e mais um incontável número de marcas que oportunamente entram no mercado, porém de forma inexpressiva, sem pesquisas científicas e, muitas vezes, fabricados a partir de tecnologia duvidosa.

Uma marca de implantes é confiável quando tem aprovação contatada em publicações de pesquisas científicas feitas por instituições sem interesse comercial. No entanto, existem instituições que, mesmo com interesse comercial, determinam que suas marcas sejam pesquisadas exaustivamente em animais antes de serem lançadas no mercado, evitando assim que milhares de seres humanos sejam usados como cobaias através de cirurgiões dentistas.

Dentre as marcas que existem no mundo, encontramos hoje no Brasil algumas delas. Entre elas: ITI, IMZ, TF, IMPLAMED, INP, NEW DENT, NAPIO, BORTOLI, BRANEMARK, STERIOSS CORE VENT, 31, etc. Das quais algumas com grande embasamento científico e entre elas algumas nacionais.

Diante de tantas marcas perguntamo-nos então: - Como saber se estamos recebendo um implante de boa qualidade? - Como saber se o que está sendo colocado é realmente o que foi oferecido? - Como saber se o resultado estético/funcional será satisfatório?

Estas e outras indagações surgem para as pessoas que desejam soluções através de implantes.

Infelizmente as respostas só virão com a conclusão do trabalho, mas com muito "feeling" e percepção no momento das consultas ( de preferência com mais de um profissional) terá aumentada a chance de atingir o resultado almejado.

Bar
Batel Home Índice do Batel MailToBatel