LEO CLUBE

Definições e Conceitos

Bar

fonte: "Leão Sabido"- 30a.edição de Áureo Rodrigues - Diretor Internacional 1965-67 da Associação Internacional de Lions Clubes.

O que é "Leo Clube" ?

É um clube juvenil de serviços, organizado sob o amparo de Lions Clube e égide de Lions International.

O que significa "LEO"?

A palavra "LEO" são as iniciais de "Liderança, Experiência, Oportunidade".
Etimologicamente significa "Leão", do latim "leo", "leonis", da 3a. declinação.

Qual o propósito de um Leo Clube?

É promover atividade de serviços dentre os jovens da comunidade, o que servirá para desenvolver as qualidades individuais de Liderança, Experiência e Oportunidade - e para unir os sócios em um laço de amizade, companheirismo e compreensão mútua.

Quem pode patrocinar um Leo Clube?

Um Leo Clube pode ser patrocinado unicamente por um Lions Clube.

Quem pode ser sócio de um Leo Clube?

Qualquer jovem, do sexo masculino ou feminino, entre as idades de 15 a 28 anos.

Deve um Leo Clube ser organizado em conjunção a uma escola ou colégio?

Pode ser, mas não tem que ser obrigatoriamente. Quando o Leo Clube é ligado a uma escola, o controle e supervisão pelo Lions Clube padrinho deve ser feito em cooperação total com as autoridades escolares e sujeitos aos mesmos regulamentos e normas estabelecidas pelas autoridades escolares, para todas as organizações estudantis e atividades extracurriculares da escola.

O ingresso ao Leo Clube pode ser permitido a jovens que já pertencem a outros clubes de serviço similares?

A resposta é não.

Lions Club International se comprometerá com as despesas de um Leo Clube?

Não. O Lions Clube padrinho fica responsável pelo pagamento ao Lions International das quotas referentes às despesas de organização de um Leo Clube.

Quais são os tipos de projetos e atividades que podem ser executados por um Leo Clube?

Numerosíssimos: um programa de segurança no trânsito ao entrar e sair da escola, a supervisão dos locais de recreação, programação de festas e bailes para levantar fundos visando auxílio a estudantes menos favorecidos, visitas a enfermos e presidiários, oferecendo-se para, por exemplo, escrever aos seus familiares no caso de impedimento físico ou intelectual. Enfim, todos os projetos que os Leões realizam podem servir de modelo.

Qual a data de fundação do primeiro Leo Clube no Brasil?

No Brasil, o primeiro Leo Club foi fundado em 28 de agosto de 1969, na cidade de Maceió, Estado de Alagoas. O clube patrocinador foi o Lions Clube de Maceió-Lagoa, na região do Companheiro Leão Waldir da Mata. Foram padrinhos os Companheiros Leões Paulo Lima, Adalberto Câmara e Geraldo Medeiros. O clube chama-se "Leo Clube Maceió-Lagoa".

Qual o Dia Internacional dos Leos?

O Dia Internacional dos Leos é 5 de dezembro. Foi adotado pela Diretoria Internacional para comemorar a fundação do primeiro Leo Clube, ocorrida a 5 de dezembro de 1957.

O que fazer, em Curitiba-Paraná-Brasil, para participar de um Leo Clube?

O Lions Clube de Curitiba Batel está selecionando jovens para organizarem um Leo Clube e a sua particpação é benvinda. Inscreva-se por E-mail: MailToBatel .

Bar