Visita do Presidente da Associação Internacional de Lions Clubes ao Distrito L-6, L-21 e L-10

Bar

Soliva

Notícia veiculada no Jornal A Gazeta do Povo, de 23/01/97 sobre a visita:

O governador Jaime Lerner recebeu, ontem, 22/01/97, das mãos do presidente internacional do Lions Clube, Augustin Soliva, uma medalha de distinção, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Estado em favor das crianças, através dos projetos Da Rua Para a Escola e Formando Cidadão. "O Paraná é o símbolo de alta qualidade de vida. Esta medalha só é outorgada a pessoas que exercem funções públicas, em agradecimento por iniciativas que deram certo", falou Soliva.

O Governador, por sua vez, agradeceu a honra, salientando que sempre recebeu muita ajuda do Lions durante os seus três mandatos à frente da prefeitura de Curitiba. "Quero procurar cada vez mais dar motivos para receber distinções como esta", finalizou.

Após a solenidade, o presidente assinou um convênio com a Sanepar, colocando à disposição o seu voluntariado para participar de um projeto de educação ambiental, a ser desenvolvido nas escolas em todo o estado. Também participou de uma reunião com a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns, visando conhecer os trabalhos já desenvolvidos pela entidade. Segundo Soliva, a Pastoral da Criança, o Projeto Axé - da Bahia, e o projeto para construção de quadras poliesportivas do ministro extraordinário dos Esportes, Edson Arantes do Nascimento, estão entre os dez mais qualificados para receber o "Prêmio Humanitário", outorgado pelo clube. O objetivo do clube é formar cada vez mais parcerias com segmentos sociais que beneficiem as crianças carentes.

Escola

O programa Da Rua Para a Escola, da Secretaria Estadual da Criança e Assuntos da Família, já está implantado em 57 municípios. Com o repasse mensal de uma cesta básica para as famílias, mais de oito mil crianças e adolescentes já foram beneficiados. A distribuição desses alimentos serve como suplementação alimentar, evitando que eles voltem para a rua na busca de recursos para auxiliar as despesas em casa.

As prefeituras participam com o trabalho dos educadores sociais e agentes comunitários, sendo responsáveis pelo acompanhamento semanal das crianças. Todas as famílias são orientadas e encaminhadas a serviços de saúde e documentação. A Secretaria de Estado da Educação garantiu a abertura de vagas em escolas estaduais e municipais localizadas próximas às residências para que não haja problema de evasão escolar. Esse programa também prevê o atendimento de crianças portadoras de necessidades especiais.

Cidadão

O programa atende meninos e adolescentes de rua, na faixa etária de sete a 17 anos. Coordenado pela Secretaria Estadual da Criança e Assuntos da Família, em parceira com a Secretaria Estadual da Segurança Pública, proporciona a iniciação ao trabalho, o fornecimento de alimentação e assistência à saúde. As crianças são encaminhadas aos quartéis da Polícia Militar, como o Corpo de Bombeiros e Cavalaria, onde participam da rotina diária dos policiais. Além de aprenderem uma profissão, através das oficinas de trabalho, são encaminhadas para os serviços de saúde.

Bar