Lions Clubs International

CURRICULUM VITAE

ROGÉRIO KRIEGER

Rogério Krieger

Compositor e Maestro Rogério Krieger nasceu em Curitiba, Paraná, Brasil, no ano de 1962. Na infância, obteve suas primeiras aulas de música com seu avô, Maestro Aldo Krieger. É formado no Curso Superior de Violino da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, classe do maestro Paulo Basísio, onde também estudou contraponto e música contemporânea com José Penalva e harmonia com Henrique Morozovicz. Estudou Regência com Roberto Duarte e com o búlgaro Kamem Galeminov.

Como violinista, atuou como solista da Camerata Antíqua de Curitiba, Spalla e membro fundadorda Orquestra Sinfônica do Paraná. Spalla e solista da Orquestra de Câmera de Curitiba, Concertino da Orquestra de Câmera de Porto (Portugal), Primeiro Violino da Orquestra Sinfônica de La Coruña (Espanha), solista da Orquestra de Câmera Consonantia (Porto), primeiro violino da Orquestra da Rádio e Difusora Portuguesa (Lisboa), além de trabalhos como camerista em grupos como Quadrifonia, Duo Tonalis, Triunvirato, com apresentações em várias cidades da Península Ibérica. Como músico na área de jazz, atuou, atuou em vários concertos com o projeto Mac Banda no Brasil exterior.

Obteve o prêmio Saul Trumpet em 2002 como melhor CD instrumental do Paraná. Neste mesmo ano, golgou o 5° lugar em audiência na América Latina com a composição “Gemini”, através do Projeto MP3.com. Recebeu o prêmio Talento do Paraná como destaque na música paranaense. Como educador, exerceu uma intensa atividade como professor do Conservatório de Música de Porto (Portugal) e regente/diretor artístico da Orquestra e Coro Juvenil da Associação Musical de Pedroso (Vila Nova de Gaia-Portugal).Atualmente, é um dos principais expoentes da nova geração de compositores brasileiros, com obras divulgadas em países como Portugal, Espanha, Itália, França, Inglaterra, Angola e Turquia.

Recebeu do Instituto de Arte e Performance de Liverpool (Inglaterra) Menção Honrosa pela trilha musical do filme “As Carnes”, do cineasta Décio Gava, no ano de 1996.

Em fevereiro de 2009, foi o primeiro compositor brasileiro cujas obras foram interpretadas pela Orquestra da Universidade Hecettepe de Ancara (Turquia) com a obra “Abertura Sinfônica”.

Em setembro de 2008, foi contemplado pela Fundação Cultural de Curitiba como o projeto “Sinfônica Triunfal” para a edição e a publicação da partitura.

Em outubro de 2008, foi convidado para reger a Orquestra de Câmera Solistas de Londrina com repertório de Música Paranaense e obras de sua própria autoria.

Em outubro de 2007, participou do Concerto de Abertura da XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, realizada no Rio de Janeiro, com a Obra intitulada “Abertura Sinfônica”, pela Orquestra Sinfônica Nacional, considerada pela crítica a melhor composição do programa sinfônico. O jornal norte americano Opera Today, salientou recentemente a “eficiência na escrita orquestral de Rogério Krieger, comparado com A. Copland, em seus vôos sinfônicos como sonoridades cinematográficas”.

No ano de 2005, suas composições instrumentais foram divulgadas em Paris (França), representando o Paraná na Mostra Anual de Cultura Brasileira.

Em julho de 2004, dirigiu a Orquestra Filarmônica Polifonia num programa com quatro obras sinfônicas da sua própria autoria, fato inédito na história da música paranaense, consagrando-o como um dos mais importantes compositores da atualidade.

Em abril de 2004, foi indicado pela Secretaria de Cultura do Estado para concorrer ao “Prêmio Jorge Amado”, na categoria de “Música Erudita”, em âmbito nacional.

No ano de 2004, em comemoração aos 150 anos da Emancipação Política do Paraná, Rogério Krieger compôs a obra L.I.F. Poema Sinfônico de exaltação aos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, encomendada pela Secretaria de Cultura do Paraná e cujo concerto de estréia foi transmitido pela TV Educativa do Paraná para toda a América Latina, em dezembro de 2003, como a participação da Orquestra Estadual de Londrina e Orquestra Sinfônica do Paraná. No mesmo ano foi agraciado com o Troféu Mariano Lima concedido pela Secretaria de Educação do Estado, homenagem a sua trajetória musical no cenário da cultura paranaense.

No ano de 2002, com a estréia da Sinfonia Triunfal, obra da sua própria autoria, que foi transmitida pela Rede Estadual de Televisão (TVE) e regida pelo próprio autor, onde Rogério Krieger ganhou mais três prêmios paranaenses de cultura e foi considerado pela crítica o evento mais importante da música erudita paranaense dos últimos trinta anos.

Atualmente é o compositor com maior número de obras em estréias mundiais executadas pela Orquestra Sinfônica do Paraná.

Seus trabalhos sinfônicos são interpretados principalmente pelas seguintes orquestras:

• Orquestra Sinfônica do Paraná

• Orquestra Sinfônica Nacional

• Orquestra Sinfônica da Bahia

• Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo

• Orquestra de Câmera da Cidade de Curitiba

• Orquestra Filarmônica de Curitiba

• Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina

• Orquestra de Câmera “Solistas de Londrina”

• Orquestra de Câmera da PUCPR

• Orquestra da Universidade Federal do Paraná

• Orquestra de Câmera do Porto em Portugal

• Orquestra Sinfônica de Ancara na Turquia.