[Projeto transformador] [Notícia no site] [Descrição do projeto] |
|||
|
|||
|
|||
|
|||
A primeira ação concreta desenvolvida pelo projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica foi o plantio de árvores, em resposta à necessidade do bairro que tem grande carência de área verde e vegetação. Com o apoio de COPEL, da Prefeitura Municipal de Colombo, do Centro de Agroecologia, do Lions Clube e do Condomínio Residencial Alphaville foram plantadas 180 (cento e oitenta) mudas de árvores de tamanho grande no Centro de Convivência, na Escola Municipal Barão de Mauá, no Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, no Posto de Saúde Barão de Mauá e nas Igrejas. Com a doação do Horto da Prefeitura Municipal de Colombo foram distribuídas aos moradores 700 (setecentas) mudas de árvores frutíferas nativas (araçá, pitanga, goiaba, uvaia) que foram plantadas nos lotes do bairro.
Faz parte do projeto de pavimentação do bairro a arborização das ruas. Também há um projeto de recomposição da mata ciliar junto ao Rio Palmital, juntamente com a formação de um bosque com espécies nativas, projeto que será desenvolvido pelo IAP – Instituto Ambiental do Paraná.
2ª Ação: “Jogo Limpo” - Jogo Pedagógico sobre o cuidado com o Meio Ambiente.
Desenvolvido e confeccionado pelo Colégio Bom Jesus, um Jogo Pedagógico tipo tabuleiro, reproduz as principais referências da Comunidade Zumbi e Mauá e também alguns de seus problemas em relação ao meio ambiente. O jogo premia as ações favoráveis ao meio ambiente e pune as ações que agridem o meio ambiente. Cada aluno da Escola Municipal e do Colégio Estadual recebeu um jogo que, depois de praticado e discutido em sala de aula, foi levado para casa para ser utilizado com a família e amigos. Uma quantidade desses jogos permanece nas escolas para serem utilizados ao longo do ano letivo. O grande prêmio que o vencedor ganha no jogo é: “PARABÉNS, VOCÊ GANHOU O JOGO! VAI SER UM LÍDER AMBIENTAL NA COMUNIDADE”. Nesse jogo queremos que cada um e todos sejamos vencedores.
3ª Ação: Horta Comunitária Escolar do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares.
Sob a liderança do Lions Clube Centro, na pessoa do Dr. Mário De Mari e do Sr. Aurélio, e com o apoio da Secretaria de Abastecimento do Município de Curitiba, da Clube Santa Mônica, do Centro de Agroecologia e do Condomínio Residencial Alphaville, realizou-se o sonho da Horta Comunitária Escolar do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares. A horta tem dupla finalidade: ao mesmo tempo que auxiliará a merenda escolar, será instrumento de educação ambiental, ensinando os alunos sobre o manejo do solo, das hortaliças, do adubo orgânico e ainda sobre alimentação saudável. Os 360m2 (trezentos e sessenta metros quadrados) de espaço ocioso foi transformado em canteiros, com ativa participação de professores e alunos.
Como criança que nasce e precisa desenvolver-se com saúde e bem estar, a horta exigirá permanente cuidado e atenção de todos.
4ª Ação: Guarda Mirim - Formiguinhas da Vila Zumbi.
Idealizado e coordenado pelo Sr. Bispo José Dutra, da Igreja Evangélica Jesus de Nazaré, e sob a Organização Não Governamental mantida pela mesma Igreja, está se concretizando o projeto da Guarda Mirim que será denominado FORMIGUINHAS DA VILA ZUMBI. As inscrições já estão sendo feitas na Escola Municipal Barão de Mauá, no Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, no Colégio Manoel Costa Curta e nas Igrejas do Bairro. Os encontros acontecerão nos sábados pela tarde, no Centro de Convivência, onde será a sede das Formiguinhas da Vila Zumbi. As crianças e adolescentes que participarão da Guarda Mirim terão intensa e dinâmica programação de atividades com a meta de formar cidadãos conscientes, preparados e responsáveis pela sua comunidade.
Além da programação específica da Guarda Mirim, serão oferecidos aos seus membros 7 (sete) cursos profissionalizantes, três para meninos (marcenaria, mecânica e pedreiro), três para meninas (corte e costura, pintura e bordado e tapeçaria) e um para ambos os sexos (informática).
A Guarda Mirim Formiguinhas da Vila Zumbi terá uma Diretoria constituída por lideranças da Comunidade das Vilas Zumbi e Mauá e estará sob o amparo de um Conselho Fiscal constituído pelas lideranças religiosas das Igrejas (Pastores e Padre), os quais formalizaram seu apoio ao projeto.
5º. Projeto do Lixo – (ainda sem nome) |
|||
Respondendo a esse apelo está sendo executado um projeto de educação com os alunos das escolas, com os carrinheiros que recolhem lixo reciclável, e com a comunidade em geral. O projeto está sendo liderado pela Aliança Empreendedora e pela Coopzumbi, juntamente com as Direções das Escolas.
6º. Projeto Primavera (ainda sem nome).
Uma comissão foi formada para estudar e apresentar uma proposta de ação significativa a ser desenvolvida na primavera.
Uma pré-proposta foi apresentada no dia 16/05, a qual consiste na realização de diferentes atividades, por faixa etária.
Justificativa O Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica justifica-se a partir dos seguintes fatores:
1º. Existência de elevado índice de carência sócio-econômico-cultural, com elevado número de crianças, adolescentes e jovens em idade escolar. Se, por um lado, há a necessidade de promoção humana e melhoria das condições físicas, econômicas, sociais e ambientais a curto e médio prazos, por outro lado acredita-se que será através da educação que haveremos de formar as próximas gerações com nova consciência e dignidade;
2º. Está havendo uma reestruturação física no bairro com saneamento básico, pavimentação das ruas e construção de sobrados, através da COHAPAR. Acredita-se que ao lado dessa transformação física deve haver um trabalho de mudança sócio-cultural, especialmente no que fiz respeito ao lixo, ao meio ambiente, às questões de higiene e de saúde pública.
3º. Além das marcas da pobreza a população das Vilas Zumbi e Mauá vivem o estigma da exclusão, da discriminação e da baixa estima. Através das melhorias que vem sendo feitas e de todo o processo educativo o Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica pretende recuperar nas pessoas sua consciência de dignidade e cidadania de tal modo que venham a ter orgulho de serem moradores daquelas vilas e, assim, mudar também a visão da população em geral em relação àquelas comunidades.
Metodologia
Desde o início dos trabalhos adotou-se a metodologia participativa procurando-se engajar as lideranças da comunidade, suas organizações e todos os seus membros, tornando-os sujeitos do processo. Há vários anos o Colégio Bom Jesus mantém parceria com a comunidade e realiza ações de apoio e solidariedade. O Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica veio dar um salto significativo de qualidade, ampliando as ações através de uma grande parceria com a comunidade local, com empresas e organizações do seu entorno e com o poder público municipal (Prefeitura de Colombo) e estadual (Cohapar).
Nome do Responsável
(41)2105-4493 / 9988-7791
e-mail Nilson.pegorini@bomjesus.br |
|||