LIDERANÇAS PRESTIGIAM

PROJETO ZUMBI - MAUÁ - AÇÃO ECOLÓGICA

No último sábado (31/03/07), o Centro de Convivência da Vila Zumbi sediou o lançamento do projeto ZUMBI -MAUÁ - AÇÃO ECOLÓGICA. O evento contou com a presença de várias lideranças, entre elas José Antônio Camargo, prefeito de Colombo, Rafael Greca de Macedo, presidente da Cohapar, Tosihiro Ida, governador distrital do Lions Clubes, Frei Jaime Spengler, vice-presidente da Associação Franciscana de Ensino Bom Jesus (foto à direita), Patrícia Daiani Dias, gestora do Colégio Bom Jesus Internacional, e Nilson Izaias Pegorini, coordenador do projeto no Colégio Bom Jesus.

O evento integra uma proposta que prevê ações para a revitalização ambiental das áreas onde hoje estão localizadas as comunidades carentes que residem nos dois bairros.  Uma das ações do projeto é a doação de um jogo pedagógico, tipo tabuleiro, desenvolvido e confeccionado pelo Colégio Bom Jesus, que contempla a realidade das Vilas Zumbi e Mauá, com seus referenciais e realidade. O jogo, distribuído para todos os estudantes das comunidades, será utilizado nas escolas como instrumento pedagógico de conscientização e instrução sobre o cuidado com o meio ambiente e a correta postura como cidadão.

Outra atividade que integra a iniciativa é a distribuição de 500 mudas de árvores frutíferas nativas (araçá, goiaba, pitanga e uvaia), produzidas pelo viveiro da Prefeitura Municipal de Colombo/PR, para moradores, junto a um folheto com orientações para o plantio e cultivo destas espécies. A proposta inclui ainda o projeto Horta Comunitária a ser desenvolvido na Escola Estadual Zumbi dos Palmares, que visa auxiliar na merenda escolar dos alunos e ainda servir como instrumento de educação para o cultivo de hortaliças e ervas medicinais.

O evento contou com a benção de Frei Claudino e as apresentações do Coral do Colégio Bom Jesus, da fanfarra da Prefeitura Municipal de Colombo e de capoeira, além do plantio simbólico da primeira muda no bairro (foto à esquerda). A notícia foi publicada na Gazeta do Povo, no jornal do Sinepe e divulgada pela TV Educativa.

Entidades parceiras

Colégio Bom Jesus, Unifae Centro Universitário, Lions Clube, Prefeitura Municipal de Colombo (Secretaria da Agricultura e da Saúde), Associação dos moradores do Alphaville, Aliança Empreendedora, Coopzumbi, Copel, Sanepar, Cohapar, Centro de Agroecologia, Escola Municipal Barão de Mauá, Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, Creche Betânia, Centro de Convivência Graciosa, Posto de Saúde Barão de Mauá, Associação de Moradores da Vila Zumbi, Associação de Moradores da Vila Mauá, AMA São Lourenço e Clube Santa Mônica.