A construção da cidadania passa pela educação para a autonomia.
 
Há quase dois anos o Projeto Socioambiental Zumbi/Mauá – Ação Ecológica reúne aproximadamente 30 entidades da iniciativa privada, da sociedade civil organizada e do setor público, de dentro, do entorno e externas à Vila Zumbi dos Palmares e Centro Industrial Mauá, no Município de Colombo/PR. O objetivo inicial do projeto era desenvolver ações que contribuíssem na melhoria das condições de vida das pessoas daquela comunidade. Em pesquisa realizada em fevereiro de 2007 foram identificados os principais problemas da comunidade: baixa renda, baixa qualificação profissional dos trabalhadores, inexistência de rede de captação de esgoto, valetas de esgoto a céu aberto, ruas sem pavimentação, muito lixo e sujeira espalhados em todo o bairro, precárias condições de moradia, violência e insegurança dos moradores, baixa estima das pessoas, falta de perspectivas em relação ao futuro, ausência de arborização e vegetação, entre outros.

A pergunta que se fazia era por onde começar o trabalho em vista da transformação da comunidade. Sabia-se, naquele momento, que haveria um grande investimento do governo, através da Cohapar, que implantaria a rede coletora de esgoto, faria a pavimentação das ruas, construiria aproximadamente 280 sobrados e faria a regularização fundiária dos imóveis.

Sabia-se do impacto positivo que isso significaria para a comunidade, como de fato hoje pode ser constatado. Mas sabia-se também que essa melhoria da infra-estrutura física não resolveria outros problemas acima apontados, os quais dependeriam mais de ações de longo prazo que passariam por investimento nas pessoas, na educação, na cultura, na capacitação profissional e na visão das pessoas, na sua crença, nos seus sonhos e sua auto-estima. Desde então o Projeto Zumbi/Mauá vem desenvolvendo ações que possam contribuir na plena emancipação e cidadania das pessoas e da comunidade.

Destacamos algumas ações significativas:

1.Jogo Limpo.

Um jogo pedagógico que foi utilizado em sala de aula. Num tabuleiro foram inseridos os principais referenciais da comunidade, seus problemas e potencialidades. No jogo participam três crianças que ao realizar ações favoráveis ao meio ambiente são premiadas e avanças e, ao contrário, ao realizar ações que danificam o meio ambiente são punidas e retornam ou são excluídas do jogo. Após o jogo, o professor realiza com os alunos dinâmica de discussão sobre as questões que o Jogo Limpo desperta. Cada aluno levou para sua casa um exemplar do jogo para disseminar a reflexão com a família e amigos.

2.Horta Comunitária Escolar.

No Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, com aproximadamente 1400 alunos, foi construída uma horta em espaço ocioso de 360m2. A construção e cultivo da horta visa, além de suprir e complementar a merenda escolar, desenvolver atividades de ensino interdisciplinar com os alunos, incentivar os alunos e suas famílias e cultivarem hortas domiciliares e ainda educar para a alimentação saudável.

3.Plantação de Árvores.

No lançamento do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, no dia 31 de março de 2007, foram plantadas 180 árvores grandes nos espaços públicos da comunidade e foram distribuídas 700 mudas pequenas de árvores frutíferas nativas. No início de 2008 foram plantadas mais de 4000 mudas de árvores de diferentes espécies nativas para recomposição da mata ciliar do Rio Palmital, de onde foram removidas famílias que moravam em condição de risco.

4.Horta Orgânica.

Em espaço ocioso e degradado, de aproximadamente 500m2, no Centro de Convivência e Aprendizado Graciosa foi construída uma horta orgânica, com a participação do grupo de terceira idade, que se reúne todas as quartas-feiras para o cultivo da mesma, sob a orientação do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia. A horta visa, além de proporcionar uma atividade saudável às pessoas de terceira idade, educar para a alimentação saudável, para a preservação ambiental e gerar renda às famílias através da comercialização dos produtos cultivados. Tão bem sucedido está sendo essa iniciativa que mereceu a visita no Governador do Estado do Paraná, Sr. Roberto Requião, que fez grandes elogios ao projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica e suas exitosas parcerias.

5.Guarda Mirim “Formiguinhas da Vila Zumbi” - Escola Profissionalizante.

A Guarda Mirim tem 150 crianças de 9 a 14 anos inscritas e que se reúnem todos os sábados, das 14h às 17h, para atividades de formação humana, cidadã e cívica. Divididas em três batalhões (onça, jacaré e gavião), participam de 5 oficinas de iniciação profissional: mecânica de automóveis, pintura, eletricidade, bijuterias e informática. Ocupando espaço de um pavilhão cedido pela Cohapar, onde estão instaladas as oficinas e sala de aulas, as crianças terão aulas nas oficinas durante a semana no horário de contraturno e aos sábados serão mantidas as atividade de formação humana, de cidadania, de civismo e esportes.

6.Curso para carrinheiros da COOPZUMBI.

Professores e alunos do Curso de Administração Integral da FAE Centro Universitário promoveram um curso de Administração para os carrinheiros cooperados da COOPZUMBI. O curso contribuiu para despertar nos cooperados o cultivo de sonhos e perspectivas de futuro, de crescimento pessoal e profissional. Além disso o curso possibilitou a criação de uma sala de aula na cooperativa e uma cozinha que faz o almoço diário aos seus trabalhadores cooperados.

7.Zumbiental I e II.

Esse foi o nome que os alunos das escolas escolheram para uma atividade anual desenvolvida com professores e alunos. A cada ano define-se um assunto. No ano passado o assunto foi Lixo e Reciclagem; neste ano de 2008 o assunto foi A Carta da Terra. Esse assunto é inicialmente tratado com os professores, numa manhã da Semana Pedagógica, com palestra e oficinas. Depois cada professor aborda o assunto com seus alunos resultando em trabalhos que, em data definida, são expostos à Comunidade na forma de Mostra de Trabalhos ou Feira do Conhecimento.

8.Feira do Produtor.

A Feira do Produtor visa, antes de tudo, atender a comunidade com produtos fornecidos diretamente do produtor, tais como frutas, legumes e verduras. Visa também a comercialização de produtos caseiros e artesanais produzidos pela comunidade, sejam pessoas físicas ou entidades, como fator de geração de renda. Visa ainda reunir a comunidade em espaço aberto e livre, como forma integração. Por fim, visa atrair pessoas de outras comunidades para conhecer a Vila Zumbi, adquirir produtos e levar uma imagem positiva da comunidade. Assim, a Feira do Produtor reúne vários elementos: empreendedorismo, geração de renda, integração e convivência, serviço à comunidade e elevação da sua auto-estima. A Feira iniciou no dia 16 de agosto de 2008 e está se estruturando para tornar-se permanente, ou seja, todos os sábados, das 9h às 13h, na Rua Principal da Vila Zumbi, em frente à Igreja Católica. Uma Comissão do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica é responsável pela administração da Feira. Para tanto a Comissão criou Regimento, Ficha de Cadastro, Termo de Compromisso e Ficha Técnica, sendo tudo administrado a partir do Centro de Convivência e Aprendizado Graciosa.

9.Consultoria Jurídica.

Desde o ano passado a comunidade recebe consultoria jurídica gratuita, através do atendimento de um advogado patrocinado pela empresa Brasil Leilões, que dedica uma manhã por mês para orientar as pessoas sobre os mais diferentes problemas jurídicos que enfrentam no seu cotidiano.

10.Orientação Vocacional.

Criada para orientar estudantes de 8ª série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares sobre a opção vocacional, esse trabalho coloca à disposição dos alunos uma psicóloga, cedida por empresa Brasil Leiolões, que desenvolve orientação vocacional através de palestras e dinâmicas. Os alunos são atendidos, gratuitamente, em seções marcadas pela escola, ou no consultório da psicóloga. Na escola municipal Barão de Mauá o trabalho foi direcionado aos professores e profissionais.

11.Curso de Pós Graduação.

A partir de pesquisa sobre condições de saúde e nutrição dos alunos da Escola Municipal Barão de Mauá, realizado por um grupo de professores especialistas no assunto, constatou-se problemas de postura, de visão, de risco alimentar e outros. Esses professores reuniram os professores da escola para fazer o relatório da pesquisa e estudar formas de responder aos problemas detectados. A discussão resultou em

12.Curso de Arranjos Florais.

Com o intuito de proporcionar uma nova formação de trabalho para as mulheres da comunidade da Vila Zumbi dos Palmares, a ação Curso de Arranjos Florais buscou uma qualificação que possibilitasse a prestação de serviços a eventos, festas e comemorações, dentro e fora da comunidade. O curso trabalhou questões como materiais e técnicas de montagem de arranjos florais, conservação e manipulação de plantas. As alunas tiveram aulas teóricas e práticas durante cinco tardes, totalizando 20 horas de curso.

13.Jornal Zumbi/Mauá – Ação Ecológica.

Com intuito de divulgar as ações do Projeto à própria comunidade e toda a sociedade, incentivando outras instituições, grupos e pessoas a também desenvolverem projetos socioambientais, foi criado o Jornal Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, com três edições anuais.

O conteúdo, que é finalizado pela equipe de jornalismo da FAE, é escrito pelos próprios membros das entidades que participam do Projeto, ficando o custo da impressão gráfica a encargo de empresas patrocinadoras.

14.Mutirão de Arborização Urbana.

Continuando o plano de melhoria ambiental e das condições de vida, saúde e bem estar de seus moradores, articulou-se um grande mutirão de Arborização Urbana, com a plantação de 800 mudas de árvores de diferentes espécies. Antecedeu o mutirão um forte trabalho com todas as turmas de alunos das escolas (cerca de 3000 crianças e adolescentes), fazendo demonstração prática do plantio de uma árvore, falando da importância das árvores para o meio ambiente e dos cuidados no pós plantio, com convocação dos mesmos para o mutirão.

15.Fabricação de Aquecedores Solares.

A fim de promover a capacitação de carrinheiros e trabalhadores da COOPZUMBI, o Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica ofereceu o curso de fabricação de aquecedores solares com material reciclável.

Durante o curso, que atendeu aproximadamente 13 pessoas, com carga horária de 20 horas, os trabalhadores aprenderam sobre o mecanismo do aquecedor solar, seus componentes, a técnica de fabricação e instalação. Possibilitou, assim, a geração de renda para as famílias da comunidade, além da diminuição do consumo de energia elétrica, tornando-se também uma ação em favor da sustentabilidade do planeta.

16.Curso de Jardim e Horta na Coopzumbi.

A comunidade da Vila Zumbi dos Palmares e do Centro Industrial Mauá teve a oportunidade de desenvolver práticas voltadas ao planejamento, a implantação e a conservação de jardins e hortas através da ação comunitária Jardim e Horta na COOPZUMBI. O curso oferecido pelo Projeto Zumbi/Mauá - Ação Ecológica teve o objetivo de capacitar moradores e trabalhadores da região a produzir hortaliças para a cozinha da COOPZUMBI, diminuir os custos da alimentação, melhorar a qualidade de vida e bem estar dos moradores, através da alimentação com produtos orgânicos, e desenvolver uma atividade que possa gerar renda, contribuindo para o equilíbrio ambiental. Os trabalhadores receberam orientação de um técnico agrícola sobre tipos de plantas, sondagem e adubação do solo, cuidado das plantas e o combate de pragas. O curso, com uma carga horária de 20 horas, atingiu 20 trabalhadores.

17.Capacitação em Empreendedorismo / Organização e Métodos na Reciclagem do Lixo.

Com o objetivo de aprimorar a habilidade de criar, renovar, modificar e conduzir a gestão de empreendimentos inovadores para os membros da cooperativa de carrinheiros e demais trabalhadores da COOPZUMBI, o Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica ofereceu o curso de Capacitação em Empreendedorismo / Organização e Métodos na Reciclagem do Lixo. O curso, ministrado por um profissional da aérea de reciclagem, foi desenvolvido ao longo de 16 dias, somando 32 horas. A iniciativa possibilitou a aprendizagem do método dos 5S: senso de utilização, de organização, de limpeza e higiene, de padronização e de disciplina e do método dos 3R: Reduzir, reutilizar e reciclar. Buscou-se, assim, ampliar a visão de negócio do lixo, sua importância para o meio ambiente e aumentar a auto-estima dos trabalhadores.

18.Encontro da Comunidade-relatório e avaliação do Projeto.

Organizado com o intuito de proporcionar um momento de descontração, repassar à comunidade os resultados das ações realizadas e os objetivos futuros, o evento, que comemorou o aniversário de um ano do projeto, contou com aproximadamente 500 pessoas que puderam participar de sorteios de brindes doados por empresas parceiros.

19.Educação para o Lixo.

Para diminuir a quantidade de lixo destinada ao aterro sanitário e promover nos alunos a conscientização sobre o lixo, a reciclagem e o meio ambiente, foi desenvolvido um trabalho em sala de aula com os alunos da comunidade. O trabalho nas escolas foi coordenado pela pedagoga Daniele, da Coopzumbi, que foi de sala em sala conversar com os alunos sobre o assunto do lixo, sua separação, e a questão do meio ambiente. Pretendendo ainda garantir que a coleta do lixo aconteça efetivamente pela Prefeitura Municipal de Colombo, evitando acúmulo de lixo e criação de insetos e larvas, o coordenador de Resíduos Sólidos da Prefeitura de Colombo esteve presente na reunião do projeto para ouvir a problemática da comunidade e buscar soluções.

20.Projeto de Esportes.

Para ocupação de crianças e jovens no contraturno escolar em atividade sadia e de formação humana e cidadã, está sendo construído um projeto de esportes com base científica. Nesse projeto, sob a coordenação do Lions Clube Centro, haverá a participação da FAE Centro Universitário, UNIBRASIL, Universidade Federal do Paraná, SESI e Coritiba Football Clube. O Projeto de Esportes é parte de iniciativas já existentes coordenadas pelo Pastor China, da Igreja Batista, que há nove anos mantém uma escolinha de futebol e das aulas das aulas de futebol disponibilizadas pela Prefeitura Municipal de Colombo.

O Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, que já foi certificado como modelo de projeto socioambiental para Instituições de Ensino Superior, além de ser um grande esforço de resgate social e promoção da dignidade e cidadania de uma comunidade em risco social, é também uma metodologia de abordagem socioambiental. O êxito do mesmo deve-se ao modelo de parceria entre entidades da iniciativa privada com o setor público e a sociedade civil organizada, entre entidades de dentro, do entorno e externas à comunidade, todos buscando o mesmo objetivo de transformar a realidade existente.


Relação das entidades integrantes do Projeto até esta data
  • Colégio Bom Jesus;
  • FAE Centro Universitário;
  • Associação Internacional de Lions Clubes:
    • Distrito LD-1,
    • Lions Clube de Curitiba Batel,
    • Lions Clube Curitiba Centro;
    • Lions Clube de Curitiba Mercês
  • Prefeitura Municipal de Colombo;
  • Condomínio Alphaville Graciosa;
  • Aliança Empreendedora;
  • COOPZUMBI;
  • Copel;
  • Sanepar;
  • Cohapar;
  • Centro Paranaense de Referência em Agroecologia;
  • Escola Municipal Barão de Mauá;
  • Colégio Estadual Zumbi dos Palmares;
  • Creche Betânia;
  • Centro de Convivência e Aprendizado Graciosa;
  • APOIO – Associação Paranaense de Orientação, Integração e Ofícios;
  • Posto de Saúde Barão de Mauá;
  • Associação de Moradores da Vila Zumbi dos Palmares;
  • Associação de Moradores do Centro Industrial Mauá;
  • AMA São Lourenço;
  • Clube de Campo Santa Mônica;
  • Brasil Leilões;
  • UNIBRASIL;
  • ACEJART;
  • Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – FIEP;
  • Guarda Mirim Formiguinhas da Vila Zumbi;
  • ABDC – Associação Brasileira de Defesa Cívica;
  • FEPAR – Faculdade Evangélica do Paraná; ABRANUFI.