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Distrito LD-1

 

GST – Ano I

2020 2021

 

“Global Service Team”

 

Equipe Global de Serviços

Veja:

Memorando aos Assessores GST do Lions Clubes

 

MODERNIZAÇÃO DO LIONS ATRAVÉS DE ADEQUAÇÃO ÀS MUDANÇAS AMBIENTAIS

 

estrutura GAT GST GMT LCIF


 

 Memorando aos Assessores GST do Lions Clubes

 

Lions Clubs International em sua 100ª. Convenção Internacional, realizada na cidade de Chicago, de 30.06 a 04.07.2017 aprovou a criação de GAT-Equipe de Ação Global, que congrega a GLT-Equipe de Liderança Global, a GMT-Equipe de Aumento de Associados e recém-criada GST-Equipe de Serviço Global, que entrou em vigor em 01 de julho de 2.017.

Lions Clubs International entendeu que a unidade mais importante é o Clube e, por isso, desenhou o Organograma da nova estrutura, de baixo para cima. Isso é inédito e é histórico. Isso é a prova de valorização dos Clubes.

Veja o organograma de GAT-Equipe de Ação Global, válido para o Distrito LD-1.

 

Como pode ser notado, em nível de Clube, a GAT-Equipe Ação Global é coordenado pelo próprio Presidente, tendo como seus Assessores GLT, GMT e GST, respectivamente.

Para você, que foi designado como Assessor GST do Clube, poder trabalhar com maior produtividade e sem estresse desnecessário, é importante que conheça a Lei Paretto ou Curva ABC.

ANÁLISE DA CURVA “ABC”

Atribuído ao WILFREDO PARETTO, italiano que em 1.897 realizou estudo sobre distribuição de renda.

Ele constatou que 20% da população detinham 80% da Renda Total. A partir daí houve aplicação para todas as áreas para dados MENSURÁVEIS.

É chamada de LEI porque acontece sempre em tudo que é mensurável.

Eis alguns aplicativos:

a) – A Curva ABC tem sido utilizada para administração de Estoques;

b) – Para definição de políticas de vendas;

c) – Para planejamento da produção;

É uma ferramenta gerencial que permite identificar quais itens merecem maiores atenções pela sua importância relativa.

CURVA “ABC” APLICADA AO ESTOQUE

a) – Classe A: itens que possuem alto valor de demanda (poucos itens com alto valor);

b) – Classe B: Itens que possuem um valor de demanda intermediário;

c) – Classe C: Itens que possuem um valor de demanda anual baixo, mas formado por muitos artigos.

APLICAÇÃO NO QUADRO ASSOCIATIVO DE LIONS CLUBE

Se aplicado o mesmo sistema em relação aos Associados de um Clube, vamos observar o mesmo fenômeno, salvo raras exceções.

Experimente relacionar os Associados de seu Clube em ordem DECRESCENTE de produção (frequência, participação em atividades, nas campanhas, nos comitês Assessores, RCDs, Convenções Distritais, Reunião de Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LD, Convenções do Distrito Múltiplo LD, FOLACs, Convenções Internacionais ou mesmo aos cargos eletivos do Clube.

É desejável que sempre haja 100% de frequência e participação em tudo que o Clube realiza.

Mas isso é quase utópico por diversos motivos.

Por isso, não se estresse desnecessariamente, conhecendo a realidade, através da análise da Curva ABC.

Se desejar maior número de força de trabalho produtivo, é preciso aumentar o número de Associados Qualificados, através de oferta de Serviços Atuais que venham a resolver os problemas que a sociedade está enfrentando, entrando em SINTONIA com as expectativas do mundo que nos cerca. A maneira de como fazê-lo será explicada no final deste trabalho.

Todos os Associados do Clube em dia com a Tesouraria são importantes. No mínimo colabora para expressão da força política leonística, em termos de determinação do número de Delegados às Convenções. Todos têm a mesma importância.

Se você aplicar esta análise ABC no seu Clube, supondo-se que é formado por 30 associados, provavelmente vai encontrar os seguintes resultados, ou mais próximos deles:

Mas porque então a maioria de Clubes do mundo encontra dificuldades em atração de novos Associados?

Vamos analisar, então, a média de Associados por Clubes, em diferentes níveis, com base em dados estatísticos de 31.08.2017.

Em 31.08.2017, o Distrito LD-1 contava com 56 Clubes e 1.720 Associados, cuja média foi de 30,71 associados/Clube.

Aplicando-se a análise ABC, vamos encontrar números semelhantes aos contidos no penúltimo quadro, isto é, cerca de seis Associados estão carregando a maioria dos Clubes do Distrito.

Como esses Clubes já realizam duas ou três atividades, sobrecarregando aqueles seis heróis, mesmo sabendo que a sociedade exige a implantação de novos serviços mais atuais, para atender as necessidades prementes de hoje, os clubes não têm força de trabalho para dar atendimento a essas justas reivindicações. Por isso continuam oferecendo apenas os serviços implantados há muito tempo, que para os olhos de voluntários de hoje, eles estão “defasados no tempo”, isto é, não é prioritário para eles. Como os serviços ofertados estão na situação de FORA DE SINTONIA com as expectativas da sociedade, razão pela qual tem dificuldade na atração de novos Associados.

Esquematicamente a situação pode ser demonstrada pela figura abaixo:

Se não ingressam novos Associados, o quadro vai envelhecendo e ao longo do tempo pode se reduzir por diversos motivos. Poucos serviços que vinham prestando também vão sendo cortados e finalmente há o fechamento de Clubes.

Vamos ver como andam os números de encerramento de Clubes, em diferentes níveis?

QUANTIDADES DE CLUBES FECHADOS

É tão difícil fundar um Clube, por isso é profundamente lamentável que tão grande número de Clubes seja “encerrado” anualmente.

Sabe quantos Clubes foram “encerrados” no Distrito LD-1, somente depois do ano de 1.980 até agora?

Relação de Clubes de Lions Fechados a partir de 1.980 no Distrito LD-1

No.

No. do

Clube

Nome do

Clube

Dada

Fundação

Data

Encerramento

01

038.306

Ampére

23.04.1980

 

02

049.392

Araucária

 

 

03

05l.078

Arapoti

 

 

04

060.214

Bocaiúva do Sul

 

 

05

056.352

Campina Grande do Sul

 

 

06

105.463

Campina Grande do Sul Pico do Paraná

13.05.2009

 

07

105.550

Campo Magro

00.00.2010

 

08

034.960

Campo Largo

24.01.1978

 

09

060.811

Campo Largo-Centro

 

 

10

016.704

Capanema

30.05.1969

Março de 2003

11

039.172

Capitão Leônidas Marques

02.10.1980

 

12

016.705

Cascavel Centro

30.03.1957

 

13

016.703

Céu Azul

28.03.1970

 

14

016.709

Corbélia

26.03.1970

 

15

054.840

Curitiba Água Verde

 

 

16

029.123

Curitiba Ambiental

29.10.1980

 

17

016.711

Curitiba Bacacheri

10.10.1960

 

18

029.489

Curitiba Cabral

24.06.1974

 

19

099.279

Curitiba Capital

15.05.2007

 

20

038.065

Curitiba Centro Cívico

11.02.1980

 

21

055.697

Curitiba Champagnat

 

 

22

030.128

Curitiba Dante Alighieri

13.01.1975

 

23

041.785

Curitiba Jardim Botânico

31.08.1982

 

24

034.851

Curitiba Los Ângeles

30.10.197

 

25

016.713

Curitiba Marumbi

15.08.1966

 

26

099.210

Curitiba Nikkei

26.04.2007

 

27

056.236

Curitiba Themis

 

 

28

119.788

Formosa do Oeste

22.06.2013

 

29

 

Foz do Iguaçu Três Fronteiras

 

 

30

016.720

Francisco Beltrão Leste

15.10.1969

 

31

016.721

Guarapuava

09.10.1964

 

32

033.851

Guaratuba

05.03.1977

 

33

059.644

Guaratuba Centro

 

 

34

016.722

Irati

06.05.1955

 

35

044.846

Jaguariaíva

 

 

36

060.178

Juranda

 

 

37

043.092

Lapa

03.10.1983

 

38

016.724

Marmeleiro

13.10.1969

 

39

062.418

Matinhos Caiobá

 

 

40

016.723

Mercedes

 

 

41

034.188

Nova Santa Rosa

29.06.1977

 

42

119.784

Palmas Quilombola

22.06.2013

 

43

016.727

Palotina

11.04.1970

 

44

016.729

Paranaguá

20.04.1958

 

45

016.730

Pato Branco

03.02.1963

 

46

039.878

Piraí do Sul

06.05.1981

 

47

049.730

Piraquara

 

 

48

034.279

Planalto

20.06.1977

 

49

052.043

Pontal do Paraná

 

 

50

016.733

Realeza

29.05.1969

 

51

016.735

Santa Izabel D’Oeste

22.03.1970

 

52

042.793

Santa Terezinha do Itaipu

29.06.1983

 

53

034.187

São José dos Pinhais Aeroporto

29.06.1977

 

54

099.295

São José dos Pinhais Norte

00.00.2007

 

55

060.179

São José dos Pinhais Rui Barbosa

 

 

56

041.183

Telêmaco Borba

20.04.1982

 

57

111.284

Ventania

00.00.2011

 

Atualmente o Distrito LD-1 conta com 56 Clubes e o número de unidades fechadas a partir de 1.980 é de 57, maior do que o total existente hoje.

CÍCLO DE VIDA DE PRODUTO ou SERVIÇO

Seria de todo conveniente que se conheça a teoria do Ciclo de Vida de Produto, que pode ser aplicado, também aos Serviços prestados por Lions.

O Ciclo de Vida do Produto assume que todo produto passará por etapas definidas desde seu lançamento até sua descontinuação. Essas etapas são inspiradas no ciclo de vida biológico e levam os nomes:

a) – Introdução;

b) – Crescimento;

c) – Maturidade; e

d) – Declínio.

Conhecendo cada etapa do Ciclo de Vida do Produto, você consegue entender a fase em que seu produto e/ou Serviço vive e, então, definir qual a melhor estratégia a ser seguido.

INTRODUÇÃO

Lançamento do Serviço para atendimento das necessidades comunitárias, devendo se fazer esforços para atração de novos Associados que queiram trabalhar no projeto do novo Serviço.

CRESCIMENTO

Nesta fase haverá empolgação da Comunidade por resolver seus problemas, por isso, você encontrará maior facilidade na atração de novos Associados, para trabalharem no projeto.

MATURIDADE

A Maturidade é a etapa onde o Serviço alcança seu melhor desempenho, com intensa participação de Associados com total apoio da Comunidade. Em geral, a maturidade é a maior fase em tempo.

DECLÍNIO

O Declínio é a etapa em que os serviços começam a perder o encanto da comunidade. Normalmente essa fase é marcada por uma mudança na sociedade, onde surgem novas necessidades e/ou problemas, em função disso, o antigo serviço deixa de ser prioridade aos olhos de voluntários da comunidade.

Por isso, fica muito difícil a atração de novos Associados.

Está na hora de lançar novo Serviço que venha a resolver os problemas emergentes da sociedade.

Desta forma, tem início o novo Ciclo de Vida de Serviço, procurando atrair pessoas possuidoras de habilidades e experiências, aliada à vontade de trabalhar na solução de problemas da sociedade, entrando em SINTONIA com as expectativas comunitárias.

No mundo em constante mutação, o tempo de duração do Ciclo de Vida do Serviço tende a ser cada vez menor.

CONCLUSÃO

A maioria dos Clubes não tem agilidade suficiente para perceber e lançar novos Serviços. Na realidade ficam presos aos Serviços lançados há muito tempo, sem ter a percepção de que eles estão vivendo na última fase do Declínio. Por isso encontram dificuldades na atração de novos Associados.

Os voluntários da sociedade estão com suas atenções voltadas na resolução de novos problemas, os quais são importantes para vida deles.

CRIAÇÃO DA GAT-EQUIPE DE AÇÃO GLOBAL

Para assegurar um crescimento SUSTENTÁVEL de Clubes no segundo Século é que foi criada a GAT-Equipe de Ação Global, agregando numa única Equipe as três principais áreas do LCI, a saber:

a) – GST-Equipe de Serviço Global;

b) – GMT-Equipe de Aumento de Associados; e

c) – GLT –Equipe de Liderança Global;

ATO DE NOMEAÇÃO DO PDG ROBERTO ITAMAR FARIAS – o “Dunga”

Pelo Presidente Naresh Aggarwal

Segue trecho de documento de nomeação do PDG Dunga, como Líder de Área para os Distritos Múltiplos LC e LD:

“Seu papel na Equipe de Ação Global é essencial para o nosso sucesso.

Como Líder de Área GST você será responsável por divulgar os programas e as oportunidades de serviço dentro da sua respectiva Área. Além disso, você apoiará as iniciativas de programas de seus colegas da GLT e GMT.

Nosso Presidente da EQUIPE DE AÇÃO GLOBAL, PIP Dr. TAM, atribuiu ao Líder de Área GST a responsabilidade ADICIONAL de CONVOCADOR da Equipe de Ação Global.

O Coordenador da Equipe de Ação Global garantirá que os Líderes dentro de cada área trabalhem em colaboração para que as iniciativas da Equipe de Ação Global fortaleçam nossos Clubes e inspirem nossos Associados”.

NOVA ATITUDE PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COMUNITÁRIOS

Em função da orientação do Presidente Internacional Naresh e também do Presidente da GAT-Equipe de Ação Global e da GST-Equipe de Serviço Global – PIP Dr. Wing-Kun Tam, cuja transcrição consta no item anterior, os Clubes terão que ajustar a maneira de conduzir novos Serviços, como segue:

  1. A GST-Equipe de Serviço Global do Clube apresenta à Diretoria para APROVAÇÃO da introdução de Novo Serviço em SINTONIA com a expectativa Comunitária, que naturalmente tem que ser prioridade aos olhos da Sociedade.

  2. Ato contínuo, a GMT-Equipe de Aumento de Associados do Clube procura e fazer ingressar voluntários que possuam aptidões para bem conduzir o Novo Serviço;

  3. A GLT-Equipe de Liderança Global do Clube treina e capacita novos Leões, para que possam ser produtivos e Felizes na execução de Serviços do Clube.

A cada novo Serviço introduz, de 7 a 10 novos Associados Qualificados. É o caminho mais rápido e curto para o crescimento, através de atração de Novos Associados possuidores de aptidões para levarem avante com Novos Serviços.

COMO CRIAR NOVOS SERVIÇOS COMUNITÁRIOS ATUAIS?

1) Promova ampla pesquisa, visando a conhecer as reais necessidades Comunitárias, realizando tipo “audiência pública” com as lideranças locais;

2) Uma vez definido o Serviço eleito como de maior prioridade, proceda:

  1. Desenhe um ORGANOGRAMA do Novo Serviço;

  2. Registre as HABILIDADES requeridas para cada integrante (conhecimento, experiência, vontade de trabalhar no projeto, etc.) na parte superior da quadrícula;

  3. Vá à procura de VOLUNTÁRIOS possuidores de qualificações requeridas e, quando encontrar o candidato certo para o preenchimento da quadrícula, somente neste estágio deve ser registrado o nome da pessoa;

  4. Façam ingressar no Clube e treine-os e façam deles Leões Felizes.

ORGANOGRAMA DE NOVO SERVIÇO DENOMINADO:

Na parte superior da Quadrícula: Registre o nome do cargo e/ou habilidades/ experiência/ conhecimento requeridos;

Na parte inferior da Quadrícula: Completar com o nome de candidato possuidor de aptidões requeridas para cada função a ser exercida dentro do Novo Serviço.

Doravante a GAT-Equipe de Ação Global do Clube coordenada pelo próprio Presidente e com apoio de seus Assessores GST, GMT e GLT trabalharão unidos em prol de fortalecimento de Clube, por meio de inovação permanente nos Serviços ofertados, entrando em SINTONIA com as expectativas da Comunidade.

O crescimento de Clube, através de ingresso de novos Associados ficará mais efetivo na medida em que as ações do Clube venham a resolver os problemas vividos pela sociedade que o cerca.

Os novos Associados recém-chegados deverão ser objeto de treinamento pela GLT, para que sejam mais produtivos no serviço leonístico de SERVIR.

Essa unificação de Equipes criará grande força de sinergia e novas oportunidades para que o Clube expanda e preste serviços, entrando num círculo virtuoso de crescimento contínuo.

Entretanto, para que esse esquema funcione, os Leões têm que ter atitude de mente aberta, para aceitar a incorporação de inovação nos serviços que irão oferecer, sem prejuízo de atividades existentes, pois, alguns gostariam de continuar fazendo aquilo que sempre fizeram.

Desta forma, no Lions há oportunidades para todos, os novos serviços que requererem experiências e conhecimentos específicos, então serão recrutados candidatos possuidores desses requisitos, constituindo-se num fator importante de crescimento e renovação no Quadro de Associados do Clube.

MODELO DE SERVIÇO PARA O SÉCULO XXI

Mediante pesquisa realizada no decorrer do ano de 2016 com todos os Leões do mundo, chegou-se a definição de PRIORIDADES da Estrutura de Serviços Globais a serem ofertados para o Século XXI, como segue:

  1. Diabetes;

  2. Meio Ambiente;

  3. Alívio à Fome;

  4. Câncer Pediátrico; e

  5. Visão.

A Estrutura de Serviços Globais enfoca nos esforços dos Leões e LEOs em cinco áreas de serviço com a meta de triplicar o nosso impacto humanitário, atendendo 200 milhões de pessoas por ano até 2.021. A Estrutura de Serviços Globais complementa todas as grandes maneiras das quais os Clubes servem localmente e proporciona aos Leões e LEOs novas oportunidades para ajudar a enfrentar os desafios crescentes que a humanidade encara.

O Clube que não dispuser de Leões habilitados para poder abraçar um ou outro Serviço acima, terá uma ótima oportunidade para elaborar o ORGANOGRAMA do novo Serviço, colocando as habilidades requeridas, para que o mesmo venha a funcionar a contento. Depois ir à procura de pessoas portadoras de requisitos exigidos, para incorporar ao seu Quadro Associativo. Treiná-los e fazer funcionar o Serviço. Será uma ótima oportunidade para crescimento com Associados Qualificados.

Campanhas do DESAFIO DE SERVIÇOS DO CENTENÁRIO e PROJETOS DE LEGADO DO CENTENÁRIO À COMUNIDADE

Implementar os projetos que estejam alinhados às campanhas do Desafio de Serviços do Centenário (CSC) (AL 2017-2018) e à Estrutura de Serviços de LCI Adiante. Explorar e executar Projetos de Legado do Centenário à Comunidade (AL 2017-2018) para aumentar a visibilidade do impacto do serviço dos Leões nas comunidades locais.

Em Relação à LCIF

Aumentar a colaboração Junto ao Coordenador de LCIF em nível de clube, visando a maximizar a utilização de recursos e o envolvimento de angariação de fundos da LCIF.

Quero enfatizar que cada Clube continua gozando de sua autonomia, portanto, tem toda liberdade para tomar decisões que seja melhor, inclusive escolhendo atividades típicas da comunidade onde está inserido.

ASSESSOR da GST de Serviços de Clube – Descrição de Cargo

Abaixo está transcrito o conteúdo da Ficha de Descrição de Cargo, de Assessor da GST de Serviços de Clube, aprovado pelo LCI:

Mandato: Cargo eleito para um ano como dirigente de Clube e membro da Diretoria.

Visão Geral do Cargo: Como Assessor da GST de serviços de Clube, você tornará o sonho do Melvin Jones realidade, que toda necessidade possa ser atendida por um Leão ou LEO. Você é responsável por implementar o serviço de impacto e os projetos de angariações de fundos, aumentar o envolvimento dos associados nos projetos de serviço e aumentar a conscientização do impacto coletivo dos Leões em atender às necessidades humanitárias globais.

Ações que Levam ao Sucesso:

  • Colaborar com os assessores da GLT e da GMT de Clube e Presidente da Equipe de Ação Global de Clube (Presidente do Clube) no sentido de potencializar iniciativas voltadas ao desenvolvimento da liderança, aumento de associados e expansão do serviço humanitário;

  • Desenvolver e liderar um comitê de serviços para criar e implementar as metas e planos de ação de serviços;

  • Apoiar a conservação de associados, criando uma atmosfera harmoniosa no clube. Fazer com que os associados sintam que fazem parte da família de Leões enquanto servem a comunidade local;

  • Aumentar a satisfação dos associados em eventos de projetos de serviço do clube e esforços de angariação de fundos, enquanto atende, de forma eficaz, as necessidades prioritárias da comunidade;

  • Implementar os projetos que estejam alinhados às campanhas do Desafio de Serviços do Centenário (CSC) (AL 2017-2018) e à Estrutura de Serviços de LCI Adiante. Explorar e executar Projetos de Legado do Centenário à Comunidade (AL 2017-2018) para aumentar a visibilidade do impacto do serviço dos Leões nas comunidades locais;

  • Assegurar que todos os projetos de serviço sejam reportados através do MyLCI. Utilizar os relatórios dos resultados quantitativos e consistentes para que os resultados possam ser divulgados de maneira cumulativa e de acordo com as práticas padrão de LCI;

  • Colaborar com os líderes de marketing e RP de clube para aumentar a conscientização comunitária sobre os projetos de serviço do clube e impacto de serviço;

  • Aumentar o envolvimento de Leões e LEOs nos projetos de serviço através da utilização do aplicativo de LCI;

  • Aumentar a colaboração do coordenador de LCIF em nível de clube para maximizar a utilização de recursos e o envolvimento de angariação de fundos da LCIF;

  • Participar das reuniões e eventos da região, divisão e do distrito;

  • Colaborar com a GMT e o assessor de aumento de associados de clube para incentivar atuais e possíveis associados a participarem de projetos de serviços.

A Medida do Sucesso:

  • Aumentar a satisfação dos associados em projetos de serviço de clube e eventos de angariação de fundos, através da participação de associados em projetos de serviço;

  • Aumentar a implementação de projetos de serviço e o envio de relatórios em relação ao ano anterior;

  • Planejar e executar pelo menos um projeto relacionado ao diabetes;

  • Planejar e executar projetos de serviço alinhados com cada uma das 5 áreas das campanhas do Desafio de Serviços do Centenário (CSC) (AL 2017-18). Iniciar pelo menos um Projeto de Legado do Centenário à Comunidade (AL2017-18);

  • Inserir e gerenciar pelo menos um projeto de serviço ou evento de angariação de fundos através do aplicativo de LCI;

  • Implementar pelo menos um projeto de serviço ou evento de angariação de fundos em conjunto com um LEO Clube local ou organização de serviços para jovens.

Qualificações Recomendadas:

  • Ser apaixonado por Lions e estar envolvido no futuro da associação;

  • Demonstrar experiência em liderar e desenvolver atividades de serviço nos últimos cinco anos;

  • Possuir forte habilidade de gerenciamento de projetos ou eventos, oratória e apresentação;

  • Estar familiarizado com os programas, parcerias e subsídios de LCIF;

  • Ser capaz de fazer uso da tecnologia (e-mail, Microsoft Office, MyLCI, Website de LCI, mídia social);

  • Estrutura de Relatório

  • O assessor da GST de serviços de clube reporta para o Coordenador da GST de Distrito;

  • O assessor da GST de serviços de clube, assessor da GMT de aumento de associados de clube e assessor da GLT de desenvolvimento de liderança de clube, reportam para o Presidente da Equipe de Ação global (Presidente de Clube);

CONCLUSÃO

Esta Coordenação GST do Distrito LD-1 estará sempre à disposição de todos os Clubes, para dirimir eventuais dúvidas, bem como ministrando sessões de treinamento pertinente, para melhorar o desempenho de todas as unidades do Distrito.

Novas orientações serão emitidas à medida que forem surgindo outras definições, uma vez que o sistema está sendo aperfeiçoado continuamente pelo LCI, principalmente em se tratando de fase de implantação.

A presente mensagem ficará disponível no site do Distrito LD-1, para efeito de pesquisa e consequente utilização.

Querer é fazer acontecer.

Boa sorte!

 

PDG CMJF Tosihiro Ida

Coordenador GST do Distrito LD-1


MODERNIZAÇÃO DO LIONS ATRAVÉS DE ADEQUAÇÃO ÀS MUDANÇAS AMBIENTAIS

 

O Heráclito de Éfeso já dizia que: “Nada é permanente, a não ser a mudança”. Ele viveu de 535 a 475 a.C.Se naquela época a mudança era a única coisa permanente, quem dirá nos dias atuais. A mudança é inexorável e o ritmo das mesmas no futuro será ainda mais acelerada do que no passado.

 

Desde a fundação de Lions Clubs International, nossa organização tem conseguido ser sensível às mudanças, sabendo agir de forma proativa para acompanharmos as alterações no meio-ambiente. Três de nossas mudanças mais importantes foram a criação de LCIF em 1968, a admissão das mulheres no quadro de associados em 1987 e o projeto global “Campanha Sight First” lançado em 1990 para levantar US$130 milhões.


O PIP Mahendra Amarasuriya, Presidente do Ano Leonístico 2007/2008, em sua mensagem dizia: “Nosso crescimento atingiu um ápice no ano de 1995-96 quando chegamos ao total de 1.425 milhão de associados. Esse número sofreu um declínio de 9% nos últimos 10 anos passando para 1,3 milhão no final de 2005/2006. Além disso, a lentidão em que os jovens se afiliando aos clubes podem ser uma indicação de que nossa organização não atende às aspirações da juventude de hoje e, lançou o projeto “Desafio da Mudança”. O mundo mudou e nós, Leões, precisamos mudar também. Em termos práticos, o que isso significa? Os Clubes têm que encontrar novas formas de atrair associados. Os valores fundamentais devem permanecer intactos, mas precisamos mudar a forma como fazemos as coisas”.


O PIP Amarasuriya e seu 1º. Vice-Presidente Al Brandel planejaram a criação de GMT no lugar de ACEL, cabendo ao Brandel a sua implantação. Mais tarde foi criada a GLT, para realizar melhor capacitação de Leões em todos os níveis. Em 16 de novembro de 2.015, o então Presidente Jitsuhiro Yamada emitiu um E-mail para todos os Leões do Mundo, sob o título: AJUDE-NOS A MOLDAR O FUTURO DO SERVIÇO! “Na medida em que as necessidades das comunidades locais e globais mudam reconhecemos que nossas prioridades de serviços também devam mudar. Para nos certificarmos de que estamos prontos para o próximo século de serviço, precisamos que VOCÊ nos ajude a determinar quais devam ser as prioridades globais de serviço de Lions”.


O resultado dessa pesquisa foi divulgado quase no final de gestão do IPIP Robert Corlew, substituindo os quatro itens do “Legado do Milênio” e passando para cinco, quais sejam: a) – Diabetes; b) – Meio Ambiente; c) – Alívio à Fome; d) – Câncer Pediátrico; e) – Visão. Estas cinco áreas se constituem prioritárias durante o segundo século. Na reunião de Diretoria Internacional, realizada na cidade de Atenas, em março de 2.017, foi aprovada a criação de GAT-Equipe de Ação Global, abrigando: a) – GLT-Equipe de Liderança Global; b) – GMT-Equipe Global de Aumento de Associados; e c) – GST-Equipe de Serviço Global. Essa decisão foi homologada na 100ª. Convenção de Chicago e entrou em vigor a partir de 1º. de julho de 2.017.


Acreditamos que a criação dessa nova estrutura pode ser considerada a quarta grande adaptação introduzida na história do Lions, para continuar ocupando a posição de primazia no mundo.


A Equipe de Ação Global coloca toda a rede de Leões para trabalhar para seu Clube. E o trabalho em equipe é fundamental: ele une a GLT, a GMT e a GST para apoiar seu Clube. Trata-se de uma abordagem ascendente com foco nos Clubes, que pode energizar cada um deles. A ajuda está ao seu redor.


VISÃO GERAL
 

A Equipe de Ação Global consiste na Equipe de Liderança Global (GLT), a Equipe Global de Aumento de Associados (GMT) e a recém-criada Equipe de Serviço Global (GST), criando uma abordagem unificada para as três áreas principais de Lions. A Equipe de ação Global promove a visão de LCI e de LCIF e reascende a paixão pelo serviço em Leões e LEOs. Os Leões existem para servir. Para que possamos servir bem, precisamos de associados engajados e líderes qualificados. A Equipe de ação Global foi criada para que possamos continuar a servir mais pessoas no mundo, todos os dias. Todos os Leões fazem parte da Equipe de Ação Global.


NOSSAS METAS

 

Impactar mais de 200 milhões de vidas por meio do serviço, aumentar nosso quadro associativo para 1,7 milhão de Leões e LEOs, e oferecer oportunidades de aprendizado para mais de 500 mil associados até o ano de 2020.

NOSSA VISÃO


Visualizamos o dia em que todas as necessidades do mundo possam ser a tendidas por um Leão ou Leo. Queremos ser a organização que o mundo procura quando houver desafios humanitários globais. A partir de agora a GAT-Equipe de Ação Global que ficará sob a coordenação do Governador e, a GLT, a GMT e a GST trabalharão unidos em prol de fortalecimento de Clubes, através de inovação permanente nos serviços ofertados, entrando em SINTONIA com as expectativas da sociedade. A atração de novos Associados ficará mais factível na medida em que as ações dos clubes venham a resolver os problemas vividos pela sociedade que nos cerca.


Os associados recém ingressos deverão ser objeto de treinamentos pela GLT, para que sejam mais produtivos no serviço leonístico de SERVIR. Essa unificação de Equipes criará grande força de sinergia e novas oportunidades para que os clubes expandam e prestem serviços, entrando num círculo virtuoso de crescimento contínuo.


Mas, para que esse esquema funcione a contento, os Leões têm que ter atitude de mente aberta, para incorporação de inovação nos serviços que irão oferecer, sem prejuízo de atividades existentes, pois, alguns gostariam de continuar fazendo aquilo que sempre fizeram. No Lions há oportunidades para todos, os novos serviços que requererem conhecimentos mais acurados, então serão recrutados candidatos possuidores dessas aptidões, constituindo-se num fator importante de crescimento e renovação no Quadro Associativo.


Vamos todos trabalhar para fazer do Distrito LD-1 um dos mais eficazes do leonismo brasileiro.


Querer é fazer acontecer!