LD-1
Assessoria

 CONSCIENTIZAÇÃO E

AÇÃO ACERCA DO DIABETES

E

MUTIRÃO DA SAÚDE

nominatavirtual

DIABETES

 

ANOS ANTERIORES

Assessor para Curitiba e Região

CL CRISTIANO TOESCA ESPINHOSA (07/08)

DM DANIELE

Lions Clube Curitiba Batel

(41) 996 48-9909

crisespinhosa@uol.com.br

Assessora para Interior

CaL LOURDES CAPOANI (10/08)

Lions Clube Nova Aurora

(45) 3243-1337

(45) 999 69-3907

lurdescapoani@hotmail.com

[ver Material de 2016]

[ver Material de 2012 2013 sempre atual]

 

 

 

A Assessoria de CONSCIENTIZAÇÃO E AÇÃO ACERCA DO DIABETES E MUTIRÃO DA SAÚDE do Distrito LD-1, juntamente com os Lions Clubes de Curitiba, e diversas entidades públicas e privadas promoveram, com grande cobertura na imprensa televisiva e impressa o “6º. Mutirão Diabetes” e a “Retina do Bem”, dois grandes eventos atacando a mesma causa no dia de Combate à Diabetes e à Retinopatia Diabética.  

 

Em Curitiba o evento foi realizado no dia 10 de Novembro de 2018, desde as 08 Horas da manhã até às 17 horas, período em que foram atendidos 4.000 pacientes.  

 

Em um dia ensolarado, o evento contou com mais de 300 voluntários que, em revezamento atenderam a população com exames de dosagem de glicose no sangue, exames da retina por profissionais oftalmológicos, enfermeiros e agentes da saúde.  

 

No evento foi possível fazer um pré-diagnóstico daqueles pacientes que apresentavam indício ou propensão da doença, aos quais foram encaminhados para uma re-consulta mais apurada para tratamento.  

 

Dentre as 14 barracas montadas para atendimento, além da glicemia e fundo de olho, os pacientes puderam verificar pressão arterial, estado do pé de diabético, orientação alimentar, fisioterápica, psicológica e para relaxamento.

 

Os Companheiros e Companheiras Leões e LEOs de Curitiba participaram ativamente na organização e registro dos pacientes, acompanhados pelo Governador do Distrito LD-1, DG Cardozo.

 

Entidades do Governos Estadual e da Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria da Saúde e diversas entidades privadas e clínicas oftalmológicas também participaram do evento cuja responsabilidade  profissional foi conduzida brilhantemente pelo também Companheiro Leão e Assessor Dr. Cristiano Espinhosa e sua equipe que se dedicou gratuitamente durante a realização do mutirão, seguindo a máxima frase da Associação Internacional de Lions Clubes: JUNTOS NÓS SERVIMOS!

 

clique para outras fotos



ASSESSORIA PARA CONSCIENTIZAÇÃO E AÇÃO ACERCA DO DIABETES E MUTIRÃO DA SAÚDE promove em Curitiba o seu Mutirão contra a diabetes nos dias 05/11/2018 com um passeio ciclístico pelo centro da capital paranaense e a 6a. Campanha do Dia Mundial do Diabetes, no dia 10/11/2018.

Esse trabalho é realizado em parcerias com diversas entidades públicas e privadas e pretende atender mais de 2000 pessoas em 2018.

"O
Retina do Bem e o 6o. Mutirão da Diabetes não tem fins lucrativos e todo o trabalho, desde a divulgação, até o atendimento e encaminhamento dos pacientes para continuidade do tratamento é feito por voluntários. Para atender a demanda de 2018, precisamos dobrar o número de voluntários das edições anteriores. Isso quer dizer que precisamos de pelo menos 400 voluntários nos dois turnos. O desafio é grande, mas contatndo com a ajuda de médicos, enfermeiros, secretárias e quem mais estiver disposto a fazer o bem conosco", afirma CL Dr. Cristiano Espinhosa, Assessor do Distrito LD-1 e complementa: "inclusive teremos a força de todos os Lions Clubes de Curitiba e Região Metropolitana para ajudar no dia, para os quais fazemos esta convocação".

O Assessor CL Cristiano tem no Presidente de seu clube - Lions Clube Curitiba Batel, CL João Dario encarregado de fazer as incrições dos clubes e participantes que puderem auxiliar no dia 10.


DIA MUNDIAL DO DIABETES

de 2016

Caros CL e CaL Presidentes de Clubes de nosso Distrito,

Vamos fazer uma grande campanha acerca da conscientização sobre o diabetes.

Dia 14 de novembro dia mundial do diabetes.

Desde já, mensalmente, estarei passando informações sobre o
Tema.

Conhecendo o Diabetes

O diabetes é uma enfermidade que aumenta a quantidade de açúcar no sangue (neste caso, a palavra tecnicamente correta para açúcar é glicose).

Nosso organismo transforma em açúcar os alimentos que comemos.

A insulina ajuda no transporte do açúcar do sangue para as Células do corpo, onde será usado como energia.

Quando se tem diabetes, o corpo não produz insulina ou não produz o suficiente, ou ainda a insulina produzida não funciona adequadamente.

Com o tempo, os níveis altos de açúcar no sangue (hiperglicemia) podem causar problemas sérios à saúde.

Principais Tipos de Diabetes

Diabetes tipo 1

O diabetes tipo 1 ocorre com maior frequência em crianças, adolescentes e adultos jovens. É necessário tomar insulina para suprir a falta ou produção insuficiente do corpo.

Diabetes tipo 2

No diabetes tipo 2 o corpo produz insulina, porém ela é insuficiente ou não funciona adequadamente.

O diabetes tipo 2 ocorre com maior frequência em adultos acima de 45 anos de idade.

É mais comum em pessoas com excesso de peso.

O diabetes tipo 2 é controlado mediante um equilíbrio entre os alimentos que comemos, exercícios físicos, controle de peso e alguns casos, medicamentos, sejam eles comprimidos ou insulina.

Saudações leonísticas
Cal Lourdes Capoani
Lions clube Nova Aurora - PR
Assessora Acerca da Conscientização Sobre o Diabetes

 

DIA MUNDIAL DO DIABETES
DATA: 14 de Novembro de 2015
 

1. TEMA
“Qualidade de Vida & Diabetes”
 

2. JUSTIFICATIVA

Oficialmente, o dia 14 de novembro é conhecido como o Dia Mundial do Diabetes. Através de dados fornecidos pela Federação Internacional de Diabetes (IDF, sigla em inglês), em todo mundo, mais de 300 milhões de pessoas têm a doença e um alto percentual vive em países em desenvolvimento.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, aproximadamente 5,8% da população a partir dos 18 anos têm diabetes tipo 2, o que equivale a 7,6 milhões de pessoas. E aparecem 500 novos casos por dia. O diabetes tipo 1 e 2 juntos, atingem 10 milhões de pessoas.

A Sociedade Brasileira de Diabetes vai realizar diversas atividades pelo país, durante uma semana, de 7 a 14 de novembro, para marcar a data. Por meio dessas atividades, a Sociedade tem como meta chamar a atenção de todo país para a importância dos cuidados como: o controle da alimentação e a prática de atividades físicas, capazes de prevenir e controlar o diabetes tipo 2, responsável por mais de 90% dos casos da doença e o único tipo de diabetes que pode ser evitado. No total, 160 países participaram desta iniciativa.

A ação teve início em meados dos anos 90, idealizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela International Diabetes Federation (IDF), como resposta ao aumento dos casos da doença no mundo, que pode dobrar na próxima década se não forem tomadas medidas urgentes, segundo a OMS. A cor azul foi escolhida como cor símbolo das atividades porque, de acordo a IDF e a OMS, representa “ o céu que une todas as nações e a comunidade internacional do diabetes”.

Há seis anos a SBD vem estimulando seus associados e parceiros a chamar a atenção para o grave problema de saúde que é o diabetes, seus números alarmantes de crescimento de prevalência no Brasil e no mundo e o esforço para combatê-lo, produzindo textos de esclarecimento, folhetos e cartazes, para educar e prevenir a população.

Em Cascavel não poderia ser diferente há 6 anos Cascavel realiza a campanha de prevenção através do IEDEN – Instituto de Endocrinologia Diabetes e Nutrição e inúmeros parceiros neste ano em especial, a atividade será comanda pelo IDOP – instituto de diabetes do Oeste do Paraná, (entidade essa fundada em nossa cidade este ano), Lions Clube Cascavel Serviços e Secretaria Municipal de Saúde com apoio da SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes.

4. OBJETIVO DA CAMPANHA DE 2015

  • Incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações

  • Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações

  • Destacar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle do diabetes e suas complicações

  • Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce

  • Promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes tipo 2

  • Promover ações para prevenir ou retardar as complicações do diabetes.

5. METODOLOGIA

  • Exames de glicemia para detecção de novos casos

  • Exames do pés diabéticos e orientações

  • Orientações sobre saúde bucal

  • Testes de Acuidade Visual

  • Orientações Sobre Diet e Light

  • Orientações sobre Peso através do IMC

  • Atividade Física