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Assessoria

Atendimento Pessoas Portadoras Deficiências Áudio Visuais

PARA PRESERVAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO E AÇÕES EM PROL DA AUDIÇÃO

Surdos LD1

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Apresentação

Caros Companheiros,

SurdosSou a CaL Laila Daiane Lemos, trabalho com surdos a 10 anos como Intérprete de Libras. Sinto-me feliz e honrada está nesta assessoria, estou à disposição para ajudar e tirar qualquer dúvida sobre Surdos. Gostaria que os clubes de nosso distrito, realizassem ao menos uma atividade voltada a surdez. Abaixo se encontram algumas dicas de atividades, pesquisas e curiosidades.

Peço por gentileza, que ao realizar alguma atividade sobre o assunto, divulguem para assim compartilharmos uns com os outros. No próximo dia 10 de Novembro: Dia Nacional de Prevenção a Surdez, já é uma oportunidade de realizar algo.

CaL Laila Daiane Lemos

CL Eleones

Lions Clube Ubiratã
laila_love-25@hotmail.com

(44) 9923-1140

Saiba mais a respeito dos Programas de Audição de Lions Clubs International, clicando aqui.

 

O Que é Surdez?A surdez é a perda total ou parcial do sentido da audição. Pode ser de nascença ou causada por doenças.
A deficiência auditiva pode ser congênita ou adquirida. As principais causas da deficiência congênita são: hereditariedade, virose materna (rubéola, sarampo), doenças tóxicas da gestante (sífilis, citomegalovirus, toxoplasmose), ingestão de medicamentos ototóxicos (que lesam o nervo auditivo) durante a gravidez. Pode ser adquirida quando existe uma predisposição genética (otosclerose), quando ocorre meningite, ingestão de remédios ototóxicos, exposição a sons impactantes (explosão) ou viroses.

 

Existe um surdo na sua família?

Surdez é a diminuição da capacidade auditiva abaixo de níveis considerados normais. Classificamos a surdez em leve, moderada, severa e profunda. Portanto, ponto de vista médico, qualquer pessoa que precise de volumes mais altos para ouvir é surda e precisa de tratamento.

Crianças com otites repetidas com frequência têm algum grau flutuante de surdez, que pode trazer dificuldades no desenvolvimento da fala e no aprendizado na escola. Devido à exposição excessiva ao barulho, a perda auditiva definitiva vem crescendo entre adolescentes e adultos. Entre os 20 e 40 anos de idade, a surdez acomete 15% das pessoas. Acima dos 70 anos, a prevalência pode chegar a 50%. Aproximadamente, 2 recém nascidos em cada mil apresentam surdez profunda. Em resumo, a surdez é extremamente comum, em todas as idades.

Faça check-up da audição

Na pesquisa da perda auditiva, há exames adequados para todas as idades. O exame das otoemissões acústicas (teste da orelhinha) é obrigatório em todos os recém nascidos, mas infelizmente muitos bebês acabam não fazendo. Nas crianças maiores, um número crescente de pediatras e escolas solicitam um exame auditivo de rotina. Mas ainda falta todos os médicos clínicos ou pediatras incluírem a solicitação um check-up da audição em sua rotina. A audiometria é exame simples, rápido e sem riscos e é realizado em inúmeras clínicas de otorrinolaringologias e fonoaudióloga, na maioria das cidades do país.

Dica: Fazer parceria com os hospitais locais, verificar se estão realizando o teste. Campanha de conscientização.

COMO AGIR DIANTE DE UM SURDO

Como Agir?Muitas pessoas ditas "normais" ficam confusas quando encontram uma pessoa com deficiência.

Isso é natural. Todos podem se sentir desconfortáveis diante do "diferente". Mas esse desconforto diminui e pode até mesmo desaparecer quando existem oportunidades de convivência entre pessoas deficientes e não-deficientes.

Ao tratar uma pessoa deficiente como se ela não tivesse uma deficiência, estaríamos ignorando uma característica muito importante dela. Dessa forma, não estaríamos nos relacionando com ela, mas com outra pessoa, que não é real.

A deficiência existe e é preciso levá-la em consideração. Neste sentido, é importante não subestimar as potencialidades, nem as dificuldades e vice-versa. As pessoas com deficiência têm o direito, podem e querem tomar suas próprias decisões e assumir a responsabilidade por suas escolhas.

Ter uma deficiência não faz com que uma pessoa seja melhor ou pior do que uma pessoa não deficiente, ou que esta não possa ser eficiente. Provavelmente, por causa da deficiência, essa pessoa pode ter dificuldade para realizar algumas atividades, mas por outro lado poderá ter extrema habilidade para fazer outras coisas. Exatamente como todos os ditos "normais".

A maioria das pessoas com deficiência não se importa de responder perguntas a respeito da sua deficiência ou sobre como ela realiza algumas tarefas. Quando alguém deseja alguma informação de uma pessoa deficiente, o correto é dirigir-se diretamente a ela e não a seus acompanhantes ou intérpretes. Segundo professores, intérpretes e os próprios surdos, ao se tomar alguns cuidados na comunicação com o surdo, é conferido a ele o respeito ao qual ele tem direito.

Surdo-MudoAlgumas dicas importantes a respeito de como o ouvinte pode incluir o surdo no seu meio:

  • Não é correto dizer que o surdo é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar. Muitas fazem a leitura labial e podem fazer muitos sons com a garganta, ao rir, e mesmo ao gestualizar. Além disso, sua comunicação envolve todo o seu espaço através da expressão facial-corporal, ou seja, o uso da face, das mãos e braços, visto que a forma de expressão visual-espacial é muito importante em sua língua natural.

  • Falar de maneira clara, pronunciando bem as palavras, sem exageros, usando a velocidade normal, a não ser que ela peça para falar mais devagar. Gritar nunca adianta.

  • Falar diretamente com a pessoa, olhando-a de frente, não de lado ou atrás dela.

  • Fazer com que a boca esteja bem visível. Gesticular ou segurar algo em frente à boca torna impossível a leitura labial.

  • Quando falar com uma pessoa surda, tentar ficar num lugar iluminado. Evitar ficar contra a luz (de uma janela, por exemplo), pois isso dificulta a visão do rosto.

  • Se conhecer algum sinal, tentar usá-lo. Se a pessoa surda tiver dificuldade para entender, avisará. De modo geral, as tentativas são apreciadas e estimuladas.

  • Ser expressivo ao falar. Como as pessoas surdas não podem ouvir mudanças sutis de tom de voz, que indicam sentimentos de alegria, tristeza, seriedade, as expressões faciais, os gestos ou sinais, e o movimento do corpo são excelentes indicações do que se quer dizer.

  • Nem sempre a pessoa surda tem uma boa dicção. Se houver dificuldade em compreender o que ela diz, pedir para que repita. Geralmente os surdos não se incomodam de repetir quantas vezes for preciso para que sejam entendidas.

  • Quando o surdo estiver acompanhado de um intérprete, dirigir-se a ele, não ao intérprete.

  • Alguns preferem a comunicação escrita, alguns usam linguagem em código e outros preferem códigos próprios. Estes métodos podem ser lentos, requerem paciência e concentração.

Neste sentido, pode-se afirmar que os surdos são pessoas que têm os mesmos direitos, os mesmos sentimentos, os mesmos receios, os mesmos sonhos, assim como todos. Se ocorrer alguma situação embaraçosa, uma boa dose de delicadeza, sinceridade e bom humor nunca falham.

Dica: Divulgar!!!!!

Fonte: Artigo de Conclusão de Curso Laila Lemos, 2012

Veja mais sobre o Dia 10 de Novembro: Dia Nacional de Prevenção a Surdez, clicando aqui


 

Barreiras são Desafios

Hino Nacional em LIBRAS

No mês da pátria conheça o Hino Nacional com interpretação na Língua Brasileira de Sinais

 

Esta assessoria pretende contribuir com sugestões, apoios e a companheiros, domadoras e nossos Leos partindo de trabalhos já realizados apresentados em blogs adiante indicados e também com palestras, informações via emails, telefonemas, correio etc.

O tema logopedia preferimos discuti-lo com motivação cultural e pedagógica, além de didática e técnica.


 

Introdução à LIBRAS, Acessibilidade e Inclusão

 

Prezados CCLL, CasL e DDMM,

A pessoa surda ou com deficiência auditiva normalmente enfrenta barreiras constrangedoras quando precisa se comunicar com pessoas ouvintes. A Língua de Sinais Brasileira – LIBRAS  (Legislação Federal LIBRAS) estabeleceu a LIBRAS como nossa segunda língua oficial.

Tudo fica pior para um jovem que é colocado em uma escola convencional, nem sempre bem preparada para a inclusão da criança surda.

Entendemos que é fundamental despertar, motivar, cativar as crianças para o tema inclusão (principalmente) e as nossas autoridades para o desafio da acessibilidade.

Para termos como introduzir escolares do Ensino Fundamental para a Libras elaboramos o banner proposto em anexo que acreditamos, sendo entregue com palestra e, se existir, outros recursos (o LCC Batel está produzindo mais), criará na mente desses estudantes a percepção do significado da surdez e da existência de um padrão de comunicação, do qual o banner mostra um dos componentes da LIBRAS, simples e vital quando existe maior dificuldade para estudar e aprender a Língua Brasileira de Sinais em sua plenitude.

O CL Carlos Eugênio – Assessor de Informática do LD-1, editor do banner, declara-se disposto a ajustes de interesse de nossos clubes, personalizando o banner para uso local.

Nossa DG Neiva Anna Scalco está ciente e aprova esse projeto sem formalidades, pois temos que promover a acessibilidade e inclusão em nossas cidades, escolas, clubes e até em ambiente familiar, quando necessário.

Colocamo-nos à disposição para maiores explicações.

Atenciosamente 
CL João Carlos Cascaes
Assessor para Audição, Logopedia, Trabalhos com Surdos e Acessibilidade do LD1.
Membro da Comissão de Acessibilidade do LCC Batel
 

Banner com Alfabeto Datilógico

clique na figura para obter a fonte em PDF

Serviço

Banner em tamanho A0 (841 mm x 1.189mm) com aba superior para prender na parede ou tripé em lona plastificada de longa durabilidade.

Ao lado modelo do banner em tamanho proporcional ao original.

No rodapé existe local para logo ou nome de empresas patrocinadoras que desejem ter sua nome associado a essa iniciativa do Lions Clube.

O Banner deve ser permanentemente exposto em escolas da rede de Ensino Fundamental após palestra explicando seus motivos para concientizar alunos a tomarem conhecimento da Linguagem Brasileira de Sinais.

O Lions Clube interessado deve enviar e-mail ao Assessor de Acessibilidade, cascaes@lions.org.br, com o nome do clube e da entidade parceira do Lions Clube local, se houver, que sejam caracterizadas como "realizadores" do projeto local e as logo marcas do(s) patrocinador(es) ou o nome a constar no rodapé do banner.

A Assessoria de Informática do Distrito LD-1 providenciará, sem custos, a diagramação do banner individualizado, em tamanho final (A0) e enviará o arquivo ao clube realizador para impressão, a qual ficará a cargo do patrocinador.


 BIBLIOGRAPHY - clique aqui

 

 

Saiba mais sobre os problemas com a surdez aqui

E os blogs:

http://direitodaspessoasdeficientes.blogspot.com.br/

http://surdosegentequeluta.blogspot.com.br/

http://pessoa-com-deficiencia-sensorial.blogspot.com.br/

http://cidadedopedestre.blogspot.com.br/

http://deficiente-visual-vida-e-luta.blogspot.com.br/

http://acessibilidade-e-o-arq-ricardo-mesqui.blogspot.com.br/

http://o-assunto-he-blog.blogspot.com.br/

http://ensino-e-literatura.blogspot.com.br/

http://ta-inovacao-dignidade-autonomia.blogspot.com.br/

http://reurbanizacao-inclusiva.blogspot.com.br/

http://conhecendoaadfp.blogspot.com.br/

http://respeitodignidadeacessibilidade.blogspot.com.br/

http://conversando-com-cayo-angel-martin.blogspot.com.br/

http://conversando-com-a-lilian.blogspot.com.br/