Operação - Novos Rumos

Mensagem do Governador

Muitos indagam sobre esse novo tipo de procedimento que a governadoria tem anunciado. Não custa repetir que se trata de uma inovação, visando alterar usos e costumes do leonismo, ao longo desses 81 anos. É evidente que não se pretende reformar a entidade. Seria pretensão descabida ousar alterar uma estrutura internacional quase centenária, plantada em todos os continentes e contemplada no pódio da prestação de serviços humanitários do mundo.

O que se busca é modificar a forma de desempenho. Por força de sua habitualidade no campo social, o Lions caiu na rotina das iniciativas meramente beneficentes, deixando de lado outros segmentos importantes da comunidade. É claro que a ação social é indispensável, mas não detém a prioridade, porque o Lions é também uma escola de cidadania e deve participar do desenvolvimento integrado da sociedade.

Sua função é de agente transformador e, por isso, previu nos seus estatutos a condição de constituir-se em fórum de debates. Importa-lhe voltar as vistas para as questões comunitárias como um todo, discuti-las e encontrar de conjurá-las. É a consciência dessa realidade que se pretende reavivar. Na antevéspera do novo século, os avanços tecnológicos despertam-nos para uma nova postura e criatividade.

Por este motivo, a denominação de Operação Novos Rumos. Necessário é reordenar as práticas leonísticas, de forma a sensibilizar a opinião pública para o papel que lhe cabe desempenhar nesse processo de atualização e modernidade.

Repensar e questionar o movimento, eis a questão. Estão aí os problemas de toda ordem a desafiar a nossa capacidade de mobilização e resistência. Busquemos novos rumos para o Lions, de forma que possa cumprir seus objetivos num universo ainda mais abrangente. Essa é a nossa meta.

CL Túlio Vargas
Governador 98/99