Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil

Distrito LD-1

Home

Distritos Múltiplos "L"

Diretoria Internacional

Distrito LD-1

 
ASSESSORIA Programas de Meio Ambiente

CL Cesar Paes Leme
Presidente 2013-2014 do Lions Clube de Curitiba Mercês
Assessor Distrital do Meio Ambiente - AL 2013/2014 do Distrito LD1 do Lions Internacional


06 agosto 2013

Agência alerta sobre os riscos da aplicação de mata-mato em ambientes urbanos

MATA-MATO NAS CALÇADAS - É preciso que renovemos o aviso constantemente - somente com muita repetição e cobrança se muda um hábito tão nocivo.

A Campanha preventiva da AMA São Lourenço (exposição lançada durante o Painel da Água, no Fórum Social do Mercosul, em 2008), do Lions Clube de Curitiba Mercês, da Assessoria Distrital do Meio Ambiente 2013/2014 do Distrito LD1 do Lions Internacional e instituições parceiras nos projetos, alerta sobre os perigos do uso indiscriminado de mata-mato nas calçadas.

Prática crescente nas cidades é prejudicial ao solo, aos rios e também aos seus moradores Controlado nas regiões agrícolas, o (mau) hábito de usar MATA-MATO nas calçadas vem crescendo, entre os habitantes das cidades. A falta de tempo da vida moderna e a pseudo facilidade em se livrar rapidamente do mato nacalçadas, pode estar contribuindo para contaminar - de forma contundente - o nosso solo, a nossa água e os nossos rios urbanos.

Foto do Jornalista Valter Aguiar

A sempre atenta Associação dos Moradores e Amigos do São Lourenço vem alertando há vários anos aqui em Curitiba sobre os perigos do uso nas calçadas do herbicida conhecido como mata-mato. A prática é proibida pela Anvisa.

Infelizmente, temos hoje circulando pelas cidades, alguns "prestadores de serviços" (que carregam um pulverizador nas costas) - e seguem, de casa em casa, oferecendo-se para "lavar sua calçada com mata-mato", por alguns trocados... Isso é muito ruim - contamina nosso ar, solo, lençol freático e, quando chove, vai tudo direto para os rios - causando a morte de muitos animais...

Leia texto publicado no Blog do Parques e Praças de Curitiba

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proíbe a prática da capina química desde 2003. Em nota técnica, a agência alerta sobre os riscos da aplicação de mata-mato em ambientes urbanos, que incluem:

  • Riscos ao aplicador: a aplicação de herbicida em qualquer ambiente exige o uso de equipamento de proteção individual, como máscara, luvas, botas e outros. Ao aplicar o mata-mato nas calçadas, os moradores não cumprem com essa exigência.

  • Riscos aos transeuntes: a Anvisa estabelece que as áreas tratadas com herbicida sejam fechadas para o trânsito de pessoas por 24 horas. Nas calçadas urbanas, a realização deste procedimento é impossível.

  • Formação de poças contaminadas: as falhas no calçamento propiciam a formação de poças com água contaminada por resíduos do herbicida. Essas poças facilitam a exposição de crianças e animais ao produto.

  • Riscos aos animais: as aves e animais domésticos também correm o risco de ingestão de água, capim e sementes contaminados com o herbicida.

Leia a matéria completa no 

Blog do Parques e Praças de Curitiba

http://www.parquesepracasdecuritiba.eco.br/blog/2013/05/12/herbicida-na-calcada-e-proibido/


22 agosto 2013

Setembro é mês de plantio e visitas aos pinheiros do Projeto "Festa do Pinhão em 2025"

Voluntários(as) da AMA São Lourenço, Lions Clube de Curitiba Mercês, União das Associações de Moradores da Região Norte de Curitiba, Assessoria Distrital do Meio Ambiente do Distrito LD1 do Lions Internacional e mais 250 Parceiros nos projetos atuando juntos, na preservação da araucária - árvore símbolo do Paraná. 

Festa do Pinhão em 2025 - Comunidade resolve plantar uma floresta  de araucárias - para só depois fazer sua festa 

UMA FESTA PROGRAMADA COM MUITA ANTECEDÊNCIA
É bem isso - há mais de 12 anos, estamos "construindo" uma NOVA floresta
...  

Resolvemos plantar uma floresta de araucárias - para só depois (com uma pequena parte dos novos pinhões) fazermos uma festa no Parque São Lourenço - em Curitiba.

Sombra das Araucárias (Foto do Jornalista Guilherme Sell)

Uma cópia do cartaz do projeto FESTA DO PINHÃO EM 2025, foi parar em um dos Blogs mais lidos da Região Sul do Brasil - o BLOG DA GAZETA - Giro Sustentável...  Junto com a descrição do projeto, foi divulgado o link para a matéria em rede nacional postada no Youtube...

Confira em http://www.gazetadopovo.com.br/blog/girosustentavel/?id=1015517

COMO FUNCIONA O PROJETO:

Desde 2001, acontece um plantio anual (aproximadamente 50 novos pinheiros) e também mais quatro atividades de manutenção por ano. Além do acompanhamento mensal das árvores, novas áreas são "adotadas", por parceiros do projeto. Podem participar pessoas e instituições (escolas, associações de moradores, clubes de serviço, empresas e indústrias) de qualquer parte do Brasil - basta cadastrar suas árvores e assumir o compromisso de preservá-las.

SUSTENTABILIDADE É MUITO MAIS DO QUE PLANTAR ÁRVORES

Plantar e manter uma nova floresta é algo gigantesco, um feito histórico. Em 2013, a nova floresta que estamos construindo juntos já conta com mais de 500 araucárias - algumas já estão chegando aos 10 metros de altura. Além dos pinheiros, outras 20 mil árvores da mata nativa e / ou mata ciliar foram plantadas e são acompanhadas constantemente pelo projeto.

Pegue seu folheto e espalhe o nosso convite!

A ação fará com que milhares de cartazes (e novas araucárias) apareçam por aí...  Pegue o seu cartaz, faça cópias e convide seus parentes, vizinhos(as) e amigos(as). Esperamos vocês em nossa Festa do Pinhão !!

Visite: http://www.superviadigital.com.br/projetos/patrulha/abertura_02.htm

Projeto é assunto de entrevista do programa "É-pra você", da RTVE - Rádio Educativa

De: Rádio eParaná

 https://www.facebook.com/photo.phpfbid=452478964824880&set=a.398974956841948.93691.398964466842997&type=1&theater

 Veja fotos da preparação das mudas em 

http://patrulhaambiental.blogspot.com.br/2013/06/dia-mundial-semana-mes-do-meio-ambiente.html

Veja mais fotos dos projetos e campanhas em http://patrulhaambiental.blogspot.com/  

No Twitter, em  https://twitter.com/AMASaoLourenco   e https://twitter.com/LionsCtbaMerces