Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil
DISTRITO LD-1

Home Distritos Múltiplos "L" Diretoria Internacional Distrito Múltiplo LD Distrito LD-1
 
 
ALERTA LIONS

 

Ano Leonístico 2013/2014

 

DADOS GERAIS: Em, 16/07/2013.

OBJETIVO:

Integrar as parcerias Distritais do LD-1 e LD-6 e Clubes no programa Alerta do Lions para atuar em todo território paranaense, pelo auxilio dirigido ao “Sistema Estadual de Defesa Civil” através da CEDEC/PR nas situações emergenciais de desastres naturais; e, pela prestação de serviços humanitários de Lions aos programas de sustentabilidade e preventivos, organizados pela “Secretaria Estadual de Saúde e Regionais”, quando necessário.

AÇÕES DE LIONS:

Pela oferta interna de esforços suplementares pelos distritos LD-1/ LD-6 e clubes de suas respectivas jurisdições.

EVENTOS:

Dias 28/07 e 03/08 - Início dos Anos Leonísticos 2013/2014,

DG CaL Marilu Gaspareto Goulart–LD-1 e

DG CL Nestor Ribeiro Filho - LD-6.


LOCAIS:

Ponta Grossa e Maringá – Sedes de Gestões Executivas Distritais.

CLUBES IRMANADOS:

Distritais do LD-1 e LD-6, pela articulação Paraná Total

OFERTA DE ESFORÇOS, DESTINOS:

  • Associação Internacional de Lions Clubes;

  • Fundação Internacional de Lions Clube;

  • Coordenadoria Estadual de Defesa Civil;

  • Coordenadorias Regionais de Defesa Civil (15);

  • Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Prefeituras COMDEC/PR);

  • Secretaria Estadual de Saúde e Regionais;

  • Apoio a Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social e Rede Estadual de Emergência de Radioamadores - REER.

ORGANIZAÇÃO INTERNA:

Distrito LD-1/LD-6:

  • Assessorias de Alerta do Lions; e,

  • Presidências de Lions Clubes – Ano Leonístico - 2013/2014.

APOIADORES:

  • Associação Internacional de Lions Clubes,

  • FILC;

  • Distritos Múltiplos.

PARCERIAS:

Por integração distrital do LD-1 e LD-6;

LEIS:

  • Lei do Voluntariado, número 9.608 – de 18/02/21998 - Presidência da República Federativa do Brasil;

  • Decreto Estadual n.1343 de 29/09/1999;

  • Estatutos, Normas: Associação Internacional de Lions Clubes;

  • Fundação Internacional de Lions Clubes;

  • Lions Distritais, LD-1/LD-6, e de

  • Clubes.

Assessores distritais:

CONSCIÊNCIA DE LIONS – CAMPANHAS MERITÓRIAS

Com o surgimento do Lions em 1917, seus fundadores já se preocupavam com o bem estar da população. Nesse tempo já ocorriam desastres naturais diversificados de incidência no hemisfério Norte. Alguns menos severos e outros causadores de dezenas e até centenas de vitimas a lamentar.

A prestação de socorro realizada pelos clubes da época se tornaram eficazes no seio da gente sacrificada e afetada periodicamente, no espaço tempo climático da terra; A fluência continua de furacões, tornados, enchentes, avalanches pela neve, maremotos, tsunamis tem se abatido nessa região bem como nos demais continentes.

Contudo, são fenômenos físicos incontroláveis no Orbe que devemos socorrer as regiões atingidas sem dar tréguas, absorvidos pelo sentimento humanitário.

O Programa Alerta do Lions é um apêndice do Alert Team, Internacional. O segundo, existindo em mais de 200 países, previne e auxilia o Globo Terrestre como um todo, quando da ocorrência de desastres naturais. Inclui, também, acontecimentos de grandes catástrofes provocadas pela avançada tecnologia do homem; por descuidos ou fatalidade advindos e afetando com severidade o meio ambiente.

No Paraná, a integração dos distritos LD-1 e LD-6, o Alerta do Lions vem incentivar seus clubes de jurisdição, inicialmente, para que desde agora organizem campanhas de auxilio às Autoridades constituídas que são as legitimas coordenadoras para o esforço suplementar de Lions.

O programa solicita aos cinquenta e seis clubes do LD-1, por evidência os de municípios beira rio que estão mais susceptíveis as enchentes, para instituição de campanhas de natureza preventiva em três frentes a escolha de seus dirigentes, seguintes: Destinados à Defesa Civil e SESA.

Aquisição de Colchonetes (um metro de largura x dois e vinte; doze a quinze cm de altura; revestidos por material impermeável) II. Capas plásticas, simples, de baixo custo, para atendimento emergencial de ribeirinhos, e, comunidade beira rio; de cobertores baratos; III. Materiais de saúde, por consulta direta as Regionais de Saúde de Municípios de sede de clubes do LD-1; o mais importante nessa consulta aos órgãos da SESA é a realização de campanhas de Lions pela indicação de produtos necessários para prevenção.

Estabelecidas tais Campanhas, da mesma forma organizacional, solícito aos preclaros dirigentes de clubes, manter contato permanente com esta assessoria para o devido apoio. Lembro: jutuy_br@hotmail.com e/ou pelo telefone Fax (41) 3257-3590/Celular (41) 9288-1058 No aguardo das primeiras manifestações, está assessoria expressa aos distintos Presidentes de Clubes deste LD-1, seu reconhecido agradecimento.

NÓS SERVIMOS, POIS DEFESA CIVIL SOMOS TODOS NÓS

Ofício aos Presidentes de LionsClubes

 

Curitiba, 12/08/2013 OFMAIL 001

Ilustríssimos (as) Presidentes de Clube

Distrito LD-1

Assessoria do Programa Distrital: ALERTA DO LIONS

Emergência e Catástrofes

 

Assunto: Nomeação de um(a) associado(a) do Clube em apoio ao Programa da Fundação Internacional de Lions Clubes – ALERT TEAM (ALERTA DO  LIONS) – 2013/2014.

 

Prezado Presidente de Clube

 

Esse importante Programa Distrital Alerta do Lions, tem as chancelas da DG CaL Marilu Gaspareto Goulart (LD-1) e do LD-6 DG Nestor J. Ribeiro Filho (LD-6), através de Convênio entre ambos. Foi uma forma acordada no sentido de integrar o Estado do Paraná.

 

Os dois distritos de Lions criaram um Plano de Contenção e o aprovaram de acordo com o regulamento  da FILC. Observa com rigor o decreto estadual n. 1343 de 29 de Setembro de 1999 de Defesa Civil, assim como a estrutura da Secretaria Estadual da Saúde.

 

Contudo, esta Assessoria de Alerta do Lions necessita dos Senhores (as) Presidentes de Clubes a exemplo do que está sendo organizado pelo distrito parceiro LD-6, que, sejam indicados um membro de cada quadro de associados para integrar

o Programa Internacional.

 

Haja vista essa integração de boa vontade pelos presidentes de clubes, solicitamos que nomes e dados pessoais dos CCLL ou CaLs indicados, sejam enviados a esta assessoria com a brevidade possível (jutuy_br@hotmail.com, Telefones: FAX 41 3257-3590; e, Cel 41 9288-1058).

      

Acrescento, finalmente, que, no caso de desastres naturais assolarem um ou mais Municípios sedes de clubes de Lions, assessoria e clubes estarão unidos pelo Programa.

 

É tradição distrital socorrer a população (ou prevenir por campanhas de clubes), ocorrências de emergência e catástrofes, pois é finalidade precípua da FILC.

 

MJF, CL Edair Fraga

Assessor do Programa Alerta do Lions, Emergências e Catástrofes

LIONS CLUBES DISTRITAIS – LD-1/LD-6
PLANO ALERTA DO LIONS
DADOS GERAIS: Em, 16/07/2013.

OBJETIVO:

Integrar as parcerias Distritais do LD-1 e LD-6 e Clubes no programa Alerta do Lions para atuar em todo território paranaense, pelo auxilio dirigido ao “Sistema Estadual de Defesa Civil” através da CEDEC/PR nas situações emergenciais de desastres naturais; e, pela prestação de serviços humanitários de Lions aos programas de sustentabilidade e preventivos, organizados pela “Secretaria Estadual de Saúde e Regionais”, quando necessário. AÇÕES DE LIONS: Pela oferta interna de esforços suplementares pelos distritos LD-1/ LD-6 e clubes de suas respectivas jurisdições.

EVENTOS:

Dias 27/07 e 03/08 - Início dos Anos Leonísticos 2013/2014, DG CaL Marilu Gaspareto Goulart–LD-1 e DG CL Nestor Ribeiro Filho - LD-6.

LOCAIS:

Ponta Grossa e Maringá – Sedes de Gestões Executivas Distritais.

CLUBES IRMANADOS:

Distritais do LD-1 e LD-6, pela articulação Paraná Total

OFERTA DE ESFORÇOS, DESTINOS:

Associação Internacional de Lions Clubes; Fundação Internacional de Lions Clube; Coordenadoria Estadual de Defesa Civil; Coordenadorias Regionais de Defesa Civil (15); Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Prefeituras COMDEC/PR); Secretaria Estadual de Saúde e Regionais; Apoio a Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social e Rede Estadual de Emergência de Radioamadores - REER.

ORGANIZAÇÃO INTERNA

Distrito LD-1/LD-6: Assessorias de Alerta do Lions; e, Presidências de Lions Clubes – Ano Leonístico - 2013/2014.

APOIADORES:

Associação Internacional de Lions Clubes, FILC; Distritos Múltiplos.

PARCERIAS:

Por integração distrital do LD-1 e LD-6;

LEIS:

Lei do Voluntariado, número 9.608 – de 18/02/1998 - Presidência da República Federativa do Brasil; Decreto Estadual n.1343 de 29/09/1999; Estatutos, Normas: Associação Internacional de Lions Clubes; Fundação Internacional de Lions Clubes; Lions Distritais, LD-1/LD-6, e de Clubes.

Assessores distritais:

CL Edair Fraga – LD-1 e Quirino Ramos Maia - LD-6


PLANO – PROCEDIMENTO

Campos: Reconstrução e, preventivos; prestação de serviços humanitários.

PROPÓSITO

O programa Alerta do Lions é de auxilio a emergência de reconstrução em apoio à Defesa Civil/PR; Prestação de serviços e de Campanhas de Lions de ajuda humanitária a população junto a Secretaria de Saúde e Regionais.

Reúne esforços suplementares de liderança de presidentes de clubes, associados, da comunidade e da sociedade organizada que atuam solidariamente durante e depois de desastres naturais; emergências diversas, típicas e atípicas que possam ocorrer em território paranaense do LD-1/LD-6.

Reconhecendo a necessidade de adaptar a nomenclatura relacionada com o Programa Alert Team do Lions Internacional e pela observação do decreto estadual n. 1343 de 29/09/99 que aprova e regulamenta o Sistema Estadual de Defesa Civil, as Assessorias de Alerta do Lions Distritais ficam disponibilizadas aos clubes jurisdicionados dos Distritos LD-1 e LD-6.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

EVENTOS TÍPICOS MAIS COMUNS NO TERRITÓRIO PARANAENSE.

Vendavais; tempestades; precipitações de granizo, inundações, alagamentos, ressacas severas, queda de barreiras, acidentes com produtos perigosos.

EVENTOS ATÍPICOS, “NÃO IMPOSSÍVEIS DE OCORRÊNCIA”

Abalo sísmico; maremoto, ressaca severa, queda de meteoros causadores de grande número de vítimas.

ESFORÇO SUPLEMENTAR INTERNO AO LIONS

SAÚDE DA POPULAÇÃO, SOCORRO

Os clubes de Lions integrantes da ação “Paraná Total” podem auxiliar os órgãos de saúde em vacinações, doar remédios contra epidemias (pandemias) de gripes e outras dos programas da SESA. Atuar, como coadjuvantes quando da ocorrência de grandes desastres naturais de definição específica do Lions Internacional, mas, por orientação, coordenação da Secretaria da Saúde; Essas ações serão consideradas pelos distritos integrados como campanhas emergências.

RECONSTRUÇÃO: Defesa Civil

Mesmo que reconstrução seja confundida com prevenção, os distritos LD-1 e LD-6 e clubes regionais, encontram-se aptos a prestar auxílio à Defesa Civil Estadual naquilo que essa necessitar; a “indicação de materiais humanitários diversos a serem empregados em eventos de desastres é da CEDEC/PR” e, a entrega de “produtos essenciais de campanhas”, será feita através da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social > Telefones: Sede de Curitiba (41) 3210-2447 e (41) 3210-2448.

Os clubes de Lions podem prestar serviços em parceria ou individualmente.

APOIO 24 HORAS:

Contatos com assessores: LD-1 CL Edair Fraga, Curitiba: Celular (41) 9288 1058; Fone/Fax (41) 3257-3590 Fone/Fax–e.mails: jutuy_br@hotmail.com py5ex.ed@reer.pr.gov.br; Contatos LD-6, Jussara/PR: CL Quirino Ramos Maia, Celular, (44) 9866-4326, Fixo (44) 3628-1216 e.mail: professorquirino@hotmail.com;

DESASTRES, PREVENÇÃO

Em primeiro plano, a defesa civil avalia e articula-se nas ocorrências de desastres; e, as assessorias de Alerta do Lions se solicitadas, mobilizarão seus clubes distritais.

Os clubes quando atuarem em eventos, para instruir seus pedidos de providências as assessorias, devem reunir o maior número de fotos (filmes, notícias jornalísticas) de danos causados por desastres junto a Defesa Civil Estadual e produzi-las também individualmente;

Importante: Para o pleno êxito de resultado positivo de Lions, sugerimos aos clubes nomear um membro do quadro para atuar em conjunto com os Assessores do Programa Alerta de Lions; informar seus nomes e endereços eletrônicos, telefones e encaminhar aos assessores Alerta do Lions.


(Para Assessores do Programa Alerta do Lions e Presidentes de Clubes)

CONTATOS DE EMERCÊNCIA, ORIENTAÇÕES

DEFESA CIVIL – PLANTÃO 24 HORAS: (41) 3210-2707

e.mail: plantaoddc@casamilitar.pr.gov.br

OBS: As doações para cada evento serão feitas em materiais e gêneros alimentícios; *quando em espécie voltadas para os Níveis DOIS e TRÊS definidos pelas FILC/AILC, através dos assessores e esses pela autorização do Governador distrital;

Níveis: (UM: Que afeta poucas pessoas); DOIS: Que afeta uma Comunidade e TRÊS: Que afeta centenas ou milhares de pessoas em uma região.

DOAÇÕES:

Não perecíveis Cestas básicas, leite em pó, sopões, sopas rápidas de inverno, sopas em copos (Cup Noodles), água potável em fardos; agasalhos em condições de uso e somente pela quantidade sugerida para doação; os produtos para doação podem ser aceitos da comunidade, iniciativa privada e por recursos próprios dos Clubes de Lions; deverão ser entregues diretamente através de ofício dos clubes aos Quarteis de Corpos de Bombeiros; e ou para os locais indicados pelo Plantão da Defesa Civil.

DOAÇÕES DE PRODUTOS ESSENCIAIS DE CAMPANHAS PREVENTIVAS DE CLUBES OU PARA ATENDIMENTO DE DESASTRES

QUITE de Higiene: Creme e escova dental; esponja; sabonete, toalha de banho; absorvente. QUITE de limpeza: alvejante, balde; rodo, sabão, vassoura; saco de lixo, luva de plástico; pano de chão; Outros: Travesseiros; Fraldas infantis, fraldas geriátricas cobertores, colchões, fronhas; lenções, fogareiros; capas plásticas, colchonetes, toldos plásticos, barracas.

SAÚDE: PRIMEIROS SOCORROS

As medidas específicas de socorro imediato a uma vítima serão executadas por pessoal adestrado, enquanto se aguarda a chegada do médico ou equipe especializada para conduzi-la a um hospital.

Doações de campanhas para Secretaria da Saúde e Defesa Civil: Prevenção

Quites de primeiros socorros ou de avulsos: Gases, ataduras, algodão em mexas e rolos; mercúrio, esparadrapo, hipoalergênico largo, água canforada e demais produtos se solicitados pelo corpo médico.

Nota: Os associados preparados para atendimento de ocorrências de desastres naturais ou emergências de saúde, vacinação e outras, podem tomar parte desses trabalhos por orientação médica da Secretaria da Saúde e Regionais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O esforço suplementar de clubes de Lions é de fundamental interesse do Lions Internacional, AILC e dos Distritos LD1/LD6. É básico nos países onde existem Lions Clubes. De tradição os associados de Lions participam com espírito humanitário nas situações emergenciais e de catástrofes; surtos epidêmicos; elaboram campanhas de clubes pela elevada disposição de fazer o bem a comunidade e as populações afetadas pelo infortúnio de desastres naturais, regionais. Portanto, assessores de Alerta do Lions, Presidentes de clubes e associados, são os verdadeiros protagonistas de atividades emergenciais de voluntariado de auxilio humanitário.

Por último, lembramos que dependendo da intensidade do desastre natural ou pelo homem, poderão existir “vítimas a lamentar o que será de profundo pesar para as regiões atingidas” e para o nosso sentimento humano.


CaLs e CCLL Leões: NÓS SERVIMOS

Ponta Grossa/Maringá, 03 de Agosto de Agosto de 2013.

Assinam este Plano:

Assessores:
CL Edair Fraga - LD-1
CL Quirino Ramos Maia - LD-6

GOVERNADORES:
DG CaL Marilú Gaspareto Goulart - LD-1
DG CL Nestor Ribeiro Filho – LD-6

DEFESA CIVIL SOMOS TODOS NÓS