Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil

Distrito LD-1

Home

Distritos Múltiplos "L"

Diretoria Internacional

Distrito LD-1

 

ACAMPAMENTO E INTERCÂMBIO JUVENIL

PDG CaL Liu Un Rigo - Assessora

Contacto: e-mail: rigoliu@gmail.com
Telefones: Res.: 41 32621016 cel.: 41 99729031

[Veja também: ALGUNS RELATOS DOS INTERCAMBIÁRIOS 2012 2013]

[Veja o vídeo do percurso por diversos países]
 


Programa de Acampamento e Intercâmbio Juvenil
Distrito LD-1 - AL 2013- 2014

O intercâmbio tem 2 modalidades ir sozinho (Exchange) ficando em casa de família de Lions (Host Family) ou para um encontro de grupo de jovens de todo mundo e estadia em casa de famílias anfitriãs do Lions. O mais comum é a 2a modalidade (Camp and Exchange): combinação acampamento e intercambio (cerca de 1 mês de duração) em países onde oferecem o acampamento e a estadia com famílias de Lions.

A lista de países (International Directory) que oferecem Camp and Exchange é publicada normalmente em outubro no site do Lions Internacional, mas para 2014 o Lions Internacional já disponibilizou para consulta pode utilizar o International Directory 2013-2014, para ter uma idéia sobre os países que oferecem Youth Camp and Exchange.

Acessar através do link :
http://www.lionsclubs.org/PO/common/pdfs/yce_directory.pdf

Os candidatos preferencialmente devem ter alguma ligação com o Lions (pais, tios ou parentes serem membros associados de Lions Clubes), os CLEOs mas podem ser candidatos(as) a C&E (Camp and Exchange) ou também jovens ligados a famílias de Lions. Um Lions Clube deverá indicar o candidato com carta do Presidente do Lions Clube (esse Lions Clube passa a ser responsável pela indicação do jovem (a) e denominado Lions Clube Patrocinador ou Sponsor).

O jovem deve providenciar com antecedência o passaporte se quer viajar para o exterior e estar ciente que, para muitos países, necessita de pedido de visto que acarreta em gastos adicionais, como para os USA e Canadá. Outros países não são necessário vistos, mas sim uma carta oficial do Programa de Youth Camp and Exchange do País que escolheu.

  1. A língua oficial das 2 modalidades de intercâmbio em países da Europa ou mesmo nos asiáticos é o Inglês. O intercambiário deve saber o básico do Inglês para comunicação. Nos países da América Latina e do Caribe a língua preferencialmente será o espanhol ou inglês. A França exige conhecimento de Frances para todos os intercambiários. Não aceitam se não tiver conhecimento do Frances

  2. Idade dos candidatos para solicitações de Intercâmbio deve estar entre 16 a 22 nos USA, Canada 17 a 21 e para Europa de 17 a 22 anos.

  3. Gastos de passagem aérea ficam por conta do intercambiário ou das família dos jovens ou muito difícil de um Clube patrocinador.

  4. Durante a estadia os jovens ficam em residências de famílias do Lions e em pousadas ou hotéis ou Universidades no caso de acampamento ou Camp providenciados pelos Coordenadores locais.

  5. A época de intercambio ou acampamento na Europa ou USA os leões do hemisfério norte preferem oferecer C&E no verão de lá e nas férias escolares de julho e agosto. (os acampamentos são quase sempre nessa época). As famílias tem disponibilidade e mais tempo de se dedicarem junto com a família para hospedagem dos jovens e até viajar mostrando as belezas do seu país ao hóspede.

  6. O candidato poderá ficar no máximo 1 ou 1 mês e meio combinando acampamento e intercâmbio, dependendo do tempo que a famílias anfitriãs oferecem para hospedagem. Tudo será acertado com os Assessores dos Distritos anfitriões, famílias que os hospedarão ou aceitarão ficar com o(a) jovem, combinado com o coordenador do acampamento que ocorrerá em data estabelecida. O jovem antes ou depois do acampamento ficará hospedado em casa de famílias de CCLL e passarão o tempo com os anfitriões e com os filhos desses como parte da família. No acampamento ficarão hospedados em dormitórios de campus de universidades ou hotéis e interagindo com jovens vindos do mundo todo. Monitores estarão sempre supervisionando o bem estar de todos.

  7. No caso de gastos além das passagens ida e volta, o jovem (cópias das passagens scaneadas deverão ser enviadas aos assessores do exterior pelo menos 3 meses antes da data da viagem) ou a família deve adquirir um seguro de viagem para o jovem intercambiário que é obrigatório (mandar para o Assessor cópia do seguro). O intercambiário deve levar pouco dinheiro para pequenos gastos pessoais como lembrancinhas ou algum lanche ou compras com cartões de crédito se assim a família do jovem decidir. Não paga nada para hospedagem ou alimentação, fica por conta da família anfitriã. O Acampamento dependendo do país cobra a partir de U$100 a U$ 200,00 de taxa de inscrição. Para Califórnia e alguns Camps dos USA chega a ser U$ 400,00. O jovem deve levar em dólares para o Camp.

  8. Ficam proibidas aos jovens intercambiários do Programa atitudes que denotem preconceitos de qualquer tipo e também os 4 "Ds" : no Drugs, no Drinking, no Driving and no Dating. Jovens que não observarem essas proibições ou a não obediência à essas regras serão excluídos do Programa e enviados para seu país imediatamente.

  9. Lembrar que o intercambiário é o representante do seu pais. Levará um pequeno material no pendrive em Power Point para apresentar o seu pais , sua cidade, familiares etc. em ocasião em que todos os jovens do Camp apresentarão a todos em dia especial no Camp. Podem descrever as belezas do Brasil, sua cidade natal., etc. Pode levar flâmulas do Clube anfitrião, pins, etc. para presentear os amigos.

    Para a família anfitriã o intercambiário poderá levar algum presente ou mimos ou agrados aos “pais estrangeiros” que os hospedarão. Normalmente contatarão através de e-mails com a família anfitriã e com os filhos ou filhas dessa família e também poderão levar lembrancinhas para eles também. Não deverão ser presentes caros.

  10. Informações adicionais pode acessar no site:
    http://www.lionsclubs.org
    Pode navegar clicando em na língua em português, em seguida acessar os Programas Juvenis e encontrará as informações do Youth Camp and Exchange 2014 ou Acampamento e Intercâmbio Juvenil 2014.

  11. A listagem (Directory) de países que oferecerão Camp and Exchange em 2014 vai ainda ser divulgado, mas podem provisoriamente usar a listagem ou Directory 2012-2013 para uma primeira consulta, escolher os países que gostariam de conhecer e preencher formulários apropriados e dependendo se para o Programa nas Américas ou Europa são formulários diferentes e manter contacto com a

    • Assessora de Acampamento e Intercâmbio do Distrito LD1

    • PDG Liu Rigo

    • Cel. : (041) 99729031

    • Res.: (041) 32621016

    • e-mail : rigoliu@gmail.com  para maiores informações.

    Você pode preencher sua inscrição para o programa de intercâmbio eletronicamente, usando o arquivo Excel abaixo e enviando-o por e-mail para o assessor ou Lions Clube anfitrião.

    Favor observar: se você usar a solicitação eletrônica, quando for aceito em um acampamento ou intercâmbio precisará apresentar também uma cópia impressa assinada e uma comprovante de seguro.

  12. Ao preencher o formulário apropriado ou para as Américas ou Europa deve me informar os 3 países de sua preferência na ordem de prioridade. Entrar em contacto com a Assessora do Distrito LD-1 e pode pedir informações e ajuda para preenchimento do formulário apropriado.

  13. Devem entrar em contacto o quanto antes com a CaL Liu Rigo, Assessora Distrital se houver real interesse no Programa, pois as vagas para cada Camp é limitada a 2 representantes de cada pais. Quanto antes fizer a inscrição mais garantido o aceite devido ao numero limitado de vagas. Os Camps de maneira geral aceitam até dia 1 de Março de 2014 os Applicant Forms.

  14. As desistências depois de inscritos no Programa devem ser informadas pelo menos com 3 meses (abril de 2014) de antecedência da data do Camp no exterior, podendo assim dar oportunidade para outro jovem que poderá substituí-lo(a).

  15. Para USA e Canadá, além do passaporte com validade com pelo menos 6 meses na data de chegada ao pais, vacina contra febre amarela e outras se for requisito do pais destino, precisa com antecedência de visto de entrada nos respectivos países.

  16. Em caso de menor de idade precisa de autorização dos responsáveis (pais) para viagem documento original para apresentar na hora do embarque. Peço aos pais providenciarem pelo menos 3 “originais”, pois o consulado fica com um no pedido do visto. Copias não são aceitos pela Policia Federal na hora do embarque e os Consulados não devolvem quando entregam para o processo de visto.

  17. Intercâmbios do ano 2012 2013 que já participaram do programa:

NOMES

 Intercambiários 2013

PAÍS

Multiple District /CAMP

CAMP DIRECTOR ou C&E  Chairperson

Lions Clube Patrocinador ou Sponsor

1- ANA CAROLINA    ROCHA  ( 16 anos)

Switzerland

MD 102/Frances Montagne  + center of Switzerland

Urs Müller

LC Foz do Iguaçu Cataratas

2- SABRINA  VARGAS

    (16 anos)

Canada,   Toronto

MD A /A15 –Bruce Murray LI Youth Camp

John  Rothwell/Mary

LC Curitiba Centro

3- NICOLY FRANÇA

 (20 anos)

 Canada, Toronto

MD A/ A-9  - Charlie Shaw LI Youth Camp

Hank  Van Moorsel

LC Ponta Grossa Centro

4- ALINE KALINOSKI

(17 anos)

California

,USA

MD4  Youth  Exchange Camp at Teresita Pines  

Terri Komatsu/Mel

LC Clevelandia

5- LUCAS VARGAS  DE OLIVEIRA

(19 anos)

England

MD 105      - Lions MD 105 Youth Centre

Clive Cooper

LC Curitiba Batel

6-PAULA PIGNATARO

(16 anos)

Belgium

MD 112 -  Belgium Brussels Lions Camp

Paul Vanderhaeghen

LCToledo Cidade

7- ROBERTO OLIVEIRA MIAKI

(16 anos)

Virginia- US

MD 24    - John M. White LI Youth Exchange Camp

Patricia Morrel

LC Cascavel Serviços

8-RAISA BUENO RIBEIRO

(18 anos)

Italy

MD 108 – Youth Camp Toscana

Simone Roba

LC Curitiba Batel

9-PAULO VERGARA NETO

(21 anos)

France

MD 103CS – Camp Annecy – Haute Savoie

 

 

Jean – Marcel  Charrier

LC Ponta Grossa Cruzeiro do Sul

10 –LAYSSA KMIECIK

(16 anos)

 

Canada

MD A/ A2 –Lion Bill Evers Friendship Youth  Camp

Joyce  Harvey/John

LC Rio Negro

11- FERNANDO  G. da  SILVA

(20 anos)

Germany

D 111RN&111R1S – Rheinland Camp

(Participou  do desfile em Hamburgo durante a Convenção do Lions Internacional )

Heinz Brommundt

LC Uniao da Vitória

 12- GEORGIA LOPES MEDEIROS

(18 anos)

 

 

Canada

MD A/ A2 –Lion Bill Evers Friendship Youth  Camp

 

Joyce  Harvey/John

LC Curitiba Batel

13-LUCAS BUENO RIBEIRO

(18 anos )

 Canada

Lions Waterton  Leadership Camp

Tony Prettegiani

LC Curitiba Batel

[Veja também: ALGUNS RELATOS DOS INTERCAMBIÁRIOS 2012 2013]